Este artigo explora aspectos teóricos da relação entre tecnologia e conhecimento humano, em termo... more Este artigo explora aspectos teóricos da relação entre tecnologia e conhecimento humano, em termos da construção da racionalidade e da vida cultural na modernidade, a caminho de um pensamento cibernético e automatizado da modernidade tardia, de uma realidade virtual cada vez mais controlada pela inteligência das máquinas. O objetivo é aproximar-se do que se entende tradicionalmente por Indústria Cultural, desde a Teoria Crítica, ao contexto da Comunicação em Rede, em relação às contribuições da Filosofia da Técnica sobre a inovação e os sistemas sociotécnicos e políticos.
Palavras-chave: Comunicação, Tecnologia, Internet, Filosofia da Técnica, Políticas de Comunicação, Inovação.
This article explores theoretical aspects of the relationship between technology and human knowledge, in terms of constructing rationality and cultural life in modernity, on the way to cybernetic and automated thinking of late modernity, of a virtual reality increasingly controlled by machine intelligence. The objective is to approach what is traditionally understood by Cultural Industry, from Critical Theory to the context of Network Communication, in relation to the contributions of the Philosophy of Technique on innovation and political and socio-technicalsystems.
Keywords: Communication, Technology, Internet, Philosophy of Technique, Communication Politics, Innovation.
Orientador: Kanavillil RajagopalanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Ins... more Orientador: Kanavillil RajagopalanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente dissertação de Mestrado propõe-se a uma discussão crítica acerca da televisão contemporânea. Inicialmente, discute a questão da mediação e da noção de "meio" utilizada nas teorias e políticas da comunicação tradicionais, valendo-se, em partes, da Crítica da Comunicação de Luicen Sfez, 1994. Enfatiza o caráter pragmático da materialidade tecnológica que condiciona os enunciados midiáticos e, inclusive, dos textos técnicos legais que regulamentam a prática de difusão no Brasil. A partir da marcação dos domínios de Legalidade, também estão marcados os lugares de enunciação, criando-se situações políticas nas quais a linguagem é atuante. Faço uma análise de dois diferentes corpos enunciativos/ midiáticos: as grandes redes autorizadas vs.as pequenas emissoras desautorizadas. Questões como Escritura Midiática, Corpos Tecnológicos e Mic...
A filosofia de Jacques Derrida, mesmo que pouco estudada na area de Comunicacao, oferece reflexoe... more A filosofia de Jacques Derrida, mesmo que pouco estudada na area de Comunicacao, oferece reflexoes teoricas importantes sobre a materialidade dos processos comunicativos porque fundamenta sua critica e desconstrucao na compreensao material da linguagem, cujo signo carrega dupla opacidade, ao se considerar a dimensao tecnica da escritura . A condicao dada pelos suportes sustenta uma programacao originaria da significacao e da percepcao, ancorada em uma mecânica arquival, que agencia a memoria e o conhecimento. Tal filosofia aponta para um campo de conhecimento que permite considerar os meios de comunicacao como constituintes inseparaveis do processo de significacao.
O presente artigo falara sobre a emergencia dos formatos de video para a internet, juntamente com... more O presente artigo falara sobre a emergencia dos formatos de video para a internet, juntamente com uma nova economia do audiovisual, na qual as fronteiras entre amadorismo e profissionalismo apresentam-se menos definidas. Sera feita uma reflexao acerca da plataforma YouTube e a formacao desse mercado audiovisual, que apresenta relacoes estreitas com os formatos e metodos tradicionais de midia, mas mantem uma estrutura colaborativa, de incentivo a novos talentos e a livre expressao.
A presente dissertacao de Mestrado propoe-se a uma discussao critica acerca da televisao contempo... more A presente dissertacao de Mestrado propoe-se a uma discussao critica acerca da televisao contemporânea. Inicialmente, discute a questao da mediacao e da nocao de "meio" utilizada nas teorias e politicas da comunicacao tradicionais, valendo-se, em partes, da Critica da Comunicacao de Luicen Sfez, 1994. Enfatiza o carater pragmatico da materialidade tecnologica que condiciona os enunciados midiaticos e, inclusive, dos textos tecnicos legais que regulamentam a pratica de difusao no Brasil. A partir da marcacao dos dominios de Legalidade, tambem estao marcados os lugares de enunciacao, criando-se situacoes politicas nas quais a linguagem e atuante. Faco uma analise de dois diferentes corpos enunciativos/ midiaticos: as grandes redes autorizadas vs.as pequenas emissoras desautorizadas. Questoes como Escritura Midiatica, Corpos Tecnologicos e Micropolitica tambem sao discutidas, tendo como base textos de Jaques Derrida, Felix Guattari, Judith Butler, entre outros Abstract
Este ensaio propõe-se a discutir o tema da proliferação excessiva de registros imagéticos na soci... more Este ensaio propõe-se a discutir o tema da proliferação excessiva de registros imagéticos na sociedade contemporânea, apresentando a noção de paroxismo e as dificuldades de se produzir um futuro conhecimento histórico, tendo em vista o extrapolamento dos limites de representação da narrativa linear. Reflete-se sobre a necessidade de reformulação da noção de narrativa, considerando a dimensão do arranjo material dos objetos técnicos, a profusão de registro enquanto extrapolamento da memória e a reelaboração das ferramentas interpretativas tradicionais.
