O presente artigo pretende discutir a coluna semanal intitulada “Pessoas, coisas e animais”, escr... more O presente artigo pretende discutir a coluna semanal intitulada “Pessoas, coisas e animais”, escrita por Gilberto Freyre e publicada na revista O Cruzeiro entre 1948 e 1967. A partir de Casa-Grande & Senzala (1933), Freyre passou a ocupar um lugar de destaque na vida pública brasileira, com extensa, mas pouco estudada, participação na imprensa, cujo alcance pode ter exercido papel decisivo na difusão de sua interpretação do Brasil. A revista O Cruzeiro (Rio de Janeiro) foi o principal veículo utilizado por Freyre para alcançar grandes públicos, em escala nacional, e por onde foi capaz de rotinizar certa imagem do país, inclusive a tese da democracia racial.
The present paper argues that the intellectual and cultural production focused on Brazilian hinte... more The present paper argues that the intellectual and cultural production focused on Brazilian hinterlands and central region, initially produced in the late XIX century and especially the first half of XX century, was the propeller to the so-called West Brazilian March and, more specifically, the focus of this article, The Roncador-Xingu Expedition (1943-1948). Literary and Historiography production – developed as an investment around the story and memory of the Bandeirantes, in Sao Paulo State – featured as the main role in the construction of a political agenda required due to the urgency to explore remote areas of Brazilian territory. As a result of that, The Roncador-Xingu Expedition was able to rely on financial and political support, as well as considerable visibility.
O artigo discute "Nordeste", livro que Gilberto Freyre publicou em 1937 na Coleção Docu... more O artigo discute "Nordeste", livro que Gilberto Freyre publicou em 1937 na Coleção Documentos Brasileiros, coordenada por ele próprio na Editora José Olympio. O objetivo é compreender a referida obra, articulada à produção intelectual do sociólogo pernambucano no período. A partir do texto freyreano, pretende-se evidenciar como a herança ibérica e a regionalidade conduzem o autor a uma interpretação do preservacionismo das formas antigas de vida, cultura e sociedade, inclusive em relação ao meio ambiente. Freyre coloca-se na defesa da legitimidade histórica da cultura ibérica, já transformada nas condições do Nordeste açucareiro, marcado pelo escravismo e pela monocultura, cuja existência o autor via ameaçada sob a força desagregadora da modernidade industrial que emanaria do Ocidente protestante e capitalista.
O artigo discute a produção intelectual de Gilberto Freyre entre as décadas de 1920 e 1940. O obj... more O artigo discute a produção intelectual de Gilberto Freyre entre as décadas de 1920 e 1940. O objetivo é compreender não apenas as leituras freyreanas em torno do iberismo de Miguel de Unamuno, Ángel Ganivet e Ortega y Gasset, mas sobretudo investigar e registrar, na extensa obra de Freyre, uma continuada defesa da legitimidade histórica da cultura ibérica, que o autor via ameaçada ante a força desagregadora do moderno Ocidente industrial, protestante e capitalista.En este artículo se debate la producción intelectual de Gilberto Freyre entre las décadas de 1920 y 1940. Nuestro objetivo consiste en comprender no solamente las lecturas freyreanas alrededor del iberismo de Miguel de Unamuno, Ángel Ganivet y Ortega y Gasset, sino sobre todo investigar y registrar en la extensa obra de Freyre una continua defensa de la legitimidad histórica de la cultura ibérica que el autor veía amenazada ante la fuerza disgregadora del moderno Occidente industrial, protestante y capitalista.The article...
<jats:p>O artigo explora o pensamento social e a linguagem – inclusive o estilo – d'Os ... more <jats:p>O artigo explora o pensamento social e a linguagem – inclusive o estilo – d'Os Sertões, de Euclides da Cunha, procurando discutir a maneira como a ciência – e os determinismos daí derivados – foram reconfigurados quando postos em contato com a experiência histórica da guerra de Canudos, gerando um livro complexo e sofisticado que, desde seu lançamento até hoje, permanece no cânone literário brasileiro.</jats:p>
The purpose of this article is to explore the historicity and disagreements around the abolitioni... more The purpose of this article is to explore the historicity and disagreements around the abolitionism and the presence of the "black race" in Brazil in the late nineteenth century, essentially in the 1880s, in the work of Machado de Assis (1839-1911) and Sílvio Romero (1849-1914). In that period, the great public debates revolved around the literary phenomenon, which is the reason why it was decided to investigate the way the slavery and the abolitionism and the scientific racism appear in the texts of the historian and literary critic Sílvio Romero, as well as in the literary production of Machado de Assis. Both of them were prestigious names in the Respublica litterarum and would become founding partners of the Academia Brasileira de Letras in 1897, despite deep intellectual and political differences, which this paper seeks to investigate.
