Diálogo Internacionais: Reflexões Críticas do Mundo Contemporâneo é a consolidação do projeto in... more Diálogo Internacionais: Reflexões Críticas do Mundo Contemporâneo é a consolidação do projeto iniciado em junho de 2014 com a criação de um blog, cuja motivação inicial foi a promoção do debate, o exercício da escrita, da reflexão e da crítica de temas da atualidade e da história com foco, não exclusivo, na cena internacional.
As nossas pretensões eram, portanto, singelas. Dentro deste vasto universo em que consiste a internet, com milhares de websites e blogs, procuramos oferecer aos nossos leitores um conteúdo atualizado, com embasamento teórico e reflexão crítica.
Optamos desde o início pela não monetização de nosso espaço, cientes de que seu crescimento dependeria do contato interpessoal. Escolhemos, também, não o vincular a nenhuma instituição de ensino e/ou pesquisa, por entender que independência e certa rebeldia devem fazer parte da nossa identidade enquanto blogueiros.
Apesar do aparente isolamento em que nos encontrávamos, fomos construindo nossa história. Entre 2014 e 2017, foram publicados 134 textos de 28 autores diferentes, com mais de 3.000 visualizações semanais. Procuramos ser regulares em nossas publicações, que acontecem (quase sempre) uma vez por semana.
Para nossa felicidade, os textos do blog passaram a ser citados em trabalhos acadêmicos e tornaram-se instrumento de estudo didático para muitos estudantes das ciências sociais e humanas com pesquisas ligadas à área internacional. Foi a partir desse momento que decidimos seguir este caminho que extrapola o mundo virtual, ainda que nele esteja contido, e materializar esta publicação, cuja seleção dos textos seguiu dois critérios: o número de visualizações do texto e temas mais recorrentes.
O livro está dividido em 9 seções. A primeira, intitulada “Diálogos com as Relações Internacionais” apresenta os textos de Ingrid Sarti, Mônica Leite Lessa e Williams Gonçalves, nossos professores, orientadores e nossos maiores incentivadores, que discutem a atualidade das Relações Internacionais no mundo contemporâneo, a integração regional e a busca pela autonomia. São os únicos textos cedidos para a publicação que não passaram pelo blog. A segunda seção “Diálogos sobre Economia Política Internacional” é composta pelos textos de Hélio Farias, Patrícia Nasser de Carvalho e André Saboya que nos ajudam a refletir a complexidade do momento atual internacional através do olhar da EPI. Em seguida apresentamos “Diálogos sobre Desenvolvimento” com os textos de Glauber Cardoso Carvalho, Túlio Sene e Luiza Bizzo Affonso, que nos apresentam os dilemas do desenvolvimento em um contexto neoliberalizante. Em “Diálogos sobre Política Externa”, o leitor encontrará textos relevantes sobre paradiplomacia e a necessidade de pensar a política externa como uma política pública, através das perspectivas de Leonardo Granato, Suellen Lannes e Victor Tibau. Na quinta seção retornamos nosso olhar para os “Diálogos sobre Segurança e Defesa”, com os textos de Larissa Rosevics e de Ricardo Zortéa Vieira. Em seguida, os “Diálogos sobre Geopolítica” são promovidos pelos textos de Hélio Farias, Bernardo Salgado Rodrigues e Marcelo Campello. Na sétima seção estão os “Diálogos sobre Integração Regional” com as contribuições de Luiz Felipe Brandão Osório, Glauber Cardoso Carvalho, Larissa Rosevics e Thauan dos Santos. A oitava seção traz os “Diálogos sobre a América Latina”, com a busca pela desconstrução do senso comum promovido pelos textos de Larissa Rosevics, Bernardo Salgado Rodrigues e Licio Caetano do Rego Monteiro. A nona seção denominada “Diálogos com a História Contemporânea” apresenta as análises de Edilson Nunes dos Santos Junior, Julia Monteath de França e Suellen Lannes.
Agradecemos a todos aqueles que colaboraram com o blog “Diálogos Internacionais” e que por ventura não fazem parte dessa edição: Beatriz Guimarães de Araújo; Caroline Rangel Travassos Burity; Janaína Pinto; Jessika Cardoso de Medeiros; Mario Afonso Lima; Natalia Rezende; Tiago Nasser Appel; Victor Carneiro Corrêa Vieira; Wagner Souza, Wesley S.T Guerra (do Blog NEMRI/FESPSP). Aos nossos leitores dos cursos de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ e de Relações Internacionais da UFRRJ, da UniLaSalle e da Universidade Católica de Petrópolis por contribuírem para a divulgação dos textos publicados. E aos professores e colegas da Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ pelos intensos debates e reflexões valorosas.
Diálogo Internacionais: reflexões críticas do mundo contemporâneo é a consolidação do projeto ini... more Diálogo Internacionais: reflexões críticas do mundo contemporâneo é a consolidação do projeto iniciado em junho de 2014 com a criação de um blog, cuja motivação inicial foi a promoção do debate, o exercício da escrita, da reflexão e da crítica de temas da atualidade e da história com foco, não exclusivo, na cena internacional. O livro está dividido em 9 seções. A primeira, intitulada “Diálogos com as Relações Internacionais” apresenta os textos de Ingrid Sarti, Mônica Leite Lessa e Williams Gonçalves, nossos professores, orientadores e nossos maiores incentivadores, que discutem a atualidade das Relações Internacionais no mundo contemporâneo, a integração regional e a busca pela autonomia. São os únicos textos cedidos para a publicação que não passaram pelo blog. A segunda seção “Diálogos sobre Economia Política Internacional” é composta pelos textos de Hélio Farias, Patrícia Nasser de Carvalho e André Saboya que nos ajudam a refletir a complexidade do momento atual internacional através do olhar da EPI. Em seguida apresentamos “Diálogos sobre Desenvolvimento” com os textos de Glauber Cardoso Carvalho, Túlio Sene e Luiza Bizzo Affonso, que nos apresentam os dilemas do desenvolvimento em um contexto neoliberalizante. Em “Diálogos sobre Política Externa”, o leitor encontrará textos relevantes sobre paradiplomacia e a necessidade de pensar a política externa como uma política pública, através das perspectivas de Leonardo Granato, Suellen Lannes e Victor Tibau. Na quinta seção retornamos nosso olhar para os “Diálogos sobre Segurança e Defesa”, com os textos de Larissa Rosevics e de Ricardo Zortéa Vieira. Em seguida, os “Diálogos sobre Geopolítica” são promovidos pelos textos de Hélio Farias, Bernardo Salgado Rodrigues e Marcelo Campello. Na sétima seção estão os “Diálogos sobre Integração Regional” com as contribuições de Luiz Felipe Brandão Osório, Glauber Cardoso Carvalho, Larissa Rosevics e Thauan dos Santos. A oitava seção traz os “Diálogos sobre a América Latina”, com a busca pela desconstrução do senso comum promovido pelos textos de Larissa Rosevics, Bernardo Salgado Rodrigues e Licio Caetano do Rego Monteiro. A nona seção denominada “Diálogos com a História Contemporânea” apresenta as análises de Edilson Nunes dos Santos Junior, Julia Monteath de França e Suellen Lannes.