C-Legenda - Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual
Este artigo desenvolve uma breve análise de como o aplicativo para celular Lulu (2013) manifestou... more Este artigo desenvolve uma breve análise de como o aplicativo para celular Lulu (2013) manifestou,a partir da abertura de um espaço de interação online, controvérsias relacionadas à igualdade degênero, privacidade, liberdade de expressão e normatividade social. Considerando que as tecnologiasdigitais de comunicação ampliam a esfera pública e revelam conflitos morais e éticos de grande complexidade,discutimos o fenômeno social relacionado ao aplicativo, tomando-o como uma evidência do pensamentocrítico acerca da moralidade desenvolvido por Bauman.
Resumo
Este ensaio discute o tema da proliferação de registros imagéticos na socieda... more Resumo
Este ensaio discute o tema da proliferação de registros imagéticos na sociedade contemporânea, demonstrando que o regime paroxístico das câmeras cotidianas problematiza a produção do conhecimento histórico, tendo em vista os limites de representação da narrativa linear. Reflete-se sobre a narratividade considerando a dimensão do arranjo material dos objetos técnicos e a profusão de registro que reconfiguram a memória e a experiência com a temporalidade e levam à necessidade de reelaboração das ferramentas interpretativas, que estão fundadas no pensamento escrito.
This essay discusses the proliferation of imagery records in contemporary society, demonstrating that the paroxysmal regime of everyday cameras problematizes the production of historical knowledge, considering the limits of representation of linear narrative. It reflects on the narrativity considering the dimension of the material arrangement of technical objects and the profusion of recording technologies, which reconfigure memory and the experience with temporality and lead to the reworking of interpretive tools, which are based on written thinking.
O tema da pirataria de bens culturais deve ser tratado de forma a considerar toda a sua complexid... more O tema da pirataria de bens culturais deve ser tratado de forma a considerar toda a sua complexidade, sendo que as práticas e posicionamentos em relação ao uso de tecnologias midiáticas estão diretamente relacionados aos discursos sobre a propriedade intelectual e a pirataria. Este artigo propõe pensar em uma ordem discursiva da pirataria , apresentando uma dinâmica entre o discurso fundante da lei de propriedade intelectual e os diversos outros discursos e posicionamentos. A análise será orientada pela interface discurso e ação, desenvolvendo uma abordagem de análise do discurso crítica (FAIRCLOUGH, 1995) e toma a pirataria como uma manifestação cultural heterogênea, que articula uma gama de imaginários sobre a propriedade intelectual, o acesso à informação, a tecnologia, o mercado e a cultura colaborativa.
A filosofia de Jacques Derrida, mesmo que pouco
estudada na área de Comunicação... more A filosofia de Jacques Derrida, mesmo que pouco estudada na área de Comunicação, no Brasil, oferece reflexões teóricas importantes sobre a materialidade dos processos comunicativos porque fundamenta sua crítica e desconstrução na compreensão material da linguagem, cujo signo carrega dupla opacidade, ao se considerar a dimensão técnica da escritura. A condição dada pelos suportes sustenta uma programação originária da significação e da percepção, ancorada em uma mecânica arquival, que agencia a memória e o conhecimento. Tal filosofia aponta para um campo de conhecimento que permite considerar os meios de comunicação como constituintes inseparáveis do processo de significação.
Na contemporaneidade, um período que pode ser pensado como hipermodernidade (LIPOVETSKY e SERROY,... more Na contemporaneidade, um período que pode ser pensado como hipermodernidade (LIPOVETSKY e SERROY, 2009), quando o excesso de velocidade e de conexão nas trocas econômicas e informacionais problematiza categorias de pensamento da modernidade, notamos o impacto direto das redes digitais na economia do audiovisual, que encontra diluídas uma série de categorias que antes definiam e estruturavam esse mercado. No presente artigo, apresentamos de que maneira as plataformas digitais de distribuição audiovisual influenciam na diluição uma série de dualidades antes consideradas estáveis, quais sejam: formalidade e informalidade, legalidade e ilegalidade, grátis e pago, acesso e privilégio, cooperação e oportunismo, profissionalismo e amadorismo.
This article develops a brief analysis of how the mobile app Lulu (2013) has brought, by opening
... more This article develops a brief analysis of how the mobile app Lulu (2013) has brought, by opening
an online interaction space, controversies related to gender equality, privacy, personality rights, freedom of
expression and social normativity. Considering that digital communication technologies expand the public
sphere and reveal moral and ethical conflicts of great complexity, we discuss the social phenomenon related
to this app taking it as evidence of critical thought about morality developed by Bauman.
Analisamos o fenômeno da circulação informal de cinema na internet, oferecendo uma orientação sis... more Analisamos o fenômeno da circulação informal de cinema na internet, oferecendo uma orientação sistemática dentro do vasto universo das redes de distribuição que se encontram às margens do mercado oficial. A pirataria é estudada como uma atividade cultural que corresponde a uma gama de interesses coletivos de dimensão global e se relaciona com as políticas normativas, a crítica à propriedade intelectual, a desobediência civil, o mercado, as inovações tecnológicas, a cultura participativa e as economias informais. Fazemos um recorte no universo de circulação informal para analisar, especificamente, a relação entre as redes BitTorrent, a distribuição de cinema e a cibercinefilia, apontando para o caráter híbrido dessas redes, onde meios informais e formais convergem, elementos técnicos combinam-se, nichos e culturas globais dialogam, sensibilidades morais relativizam-se, discursos, práticas cotidianas e ações políticas se desenvolvem e onde mercados se transformam. Demonstramos que, dentro do espaço não autorizado de circulação, podem ser encontrados centros especializados de distribuição com dimensão simbólica própria, que manifestam sentidos sobre o cinema, que se desenvolvem sob a influência de um imaginário cinéfilo e multicultural.
