REGISTROS
13/11/2024
CAPES e UFMG discutem desigualdades na pós-graduação
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, e a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, participam do 40º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop). As duas conversaram um pouco sobre o tema do evento — Assimetrias, desigualdades e complementaridades — logo antes de a gestora da Fundação apresentar a palestra. “A pós-graduação brasileira no enfrentamento das assimetrias, iniquidades e complementaridades”. O encontro ocorre no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte (MG), e reúne as agências de fomento e pró-reitores de universidades de todo o País.
11/11/2024
CAPES participa de abertura da Jornada Ebserh
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou da cerimônia de abertura da Jornada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que reúne, em Brasília, dirigentes dos hospitais universidades que participam da rede. O evento foi conduzido pelo presidente da Ebserh, Arthur Chioro, e teve a presença das ministras da Saúde, Nísia Trindade, e dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e do secretário-executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini. Na solenidade, foi aberta consulta pública sobre a Política de Prevenção e Enfrentamento a Todas as Formas de Assédio e de Discriminação na Ebserh.c
11/11/2024
Diretor da CAPES recebe prêmio de Espectroscopia Raman
O diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, recebeu o “Prêmio Oswaldo Sala” concedido pelo Comitê Científico do Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman. O objetivo é homenagear personalidades que se destacaram em suas contribuições ao tema e à ciência brasileira. Desde 1999, realiza pesquisa em Física com a utilização da técnica de espectroscopia Raman. Publicou mais de 260 artigos sobre o assunto e orientou 20 mestres e doutores. “É uma honra receber esse reconhecimento, que compartilho com quem me ofertou oportunidades por meio das políticas públicas da alfabetização ao doutorado”, agradeceu.