Location via proxy:   
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Sejam Bem Vindos

Um blog sobre arquitetura, urbanismo, design, moda, fotografia, artes e comportamento.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Barcelona ganhará novo parque linear de 4 km


O escritório holandês West 8 venceu concurso de urbanismo para a criação de um parque linear na cidade de Barcelona, na Espanha. Trabalharam no projeto também os escritórios RCR + AldayJover.
As linhas de trem existentes no local serão rebaixadas para dar espaço ao novo parque, que será responsável pela conexão entre o mar e a cidade. Segundo os arquitetos do West 8, a área deve representar uma oportunidade única para uma viagem sem interrupções entre o interior da região da Catalunha e a cidade de Barcelona. Ao todo, a nova área verde da cidade terá 22,2 ha. O parque iniciará sua trajetória no vale de Besós e seguirá até o mar, passando por outros parques e bairros.




De acordo com o escritório, o projeto representa uma Barcelona "mais lenta", que foge da correria da cidade. O parque La Sagrera será construído na região mais nova de Barcelona, com novo caminho para pedestres e bicicletas paralelo à avenida Diagonal, uma das mais movimentadas da região. Os visitantes poderão acessar o parque por trens, bicicleta, a pé ou via transporte público.


Inspirados na tradição gótica, arquitetos do Axis Mundi projetam catedral de Estrasburgo


Convidados para projetar a nova catedral de Estrasburgo, na França, os arquitetos do estúdio norte-americano Axis Mundi recentemente apresentaram um projeto que procura dialogar com a herança gótica da cidade.


Com 2.322 metros quadrados, o edifício será composto por uma série de arcos pontiagudos e em seqüência, em referência às catedrais do período gótico.

A volumetria, porém, é contemporânea, bem como os materais, como o concreto que estará presente em diversos elementos da arquitetura de interiores


A fachada leste conta com elementos em baixo-relevo que, como nas igrejas góticas, se ilumina conforme o sol da manhã lança sombras sobre as paredes externas.


A nave da igreja também segue as proporções góticas, com um plano central cruciforme, um braço transversal e, acima deles, o altar com o coro e o presbitério.

FONTE: Arcoweb

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Niterói terá 15 pórticos de vigilância projetados por Oscar Niemeyer


O arquiteto Oscar Niemeyer revelou o projeto para a instalação de pórticos de segurança em 15 pontos de Niterói, no Rio de Janeiro.

A proposta, segundo a prefeitura, é que neles funcionem postos policiais que servirão para controlar as saídas da cidade.

O arquiteto já concluiu o desenho de três modelos, que serão construídos na orla da cidade, e aguarda a prefeitura informar o espaço disponível nos demais pontos planejados para terminar o projeto.

O traçado dos pórticos segue um mesmo modelo: um arco alongado de concreto branco cuja largura e espessura aumentam conforme se aproxima do solo.


Ao lados de três dos portais – nos acessos terrestres de São Gonçalo, Maricá e da Ponte Rio-Niterói -, a prefeitura pretende instalar guaritas onde a Polícia Militar e a Guarda Municipal trabalharão conjuntamente.

Haverá também um pórtico ao lado da estação das barcas para o Rio de Janeiro, na entrada do Caminho Niemeyer, onde estão prédios projetados pelo arquiteto, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a fundação que leva seu nome e a estação de catamarãs de Charitas, entre outros.

Em seus quase 80 anos de profissão, esta é a primeira proposta voltada para segurança e vigilância criada por Niemeyer.

Com custo total avaliado em R$ 50 milhões, o conjunto de obras deve ser inaugurado a partir de 2012.

FONTE: arcoweb

Autorretrato de Van Gogh é na verdade o irmão


O famoso 'Autorretrato' de Vincent Van Gogh seria na realidade um retrato do irmão do artista, Theo, afirmam especialistas do Museu Van Gogh de Amsterdã, em um estido de 600 páginas.

'Segundo uma opinião corrente, Vincent van Gogh nunca pintou o irmão Theo, de quem dependia', afirma um comunicado divulgado na terça-feira pelo Museu Van Gogh.

Mas Louis van Tilborgh, um dos principais especialistas do museu, acredita que a obra, pintada em 1887 e que apresenta um homem com um chapéu de cor clara e um casaco azul marinho, era na realidade Theo, cinco anos mais jovem que o artista.

'Esta conclusão é baseada em várias diferenças manifestas entre os dois irmãos', afirma o comunicado do museu, que destaca os traços diferentes, como a nitidez da barba e a curva da orelha, 'traços que Vicent não tinha'.

'A forma e a cor da barba de Theo, mais ocre que ruiva, também é uma indicação, assim como a cor dos olhos e o modo de se vestir', completa a nota.

'O retrato corresponde às fotografias de Theo', declarou Louis Van Tilborgh à agência holandesa ANP.

Theo Van Gogh morreu seis meses depois do suicídio do irmão, em julho de 1890, em um campo de trigo francês perto de Paris, aos 37 anos.

Os resultados da pesquisa foram reunidos em um catálogo de 600 páginas elaborado por Van Tilborgh e outros três especialistas do museu, que abriga a maior coleção de obras de Van Gogh. (Fonte: RAC)

terça-feira, 21 de junho de 2011

E-livro Políticas Urbanas e Regionais no Brasil

Publicado pela Editora FAU-UnB no formato digital terá o lançamento em Julho de 2011

O Livro é o resultado do Ciclo de Conferências “Políticas urbanas e regionais no Brasil hoje - Conferências e Debates sobre Políticas Urbanas e Regionais em construção no Brasil para o século XXI”, realizado na FAU-UnB em novembro de 2009.

O objetivo central do Ciclo foi articular pesquisas e reflexões acadêmicas em desenvolvimento por pesquisadores e professores com as políticas públicas em construção no Governo Federal naquele momento, no âmbito do desenvolvimento urbano e regional no Brasil. Nesse sentido, pensar também processos históricos de desenvolvimento urbano e regional, tanto pela abordagem histórica do planejamento nacional e regional no Brasil, quanto a do desenvolvimento municipal e os dilemas e (im)possibilidades de cooperação para o desenvolvimento urbano.

O formato em e-livro foi pensado por conta dos elevados custos editorias da publicação – praticamente inexistentes no formato digital – e a dificuldade em viabilizar a produção impressa. Esse formato ainda permite uma maior difusão sendo que a distribuição será gratuita e a solicitação de um exemplar ocorrerá pelo e-mail do Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade (GPHUC-UnB/CNPq). Também estará disponível no site do PPGFAU-UnB. (Fonte: Vitruvius)