Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019
Este artigo trata da possibilidade do currículo realizar-se como espaço de reconhecimento dos sujeitos e das suas respectivas realidades. Esta abordagem justifica-se pela necessidade de superar a fragmentação do saber, a manutenção do status quo e a propensão ao processo excludente: sujeitos, processos e realidades podem dinamizar-se de modo mais sustentável. O objetivo deste artigo é contribuir para reflexões educativo-pedagógicas acerca do currículo, nas IES´s, apresentando o conceito de reconhecimento a partir da dinâmica da não-identidade. Será realizada revisão bibliográfica. Considera-se a possibilidade de que normatizado por princípios basilares como o amor, o direito e a solidariedade, o currículo assegura o reconhecimento dos seus sujeitos, sobretudo os minoritários.
FUGULIN, Paulo A.
Atualmente sou professor de geografia para os anos finais e ensino médio; tutor presencial aos cursos de administração, gestão comercial e ciências contábeis. Sou bacharel em administração e licenciado e mestre em geografia.
Revista Estado da Arte
O projeto CIRCO prevê recuperar o patrimônio de edificações abandonadas da periferia de Roma e transformá-las em uma rede metropolitana de condomínios interculturais baseados na Hospitalidade. São estudadas e previstas diversas modalidades de ação como as dos city makers e uma série de funções do tipo Project Financing.
Educação em Revista, 2007
O objetivo deste artigo é mostrar como o campo do currículo, principalmente a partir dos anos 1990, influenciou propostas de mudança na educação brasileira, e como foi perdendo gradativamente essa influência. Argumenta-se que, hoje, a parcela da produção que sofre a influência de algumas vertentes dos estudos culturais não mais oferece contribuições efetivas para a prática pedagógica das escolas. O artigo está dividido em duas partes. A primeira mostra como, sob a influência das teorias críticas, a produção no campo do currículo teve grande repercussão nas propostas das reformas educacionais, durante a década de 1990. Na segunda parte, com base em Terry Eagleton, é feita uma crítica à vertente dos estudos culturais que trabalha dentro de um referencial pós-modernista. Nesse contexto, é discutida a razão de os estudos curriculares, que se introduzem dentro dessa orientação, estarem oferecendo poucas contribuições para o currículo escolar.
Revista e-Curriculum
O artigo tem como objetivo problematizar a discussão acerca das fronteiras em sua intersecção com o currículo. Parte-se da consideração das experiências e do consequente debate acerca das fronteiras, prementes no contexto atual, dada a frequência e a dramaticidade dos deslocamentos de sujeitos e grupos e a formação heterogênea dos espaços sociais, que reverberam na construção de identidades fluidas e em permanente construção, impactando as relações sociais, sobretudo nos ambientes curriculares de formação. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfico, tendo como principais referências as contribuições de José de Souza Martins (2018), Boaventura de Sousa Santos (1994, 2003, 2010), Stuart Hall (2014, 2015), Homi Bhabha (2013), dentre outros. É explorada a hipótese analítica segundo a qual as fronteiras culturais que permeiam o currículo devam se constituir em oportunidades de negociação cultural, numa perspectiva de interculturalidade, tomando-se a irredutibilidade da alteridade como p...
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Revista Brasileira de Educação Médica, 2015
American Historical Review, 2019
Filistin Araştırmaları Dergisi, 2024
British Journal of Guidance & Counselling, 2020
Gui Foucois, pape Clément IV et le Midi, 2023
New World Coming: he Sixties and the Shaping of Global Consciousness, 2009
Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura, 2012
Segno e Testo, 2021
BMC Women's Health
tec.ac.cr
Australian Journal of Experimental Agriculture, 2004
Computational Intelligence and Neuroscience, 2022
Biological Invasions, 2014
EUROPEAN HUMANITIES STUDIES: State and Society, 2019
Revue française d'administration publique, 2015
Infrared Technology and Applications XLIII, 2017