Palavras-chave: Comunicação, Cinema, Circulação Informal, Internet, BitTorrent, Pirataria, Cinefilia.
---
This research analyses the phenomenon of informal film circulation on Internet, building a systematic orientation within the vast universe of distribution networks. Piracy is a cultural activity that corresponds to a range of collective interests of global dimension and relates to regulatory policies, critical intellectual property, civil disobedience, market, technological innovations participatory culture and informal economies. This study explores the relations between BitTorrent networks, cinema distribution and cibercinephilia, pointing to networks with hybrid nature, where informal and formal media converge, technical elements combine, niches and global cultures dialogue, moral sensibilities-relativize, speeches, daily practices and political actions are developed and where markets are transformed. We have shown that, within the space of unauthorized circulation, specialized distribution hubs have their own symbolic dimension, which manifest particular senses about cinema, under the influence of a movie buff and multicultural imaginary.
Keywords: Communication, Cinema, informal circulation, Internet, BitTorrent, Piracy, Cinephilia
Este artigo explora aspectos teóricos da relação entre tecnologia e conhecimento humano, em termo... more Este artigo explora aspectos teóricos da relação entre tecnologia e conhecimento humano, em termos da construção da racionalidade e da vida cultural na modernidade, a caminho de um pensamento cibernético e automatizado da modernidade tardia, de uma realidade virtual cada vez mais controlada pela inteligência das máquinas. O objetivo é aproximar-se do que se entende tradicionalmente por Indústria Cultural, desde a Teoria Crítica, ao contexto da Comunicação em Rede, em relação às contribuições da Filosofia da Técnica sobre a inovação e os sistemas sociotécnicos e políticos.
Palavras-chave: Comunicação, Tecnologia, Internet, Filosofia da Técnica, Políticas de Comunicação, Inovação.
This article explores theoretical aspects of the relationship between technology and human knowledge, in terms of constructing rationality and cultural life in modernity, on the way to cybernetic and automated thinking of late modernity, of a virtual reality increasingly controlled by machine intelligence. The objective is to approach what is traditionally understood by Cultural Industry, from Critical Theory to the context of Network Communication, in relation to the contributions of the Philosophy of Technique on innovation and political and socio-technicalsystems.
Keywords: Communication, Technology, Internet, Philosophy of Technique, Communication Politics, Innovation.
Orientador: Kanavillil RajagopalanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Ins... more Orientador: Kanavillil RajagopalanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente dissertação de Mestrado propõe-se a uma discussão crítica acerca da televisão contemporânea. Inicialmente, discute a questão da mediação e da noção de "meio" utilizada nas teorias e políticas da comunicação tradicionais, valendo-se, em partes, da Crítica da Comunicação de Luicen Sfez, 1994. Enfatiza o caráter pragmático da materialidade tecnológica que condiciona os enunciados midiáticos e, inclusive, dos textos técnicos legais que regulamentam a prática de difusão no Brasil. A partir da marcação dos domínios de Legalidade, também estão marcados os lugares de enunciação, criando-se situações políticas nas quais a linguagem é atuante. Faço uma análise de dois diferentes corpos enunciativos/ midiáticos: as grandes redes autorizadas vs.as pequenas emissoras desautorizadas. Questões como Escritura Midiática, Corpos Tecnológicos e Mic...
A filosofia de Jacques Derrida, mesmo que pouco estudada na area de Comunicacao, oferece reflexoe... more A filosofia de Jacques Derrida, mesmo que pouco estudada na area de Comunicacao, oferece reflexoes teoricas importantes sobre a materialidade dos processos comunicativos porque fundamenta sua critica e desconstrucao na compreensao material da linguagem, cujo signo carrega dupla opacidade, ao se considerar a dimensao tecnica da escritura . A condicao dada pelos suportes sustenta uma programacao originaria da significacao e da percepcao, ancorada em uma mecânica arquival, que agencia a memoria e o conhecimento. Tal filosofia aponta para um campo de conhecimento que permite considerar os meios de comunicacao como constituintes inseparaveis do processo de significacao.
O presente artigo falara sobre a emergencia dos formatos de video para a internet, juntamente com... more O presente artigo falara sobre a emergencia dos formatos de video para a internet, juntamente com uma nova economia do audiovisual, na qual as fronteiras entre amadorismo e profissionalismo apresentam-se menos definidas. Sera feita uma reflexao acerca da plataforma YouTube e a formacao desse mercado audiovisual, que apresenta relacoes estreitas com os formatos e metodos tradicionais de midia, mas mantem uma estrutura colaborativa, de incentivo a novos talentos e a livre expressao.