... Louis Agassiz (1807–1873), a Swiss national who became a professor at Harvard University, vis... more ... Louis Agassiz (1807–1873), a Swiss national who became a professor at Harvard University, visited Brazil, as a result of which he ... Até 1868 o catolicismo reinante não tinha sofrido nestas plagas o mais leve abalo; a filosofia espiritualista, católica, eclética a mais insignificante ...
Este artigo trata do papel exercido pela critica literaria no final do seculo XIX, atraves da obr... more Este artigo trata do papel exercido pela critica literaria no final do seculo XIX, atraves da obra de Silvio Romero. O autor da Historia da Literatura Brasileira - publicada em 1888 - pretendeu compreender nao apenas a producao literaria, mas a propria sociedade brasileira. O autor, em conformidade com boa parte do espirito intelectual de seu tempo, deixou-se influenciar notavelmente pelo cientificismo, considerando-o uma conquista intelectual da modernidade. A partir dessas referencias, o autor buscou construir uma interpretacao da literatura e do proprio pais, onde dois horizontes hermeneuticos se faziam notar: o beletrismo e o nacionalismo. Em funcao da atmosfera beletrista, Romero abordou nao apenas poetas e romancistas, mas tambem historiadores, economistas, oradores, moralistas. A busca exasperada pela nacionalidade foi explicita e proclamada como um merito em si mesmo.
Interessa a este artigo refletir sobre o ensino de atualidades e do tempo presente numa perspecti... more Interessa a este artigo refletir sobre o ensino de atualidades e do tempo presente numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, tendo como referência a análise de algumas práticas docentes de professores da rede privada de São Paulo. Pensar as implicações do ensino do presente, necessariamente, remete às preocupações de educadores que buscam enfrentar a polarização ideológica e a conjuntura de pós-verdade, que marcam os desafios da contemporaneidade. O artigo estabelece críticas às noções de neutralidade, imparcialidade e verdade absoluta. Por fim, convida o professor para adotar um projeto educacional voltado para uma atitude contemporânea frente à provisoriedade das análises acerca do tempo presente. Palavras-chaves: Ensino de atualidades; Tempo presente; transdisciplinaridade; pluralidade. It is interesting to reflect on the teaching of current and present time in an interdisciplinary and transdisciplinary perspective, having as reference the analysis of some teaching...
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 2019
O artigo busca fazer um balanço da obra do historiador inglês Charles Boxer dedicado a missionaçã... more O artigo busca fazer um balanço da obra do historiador inglês Charles Boxer dedicado a missionação católica nas Américas espanholas e portuguesas dos séculos XVI e XVII. Boxer condensou grande parte da discussão sobre o assunto, após uma vida de pesquisa, no livro de 1978 intitulado The Church Militant and Iberian Expansion, 1440-1770. A questão religiosa o acompanhou ao longo de sua produção historiográfica dedicada ao Império ultramarino português. Nesse artigo, busca-se explorar o modo como Boxer compreendeu as políticas ibéricas de conversão dos nativos e seus entrelaçamentos com as próprias políticas de colonização.
O objetivo deste artigo é explorar os dissensos no ambiente intelectual do fim do Século XIX, cuj... more O objetivo deste artigo é explorar os dissensos no ambiente intelectual do fim do Século XIX, cujo debate girava em torno da literatura e da crítica literária por meio das obras de Machado de Assis e Sílvio Romero. O segundo, um dos principais críticos literários do país, atacou pesadamente a obra de Machado de Assis, já reconhecido como o maior romancista de sua época. O artigo almeja explorar as razões mais profundas da divergência, para além das disputas de espaço e prestígio no interior da República das Letras.