Different dynamics can be observed between the renewable and fossil energy markets, suggesting th... more Different dynamics can be observed between the renewable and fossil energy markets, suggesting the need for different approaches in the theoretical and practical field of energy security. However, in the context of the current energy transition, there is a geographic concentration of production chains of new clean energy-generating equipment, which creates new dependencies for inputs and commercial partners. Consequently, energy security is affected by the relationship with non-fuel inputs such as critical minerals. In this work, we seek to engage in documentary research followed by a quantitative analysis of data provided by the United States Geological Survey. After the presentation of the theoretical discussion about energy security, energy transition and critical minerals, we analyse documents from the energy and mineral sectors written in the period from 2000 to 2020. It is posited that the transition towards less polluting energy matrices can result in the creation of new depe...
The offshore harnessing of oil and gas resources is made possible by massive infrastructures inst... more The offshore harnessing of oil and gas resources is made possible by massive infrastructures installed at sea. At the end-of-life stage, in the absence of new uses for offshore installations, decommissioning proceedings usually take place, requiring the removal and final disposal of all materials. In Brazilian waters, decommissioning is hampered by high costs. The offshore wind-power sector has arisen as a new clean power source, in line with worldwide de-carbonization initiatives. In this context, we propose an innovative approach suggesting offshore wind power projects as an alternative to the removal and final disposal of infrastructures, a potential solution to Brazilian offshore decommissioning. In this article we report on the assessment of structures at the end of their lifecycle along with decommissioning cost estimation. Then, we explore wind turbine installation viability along the Brazilian coast and estimate the levelized cost of energy for each wind turbine. Finally, th...
O presente trabalho ira discutir a efetividade da protecao ambiental no âmbito do Mercado Comum d... more O presente trabalho ira discutir a efetividade da protecao ambiental no âmbito do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), ja incluindo na analise a Venezuela (2012) e a Bolivia (2015). O estudo testara o argumento de que, apesar do protagonismo normativo da questao ambiental no MERCOSUL+2, a pauta ambiental tem pouca evolucao pratica, porque esta atrelada a logica economica. Primeiramente, sera apresentado o marco teorico utilizado, calcado no intergovernamentalismo liberal e na literatura de regimes e governanca ambiental. Em seguida, sera analisada a situacao ambiental no MERCOSUL+2, que, influenciada pelos ideais do regionalismo aberto dos anos 1990, tem na sua pauta economica a principal razao de ser do bloco. Tambem sera analisado de que forma o alargamento do MERCOSUL influenciou no tratamento da relacao economia-meio ambiente. Por fim, havera uma conclusao avaliando a comprovacao ou nao da hipotese a partir do historico da protecao ambiental trabalhado no decorrer do trabalho.
This paper evaluates the performance of energy policies in the Southern Common Market (MERCOSUR),... more This paper evaluates the performance of energy policies in the Southern Common Market (MERCOSUR), taking into account Venezuela (full member since mid-2012) and Bolivia (full participation under negotiation since 2015) – therefore, we analyse the MERCOSUR+2. The methodology is based on a qualitative and quantitative approach. In the first one, there is a critical review of the literature on energy security and we propose the new concept of socio-energoenvironmental security (SEES) as a more suitable approach to deal with current and challenges. After that, we carry out a comparative analysis of the energy policies in MERCOSUR+2 countries and suggest a hybrid quantitative indicator-based approach to the SEES. Ergo, we presente some analyzes and results to the period under analysis, as well as conclusions and implications of the replacement of the concept of energy security by SEES.
O conceito de Economia do Mar é abrangente e envolve diversas atividades econômicas afetas ao mar... more O conceito de Economia do Mar é abrangente e envolve diversas atividades econômicas afetas ao mar, como pesca, portos e defesa. Os estudos realizados sobre a Economia do Mar concentram-se majoritariamente no ambiente marítimo. Porém, no Brasil, as hidrovias desenvolvem atividades econômicas semelhantes àquelas do ambiente marítimo e também agregam valor à economia do país. Dentre as hidrovias brasileiras, destacam-se as da região amazônica, por serem as mais extensas e possuírem portos bem estruturados. Assim, este trabalho objetiva destacar a importância desse modal de transporte para o Brasil, ampliando a percepção de Economia do Mar. A abordagem quali-quantitativa analisa duas atividades econômicas: "portos", em termos de movimentação de cargas, e "defesa", focada na estrutura e atividades da Marinha do Brasil (MB) nas hidrovias amazônicas. As atividades de pesca, transporte de passageiros e turismo também são exploradas, ainda que não sejam o foco desta pesqu...
Esse artigo fornece uma análise da presença e influência chinesas na América Latina, afetando os ... more Esse artigo fornece uma análise da presença e influência chinesas na América Latina, afetando os processos de integração regional existentes na região. Partimos de uma breve análise qualitativa, enfatizando o papel da influência estrangeira na integração regional e destacando como o plano de expansão chinês afeta o caso da integração latino-americana. Em seguida, é realizada uma análise quantitativa crítica das transações entre América Latina e China, analisando importações/exportações, acordos preferenciais comerciais (APCs) e investimento estrangeiro direto (IED). Os dados compreendem o período 2001-2016 e provêm da United Nations Commodity Trade Statistics Database (UN Comtrade), World Integrated Trade Solutions (WITS), China-Latin America Finance Database, e China Global Investment Tracker. Concluindo, destacamos a crescente influência chinesa na região da América Latina, ressaltando que o estreitamento bilateral dos países latino-americanos com a China tem um impacto indireto e adverso sobre a integração regional. Palavras-chave: integração regional; América Latina; China; relações comerciais e econômicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Feb 1, 2018
This thesis presents an overview of concepts and policies related to energy security and regional... more This thesis presents an overview of concepts and policies related to energy security and regional integration. Follows a proposal that energy planning in developing countries becomes regional, incorporating both social and environmental dimensions of energy. Focusing on Mercosur countries, including Venezuela (2012) and Bolivia (2015), a general comparative analysis is carried out, not only in quantitative and qualitative terms of the markets, but also of the physical infrastructure of the member countries (and of South America, as a whole). Then, comes an analysis of the role that regional institutions, such as Mercosur and UNASUR, have played in energy integration, showing that their contribution is very small. Next, a hybrid index (SEES index) is proposed to assess the evolution of Mercosur’s energy policies in the period 1990-2010. Follows the application of OSeMOSYS-SAMBA model to simulate four scenarios for the integration of the power sector, used to illustrate the case due to its relevance. Finally, we conclude that Mercosur’s energy integration should be promoted, since it reduces both the need to invest in the extansions of power supply and the socio-environmental impacts associated to electricity projects in the region.