A presente dissertacao de Mestrado propoe-se a uma discussao critica acerca da televisao contempo... more A presente dissertacao de Mestrado propoe-se a uma discussao critica acerca da televisao contemporânea. Inicialmente, discute a questao da mediacao e da nocao de "meio" utilizada nas teorias e politicas da comunicacao tradicionais, valendo-se, em partes, da Critica da Comunicacao de Luicen Sfez, 1994. Enfatiza o carater pragmatico da materialidade tecnologica que condiciona os enunciados midiaticos e, inclusive, dos textos tecnicos legais que regulamentam a pratica de difusao no Brasil. A partir da marcacao dos dominios de Legalidade, tambem estao marcados os lugares de enunciacao, criando-se situacoes politicas nas quais a linguagem e atuante. Faco uma analise de dois diferentes corpos enunciativos/ midiaticos: as grandes redes autorizadas vs.as pequenas emissoras desautorizadas. Questoes como Escritura Midiatica, Corpos Tecnologicos e Micropolitica tambem sao discutidas, tendo como base textos de Jaques Derrida, Felix Guattari, Judith Butler, entre outros Abstract
Este ensaio propõe-se a discutir o tema da proliferação excessiva de registros imagéticos na soci... more Este ensaio propõe-se a discutir o tema da proliferação excessiva de registros imagéticos na sociedade contemporânea, apresentando a noção de paroxismo e as dificuldades de se produzir um futuro conhecimento histórico, tendo em vista o extrapolamento dos limites de representação da narrativa linear. Reflete-se sobre a necessidade de reformulação da noção de narrativa, considerando a dimensão do arranjo material dos objetos técnicos, a profusão de registro enquanto extrapolamento da memória e a reelaboração das ferramentas interpretativas tradicionais.
C-Legenda - Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual
Este artigo desenvolve uma breve análise de como o aplicativo para celular Lulu (2013) manifestou... more Este artigo desenvolve uma breve análise de como o aplicativo para celular Lulu (2013) manifestou,a partir da abertura de um espaço de interação online, controvérsias relacionadas à igualdade degênero, privacidade, liberdade de expressão e normatividade social. Considerando que as tecnologiasdigitais de comunicação ampliam a esfera pública e revelam conflitos morais e éticos de grande complexidade,discutimos o fenômeno social relacionado ao aplicativo, tomando-o como uma evidência do pensamentocrítico acerca da moralidade desenvolvido por Bauman.
Resumo
Este ensaio discute o tema da proliferação de registros imagéticos na socieda... more Resumo
Este ensaio discute o tema da proliferação de registros imagéticos na sociedade contemporânea, demonstrando que o regime paroxístico das câmeras cotidianas problematiza a produção do conhecimento histórico, tendo em vista os limites de representação da narrativa linear. Reflete-se sobre a narratividade considerando a dimensão do arranjo material dos objetos técnicos e a profusão de registro que reconfiguram a memória e a experiência com a temporalidade e levam à necessidade de reelaboração das ferramentas interpretativas, que estão fundadas no pensamento escrito.
This essay discusses the proliferation of imagery records in contemporary society, demonstrating that the paroxysmal regime of everyday cameras problematizes the production of historical knowledge, considering the limits of representation of linear narrative. It reflects on the narrativity considering the dimension of the material arrangement of technical objects and the profusion of recording technologies, which reconfigure memory and the experience with temporality and lead to the reworking of interpretive tools, which are based on written thinking.
O tema da pirataria de bens culturais deve ser tratado de forma a considerar toda a sua complexid... more O tema da pirataria de bens culturais deve ser tratado de forma a considerar toda a sua complexidade, sendo que as práticas e posicionamentos em relação ao uso de tecnologias midiáticas estão diretamente relacionados aos discursos sobre a propriedade intelectual e a pirataria. Este artigo propõe pensar em uma ordem discursiva da pirataria , apresentando uma dinâmica entre o discurso fundante da lei de propriedade intelectual e os diversos outros discursos e posicionamentos. A análise será orientada pela interface discurso e ação, desenvolvendo uma abordagem de análise do discurso crítica (FAIRCLOUGH, 1995) e toma a pirataria como uma manifestação cultural heterogênea, que articula uma gama de imaginários sobre a propriedade intelectual, o acesso à informação, a tecnologia, o mercado e a cultura colaborativa.
A filosofia de Jacques Derrida, mesmo que pouco
estudada na área de Comunicação... more A filosofia de Jacques Derrida, mesmo que pouco estudada na área de Comunicação, no Brasil, oferece reflexões teóricas importantes sobre a materialidade dos processos comunicativos porque fundamenta sua crítica e desconstrução na compreensão material da linguagem, cujo signo carrega dupla opacidade, ao se considerar a dimensão técnica da escritura. A condição dada pelos suportes sustenta uma programação originária da significação e da percepção, ancorada em uma mecânica arquival, que agencia a memória e o conhecimento. Tal filosofia aponta para um campo de conhecimento que permite considerar os meios de comunicação como constituintes inseparáveis do processo de significação.
Na contemporaneidade, um período que pode ser pensado como hipermodernidade (LIPOVETSKY e SERROY,... more Na contemporaneidade, um período que pode ser pensado como hipermodernidade (LIPOVETSKY e SERROY, 2009), quando o excesso de velocidade e de conexão nas trocas econômicas e informacionais problematiza categorias de pensamento da modernidade, notamos o impacto direto das redes digitais na economia do audiovisual, que encontra diluídas uma série de categorias que antes definiam e estruturavam esse mercado. No presente artigo, apresentamos de que maneira as plataformas digitais de distribuição audiovisual influenciam na diluição uma série de dualidades antes consideradas estáveis, quais sejam: formalidade e informalidade, legalidade e ilegalidade, grátis e pago, acesso e privilégio, cooperação e oportunismo, profissionalismo e amadorismo.
This article develops a brief analysis of how the mobile app Lulu (2013) has brought, by opening
... more This article develops a brief analysis of how the mobile app Lulu (2013) has brought, by opening
an online interaction space, controversies related to gender equality, privacy, personality rights, freedom of
expression and social normativity. Considering that digital communication technologies expand the public
sphere and reveal moral and ethical conflicts of great complexity, we discuss the social phenomenon related
to this app taking it as evidence of critical thought about morality developed by Bauman.
