Books by Nivaldo Aureliano Léo Neto
(Bio) grafias: nós e entrenós na educação em ciências e biologia, 2021
A dimensão ambiental: diálogos entre educação, saúde e meio ambiente., 2020
Pensando a biodiversidade: etnociência
Intitulado “Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas”, o Caderno Te... more Intitulado “Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas”, o Caderno Temático traz um panorama de reflexões teóricas e relatos de experiências que demonstram a diversidade de ações e pensamentos que estão sendo produzidos em torno do tema, tanto dentro como fora da academia. Além disso, os artigos produzidos indicam como as reflexões têm avançado teoricamente e como as práticas descritas se relacionam com as atuais diretrizes para a educação patrimonial defendidas pelo Iphan e divulgadas na sua publicação “Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos”, amplamente disseminada a partir de 2014.
Com a edição de seu quinto número, a série de Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial consolida-se como um importante instrumento de referência, em nível nacional, para pesquisas, ações e projetos que envolvam a prática educativa aliada à gestão do patrimônio cultural. Busca, ainda, contribuir e incentivar a produção de conhecimento na área e democratizar o acesso às reflexões e práticas no âmbito da educação patrimonial.
Os campos de conflitos que envolvem a gestão e a apropriação do patrimônio cultural, a transversalidade da educação patrimonial, a participação de diferentes atores sociais na concepção de políticas para área, entre outros, são temas que permeiam esta publicação e que procuram provocar novas reflexões e ajudar a (re)pensar sobre as lacunas ainda inerentes ao campo da educação patrimonial.
Papers by Nivaldo Aureliano Léo Neto
Revista de Ensino de Biologia da SbenBio, 2022
Fato marcante na contemporaneidade, a pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19), impactou a população mun... more Fato marcante na contemporaneidade, a pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19), impactou a população mundial de diferentes formas, ampliando as desigualdades sociais, a pretexto da percepção de que o vírus causador seria igualitário a todos os corpos humanos. Estruturado em três seções, este trabalho inicialmente apresenta uma sistematização de estudos publicados que revelam os impactos da Covid-19 nas populações negras. Posteriormente, refletimos sobre e a partir da atuação dos Movimentos Sociais com os seus saberes construídos nas lutas antirracistas e as reverberações necessárias ao contexto de formação docente em Biologia. Consideramos essencial reconhecer aspectos sobre raça/racismo ao propormos ações relativas à saúde pública e, no caso da educação para as relações étnico-raciais no ambiente acadêmico, trazer à tona essas questões nos currículos formativos.
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021
TESSITURAS, 2021
O presente artigo é uma reflexão diante da conjuntura política neofascista brasileira firmada por... more O presente artigo é uma reflexão diante da conjuntura política neofascista brasileira firmada por discursos racistas que expressam o desprezo e a indiferença históricos pelas vidas e corpos das populações que constroem, em seus cotidianos, formas de resistências. Fundamentados pelos estudos do intelectual africano Achille Mbembe sobre Necropolítica, nos voltamos ao projeto genocida contra as populações negras, indígenas e quilombolas, a partir do discurso de centralidade na ideia de povo brasileiro, como parte de uma estratégia de silenciamento destes grupos. Para ilustrar essa situação, utilizamos uma narrativa episódica de uma Reunião Ministerial cujos discursos indicam elementos de uma ilusória democracia racial. Apresentamos a noção de sujeito histórico como sujeito que se constitui nas lutas, para o reconhecimento de suas memórias. Como docentes, afirmamos a urgência de composição de narrativas antirracistas na educação e a formação de sujeitos históricos e o reconhecimento do engajamento político do Movimento Negro transparecido nas Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais, e que se estende aos conhecimentos educativos e emancipadores sobre o racismo no Brasil.