The Routledge Handbook to Global Political Economy, 2020
The main purpose of this chapter is to analyze the impact of the transformations in the global en... more The main purpose of this chapter is to analyze the impact of the transformations in the global energy system, from a regional perspective, focusing on the case of South America. To this end, we will start from the critical view of the International Political Economy (IPE), in its variant of the Latin American school, and the recent contributions of the IPE of energy to understand the nexus between global changes, regional integration and energy policies. South America has a rich history of natural gas and electricity cross-border connections (initially through binational hydroelectric dams) dating back to the 1970s, but the current energy changes of global capitalism represent some challenges for the process of regional integration. We will focus on the incorporation of renewable energies in the national energy mix as a climate policy and on the increase in the trade of liquefied natural gas (LNG) to guarantee national energy security.
The main purpose of this chapter is to analyze the link between energy planning and energy transi... more The main purpose of this chapter is to analyze the link between energy planning and energy transition in South America, particularly considering climate challenges. To this end, two questions arises: the first one seeks to evaluate the existence or not of a real energy transition in South America, trying to identify how it happens, based on what metrics and with what objectives. Second, the other question aims to analyze the relevance or not of regional organizations in promoting this transition, stressing the role of greater mutual regional planning. To answer these questions, a methodological framework based on documentary research was carried out, collecting, systematizing, and analyzing primary and secondary data, and using official documents from the United Nations Framework Convention on Climate Change, Mercosur, UNASUR, CAN, OLADE, the International Energy Agency, BP, and Climatescope. The Nationally Determined Contributions analysis intends to evaluate whether or not the reg...
This article aims not only to review the literature about South-South Cooperation (SSC) on energy... more This article aims not only to review the literature about South-South Cooperation (SSC) on energy matters, but also to understand it mainly from the perspective of the countries of Latin America and the Caribbean (LAC). It argues that there are many benefits and barriers to the development of physical energy integration in the subcontinent, focusing on the case study of energy cooperation between Brazil and Paraguay, concerning the Itaipu Dam. Thus its main goal is to discuss the threat of cancelling such cooperation after Paraguay’s temporary suspension from MERCOSUR and UNASUR in the second half of 2012. We thereby intend to highlight the relevance of this binational project for both countries, which currently calls for urgent national policy interventions. It is also important to emphasize that, as this is a current diplomatic problem that can directly affect energy security in the region, this work is not only of academic importance, but is mainly a policy-based approach that re...
COVID-19: Paving the Way for a More Sustainable World, 2021
The outbreak of the new coronavirus (COVID-19) pandemic has caused instabilities in the world eco... more The outbreak of the new coronavirus (COVID-19) pandemic has caused instabilities in the world economy and significant changes in consumption patterns and production levels. These effects do not happen homogeneously on the population, varying according to income, gender, employment relationship and nature of work, in addition to other aspects related to urbanization and access to essential basic services. Although it is too early to predict the intensity and duration of these impacts, it is agreed that the COVID-19 has the potential to negatively influence the implementation of the UN Sustainable Development Goals (SDGs). However, it also presents an opportunity for considering new economic development pathways towards the 2030 Agenda. Ergo, this chapter seeks to discuss the impacts of COVID-19 in Brazil, by analyzing the main SDGs threatened, from the distinct indicators associated with its different goals. Besides, we look at the opportunities that this pandemic brings to the econo...
Regional integration studies has been fertile ground for theoretical development, this article in... more Regional integration studies has been fertile ground for theoretical development, this article includes (European) region integration theories, international political economy approaches, and regionalism in comparative perspective. The concept of regional governance is also central in the literature, providing ground for the discussion of institutions, norms, and policies in specific issue areas such as peace and security, political economy, energy, social policy, and migration. Research on regional integration has also focused in specific world areas, such as Europe, the Americas, Africa, Asia, and the Middle East, often using a historical or sociological approach. Finally, studies about relations between world regions and between regional organizations have proliferated in the last decade, these studies have constitute a literature referred as ‘interrregionalism’.
Abstract This article proposes to promote a regional approach to achieving energy security in Sou... more Abstract This article proposes to promote a regional approach to achieving energy security in South America. To this end, it first discusses the concept of energy security, concluding that it is a concept slippery, hard to define universally, because it is polysemic, multi-dimensional and context-dependent. Analyzing the South American case, initially focusing only on the Mercosur countries, we identify that there are different regional integration initiatives, such as the case of Itaipu Dam and GASBOL Pipeline, however the experiences are exclusively based on binational initiatives. Through an energy modeling called Open Source energy Modelling System using a new framework named South America Model Base (OSeMOSYS SAMBA), four scenarios are created with different levels of energy integration in the region. It is concluded that more integrated scenarios lead to a reduction in the need to increase installed capacity, as well as lower geographic and socio-environmental impacts, due to resource optimization and greenhouse gas (GHG) mitigation.
Diálogo Internacionais: Reflexões Críticas do Mundo Contemporâneo é a consolidação do projeto in... more Diálogo Internacionais: Reflexões Críticas do Mundo Contemporâneo é a consolidação do projeto iniciado em junho de 2014 com a criação de um blog, cuja motivação inicial foi a promoção do debate, o exercício da escrita, da reflexão e da crítica de temas da atualidade e da história com foco, não exclusivo, na cena internacional.
As nossas pretensões eram, portanto, singelas. Dentro deste vasto universo em que consiste a internet, com milhares de websites e blogs, procuramos oferecer aos nossos leitores um conteúdo atualizado, com embasamento teórico e reflexão crítica.
Optamos desde o início pela não monetização de nosso espaço, cientes de que seu crescimento dependeria do contato interpessoal. Escolhemos, também, não o vincular a nenhuma instituição de ensino e/ou pesquisa, por entender que independência e certa rebeldia devem fazer parte da nossa identidade enquanto blogueiros.
Apesar do aparente isolamento em que nos encontrávamos, fomos construindo nossa história. Entre 2014 e 2017, foram publicados 134 textos de 28 autores diferentes, com mais de 3.000 visualizações semanais. Procuramos ser regulares em nossas publicações, que acontecem (quase sempre) uma vez por semana.
Para nossa felicidade, os textos do blog passaram a ser citados em trabalhos acadêmicos e tornaram-se instrumento de estudo didático para muitos estudantes das ciências sociais e humanas com pesquisas ligadas à área internacional. Foi a partir desse momento que decidimos seguir este caminho que extrapola o mundo virtual, ainda que nele esteja contido, e materializar esta publicação, cuja seleção dos textos seguiu dois critérios: o número de visualizações do texto e temas mais recorrentes.
