Com R$ 50 milhões para investimento – o dobro do alocado na edição anterior –, os programas Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado vão conceder, juntos, até 500 bolsas. Lançamento dos editais, entre os mais concorridos do calendário anual de chamadas, aconteceu nesta quinta (14/12).
Acordo entre as duas agências estaduais de fomento à pesquisa permitirá a promoção de estudo conjunto entre grupos e pesquisadores dos estados de Rio e São Paulo nas áreas das tecnologias quânticas e ciências relacionadas. O primeiro edital deve ser anunciado no final de janeiro. Investimentos no setor aumentam ao redor do mundo.
Encontro reuniu representantes das fundações de amparo à pesquisa, e de agências de fomento federais e internacionais. Na abertura, foi anunciada a criação de 42 novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, para impulsionar a pesquisa colaborativa. Rio será sede do encontro em 2024, organizado pela FAPERJ.
Pesquisa reunindo brasileiros e alemães conseguiu comprovar que a transição de um estado líquido para o sólido da proteína prion é um caminho para a melhor compreensão de doenças e outras desordens do sistema nervoso. Os resultados do estudo, reunindo 9 pesquisadores, foram publicados em artigo no periódico Science Advances.
O tráfico de animais silvestres no Brasil envolve um mercado de bilhões de reais e expõe a sociedade a riscos. A cada ano, milhares de aves, peixes, insetos, répteis e mamíferos são retirados de seus ecossistemas e vendidos ilegalmente no País e no exterior.