Educação, Ciência e Cultura, 2020
Resumo: Localizada no município de Carnaubeira da Penha, em uma região semiárida de Pernambuco, o... more Resumo: Localizada no município de Carnaubeira da Penha, em uma região semiárida de Pernambuco, o quilombo-indígena da Tiririca dos Crioulos articula as suas memórias em torno das narrativas que conformam a sua identidade. Nesse local, entre os anos de 2014 a 2018, ocorreu a ação de Educação Patrimonial "Do Buraco ao Mundo", um processo de "pesquisa de si", das referências que formam e da maneira como os próprios tiririqueiros e tiririqueiras, atuando como pesquisadores locais, querem se apresentar ao mundo. As considerações aqui efetuadas nos demonstram a possibilidade de diferentes formas para a contextualização dos processos de ensino-aprendizagem, indicando a potencialidade das estratégias de Educação Patrimonial, associadas a uma abordagem etnoecológica na mediação de conhecimentos, para o combate às práticas discriminatórias e deslegitimadoras de saberes em busca de uma educação na qual toma o território como condição de possibilidade de relacionamentos e (re)descobertas.
Revista Mundaú, 2019
No município de Porto de Pedras, localizado no Litoral Norte do Estado de Alagoas, há o povoado d... more No município de Porto de Pedras, localizado no Litoral Norte do Estado de Alagoas, há o povoado de Lages onde a população, através da flora local, busca meios para o tratamento de seus problemas de saúde, havendo situações em que a melhora é alcançada a partir de consultas com benzedeiras e curandeiros. Tendo o entendimento que em cada contexto social as pessoas buscam métodos de cura a partir de suas necessidades terapêuticas, surgiram questionamentos a respeito dos males que necessitam dos cuidados dessas/es especialistas, bem como quais são as plantas utilizadas em seus processos de benzedura. Com a aplicação de dois diferentes questionários (questionário 1 direcionado às/aos especialistas e o questionário 2 destinado à população), foi possível identificar oito plantas utilizadas neste contexto, onde as concepções de doença e a garantia de cura legitimam essa prática dentro da população. ABSTRACT In the village of Lages, situated at the municipality of Porto de Pedras located on the North Coast of the State of Alagoas, the population seeks ways to treat their health issues through the local flora. In this context, health improvement is often achieved by consultations with traditional healers (benzedeiras/curandeiros). Based on the assumpion that in each social context people seek healing methods based on their specific therapeutic needs, this text addresses issues such as wich illness require the care of these traditional specialists, and what are the plants used in the practices of benzimento ("blessing"). Applying two different questionnaires (questionnaire 1 directed to the specialists and questionnaire 2 intended for the population) it was possible to identify eight plants used in these healing practices. We also suggest that in this location the particular conceptions of disease and healing contribute to legitimize these practices within the population.
Revista Temas em Educação, 2019
When we look at the processes of civilization in Latin America, in a self-critical perspective, w... more When we look at the processes of civilization in Latin America, in a self-critical perspective, we can see that other forms of knowledge production were violated by the colonizers. The search for an intellectualist reason made the affectivities avoided, causing processes of epistemic and racial violence that were structured in several institutions producing knowledge. The school institution, in this sense, (re) produces asymmetric relations of power based on skewed representations on native peoples, for example. Thus, the teaching of science and biology, on the assumption of a neutral and impartial knowledge that seeks to distance itself from the emotions, can collaborate, in some situations, for racist relationships. But when we recognize this other that presents itself to us in its diversity and seeking an intercultural education, what would be the contributions that the knowledge of native peoples could give us in relation to the emotions for an antiracist education? Starting from a perspective of decolonization, the present work seeks to reflect on possible contributions to ethical aspects that relate to the conditions of possibility for life to flourish.