O livro está dividido em 9 seções. A primeira, intitulada “Diálogos com as Relações Internacionais” apresenta os textos de Ingrid Sarti, Mônica Leite Lessa e Williams Gonçalves, nossos professores, orientadores e nossos maiores incentivadores, que discutem a atualidade das Relações Internacionais no mundo contemporâneo, a integração regional e a busca pela autonomia. São os únicos textos cedidos para a publicação que não passaram pelo blog. A segunda seção “Diálogos sobre Economia Política Internacional” é composta pelos textos de Hélio Farias, Patrícia Nasser de Carvalho e André Saboya que nos ajudam a refletir a complexidade do momento atual internacional através do olhar da EPI. Em seguida apresentamos “Diálogos sobre Desenvolvimento” com os textos de Glauber Cardoso Carvalho, Túlio Sene e Luiza Bizzo Affonso, que nos apresentam os dilemas do desenvolvimento em um contexto neoliberalizante. Em “Diálogos sobre Política Externa”, o leitor encontrará textos relevantes sobre paradiplomacia e a necessidade de pensar a política externa como uma política pública, através das perspectivas de Leonardo Granato, Suellen Lannes e Victor Tibau. Na quinta seção retornamos nosso olhar para os “Diálogos sobre Segurança e Defesa”, com os textos de Larissa Rosevics e de Ricardo Zortéa Vieira. Em seguida, os “Diálogos sobre Geopolítica” são promovidos pelos textos de Hélio Farias, Bernardo Salgado Rodrigues e Marcelo Campello. Na sétima seção estão os “Diálogos sobre Integração Regional” com as contribuições de Luiz Felipe Brandão Osório, Glauber Cardoso Carvalho, Larissa Rosevics e Thauan dos Santos. A oitava seção traz os “Diálogos sobre a América Latina”, com a busca pela desconstrução do senso comum promovido pelos textos de Larissa Rosevics, Bernardo Salgado Rodrigues e Licio Caetano do Rego Monteiro. A nona seção denominada “Diálogos com a História Contemporânea” apresenta as análises de Edilson Nunes dos Santos Junior, Julia Monteath de França e Suellen Lannes.
Agradecemos a todos aqueles que colaboraram com o blog “Diálogos Internacionais” e que por ventura não fazem parte dessa edição: Beatriz Guimarães de Araújo; Caroline Rangel Travassos Burity; Janaína Pinto; Jessika Cardoso de Medeiros; Mario Afonso Lima; Natalia Rezende; Tiago Nasser Appel; Victor Carneiro Corrêa Vieira; Wagner Souza, Wesley S.T Guerra (do Blog NEMRI/FESPSP). Aos nossos leitores dos cursos de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ e de Relações Internacionais da UFRRJ, da UniLaSalle e da Universidade Católica de Petrópolis por contribuírem para a divulgação dos textos publicados. E aos professores e colegas da Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ pelos intensos debates e reflexões valorosas.
Diálogo Internacionais: reflexões críticas do mundo contemporâneo é a consolidação do projeto ini... more Diálogo Internacionais: reflexões críticas do mundo contemporâneo é a consolidação do projeto iniciado em junho de 2014 com a criação de um blog, cuja motivação inicial foi a promoção do debate, o exercício da escrita, da reflexão e da crítica de temas da atualidade e da história com foco, não exclusivo, na cena internacional. O livro está dividido em 9 seções. A primeira, intitulada “Diálogos com as Relações Internacionais” apresenta os textos de Ingrid Sarti, Mônica Leite Lessa e Williams Gonçalves, nossos professores, orientadores e nossos maiores incentivadores, que discutem a atualidade das Relações Internacionais no mundo contemporâneo, a integração regional e a busca pela autonomia. São os únicos textos cedidos para a publicação que não passaram pelo blog. A segunda seção “Diálogos sobre Economia Política Internacional” é composta pelos textos de Hélio Farias, Patrícia Nasser de Carvalho e André Saboya que nos ajudam a refletir a complexidade do momento atual internacional através do olhar da EPI. Em seguida apresentamos “Diálogos sobre Desenvolvimento” com os textos de Glauber Cardoso Carvalho, Túlio Sene e Luiza Bizzo Affonso, que nos apresentam os dilemas do desenvolvimento em um contexto neoliberalizante. Em “Diálogos sobre Política Externa”, o leitor encontrará textos relevantes sobre paradiplomacia e a necessidade de pensar a política externa como uma política pública, através das perspectivas de Leonardo Granato, Suellen Lannes e Victor Tibau. Na quinta seção retornamos nosso olhar para os “Diálogos sobre Segurança e Defesa”, com os textos de Larissa Rosevics e de Ricardo Zortéa Vieira. Em seguida, os “Diálogos sobre Geopolítica” são promovidos pelos textos de Hélio Farias, Bernardo Salgado Rodrigues e Marcelo Campello. Na sétima seção estão os “Diálogos sobre Integração Regional” com as contribuições de Luiz Felipe Brandão Osório, Glauber Cardoso Carvalho, Larissa Rosevics e Thauan dos Santos. A oitava seção traz os “Diálogos sobre a América Latina”, com a busca pela desconstrução do senso comum promovido pelos textos de Larissa Rosevics, Bernardo Salgado Rodrigues e Licio Caetano do Rego Monteiro. A nona seção denominada “Diálogos com a História Contemporânea” apresenta as análises de Edilson Nunes dos Santos Junior, Julia Monteath de França e Suellen Lannes.
Different dynamics can be observed between the renewable and fossil energy markets, suggesting th... more Different dynamics can be observed between the renewable and fossil energy markets, suggesting the need for different approaches in the theoretical and practical field of energy security. However, in the context of the current energy transition, there is a geographic concentration of production chains of new clean energy-generating equipment, which creates new dependencies for inputs and commercial partners. Consequently, energy security is affected by the relationship with non-fuel inputs such as critical minerals. In this work, we seek to engage in documentary research followed by a quantitative analysis of data provided by the United States Geological Survey. After the presentation of the theoretical discussion about energy security, energy transition and critical minerals, we analyse documents from the energy and mineral sectors written in the period from 2000 to 2020. It is posited that the transition towards less polluting energy matrices can result in the creation of new depe...
The offshore harnessing of oil and gas resources is made possible by massive infrastructures inst... more The offshore harnessing of oil and gas resources is made possible by massive infrastructures installed at sea. At the end-of-life stage, in the absence of new uses for offshore installations, decommissioning proceedings usually take place, requiring the removal and final disposal of all materials. In Brazilian waters, decommissioning is hampered by high costs. The offshore wind-power sector has arisen as a new clean power source, in line with worldwide de-carbonization initiatives. In this context, we propose an innovative approach suggesting offshore wind power projects as an alternative to the removal and final disposal of infrastructures, a potential solution to Brazilian offshore decommissioning. In this article we report on the assessment of structures at the end of their lifecycle along with decommissioning cost estimation. Then, we explore wind turbine installation viability along the Brazilian coast and estimate the levelized cost of energy for each wind turbine. Finally, th...
O presente trabalho ira discutir a efetividade da protecao ambiental no âmbito do Mercado Comum d... more O presente trabalho ira discutir a efetividade da protecao ambiental no âmbito do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), ja incluindo na analise a Venezuela (2012) e a Bolivia (2015). O estudo testara o argumento de que, apesar do protagonismo normativo da questao ambiental no MERCOSUL+2, a pauta ambiental tem pouca evolucao pratica, porque esta atrelada a logica economica. Primeiramente, sera apresentado o marco teorico utilizado, calcado no intergovernamentalismo liberal e na literatura de regimes e governanca ambiental. Em seguida, sera analisada a situacao ambiental no MERCOSUL+2, que, influenciada pelos ideais do regionalismo aberto dos anos 1990, tem na sua pauta economica a principal razao de ser do bloco. Tambem sera analisado de que forma o alargamento do MERCOSUL influenciou no tratamento da relacao economia-meio ambiente. Por fim, havera uma conclusao avaliando a comprovacao ou nao da hipotese a partir do historico da protecao ambiental trabalhado no decorrer do trabalho.