O objetivo deste artigo é discutir a emergência da "questão racial" na leitura que Char... more O objetivo deste artigo é discutir a emergência da "questão racial" na leitura que Charles Boxer fez do Império Português. O livro Race relations in the Portuguese Colonial Empire, 1415-1825 (1963) é o marco dessa nova perspectiva agregada à obra do historiador britânico. Essa interpretação foi construída contra as ideias de Gilberto Freyre e de intelectuais próximos ao salazarismo, como Armando Cortesão. Interessa ao artigo investigar e mapear as polêmicas entre esses intelectuais - à luz das grandes questões da época, como a descolonização africana -, que contribuíram para alçar a "raça" ao centro do debate político da década de 1960, repercutindo sobre (e alterando) o entendimento do Império Português da Era Moderna.
... cientificos em torno da ideia de raga aparece a nogao de eugenia, pioneiramente desenvolvida ... more ... cientificos em torno da ideia de raga aparece a nogao de eugenia, pioneiramente desenvolvida pelo ingles Francis Gallon (1822-1911 ... Alberto Luiz Schneider 111 elevar o nivel de determinada populagao seria necessario facilitar ou incitar a reprodugao dos "bons" indivfduos ...
O presente artigo pretende discutir a coluna semanal intitulada “Pessoas, coisas e animais”, escr... more O presente artigo pretende discutir a coluna semanal intitulada “Pessoas, coisas e animais”, escrita por Gilberto Freyre e publicada na revista O Cruzeiro entre 1948 e 1967. A partir de Casa-Grande & Senzala (1933), Freyre passou a ocupar um lugar de destaque na vida pública brasileira, com extensa, mas pouco estudada, participação na imprensa, cujo alcance pode ter exercido papel decisivo na difusão de sua interpretação do Brasil. A revista O Cruzeiro (Rio de Janeiro) foi o principal veículo utilizado por Freyre para alcançar grandes públicos, em escala nacional, e por onde foi capaz de rotinizar certa imagem do país, inclusive a tese da democracia racial.
The present paper argues that the intellectual and cultural production focused on Brazilian hinte... more The present paper argues that the intellectual and cultural production focused on Brazilian hinterlands and central region, initially produced in the late XIX century and especially the first half of XX century, was the propeller to the so-called West Brazilian March and, more specifically, the focus of this article, The Roncador-Xingu Expedition (1943-1948). Literary and Historiography production – developed as an investment around the story and memory of the Bandeirantes, in Sao Paulo State – featured as the main role in the construction of a political agenda required due to the urgency to explore remote areas of Brazilian territory. As a result of that, The Roncador-Xingu Expedition was able to rely on financial and political support, as well as considerable visibility.
O artigo discute "Nordeste", livro que Gilberto Freyre publicou em 1937 na Coleção Docu... more O artigo discute "Nordeste", livro que Gilberto Freyre publicou em 1937 na Coleção Documentos Brasileiros, coordenada por ele próprio na Editora José Olympio. O objetivo é compreender a referida obra, articulada à produção intelectual do sociólogo pernambucano no período. A partir do texto freyreano, pretende-se evidenciar como a herança ibérica e a regionalidade conduzem o autor a uma interpretação do preservacionismo das formas antigas de vida, cultura e sociedade, inclusive em relação ao meio ambiente. Freyre coloca-se na defesa da legitimidade histórica da cultura ibérica, já transformada nas condições do Nordeste açucareiro, marcado pelo escravismo e pela monocultura, cuja existência o autor via ameaçada sob a força desagregadora da modernidade industrial que emanaria do Ocidente protestante e capitalista.
O artigo discute a produção intelectual de Gilberto Freyre entre as décadas de 1920 e 1940. O obj... more O artigo discute a produção intelectual de Gilberto Freyre entre as décadas de 1920 e 1940. O objetivo é compreender não apenas as leituras freyreanas em torno do iberismo de Miguel de Unamuno, Ángel Ganivet e Ortega y Gasset, mas sobretudo investigar e registrar, na extensa obra de Freyre, uma continuada defesa da legitimidade histórica da cultura ibérica, que o autor via ameaçada ante a força desagregadora do moderno Ocidente industrial, protestante e capitalista.En este artículo se debate la producción intelectual de Gilberto Freyre entre las décadas de 1920 y 1940. Nuestro objetivo consiste en comprender no solamente las lecturas freyreanas alrededor del iberismo de Miguel de Unamuno, Ángel Ganivet y Ortega y Gasset, sino sobre todo investigar y registrar en la extensa obra de Freyre una continua defensa de la legitimidad histórica de la cultura ibérica que el autor veía amenazada ante la fuerza disgregadora del moderno Occidente industrial, protestante y capitalista.The article...