Revista CPC (USP), 2019
Quando problematizamos os processos de pesquisa que não levam em consi-deração a participação dos... more Quando problematizamos os processos de pesquisa que não levam em consi-deração a participação dos atores locais naquilo que se apresenta como as suas referências culturais, nos defrontamos com cenários nos quais a cultura do si-lêncio é imposta. Contrária a essa perspectiva, a ação de educação patrimonial “Do buraco ao mundo” consistiu na condução de processos participativos com a comunidade Tiririca dos Crioulos na busca de suas referências culturais. Localizada no estado de Pernambuco (região Nordeste do Brasil), a Tiririca se autodenomina um quilombo-indígena, fundamentando essa identidade a partir de suas narrativas e relações de parentesco. A ação atuou na produção de materiais didáticos compostos por um “documento sonoro” (CD duplo), vídeos e um livro que são disponibilizados em um blog. As relações foram horizontalizadas na promoção do conhecimento intercultural, reconhecendo que o curso da pesquisa é uma negociação em andamento. Com isso, foram legitimadas outras formas de conhecimento (parteiras, rezadores, artesãs e outras pessoas reconhecidas na comunidade por seus saberes) que não os necessariamente gerados em instituições de ensino e pesquisa formais. As relações de pesquisa assim conduzidas viabilizaram outros espaços de transmissão e produção de conhecimentos, na mediação de experiências educativas que perpassam diferentes gerações nos processos de interação com o (e no) território como fonte de pesquisa. Se do território emergem as experiências, consequentemente os processos de pesquisa se transformaram em uma “pesquisa de si”, com a (re)valorização de importantes personagens locais. Este trabalho apresenta as atividades conduzidas ao longo do primeiro ano da ação “Do buraco ao mundo”.
Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, 2018
A desvalorização dos saberes pertencentes a povos e comunidades tradicionais ocasiona práticas de... more A desvalorização dos saberes pertencentes a povos e comunidades tradicionais ocasiona práticas de violência epistêmica e racial. Essas relações assimétricas de poder, iniciando-se no processo de colonização, persistem até os dias atuais, reverberando nas formas de ensino-aprendizagem (re)produzidas, por exemplo, nas instituições escolares. Partindo da possibilidade do ato de educar em uma perspectiva etnocológica, esse trabalho se volta para a reflexão sobre o potencial dos saberes locais para um ensino de Biologia pautado em uma educação antirracista, libertadora e democrática. Indica-se aqui a relação inextrincável entre Ciências e Culturas ao se buscar a valorização de uma pluralidade epistemológica que reconheça as identidades, exemplificando-se, nesse trabalho, os processos de educação (escolar ou não) presentes em terreiros de Candomblé, povos indígenas e comunidades quilombolas.
Revista Entreideias, 2018
A desvalorização dos saberes pertencentes a povos e comunidades tradicionais ocasiona práticas... more A desvalorização dos saberes pertencentes a povos e comunidades tradicionais ocasiona práticas de violência epistêmica e racial. Essas relações assimétricas de poder, iniciando-se no processo de colonização, persistem até os dias atuais, reverberando nas formas de ensino-aprendizagem (re) produzidas, por exemplo, nas instituições escolares. Partindo da possibili- dade do ato de educar em uma perspectiva etnoecológica, esse trabalho se volta para a reflexão sobre o potencial dos saberes locais para um ensino de Biologia pautado em uma educação antirracista, libertadora e democrática. Indica-se aqui a relação inextrincável entre Ciências e Culturas ao se buscar a valorização de uma pluralidade epistemológica que reconheça as identida- des, exemplificando-se, nesse trabalho, os processos de educação (escolar ou não) presentes em terreiros de Candomblé, povos indígenas e comunidades quilombolas.
Trabalhos que envolvam processos de patrimonialização, compreendendo aqui dinâmica de reconhecime... more Trabalhos que envolvam processos de patrimonialização, compreendendo aqui dinâmica de reconhecimento e exibição dos bens, são potencializados ao se lidar com uma gestão compartilhada. As atividades de Arte/Educação conduzidas pela ação "Do Buraco ao Mundo", colaborativamente com o quilombo-indígena da Tiririca dos Crioulos (Pernambuco), nos faz refletir sobre os potenciais das Emoções e do Amor na "(re)descoberta de si". Despertando sensações de pertencimento, as disposições afetivas com os envolvidos fornecem outros contextos de relações com os bens patrimoniais, convidando-nos a refletir sobre o reconhecimento de outras formas de linguagem e interações.