This paper evaluates the performance of energy policies in the Southern Common Market (MERCOSUR),... more This paper evaluates the performance of energy policies in the Southern Common Market (MERCOSUR), taking into account Venezuela (full member since mid-2012) and Bolivia (full participation under negotiation since 2015) – therefore, we analyse the MERCOSUR+2. The methodology is based on a qualitative and quantitative approach. In the first one, there is a critical review of the literature on energy security and we propose the new concept of socio-energoenvironmental security (SEES) as a more suitable approach to deal with current and challenges. After that, we carry out a comparative analysis of the energy policies in MERCOSUR+2 countries and suggest a hybrid quantitative indicator-based approach to the SEES. Ergo, we presente some analyzes and results to the period under analysis, as well as conclusions and implications of the replacement of the concept of energy security by SEES.
O conceito de Economia do Mar é abrangente e envolve diversas atividades econômicas afetas ao mar... more O conceito de Economia do Mar é abrangente e envolve diversas atividades econômicas afetas ao mar, como pesca, portos e defesa. Os estudos realizados sobre a Economia do Mar concentram-se majoritariamente no ambiente marítimo. Porém, no Brasil, as hidrovias desenvolvem atividades econômicas semelhantes àquelas do ambiente marítimo e também agregam valor à economia do país. Dentre as hidrovias brasileiras, destacam-se as da região amazônica, por serem as mais extensas e possuírem portos bem estruturados. Assim, este trabalho objetiva destacar a importância desse modal de transporte para o Brasil, ampliando a percepção de Economia do Mar. A abordagem quali-quantitativa analisa duas atividades econômicas: "portos", em termos de movimentação de cargas, e "defesa", focada na estrutura e atividades da Marinha do Brasil (MB) nas hidrovias amazônicas. As atividades de pesca, transporte de passageiros e turismo também são exploradas, ainda que não sejam o foco desta pesqu...
Esse artigo fornece uma análise da presença e influência chinesas na América Latina, afetando os ... more Esse artigo fornece uma análise da presença e influência chinesas na América Latina, afetando os processos de integração regional existentes na região. Partimos de uma breve análise qualitativa, enfatizando o papel da influência estrangeira na integração regional e destacando como o plano de expansão chinês afeta o caso da integração latino-americana. Em seguida, é realizada uma análise quantitativa crítica das transações entre América Latina e China, analisando importações/exportações, acordos preferenciais comerciais (APCs) e investimento estrangeiro direto (IED). Os dados compreendem o período 2001-2016 e provêm da United Nations Commodity Trade Statistics Database (UN Comtrade), World Integrated Trade Solutions (WITS), China-Latin America Finance Database, e China Global Investment Tracker. Concluindo, destacamos a crescente influência chinesa na região da América Latina, ressaltando que o estreitamento bilateral dos países latino-americanos com a China tem um impacto indireto e adverso sobre a integração regional. Palavras-chave: integração regional; América Latina; China; relações comerciais e econômicas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Feb 1, 2018
This thesis presents an overview of concepts and policies related to energy security and regional... more This thesis presents an overview of concepts and policies related to energy security and regional integration. Follows a proposal that energy planning in developing countries becomes regional, incorporating both social and environmental dimensions of energy. Focusing on Mercosur countries, including Venezuela (2012) and Bolivia (2015), a general comparative analysis is carried out, not only in quantitative and qualitative terms of the markets, but also of the physical infrastructure of the member countries (and of South America, as a whole). Then, comes an analysis of the role that regional institutions, such as Mercosur and UNASUR, have played in energy integration, showing that their contribution is very small. Next, a hybrid index (SEES index) is proposed to assess the evolution of Mercosur’s energy policies in the period 1990-2010. Follows the application of OSeMOSYS-SAMBA model to simulate four scenarios for the integration of the power sector, used to illustrate the case due to its relevance. Finally, we conclude that Mercosur’s energy integration should be promoted, since it reduces both the need to invest in the extansions of power supply and the socio-environmental impacts associated to electricity projects in the region.
The Routledge Handbook to Global Political Economy, 2020
The main purpose of this chapter is to analyze the impact of the transformations in the global en... more The main purpose of this chapter is to analyze the impact of the transformations in the global energy system, from a regional perspective, focusing on the case of South America. To this end, we will start from the critical view of the International Political Economy (IPE), in its variant of the Latin American school, and the recent contributions of the IPE of energy to understand the nexus between global changes, regional integration and energy policies. South America has a rich history of natural gas and electricity cross-border connections (initially through binational hydroelectric dams) dating back to the 1970s, but the current energy changes of global capitalism represent some challenges for the process of regional integration. We will focus on the incorporation of renewable energies in the national energy mix as a climate policy and on the increase in the trade of liquefied natural gas (LNG) to guarantee national energy security.
The main purpose of this chapter is to analyze the link between energy planning and energy transi... more The main purpose of this chapter is to analyze the link between energy planning and energy transition in South America, particularly considering climate challenges. To this end, two questions arises: the first one seeks to evaluate the existence or not of a real energy transition in South America, trying to identify how it happens, based on what metrics and with what objectives. Second, the other question aims to analyze the relevance or not of regional organizations in promoting this transition, stressing the role of greater mutual regional planning. To answer these questions, a methodological framework based on documentary research was carried out, collecting, systematizing, and analyzing primary and secondary data, and using official documents from the United Nations Framework Convention on Climate Change, Mercosur, UNASUR, CAN, OLADE, the International Energy Agency, BP, and Climatescope. The Nationally Determined Contributions analysis intends to evaluate whether or not the reg...
This article aims not only to review the literature about South-South Cooperation (SSC) on energy... more This article aims not only to review the literature about South-South Cooperation (SSC) on energy matters, but also to understand it mainly from the perspective of the countries of Latin America and the Caribbean (LAC). It argues that there are many benefits and barriers to the development of physical energy integration in the subcontinent, focusing on the case study of energy cooperation between Brazil and Paraguay, concerning the Itaipu Dam. Thus its main goal is to discuss the threat of cancelling such cooperation after Paraguay’s temporary suspension from MERCOSUR and UNASUR in the second half of 2012. We thereby intend to highlight the relevance of this binational project for both countries, which currently calls for urgent national policy interventions. It is also important to emphasize that, as this is a current diplomatic problem that can directly affect energy security in the region, this work is not only of academic importance, but is mainly a policy-based approach that re...
COVID-19: Paving the Way for a More Sustainable World, 2021
The outbreak of the new coronavirus (COVID-19) pandemic has caused instabilities in the world eco... more The outbreak of the new coronavirus (COVID-19) pandemic has caused instabilities in the world economy and significant changes in consumption patterns and production levels. These effects do not happen homogeneously on the population, varying according to income, gender, employment relationship and nature of work, in addition to other aspects related to urbanization and access to essential basic services. Although it is too early to predict the intensity and duration of these impacts, it is agreed that the COVID-19 has the potential to negatively influence the implementation of the UN Sustainable Development Goals (SDGs). However, it also presents an opportunity for considering new economic development pathways towards the 2030 Agenda. Ergo, this chapter seeks to discuss the impacts of COVID-19 in Brazil, by analyzing the main SDGs threatened, from the distinct indicators associated with its different goals. Besides, we look at the opportunities that this pandemic brings to the econo...