Analisamos o fenômeno da circulação informal de cinema na internet, oferecendo uma orientação sis... more Analisamos o fenômeno da circulação informal de cinema na internet, oferecendo uma orientação sistemática dentro do vasto universo das redes de distribuição que se encontram às margens do mercado oficial. A pirataria é estudada como uma atividade cultural que corresponde a uma gama de interesses coletivos de dimensão global e se relaciona com as políticas normativas, a crítica à propriedade intelectual, a desobediência civil, o mercado, as inovações tecnológicas, a cultura participativa e as economias informais. Fazemos um recorte no universo de circulação informal para analisar, especificamente, a relação entre as redes BitTorrent, a distribuição de cinema e a cibercinefilia, apontando para o caráter híbrido dessas redes, onde meios informais e formais convergem, elementos técnicos combinam-se, nichos e culturas globais dialogam, sensibilidades morais relativizam-se, discursos, práticas cotidianas e ações políticas se desenvolvem e onde mercados se transformam. Demonstramos que, dentro do espaço não autorizado de circulação, podem ser encontrados centros especializados de distribuição com dimensão simbólica própria, que manifestam sentidos sobre o cinema, que se desenvolvem sob a influência de um imaginário cinéfilo e multicultural.
Palavras-chave: Comunicação, Cinema, Circulação Informal, Internet, BitTorrent, Pirataria, Cinefilia.
---
This research analyses the phenomenon of informal film circulation on Internet, building a systematic orientation within the vast universe of distribution networks. Piracy is a cultural activity that corresponds to a range of collective interests of global dimension and relates to regulatory policies, critical intellectual property, civil disobedience, market, technological innovations participatory culture and informal economies. This study explores the relations between BitTorrent networks, cinema distribution and cibercinephilia, pointing to networks with hybrid nature, where informal and formal media converge, technical elements combine, niches and global cultures dialogue, moral sensibilities-relativize, speeches, daily practices and political actions are developed and where markets are transformed. We have shown that, within the space of unauthorized circulation, specialized distribution hubs have their own symbolic dimension, which manifest particular senses about cinema, under the influence of a movie buff and multicultural imaginary.
Keywords: Communication, Cinema, informal circulation, Internet, BitTorrent, Piracy, Cinephilia
Bloomsbury Publishing. World Cinema On Demand Global Film Cultures in the Era of Online Distribution, 2022
--------------------------- ABOUT THE BOOK ---------------------------------------------
World... more --------------------------- ABOUT THE BOOK ---------------------------------------------
World Cinema on Demand brings together diverse contributions by leading film and media scholars to examine world cinema's dialogue with the transformations that took place during 2010-2014, engaging directly with ongoing debates surrounding national cinema, transnational identity, and cultural globalization, as well as ideas about genre, fandom and cinephilia.
The contributions look at individual national patterns of online distribution, engaging with archives, SVODS and torrent communities. The essays also investigate the cross-cultural presence of world cinema in non-domestic online markets (such as Europe's, for example). As a result, the volume sheds light on geo-politically specific issues of film circulation, consumption and preservation within a range of culturally diverse filmmaking contexts, including case studies from India, Nigeria, Mexico and China. In this way, the collection maps the impact of different online formats of distribution in the understanding of World Cinema, underlining the links between distribution and media provisions as well as engaging with new forms of intermediation.
Introduction
Stefano Baschiera (Queen's University Belfast, UK) and Alexander Fisher (Queen's University Belfast, UK)
PART 1: The Limits of Disintermediation: Problems of Gatekeeping
1. Shifting Gatekeepers: Power and Influence in Informal Online Film Distribution
Virginia Crisp (King's College London, UK)
2. Cinephile File Sharing: Informal Distribution, Plural Canons and Digital Film Archives
Angela Meili (State University of Paraná, Brazil)
3. Bridges, Streams and Dams: The Multiple Negotiated Strategies of Distribution and Access in Latin American Cinema
Niamh Thornton (University of Liverpool, UK)
PART 2: Streaming in National and Transnational Contexts
4. Netflix in Europe: The National in Global SVOD Services
Stefano Baschiera (Queen's University Belfast, UK) and Valentina Re (Link Campus University, Italy)
5. Danmaku Commenting: A New Interaction Experience on China's Video Streaming Sites
Yuanyuan Chen (University of Ulster, UK) and Rebecca Crawford (University of Ulster, UK)
6. Turkish Online Distribution: Fighting for Indie Filmmaking in a Neoliberal and Censored Context
Murat Akser (University of Ulster, UK)
7. India's Online Streaming Revolution: Global Over-the-Top (OTT) Platforms, Film Spectatorship, and the Ecosystem of Indian Cinemas
Nandana Bose (Independent Scholar, USA)
PART 3: Global transformations. Case Study: Africa
8. Curating Africa Online: The Impact of Digital Technologies on the Consumption of African Audio-visual Content
Justine Atkinson (University of Glasgow, UK) and Lizelle Bisschoff (University of Glasgow, UK)
9. Reset Mode: African Digital Video Films as Expanded Cinema
Sheila Petty (University of Regina, Canada)
10. Netflix and Africa: Streaming, Branding and Tastemaking in Non-domestic African Film Markets
Alexander Fisher (Queen's University Belfast, UK)
Published Jun 02 2022
Format Hardback
Edition 1st
Extent 232
ISBN 9781501348594
Imprint Bloomsbury Academic
Illustrations 5 b/w illus
Dimensions 9 x 6 inches
Publisher Bloomsbury Publishing
A autora discute o impacto que as transformações tecnológicas
tiveram nas práticas de rádio liv... more A autora discute o impacto que as transformações tecnológicas
tiveram nas práticas de rádio livre, levando em consideração as reflexões simondonianas sobre o uso da técnica. A partir de uma análise teórica sobre a liberdade
humana em relação à tecnologia, a autora demonstra que as possibilidades de arranjo e rearranjo dos aparatos tecnológicos de comunicação, proporcionados pelas
rádios livres, são de fundamental importância para a consciência e a emancipação
política em qualquer contexto de transformação tecnológica.