This article appeared in a journal published by Elsevier. The attached copy is furnished to the a... more This article appeared in a journal published by Elsevier. The attached copy is furnished to the author for internal non-commercial research and education use, including for instruction at the authors institution and sharing with colleagues. Other uses, including reproduction and distribution, or selling or licensing copies, or posting to personal, institutional or third party websites are prohibited. In most cases authors are permitted to post their version of the article (e.g. in Word or Tex form) to their personal website or institutional repository. Authors requiring further information regarding Elsevier's archiving and manuscript policies are encouraged to visit: http://www.elsevier.com/copyright
This is an overview of the use of reptiles for medicinal and magic religious purposes in Brazil a... more This is an overview of the use of reptiles for medicinal and magic religious purposes in Brazil and discusses their implications for conservation. All available references or reports on the reptiles species being used for medicinal or magic/religious purposes were examined. A total of 44 species of reptiles (35 genera and 17 families) are used. These 42 species are used for medicinal purposes, two for magical religious purposes and 11 for both. The largest numbers of species used were snakes (15 species), turtles and tortoises (14), lizards (10), and crocodilians (5). Therapeutic products from 42 reptile species are used to treat 100 different illnesses and at least 13 reptile species were recorded as having magic religious uses. They are commonly sold in Brazilian cities in outdoor markets and stores that sell religious articles. Of the reptiles recorded, 52.3% are endangered species, demonstrating the importance of understanding such uses in the context of reptile conservation as well as of the cultural, social, and traditional role of these reptiles for establishing management plans directed towards sustainable use.
Marine molluscs are sold all over the world as curios and souvenirs. This market encompasses abou... more Marine molluscs are sold all over the world as curios and souvenirs. This market encompasses about 5,000 species of molluscs (bivalves and gastropods) worldwide, but the mollusc species involved in this trade are undocumented in all but a very small number of countries. The present study provides a baseline assessment of the mollusc species used in the manufacture of crafts, marine curiosities and souvenirs in northeastern Brazil. A total of 126 species (41 bivalves and 85 gastropods) were found to be sold individually as decorative pieces or incorporated into utilitarian objects. Overall, the families most represented were Veneridae bivalves (9 species) and the gastropods Conidae and Strombidae (8 species each). Large gastropod shells were observed in all of the localities surveyed (mainly as part of table lamps). The main species used were the King helmet Cassis tuberosa, the Hebrew volute Voluta ebraea, and the Goliath conch Eustrombus goliath. The majority of the species involved are harvested from the Atlantic Ocean (68%), but many are imported from Indo-Pacific countries, such as cowries Monetaria moneta. Among the species harvested in the Atlantic Ocean, 11.2% are endemic to Brazil as, for example, the Brazilian chank (Turbinella laevigata). The majority of the species sold in northeastern Brazil tend to inhabit shallow habitats, which facilitates their capture. As there are no official statistics available concerning the marine curio and sou- venir trade in Brazil, some species may be endangered. Harvesting regulations should include minimum capture sizes, capture quotas, specific periods for harvesting, and the use of non-destructive techniques.
Religious beliefs and practices have long influenced human perceptions and uses of nature. Animal... more Religious beliefs and practices have long influenced human perceptions and uses of nature. Animals in particular play a prominent role in magico-religious practices and given the historical and cultural depth of these relationships , understanding human-faunal relations is often fundamental to the cause of meaningful wildlife conservation. This study investigates the domestic and wild harvested species used for spiritual and religious purposes by adherents of the Afro-Brazilian religion Candomblé. Introduced by enslaved Africans, this belief system combines animal and plant traditions derived from Africa with many others assimilated from Amerindians. We identified a total of 129 species of animals (or animal derived products) used and/or sold for magico-religious purposes; of these, 34. 8 % (n045) are included in some list of threatened species. Most animals reported were mammals (n029), followed by mollusks (20), fishes (19), birds (18) and reptiles (16); the majority (78 %) of reported species were wild-caught from terrestrial habitats (62 %), followed by marine and estuarine (24 %), and freshwater (14 %). We identified an extensive commercial network of collectors, middlemen/distributors, shop owners, and consumers. Rarity of a given species was often positively associated with economic value. Considering the ubiquity and underground nature of these practices, future conservation strategists are encouraged to work with Candomblé practitioners.
