Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015
Resumo: Este artigo discute as relações entre saúde, comunicação e poder, problematizando o conceito de risco, as estratégias de prevenção ao HIV/AIDS e o jornalismo. Refletimos sobre a generalização da ideia de autocuidado versus a descoletivização dos riscos, o papel da mídia e suas ressonâncias entre os diversos sujeitos e segmentos sociais acerca da epidemia de aids. Por fim, sugerimos uma nova investida nos estudos sobre Jornalismo & Aids que busque compreender como o discurso do risco está presente na cobertura jornalística acerca desta epidemia.
ALCEU, 2017
Projetos de extensão são tema deste artigo, que procura descrever como diferentes experiências podem contribuir com o processo de aprendizado e com a formação de cidadãos mais críticos. Os dois projetos selecionados são coordenados por professores da Universidade Federal do Paraná e buscam oferecer uma visão mais ampla da sociedade por meio da educomunicação. A extensão universitária e a sua incidência no ensino de jornalismo também são exploradas como promotoras da interação e do debate com a comunidade. A partir de uma pesquisa exploratória, foram feitas entrevistas semiestruturadas com estudantes de comunicação que participam dos projetos “MEPE – Mídia, Espaço Público e Educação” e “NECP – Núcleo de Comunicação e Educação Popular” com o objetivo de descobrir em que medida a extensão universitária pode contribuir com o processo de ensino–aprendizagem e com a produção de conhecimento.
Revista GEMInIS, 2020
Neste artigo avançamos de uma pesquisa inicial sobre o fact-checking nos dois portais de notícias mais acessados de Brasil e Portugal, que dispõem de páginas específicas para verificação de conteúdo, nominadas, respectivamente, Fato ou Fake e Polígrafo. O estudo compreende os primeiros noventa dias após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar estado de pandemia de coronavírus. Através da Análise de Conteúdo de modo quali-quantitativo foi possível perceber as particularidades no trabalho realizado por veículos semelhantes, situados em dois países de língua portuguesa, mas com situações distintas quanto ao enfrentamento da COVID-19 – especialmente quanto à influência político-ideológica.
Galaxia Revista Do Programa De Pos Graduacao Em Comunicacao E Semiotica Issn 1982 2553, 2009
Jornalismo em tempos da pandemia do novo coronavírus, 2020
A crise global da Covid-19 que assolou o mundo em 2020 gerou impactos incalculáveis para a humanidade, os quais sinalaram para grandes mudanças a partir desta segunda década do século XXI. De início, analistas apontaram como marco para agora o começo desse século. As mudanças afetam todas as áreas, das ciências médicas, no enfrentamento diário aos números de contágios e de mortes na casa de milhões em todo planeta e na falta de tratamento contra a doença, à economia, pela necessidade imediata do isolamento social da população, única forma de prevenção contra o contágio nessa crise sanitária. A pandemia do novo coronavírus impactou todas as formas de trabalho. O jornalismo também, além de se encontrar entre as atividades profissionais que não param. Nesse sentido, propusemos uma publicação que reunisse diferentes olhares sobre a atuação do jornalismo nos tempos da pandemia do novo coronavírus. Esse momento de crise global nos convocou ainda a constantes reflexões sobre modos de vida e trabalho no sistema global.
E-Compós, 2017
O artigo discute a problemática dos valores-notícia e da noticiabilidade jornalística no quadro mais amplo dos valores sociais, das relações de poder e do pano de fundo cultural que estruturam uma sociedade. Partimos de uma concepção do jornalismo como atividade comunicacional que se distingue por três eixos: a relação com o real; a natureza do seu produto – a informação; a sua ancoragem no interesse público. Situamos as noções de noticiabilidade e de valores-noticia na articulação desses três aspectos. Propomos discutir tais conceitos a partir do seu vínculo no campo da vida e dos valores sociais. Ao final, exploramos tais questões empiricamente através de análise da cobertura da Operação Lava Jato pela revista Veja.
1998
"O objectivo deste trabalho é, com recurso a uma perspectiva interdisciplinar, indagar sobre a natureza da relação entre a indústria jornalística e os seus públicos no contexto de uma sociedade de massa. Procura-se, assim, definir o lugar que, no âmbito dessa indústria, cabe à interacção, conceito que recentemente tem sido objecto de equívocos graças à crescente mediatização tecnológica da experiência simbólica. Pretende-se ainda interpelar uma forma específica de comunicação - a imprensa regional - a fim de indagar se as suas especificidades concretas são de molde a favorecerem uma maior interacção no seio da esfera pública."
Rizoma
Este artigo apresenta e analisa os resultados de pesquisa sobre o consumo jornalístico de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos durante a pandemia de Covid-19. Os dados foram obtidos entre nov. e dez. de 2020, a partir de survey online, distribuído nas cinco regiões do Brasil. Entre os achados está o aumento do consumo de notícias e da confiança em veículos tradicionais, como a tevê. A informação pelo WhatsApp é muito consumida, mas tida como pouco crível.
The Plantagenet Chronicle, Vol. 26, No. 3, 2024, pp. 4-6.
We had a good turn-out for our 20 July meeng with a few new faces. Prof Carole Cusack is the Plantagenet History Society’s Honorary President and head of Religious Studies at the University of Sydney. Carole took us through a history of divorce and annulment from the early years of the Chrisan Church and how marriage changed over the years. Medieval divorce didn’t technically exist, though annulments were allowed.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Fluminensia Casopis Za Filoloska Istraživanja, 2011
Journal of Hindu Studies , 2024
Cambridge Archaeological Journal, 2006
Proceedings of the 24th International Congress of Roman Frontier Studies, Belgrade - Viminacium, Serbia, 2nd September - 9th September 2018, 2024
International Journal of Research, 2023
Keel ja Kirjandus
Phenomenology and the Cognitive Sciences, 2013
Strategic Tourism Planning for Communities: Restructuring and Rebranding, 2024
Indian Journal of Medical and Paediatric Oncology, 2008
Advanced Functional Materials, 2017
Fertility and Sterility, 2009
Revista chilena de infectología, 2012
Clinical Ethics, 2017
Journal of Cellular Biochemistry, 2009
Cakrawala Dini: Jurnal Pendidikan Anak Usia Dini, 2018