Regional integration studies has been fertile ground for theoretical development, this article in... more Regional integration studies has been fertile ground for theoretical development, this article includes (European) region integration theories, international political economy approaches, and regionalism in comparative perspective. The concept of regional governance is also central in the literature, providing ground for the discussion of institutions, norms, and policies in specific issue areas such as peace and security, political economy, energy, social policy, and migration. Research on regional integration has also focused in specific world areas, such as Europe, the Americas, Africa, Asia, and the Middle East, often using a historical or sociological approach. Finally, studies about relations between world regions and between regional organizations have proliferated in the last decade, these studies have constitute a literature referred as ‘interrregionalism’.
Abstract This article proposes to promote a regional approach to achieving energy security in Sou... more Abstract This article proposes to promote a regional approach to achieving energy security in South America. To this end, it first discusses the concept of energy security, concluding that it is a concept slippery, hard to define universally, because it is polysemic, multi-dimensional and context-dependent. Analyzing the South American case, initially focusing only on the Mercosur countries, we identify that there are different regional integration initiatives, such as the case of Itaipu Dam and GASBOL Pipeline, however the experiences are exclusively based on binational initiatives. Through an energy modeling called Open Source energy Modelling System using a new framework named South America Model Base (OSeMOSYS SAMBA), four scenarios are created with different levels of energy integration in the region. It is concluded that more integrated scenarios lead to a reduction in the need to increase installed capacity, as well as lower geographic and socio-environmental impacts, due to resource optimization and greenhouse gas (GHG) mitigation.
… Iberoamericano del Desarrollo Local y la …, 2011
RESUMEN Adem??s de los desequilibrios ambientales que resultan de la mayor capacidad de la activi... more RESUMEN Adem??s de los desequilibrios ambientales que resultan de la mayor capacidad de la actividad humana sobre el medio ambiente, sobre todo desde la Revoluci??n Industrial, se produjo una expansi??n sin precedentes en la escala de las actividades humanas que ...
Resumo expandido da proposta de dossiê temático, intitulada "estratégias de desenvolvimento ... more Resumo expandido da proposta de dossiê temático, intitulada "estratégias de desenvolvimento a partir do mar", organizada pelos professores Thauan Santos, Lia Hasenclever e Heitor Mendes.
O PRESENTE TRABALHO TRATA ESPECIFICAMENTE SOBRE O TEMA DA INTEGRAÇÃO REGIONAL. FOCADA NO SUBCONTI... more O PRESENTE TRABALHO TRATA ESPECIFICAMENTE SOBRE O TEMA DA INTEGRAÇÃO REGIONAL. FOCADA NO SUBCONTINENTE SUL-AMERICANO, VOLTA-SE PARA O EIXO DA INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA (SOBRETUDO ELÉTRICA), ASSOCIANDO-O ÀS DEMAIS ESFERAS DA INTEGRAÇÃO, BEM COMO AO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO. O PRINCIPAL OBJETIVO DO ARTIGO É JUTIFICAR A DEVIDA RELEVÂNCIA À TEMÁTICA, DESCONSTRUINDO DE FORMA CRÍTICA DETERMINADOS MITOS E MALENTENDIDOS QUE DIFICULTAM O AVANÇO DA INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA SUL-AMERICANA. UM DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DO TRABALHO, QUE BUSCA APRESENTAR UMA ABORDAGEM DISTINTA DENTRO DA TEMÁTICA, É CARACTERIZAR PROPRIAMENTE A QUESTÃO, ALÉM DE DEFINIR ADEQUADAMENTE OS TERMOS DO DEBATE.
O Tratado de Assunção do Mercosul inclui, em seu preâmbulo, o ideal de desenvolvimento com justiç... more O Tratado de Assunção do Mercosul inclui, em seu preâmbulo, o ideal de desenvolvimento com justiça social. Dessa forma, se discute a ampliação de sua pauta para incluir os Direitos Humanos. No entanto, os Estados-membros são signatários de outros tratados de Direitos Humanos, não sendo necessária a sua reprodução nos tratados internos regionais. Ainda assim, para que as disposições do Mercosul sejam efetivas e se encontrem em conformidade a esses direitos, entende-se que deve haver uma maior harmonia entre os processos de integração e hierarquia legal dos dispositivos dessa Organização no ordenamento interno de cada Estado participante.
A União Europeia (UE) representa uma realidade de integração regional suis generis, pois nela coe... more A União Europeia (UE) representa uma realidade de integração regional suis generis, pois nela coexistem dois arranjos políticos – a supranacionalidade e a intergovernabilidade – que moldam as relações entre os países e da Comunidade. Estes arranjos são responsáveis por direcionar as competências das instituições e dos Estados. Para entendermos a estrutura institucional da UE precisamos conceituar os termos supranacionalidade e intergovernabilidade e as implicações que esses diferentes arranjos propiciam ao funcionamento à Comunidade.
Com o envelhecimento acelerado da população europeia e a baixa taxa de natalidade média populacio... more Com o envelhecimento acelerado da população europeia e a baixa taxa de natalidade média populacional, sabe-se que a imigração poderia resolver os desafios econômicos lançando capital humano na faixa etária produtiva. No entanto, nos últimos anos, o fluxo de imigração irregular cresceu de forma rápida e contínua, levando a União Europeia à adoção de medidas de controle desses fluxos. No decorrer da Primavera Árabe, em especial, o fluxo de refugiados somou-se ao de imigrantes irregulares denunciando as lacunas existentes na gestão das fronteiras europeias em termos estratégicos e também humanitários. Palavras-chave: União Europeia, fluxo de refugiados, gestão de fronteiras. Abstract: With the accelerated aging of the European population and the low average population birth rate, it is known that immigration could solve economic challenges by launching human capital in the productive age bracket. However, in recent decades, the irregular immigration flow has grown rapidly and continuously in the European Union, taking the region to the adoption of control measures of these flows. During the Arab Spring, in particular, the flow of refugees added to the irregular immigrants denouncing the existing gaps in the management of European border in strategic as well as humanitarian terms.
