Meu CadÚnico – Consulta, NIS, Baixar Aplicativo
Meu CadÚnico Aplicativo
O Cadastro Único é uma iniciativa do Governo Federal, o qual busca identificar a população brasileira que se encontra como de baixa renda. Consiste em um cadastro, no qual é possível ter acesso a informações sobre as famílias brasileiras que se encontram em vulnerabilidade social, na extrema miséria.
Desta forma o CadÚnico, como também é conhecido, ajuda os estados e municípios a criarem e implementarem programas públicos que atendam estas famílias, melhorando a sua qualidade de vida. Ademais, este cadastro também é utilizado para selecionar cidadãos brasileiros que participarão de políticas públicas, como é o caso do Bolsa Família, Programa Minha Casa Minha Vida e até mesmo o Auxílios do Governo.
Inscrição no Cadastro Único
A inscrição no programa pode ser feita na Secretaria Municipal de Assistência Social ou nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS dos municípios. Para realizar o cadastramento, é preciso ter em mãos documentos pessoais, ou seja, CPF e Cédula de Identidade, CTPS, Certidão de Nascimento e Comprovante de Residência.
Se a pessoa interessada for maior de 16 anos, esta poderá cadastrar toda sua família, ao passo que será chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) no Cadastro Único. Importante mencionar que, no momento do cadastro é realizada uma entrevista que dura em torno de uma hora, a fim de obter maiores informações sobre o núcleo familiar, como as condições em que vivem, se há algum familiar doente, a renda familiar, dentre outras questões pertinentes.
O cadastro poderá ser feito caso a pessoa não possua documentos pessoais, mas nesta situação o cadastro fica incompleto e a pessoa não poderá participar dos programas sociais desenvolvidos na sua região, sem antes regularizar e realizar a documentação requerida.
Quem pode fazer o Cadastro Único?
O CadÚnico é destinado a atender pessoas pobres, com renda mensal de até meio salário mínimo nacional por pessoa ou que a renda familiar não seja superior a três salários mínimos.
De igual forma, pessoas que se encontram morando nas ruas ou desamparadas, sem ninguém, também podem fazer parte do CadÚnico e participar dos programas sociais oferecidos.
Há também pessoas que não se enquadram nas situações acima descritas, mas precisam fazer o cadastro para conseguirem usufruir de algum serviço.
Como baixar o aplicativo do CadÚnico
O Cadastro Único pode ser acessado por telefone, site ou aplicativo. No último caso, a pessoa interessada poderá com a inscrição no aplicativo ter ciência de informações referente a sua família. O aplicativo Meu CadÚnico tem por objetivo auxiliar o seu usuário a obter informações sobre a condição de sua família. Também será possível pelo aplicativo a emissão de comprovante de cadastramento no programa e o conhecimento do NIS que é Número de Identificação Social de cada membro da família. Ainda, há que programas sociais oferecidos pelo Governo Federal a família se encontra inscrita.
Para fazer o cadastro no CadÚnico é preciso acessar o aplicativo e clicar em Entrar. Após, o aplicativo pede uma série de informações pessoais, como nome completo, nome da mãe, estado e data de nascimento. Ao fim, após preenchidos todos os campos, clique em Entrar novamente. Pronto, o agora usuário foi cadastrado com sucesso.
Meu CadÚnico Google Play Store – Baixar APP
Se você tem celular Android, pode baixar o aplicativo pelo link abaixo:
Meu CadÚnico APP Store – Baixar APP
Se você tem celular iOS como iPhone, pode baixar o aplicativo pelo link abaixo:
Consulta Cidadão
Com o Consulta Cidadão você tem informações sobre o Cadastro Único e benefícios sociais do Governo na palma de sua mão, você pode saber o número do NIS, consultar o endereço do CRAS mais próximos, emitir comprovante de cadastro único, saber mais sobre os programas do governo e muito mais.
Você pode realizar a Consulta Cidadão, Consultar o Número do NIS e os demais benefícios também pelo seu computador ou celular, basta acessar o link abaixo:
- www.meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico
Atualização de dados do Cadastro Único
Para realizar alterações no cadastro do CadÚnico o integrante precisará se dirigir até a Secretaria de Desenvolvimento Social ou CRAS de seu município. No aplicativo do programa é possível verificar os documentos necessários para realizar a atualização do cadastro, mas a mesma ocorre de forma presencial.
Seguem algumas ocorrências em que o cadastro deverá ser atualizado:
- Alguém na família nasceu ou morreu;
- Havendo mudança da família para outro local;
- Mudança de um membro familiar;
- Filhos que entraram ou mudaram de escola;
- Alteração na renda familiar, para mais ou para menos;
- O grupo familiar se mudou para outra cidade ou Estado.
Como conseguir o número do NIS?
O NIS – Número de Identificação Social, consiste em um número de cadastro que é feito pelo Banco Caixa Econômica Federal, onde são cadastrados trabalhadores vinculados a empresas, cooperativas ou empregadores pessoa física. Ainda, beneficiários de Programas Sociais criados pelo Governo Federal, diretor optante pelo FGTS, beneficiários de Políticas Públicas. O NIS garante o acesso a informações como o recolhimento e recebimento do FGTS, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e até mesmo dados referentes a aposentadoria.
Desta forma, para saber o número do NIS, é necessário acessar o aplicativo do CadÚnico, ir em Cadastro, no canto inferior esquerdo da tela. Na página inicial constará o nome dos integrantes da família, e abaixo do nome de cada um, o NIS correspondente.
Programas que são oferecidos no CadÚnico.
- Programa Bolsa Família
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos
- Carteira do Idoso
- Programa Bolsa Verde
- Programa Casa Verde e Amarela (Minha Casa, Minha Vida)
- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica
- ID Jovem
- Entre diversos outros, na verdade a grande maioria dos programas do governo.