In:
Reinvenções do rádio: tecnologia, educação e participação - Guilherme
Gitahy de Figueiredo, Leni Rodrigues Coelho e Núbia Litaiff Moriz
Schwamborn, Alexa Cultural: São Paulo, 2018
Janelas para o mundo: telas do imaginário, Dec 2016
Janelas para o mundo: telas do imaginário / organizadores Carlos Gerbase
e Juliana Tonin. -- Por... more Janelas para o mundo: telas do imaginário / organizadores Carlos Gerbase e Juliana Tonin. -- Porto Alegre: Sulina, 2016. 247 p.
Actas III Jornadas de Estudios de América Latina y el Caribe. América Latina: escenarios en disputa., 2016
Pensamos, en este trabajo, la piratería de bienes culturales desde una crítica poscolonial de la ... more Pensamos, en este trabajo, la piratería de bienes culturales desde una crítica poscolonial de la propiedad intelectual. La recepción y el consumo de la producción cinematográfica ni siempre se pueden hacer dentro del marco de la legalidad y la distribución informal se convierte en único medio de acceso para gran parte de la población de América Latina. En este contexto, la piratería es una actividad cotidiana practicada cuando no hay alternativas de acceso formales. No se puede evaluar este tipo de prácticas bajo el yugo de la moral, pero es necesario observarlas como prácticas difusoras de la cultura, conocimiento y capital en un escenario de exclusión. Hemos observado, en Brasil, la circulación informal de películas nacionales por redes digitales y hemos desarrollado una evaluación crítica acerca de la ineficiencia del mercado de distribución, destacando la importancia de estas actividades como la única alternativa de acceso al cine local.
De acuerdo con Karaganis (2011), los altos precios de los bienes culturales, bajos ingresos de la mayoría de la población y bajo cuesto de las tecnologías digitales son ingredientes esenciales para propagación de la piratería. En la mayor parte del mundo, comprar productos de medios lícitos es un lujo. Por lo tanto, se debe analizar el acceso a bienes culturales como un problema de relación entre tecnología, ciudadanía y política, o sea, la piratería actúa como herramienta de empoderamiento que promueve reorganización radical de la conciencia social y como una resistencia a la monopolización de los medios de comunicación, mientras que continúa en paralelo a reforzar el poder simbólico de los medios de comunicación.
En el caso de cine brasileño, hay un sistema de distribución escaso. En mi investigación de doctorado (MEILI, 2015), he encontrado que la mayoría de las películas nacionales compartidas en redes digitales no se pueden encontrar a la venta en el mercado formal. Así, además del bajo poder adquisitivo de la población, observamos la ausencia de un mercado dedistribución del cine brasileño, cuya industria no puede sostenerse en un mercado dominado por oligopolios de medios internacionales, especialmente estadounidenses.
Palabras-clave: Cine, Brasil, Distribución, Piratería
Uploads
Papers by Angela Meili
Palavras-chave: Comunicação, Tecnologia, Internet, Filosofia da Técnica, Políticas de Comunicação, Inovação.
This article explores theoretical aspects of the relationship between technology and human knowledge, in terms of constructing rationality and cultural life in modernity, on the way to cybernetic and automated thinking of late modernity, of a virtual reality increasingly controlled by machine intelligence. The objective is to approach what is traditionally understood by Cultural Industry, from Critical Theory to the context of Network Communication, in relation to the contributions of the Philosophy of Technique on innovation and political and socio-technicalsystems.
Keywords: Communication, Technology, Internet, Philosophy of Technique, Communication Politics, Innovation.
Este ensaio discute o tema da proliferação de registros imagéticos na sociedade contemporânea, demonstrando que o regime paroxístico das câmeras cotidianas problematiza a produção do conhecimento histórico, tendo em vista os limites de representação da narrativa linear. Reflete-se sobre a narratividade considerando a dimensão do arranjo material dos objetos técnicos e a profusão de registro que reconfiguram a memória e a experiência com a temporalidade e levam à necessidade de reelaboração das ferramentas interpretativas, que estão fundadas no pensamento escrito.
Palavras-chave: Câmeras.Paroxismo. Narração.Conhecimento.
Abstract
This essay discusses the proliferation of imagery records in contemporary society, demonstrating that the paroxysmal regime of everyday cameras problematizes the production of historical knowledge, considering the limits of representation of linear narrative. It reflects on the narrativity considering the dimension of the material arrangement of technical objects and the profusion of recording technologies, which reconfigure memory and the experience with temporality and lead to the reworking of interpretive tools, which are based on written thinking.