The main objective of this work is to evaluate the consequences of institutional development on e... more The main objective of this work is to evaluate the consequences of institutional development on energy integration in South America. So, after discussions of neofunctionalist theories, intergovernmentalists theories and theories of multi-level governance and their contributions to the development institutional energy integration, we propose an extension of the concept of cooperation and energy security, advancing the logic of demanded physical infrastructure for the creation of certain projects since the current literature focuses excessively on the issue of oil and its derivatives. We also present data about the current physical infrastructure of the South American subcontinent. Furthermore, we discuss the benefits and barriers to the promotion of regional energy integration, which has a greater or lesser degree relation with the institutional framework relating to the theme in South America
This thesis presents an overview of concepts and policies related to energy security and regional... more This thesis presents an overview of concepts and policies related to energy security and regional integration. Follows a proposal that energy planning in developing countries becomes regional, incorporating both social and environmental dimensions of energy. Focusing on Mercosur countries, including Venezuela (2012) and Bolivia (2015), a general comparative analysis is carried out, not only in quantitative and qualitative terms of the markets, but also of the physical infrastructure of the member countries (and of South America, as a whole). Then, comes an analysis of the role that regional institutions, such as Mercosur and UNASUR, have played in energy integration, showing that their contribution is very small. Next, a hybrid index (SEES index) is proposed to assess the evolution of Mercosur’s energy policies in the period 1990-2010. Follows the application of OSeMOSYS-SAMBA model to simulate four scenarios for the integration of the power sector, used to illustrate the case due to its relevance. Finally, we conclude that Mercosur’s energy integration should be promoted, since it reduces both the need to invest in the extansions of power supply and the socio-environmental impacts associated to electricity projects in the region.
A pandemia do COVID-19 (Sars-CoV-2) trouxe para a realidade internacional uma prática de reclusã... more A pandemia do COVID-19 (Sars-CoV-2) trouxe para a realidade internacional uma prática de reclusão e estagnação em níveis nunca antes vistos. Nesse sentido, o Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional – GEPPIC – da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Segurança Internacional e Defesa– GESED – da mesma universidade, organizaram o webinar intitulado: “COVID-19, Brasil e as Perspectivas da Política Internacional Pós-Pandemia”. A proposta foi promover um debate com especialista das áreas de relações internacionais, ciência política e econômica na busca de entender as reais consequências da pandemia para a relação entre os Estados e, ao mesmo tempo, delinear quais seriam as perspectivas para o momento pós-pandemia na ordem internacional.
Uploads
Books by Thauan Santos
As nossas pretensões eram, portanto, singelas. Dentro deste vasto universo em que consiste a internet, com milhares de websites e blogs, procuramos oferecer aos nossos leitores um conteúdo atualizado, com embasamento teórico e reflexão crítica.
Optamos desde o início pela não monetização de nosso espaço, cientes de que seu crescimento dependeria do contato interpessoal. Escolhemos, também, não o vincular a nenhuma instituição de ensino e/ou pesquisa, por entender que independência e certa rebeldia devem fazer parte da nossa identidade enquanto blogueiros.
Apesar do aparente isolamento em que nos encontrávamos, fomos construindo nossa história. Entre 2014 e 2017, foram publicados 134 textos de 28 autores diferentes, com mais de 3.000 visualizações semanais. Procuramos ser regulares em nossas publicações, que acontecem (quase sempre) uma vez por semana.
Para nossa felicidade, os textos do blog passaram a ser citados em trabalhos acadêmicos e tornaram-se instrumento de estudo didático para muitos estudantes das ciências sociais e humanas com pesquisas ligadas à área internacional. Foi a partir desse momento que decidimos seguir este caminho que extrapola o mundo virtual, ainda que nele esteja contido, e materializar esta publicação, cuja seleção dos textos seguiu dois critérios: o número de visualizações do texto e temas mais recorrentes.
O livro está dividido em 9 seções. A primeira, intitulada “Diálogos com as Relações Internacionais” apresenta os textos de Ingrid Sarti, Mônica Leite Lessa e Williams Gonçalves, nossos professores, orientadores e nossos maiores incentivadores, que discutem a atualidade das Relações Internacionais no mundo contemporâneo, a integração regional e a busca pela autonomia. São os únicos textos cedidos para a publicação que não passaram pelo blog. A segunda seção “Diálogos sobre Economia Política Internacional” é composta pelos textos de Hélio Farias, Patrícia Nasser de Carvalho e André Saboya que nos ajudam a refletir a complexidade do momento atual internacional através do olhar da EPI. Em seguida apresentamos “Diálogos sobre Desenvolvimento” com os textos de Glauber Cardoso Carvalho, Túlio Sene e Luiza Bizzo Affonso, que nos apresentam os dilemas do desenvolvimento em um contexto neoliberalizante. Em “Diálogos sobre Política Externa”, o leitor encontrará textos relevantes sobre paradiplomacia e a necessidade de pensar a política externa como uma política pública, através das perspectivas de Leonardo Granato, Suellen Lannes e Victor Tibau. Na quinta seção retornamos nosso olhar para os “Diálogos sobre Segurança e Defesa”, com os textos de Larissa Rosevics e de Ricardo Zortéa Vieira. Em seguida, os “Diálogos sobre Geopolítica” são promovidos pelos textos de Hélio Farias, Bernardo Salgado Rodrigues e Marcelo Campello. Na sétima seção estão os “Diálogos sobre Integração Regional” com as contribuições de Luiz Felipe Brandão Osório, Glauber Cardoso Carvalho, Larissa Rosevics e Thauan dos Santos. A oitava seção traz os “Diálogos sobre a América Latina”, com a busca pela desconstrução do senso comum promovido pelos textos de Larissa Rosevics, Bernardo Salgado Rodrigues e Licio Caetano do Rego Monteiro. A nona seção denominada “Diálogos com a História Contemporânea” apresenta as análises de Edilson Nunes dos Santos Junior, Julia Monteath de França e Suellen Lannes.
Agradecemos a todos aqueles que colaboraram com o blog “Diálogos Internacionais” e que por ventura não fazem parte dessa edição: Beatriz Guimarães de Araújo; Caroline Rangel Travassos Burity; Janaína Pinto; Jessika Cardoso de Medeiros; Mario Afonso Lima; Natalia Rezende; Tiago Nasser Appel; Victor Carneiro Corrêa Vieira; Wagner Souza, Wesley S.T Guerra (do Blog NEMRI/FESPSP). Aos nossos leitores dos cursos de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ e de Relações Internacionais da UFRRJ, da UniLaSalle e da Universidade Católica de Petrópolis por contribuírem para a divulgação dos textos publicados. E aos professores e colegas da Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ pelos intensos debates e reflexões valorosas.
Ingrid Sarti, Mônica Leite Lessa e Williams Gonçalves, nossos professores, orientadores e nossos maiores incentivadores, que discutem a atualidade das Relações Internacionais no mundo contemporâneo, a integração regional e a busca pela autonomia. São os únicos textos cedidos para a publicação que não passaram pelo blog. A segunda seção “Diálogos sobre Economia Política Internacional” é composta pelos textos de Hélio Farias, Patrícia Nasser de Carvalho e André Saboya que nos ajudam a refletir a complexidade do momento atual internacional através do olhar da EPI. Em seguida apresentamos “Diálogos sobre Desenvolvimento” com os textos de Glauber Cardoso Carvalho, Túlio Sene e Luiza Bizzo Affonso, que nos apresentam os dilemas do desenvolvimento em um contexto neoliberalizante. Em “Diálogos sobre Política Externa”, o leitor encontrará textos relevantes sobre paradiplomacia e a necessidade de pensar a política externa como uma política pública, através das perspectivas de Leonardo Granato, Suellen Lannes e Victor Tibau. Na quinta seção retornamos nosso olhar para os “Diálogos sobre Segurança e Defesa”, com os textos de Larissa Rosevics e de Ricardo Zortéa Vieira. Em seguida, os “Diálogos sobre Geopolítica” são promovidos pelos textos de Hélio Farias, Bernardo Salgado Rodrigues e Marcelo Campello. Na sétima seção estão os “Diálogos sobre Integração Regional” com as contribuições de Luiz Felipe Brandão Osório, Glauber Cardoso Carvalho, Larissa Rosevics e Thauan dos Santos. A oitava seção traz os “Diálogos sobre a América Latina”, com a busca pela desconstrução do senso comum promovido pelos textos de Larissa Rosevics, Bernardo Salgado Rodrigues e Licio Caetano do Rego Monteiro. A nona seção denominada “Diálogos com a História Contemporânea” apresenta as análises de Edilson Nunes dos Santos Junior, Julia Monteath de França e Suellen Lannes.