<jats:p>O artigo explora o pensamento social e a linguagem – inclusive o estilo – d'Os ... more <jats:p>O artigo explora o pensamento social e a linguagem – inclusive o estilo – d'Os Sertões, de Euclides da Cunha, procurando discutir a maneira como a ciência – e os determinismos daí derivados – foram reconfigurados quando postos em contato com a experiência histórica da guerra de Canudos, gerando um livro complexo e sofisticado que, desde seu lançamento até hoje, permanece no cânone literário brasileiro.</jats:p>
The purpose of this article is to explore the historicity and disagreements around the abolitioni... more The purpose of this article is to explore the historicity and disagreements around the abolitionism and the presence of the "black race" in Brazil in the late nineteenth century, essentially in the 1880s, in the work of Machado de Assis (1839-1911) and Sílvio Romero (1849-1914). In that period, the great public debates revolved around the literary phenomenon, which is the reason why it was decided to investigate the way the slavery and the abolitionism and the scientific racism appear in the texts of the historian and literary critic Sílvio Romero, as well as in the literary production of Machado de Assis. Both of them were prestigious names in the Respublica litterarum and would become founding partners of the Academia Brasileira de Letras in 1897, despite deep intellectual and political differences, which this paper seeks to investigate.
... Louis Agassiz (1807–1873), a Swiss national who became a professor at Harvard University, vis... more ... Louis Agassiz (1807–1873), a Swiss national who became a professor at Harvard University, visited Brazil, as a result of which he ... Até 1868 o catolicismo reinante não tinha sofrido nestas plagas o mais leve abalo; a filosofia espiritualista, católica, eclética a mais insignificante ...
Este artigo trata do papel exercido pela critica literaria no final do seculo XIX, atraves da obr... more Este artigo trata do papel exercido pela critica literaria no final do seculo XIX, atraves da obra de Silvio Romero. O autor da Historia da Literatura Brasileira - publicada em 1888 - pretendeu compreender nao apenas a producao literaria, mas a propria sociedade brasileira. O autor, em conformidade com boa parte do espirito intelectual de seu tempo, deixou-se influenciar notavelmente pelo cientificismo, considerando-o uma conquista intelectual da modernidade. A partir dessas referencias, o autor buscou construir uma interpretacao da literatura e do proprio pais, onde dois horizontes hermeneuticos se faziam notar: o beletrismo e o nacionalismo. Em funcao da atmosfera beletrista, Romero abordou nao apenas poetas e romancistas, mas tambem historiadores, economistas, oradores, moralistas. A busca exasperada pela nacionalidade foi explicita e proclamada como um merito em si mesmo.
Interessa a este artigo refletir sobre o ensino de atualidades e do tempo presente numa perspecti... more Interessa a este artigo refletir sobre o ensino de atualidades e do tempo presente numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, tendo como referência a análise de algumas práticas docentes de professores da rede privada de São Paulo. Pensar as implicações do ensino do presente, necessariamente, remete às preocupações de educadores que buscam enfrentar a polarização ideológica e a conjuntura de pós-verdade, que marcam os desafios da contemporaneidade. O artigo estabelece críticas às noções de neutralidade, imparcialidade e verdade absoluta. Por fim, convida o professor para adotar um projeto educacional voltado para uma atitude contemporânea frente à provisoriedade das análises acerca do tempo presente. Palavras-chaves: Ensino de atualidades; Tempo presente; transdisciplinaridade; pluralidade. It is interesting to reflect on the teaching of current and present time in an interdisciplinary and transdisciplinary perspective, having as reference the analysis of some teaching...
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 2019
O artigo busca fazer um balanço da obra do historiador inglês Charles Boxer dedicado a missionaçã... more O artigo busca fazer um balanço da obra do historiador inglês Charles Boxer dedicado a missionação católica nas Américas espanholas e portuguesas dos séculos XVI e XVII. Boxer condensou grande parte da discussão sobre o assunto, após uma vida de pesquisa, no livro de 1978 intitulado The Church Militant and Iberian Expansion, 1440-1770. A questão religiosa o acompanhou ao longo de sua produção historiográfica dedicada ao Império ultramarino português. Nesse artigo, busca-se explorar o modo como Boxer compreendeu as políticas ibéricas de conversão dos nativos e seus entrelaçamentos com as próprias políticas de colonização.