Keywords: Cameras.Paroxysm. Narration. Knowledge.
estudada na área de Comunicação, no Brasil, oferece reflexões teóricas importantes sobre a materialidade dos processos comunicativos porque fundamenta sua crítica e desconstrução na compreensão material da
linguagem, cujo signo carrega dupla opacidade, ao
se considerar a dimensão técnica da escritura. A condição dada pelos suportes sustenta uma programação originária da significação e da percepção, ancorada em uma mecânica arquival, que agencia a memória e o conhecimento. Tal filosofia aponta para um campo de conhecimento que permite considerar
os meios de comunicação como constituintes inseparáveis do processo de significação.
an online interaction space, controversies related to gender equality, privacy, personality rights, freedom of
expression and social normativity. Considering that digital communication technologies expand the public
sphere and reveal moral and ethical conflicts of great complexity, we discuss the social phenomenon related
to this app taking it as evidence of critical thought about morality developed by Bauman.
Palavras-chave: Comunicação, Cinema, Circulação Informal, Internet, BitTorrent, Pirataria, Cinefilia.
---
This research analyses the phenomenon of informal film circulation on Internet, building a systematic orientation within the vast universe of distribution networks. Piracy is a cultural activity that corresponds to a range of collective interests of global dimension and relates to regulatory policies, critical intellectual property, civil disobedience, market, technological innovations participatory culture and informal economies. This study explores the relations between BitTorrent networks, cinema distribution and cibercinephilia, pointing to networks with hybrid nature, where informal and formal media converge, technical elements combine, niches and global cultures dialogue, moral sensibilities-relativize, speeches, daily practices and political actions are developed and where markets are transformed. We have shown that, within the space of unauthorized circulation, specialized distribution hubs have their own symbolic dimension, which manifest particular senses about cinema, under the influence of a movie buff and multicultural imaginary.
Keywords: Communication, Cinema, informal circulation, Internet, BitTorrent, Piracy, Cinephilia
Palavras-chave: Comunicação, Tecnologia, Internet, Filosofia da Técnica, Políticas de Comunicação, Inovação.
This article explores theoretical aspects of the relationship between technology and human knowledge, in terms of constructing rationality and cultural life in modernity, on the way to cybernetic and automated thinking of late modernity, of a virtual reality increasingly controlled by machine intelligence. The objective is to approach what is traditionally understood by Cultural Industry, from Critical Theory to the context of Network Communication, in relation to the contributions of the Philosophy of Technique on innovation and political and socio-technicalsystems.
Keywords: Communication, Technology, Internet, Philosophy of Technique, Communication Politics, Innovation.
Este ensaio discute o tema da proliferação de registros imagéticos na sociedade contemporânea, demonstrando que o regime paroxístico das câmeras cotidianas problematiza a produção do conhecimento histórico, tendo em vista os limites de representação da narrativa linear. Reflete-se sobre a narratividade considerando a dimensão do arranjo material dos objetos técnicos e a profusão de registro que reconfiguram a memória e a experiência com a temporalidade e levam à necessidade de reelaboração das ferramentas interpretativas, que estão fundadas no pensamento escrito.
Palavras-chave: Câmeras.Paroxismo. Narração.Conhecimento.
Abstract
This essay discusses the proliferation of imagery records in contemporary society, demonstrating that the paroxysmal regime of everyday cameras problematizes the production of historical knowledge, considering the limits of representation of linear narrative. It reflects on the narrativity considering the dimension of the material arrangement of technical objects and the profusion of recording technologies, which reconfigure memory and the experience with temporality and lead to the reworking of interpretive tools, which are based on written thinking.
Keywords: Cameras.Paroxysm. Narration. Knowledge.
estudada na área de Comunicação, no Brasil, oferece reflexões teóricas importantes sobre a materialidade dos processos comunicativos porque fundamenta sua crítica e desconstrução na compreensão material da
linguagem, cujo signo carrega dupla opacidade, ao
se considerar a dimensão técnica da escritura. A condição dada pelos suportes sustenta uma programação originária da significação e da percepção, ancorada em uma mecânica arquival, que agencia a memória e o conhecimento. Tal filosofia aponta para um campo de conhecimento que permite considerar
os meios de comunicação como constituintes inseparáveis do processo de significação.
an online interaction space, controversies related to gender equality, privacy, personality rights, freedom of
expression and social normativity. Considering that digital communication technologies expand the public
sphere and reveal moral and ethical conflicts of great complexity, we discuss the social phenomenon related
to this app taking it as evidence of critical thought about morality developed by Bauman.
Palavras-chave: Comunicação, Cinema, Circulação Informal, Internet, BitTorrent, Pirataria, Cinefilia.
---
This research analyses the phenomenon of informal film circulation on Internet, building a systematic orientation within the vast universe of distribution networks. Piracy is a cultural activity that corresponds to a range of collective interests of global dimension and relates to regulatory policies, critical intellectual property, civil disobedience, market, technological innovations participatory culture and informal economies. This study explores the relations between BitTorrent networks, cinema distribution and cibercinephilia, pointing to networks with hybrid nature, where informal and formal media converge, technical elements combine, niches and global cultures dialogue, moral sensibilities-relativize, speeches, daily practices and political actions are developed and where markets are transformed. We have shown that, within the space of unauthorized circulation, specialized distribution hubs have their own symbolic dimension, which manifest particular senses about cinema, under the influence of a movie buff and multicultural imaginary.
Keywords: Communication, Cinema, informal circulation, Internet, BitTorrent, Piracy, Cinephilia
World Cinema on Demand brings together diverse contributions by leading film and media scholars to examine world cinema's dialogue with the transformations that took place during 2010-2014, engaging directly with ongoing debates surrounding national cinema, transnational identity, and cultural globalization, as well as ideas about genre, fandom and cinephilia.