Papers by Thauan Santos
As nossas pretensões eram, portanto, singelas. Dentro deste vasto universo em que consiste a internet, com milhares de websites e blogs, procuramos oferecer aos nossos leitores um conteúdo atualizado, com embasamento teórico e reflexão crítica.
Optamos desde o início pela não monetização de nosso espaço, cientes de que seu crescimento dependeria do contato interpessoal. Escolhemos, também, não o vincular a nenhuma instituição de ensino e/ou pesquisa, por entender que independência e certa rebeldia devem fazer parte da nossa identidade enquanto blogueiros.
Apesar do aparente isolamento em que nos encontrávamos, fomos construindo nossa história. Entre 2014 e 2017, foram publicados 134 textos de 28 autores diferentes, com mais de 3.000 visualizações semanais. Procuramos ser regulares em nossas publicações, que acontecem (quase sempre) uma vez por semana.
Para nossa felicidade, os textos do blog passaram a ser citados em trabalhos acadêmicos e tornaram-se instrumento de estudo didático para muitos estudantes das ciências sociais e humanas com pesquisas ligadas à área internacional. Foi a partir desse momento que decidimos seguir este caminho que extrapola o mundo virtual, ainda que nele esteja contido, e materializar esta publicação, cuja seleção dos textos seguiu dois critérios: o número de visualizações do texto e temas mais recorrentes.
O livro está dividido em 9 seções. A primeira, intitulada “Diálogos com as Relações Internacionais” apresenta os textos de Ingrid Sarti, Mônica Leite Lessa e Williams Gonçalves, nossos professores, orientadores e nossos maiores incentivadores, que discutem a atualidade das Relações Internacionais no mundo contemporâneo, a integração regional e a busca pela autonomia. São os únicos textos cedidos para a publicação que não passaram pelo blog. A segunda seção “Diálogos sobre Economia Política Internacional” é composta pelos textos de Hélio Farias, Patrícia Nasser de Carvalho e André Saboya que nos ajudam a refletir a complexidade do momento atual internacional através do olhar da EPI. Em seguida apresentamos “Diálogos sobre Desenvolvimento” com os textos de Glauber Cardoso Carvalho, Túlio Sene e Luiza Bizzo Affonso, que nos apresentam os dilemas do desenvolvimento em um contexto neoliberalizante. Em “Diálogos sobre Política Externa”, o leitor encontrará textos relevantes sobre paradiplomacia e a necessidade de pensar a política externa como uma política pública, através das perspectivas de Leonardo Granato, Suellen Lannes e Victor Tibau. Na quinta seção retornamos nosso olhar para os “Diálogos sobre Segurança e Defesa”, com os textos de Larissa Rosevics e de Ricardo Zortéa Vieira. Em seguida, os “Diálogos sobre Geopolítica” são promovidos pelos textos de Hélio Farias, Bernardo Salgado Rodrigues e Marcelo Campello. Na sétima seção estão os “Diálogos sobre Integração Regional” com as contribuições de Luiz Felipe Brandão Osório, Glauber Cardoso Carvalho, Larissa Rosevics e Thauan dos Santos. A oitava seção traz os “Diálogos sobre a América Latina”, com a busca pela desconstrução do senso comum promovido pelos textos de Larissa Rosevics, Bernardo Salgado Rodrigues e Licio Caetano do Rego Monteiro. A nona seção denominada “Diálogos com a História Contemporânea” apresenta as análises de Edilson Nunes dos Santos Junior, Julia Monteath de França e Suellen Lannes.
Agradecemos a todos aqueles que colaboraram com o blog “Diálogos Internacionais” e que por ventura não fazem parte dessa edição: Beatriz Guimarães de Araújo; Caroline Rangel Travassos Burity; Janaína Pinto; Jessika Cardoso de Medeiros; Mario Afonso Lima; Natalia Rezende; Tiago Nasser Appel; Victor Carneiro Corrêa Vieira; Wagner Souza, Wesley S.T Guerra (do Blog NEMRI/FESPSP). Aos nossos leitores dos cursos de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da UFRJ e de Relações Internacionais da UFRRJ, da UniLaSalle e da Universidade Católica de Petrópolis por contribuírem para a divulgação dos textos publicados. E aos professores e colegas da Pós-Graduação em Economia Política Internacional da UFRJ pelos intensos debates e reflexões valorosas.
Ingrid Sarti, Mônica Leite Lessa e Williams Gonçalves, nossos professores, orientadores e nossos maiores incentivadores, que discutem a atualidade das Relações Internacionais no mundo contemporâneo, a integração regional e a busca pela autonomia. São os únicos textos cedidos para a publicação que não passaram pelo blog. A segunda seção “Diálogos sobre Economia Política Internacional” é composta pelos textos de Hélio Farias, Patrícia Nasser de Carvalho e André Saboya que nos ajudam a refletir a complexidade do momento atual internacional através do olhar da EPI. Em seguida apresentamos “Diálogos sobre Desenvolvimento” com os textos de Glauber Cardoso Carvalho, Túlio Sene e Luiza Bizzo Affonso, que nos apresentam os dilemas do desenvolvimento em um contexto neoliberalizante. Em “Diálogos sobre Política Externa”, o leitor encontrará textos relevantes sobre paradiplomacia e a necessidade de pensar a política externa como uma política pública, através das perspectivas de Leonardo Granato, Suellen Lannes e Victor Tibau. Na quinta seção retornamos nosso olhar para os “Diálogos sobre Segurança e Defesa”, com os textos de Larissa Rosevics e de Ricardo Zortéa Vieira. Em seguida, os “Diálogos sobre Geopolítica” são promovidos pelos textos de Hélio Farias, Bernardo Salgado Rodrigues e Marcelo Campello. Na sétima seção estão os “Diálogos sobre Integração Regional” com as contribuições de Luiz Felipe Brandão Osório, Glauber Cardoso Carvalho, Larissa Rosevics e Thauan dos Santos. A oitava seção traz os “Diálogos sobre a América Latina”, com a busca pela desconstrução do senso comum promovido pelos textos de Larissa Rosevics, Bernardo Salgado Rodrigues e Licio Caetano do Rego Monteiro. A nona seção denominada “Diálogos com a História Contemporânea” apresenta as análises de Edilson Nunes dos Santos Junior, Julia Monteath de França e Suellen Lannes.