O objetivo deste artigo é explorar os dissensos no ambiente intelectual do fim do Século XIX, cuj... more O objetivo deste artigo é explorar os dissensos no ambiente intelectual do fim do Século XIX, cujo debate girava em torno da literatura e da crítica literária por meio das obras de Machado de Assis e Sílvio Romero. O segundo, um dos principais críticos literários do país, atacou pesadamente a obra de Machado de Assis, já reconhecido como o maior romancista de sua época. O artigo almeja explorar as razões mais profundas da divergência, para além das disputas de espaço e prestígio no interior da República das Letras.
O objetivo deste artigo é discutir a emergência da "questão racial" na leitura que Char... more O objetivo deste artigo é discutir a emergência da "questão racial" na leitura que Charles Boxer fez do Império Português. O livro Race relations in the Portuguese Colonial Empire, 1415-1825 (1963) é o marco dessa nova perspectiva agregada à obra do historiador britânico. Essa interpretação foi construída contra as ideias de Gilberto Freyre e de intelectuais próximos ao salazarismo, como Armando Cortesão. Interessa ao artigo investigar e mapear as polêmicas entre esses intelectuais - à luz das grandes questões da época, como a descolonização africana -, que contribuíram para alçar a "raça" ao centro do debate político da década de 1960, repercutindo sobre (e alterando) o entendimento do Império Português da Era Moderna.
... cientificos em torno da ideia de raga aparece a nogao de eugenia, pioneiramente desenvolvida ... more ... cientificos em torno da ideia de raga aparece a nogao de eugenia, pioneiramente desenvolvida pelo ingles Francis Gallon (1822-1911 ... Alberto Luiz Schneider 111 elevar o nivel de determinada populagao seria necessario facilitar ou incitar a reprodugao dos "bons" indivfduos ...
O texto que o leitor tem em mãos é um livro sobre livros, seus autores, seus tempos e suas circun... more O texto que o leitor tem em mãos é um livro sobre livros, seus autores, seus tempos e suas circunstâncias, atento às historicidades e às durações. Composto por três unidades, o que há em comum é a natureza das fontes: textos impressos voltados ao público e, por isso mesmo, intervenções políticas no mundo dos vivos. Em comum ainda (ao autor e às suas fontes), a permanente reflexão sobre a formação brasileira sob diferentes ângulos, problemáticas e regiões. A primeira unidade destes Capítulos de História Intelectual ocupa-se do Brasil de fins do século XIX princípio do XX, tempos de racismo científico, imigração e abolição, cujos dramas, tensões e diversidades saltam das páginas de Machado de Assis, Sílvio Romero e Euclides da Cunha. Já a segunda unidade investe na compreensão das lutas pela memória de São Paulo, quer na historiografia quer nas artes, de fins do século XIX, até os anos 1940, permeados por múltiplos bandeirantes que emanam da historiografia de Afonso de Taunay ou compõem o discurso visual do Museu Paulista. Aqui aparecem ainda os sertanistas narrados pelos cronistas paulistas do século XVIII, Pedro Taques e Frei Gaspar da Madre de Deus, não por coincidência resgatados na primeira metade do século XX, quando São Paulo assumiu um protagonismo nacional que reinventou o passado colonial. Por fim, a terceira e maior unidade do livro gira em torno de dois importantes intelectuais: o sociólogo pernambucano Gilberto Freyre e o historiador britânico Charles Boxer. Em comum, ambos gastaram parte de suas vidas para pensar e narrar o passado colonial do Brasil e do Império português
Resenha: VENANCIO, Giselle Martins; FURTADO, André. Mestiça cientificidade: três leitores frances... more Resenha: VENANCIO, Giselle Martins; FURTADO, André. Mestiça cientificidade: três leitores franceses de Gilberto Freyre e a sua máxima consagração no exterior. Niterói: Eduff, 2020. 136 p.
Uploads
Papers by Alberto Luiz Schneider