The contributions look at individual national patterns of online distribution, engaging with archives, SVODS and torrent communities. The essays also investigate the cross-cultural presence of world cinema in non-domestic online markets (such as Europe's, for example). As a result, the volume sheds light on geo-politically specific issues of film circulation, consumption and preservation within a range of culturally diverse filmmaking contexts, including case studies from India, Nigeria, Mexico and China. In this way, the collection maps the impact of different online formats of distribution in the understanding of World Cinema, underlining the links between distribution and media provisions as well as engaging with new forms of intermediation.
Introduction
Stefano Baschiera (Queen's University Belfast, UK) and Alexander Fisher (Queen's University Belfast, UK)
PART 1: The Limits of Disintermediation: Problems of Gatekeeping
1. Shifting Gatekeepers: Power and Influence in Informal Online Film Distribution
Virginia Crisp (King's College London, UK)
2. Cinephile File Sharing: Informal Distribution, Plural Canons and Digital Film Archives
Angela Meili (State University of Paraná, Brazil)
3. Bridges, Streams and Dams: The Multiple Negotiated Strategies of Distribution and Access in Latin American Cinema
Niamh Thornton (University of Liverpool, UK)
PART 2: Streaming in National and Transnational Contexts
4. Netflix in Europe: The National in Global SVOD Services
Stefano Baschiera (Queen's University Belfast, UK) and Valentina Re (Link Campus University, Italy)
5. Danmaku Commenting: A New Interaction Experience on China's Video Streaming Sites
Yuanyuan Chen (University of Ulster, UK) and Rebecca Crawford (University of Ulster, UK)
6. Turkish Online Distribution: Fighting for Indie Filmmaking in a Neoliberal and Censored Context
Murat Akser (University of Ulster, UK)
7. India's Online Streaming Revolution: Global Over-the-Top (OTT) Platforms, Film Spectatorship, and the Ecosystem of Indian Cinemas
Nandana Bose (Independent Scholar, USA)
PART 3: Global transformations. Case Study: Africa
8. Curating Africa Online: The Impact of Digital Technologies on the Consumption of African Audio-visual Content
Justine Atkinson (University of Glasgow, UK) and Lizelle Bisschoff (University of Glasgow, UK)
9. Reset Mode: African Digital Video Films as Expanded Cinema
Sheila Petty (University of Regina, Canada)
10. Netflix and Africa: Streaming, Branding and Tastemaking in Non-domestic African Film Markets
Alexander Fisher (Queen's University Belfast, UK)
Published Jun 02 2022
Format Hardback
Edition 1st
Extent 232
ISBN 9781501348594
Imprint Bloomsbury Academic
Illustrations 5 b/w illus
Dimensions 9 x 6 inches
Publisher Bloomsbury Publishing
tiveram nas práticas de rádio livre, levando em consideração as reflexões simondonianas sobre o uso da técnica. A partir de uma análise teórica sobre a liberdade
humana em relação à tecnologia, a autora demonstra que as possibilidades de arranjo e rearranjo dos aparatos tecnológicos de comunicação, proporcionados pelas
rádios livres, são de fundamental importância para a consciência e a emancipação
política em qualquer contexto de transformação tecnológica.
In:
Reinvenções do rádio: tecnologia, educação e participação - Guilherme
Gitahy de Figueiredo, Leni Rodrigues Coelho e Núbia Litaiff Moriz
Schwamborn, Alexa Cultural: São Paulo, 2018
e Juliana Tonin. -- Porto Alegre: Sulina, 2016.
247 p.
convierte en único medio de acceso para gran parte de la población de América Latina. En este contexto, la piratería es una actividad cotidiana practicada cuando no hay alternativas de acceso formales. No se puede evaluar este tipo de prácticas bajo el yugo de la moral, pero es necesario observarlas como prácticas difusoras de la cultura, conocimiento y
capital en un escenario de exclusión. Hemos observado, en Brasil, la circulación informal de películas nacionales por redes digitales y hemos desarrollado una evaluación crítica acerca de la ineficiencia del mercado de distribución, destacando la importancia de estas actividades como la única alternativa de acceso al cine local.
De acuerdo con Karaganis (2011), los altos precios de los bienes culturales, bajos ingresos de la mayoría de la población y bajo cuesto de las tecnologías digitales son ingredientes
esenciales para propagación de la piratería. En la mayor parte del mundo, comprar productos de medios lícitos es un lujo. Por lo tanto, se debe analizar el acceso a bienes culturales como un problema de relación entre tecnología, ciudadanía y política, o sea, la piratería actúa como herramienta de empoderamiento que promueve reorganización radical de la conciencia social y como una resistencia a la monopolización de los medios de comunicación, mientras que continúa en paralelo a reforzar el poder simbólico de los medios de comunicación.
En el caso de cine brasileño, hay un sistema de distribución escaso. En mi investigación de doctorado (MEILI, 2015), he encontrado que la mayoría de las películas nacionales compartidas en redes digitales no se pueden encontrar a la venta en el mercado formal. Así, además del bajo poder adquisitivo de la población, observamos la ausencia de un
mercado dedistribución del cine brasileño, cuya industria no puede sostenerse en un mercado dominado por oligopolios de medios internacionales, especialmente estadounidenses.
Palabras-clave: Cine, Brasil, Distribución, Piratería