Human societies utilize mollusks for myriad material and spiritual ends. An example of their use ... more Human societies utilize mollusks for myriad material and spiritual ends. An example of their use in a religious context is found in Brazil's African-derived belief systems. Candomblé, an Afro-Brazilian religion introduced during the 18 th-19 th centuries by enslaved Yoruba, includes various magical and liturgical uses of mollusks. This work inventoried the species utilized by adherents and to analyzed their symbolic and magical context. Data were obtained from Candomblé temples in two cities in the northeast of Brazil-Caruaru, in the state of Pernambuco, and Campina Grande, in the state of Paraíba. Questionnaires administered to eleven adepts revealed that at least nineteen mollusk species are being used. Shells from Monetaria moneta, M. annulus and Erosaria caputserpentis were cited by all of the interviewees. Three uses stood out: divination (jogo de búzios); utilization as ritual objects; and employment as sacrificial offerings (Igbin or Boi-de-Oxalá). The jogo de búzios (shell toss), employed in West Africa, Brazil and Cuba, is of fundamental importance to the cult, representing the means by which the faithful enter in contact with the divinities (Orixás) and consult people's futures (Odu). The utilization of mollusks in Candomblé is strongly influenced by ancient Yoruba myths (Itãs) which, having survived enslavement and generations of captive labor, continue to guide the lives of Brazil's African Diaspora.
A religião, como sistema cultural de crenças e valores, influencia os modos de percepção e intera... more A religião, como sistema cultural de crenças e valores, influencia os modos de percepção e interação que as comunidades humanas possuem com a natureza. Possuidor de uma imensa diversidade biológica e cultural, o Brasil apresenta em seu processo de formação sócio-cultural, in uências dos mais diversos povos. O presente trabalho objetivou analisar o discurso de sacerdotes e sacerdotisas de candomblé, religião afro-brasileira de formação sincrética, em duas cidades da região Nordeste do Brasil (Caruaru, PE e Campina Grande, PB), acerca da construção mística que os adeptos elaboram a partir (e sobre) da natureza. Por meio de questionários semi-estruturados, complementados por entrevistas abertas, foram entrevistados 11 sacerdotes e sacerdotisas. Através dos dados obtidos, pôde ser demonstrada a importância da natureza para esta religião. De acordo com as crenças, a natureza representa uma manifesta- ção viva das suas divindades. Certos animais são protegidos por serem considerados sagrados, simbolizando os seus deuses, proteção esta explicada através de mitos, histórias, lendas. Por outro lado, outras espécies são utilizadas em práticas associadas a religião, representando uma pressão adicional sobre as populações naturais, evidenciando a necessidade de se considerar a dimensão religiosa na elaboração de medidas de preservação ambiental e manejo da biodiversidade. Cabe ressaltar que essas mesmas medidas não devem deixar de levar em consideração todo o contexto religioso, bem como a tradição e identidade cultural das pessoas envolvidas.
Uploads
Books by Nivaldo Aureliano Léo Neto
Com a edição de seu quinto número, a série de Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial consolida-se como um importante instrumento de referência, em nível nacional, para pesquisas, ações e projetos que envolvam a prática educativa aliada à gestão do patrimônio cultural. Busca, ainda, contribuir e incentivar a produção de conhecimento na área e democratizar o acesso às reflexões e práticas no âmbito da educação patrimonial.
Os campos de conflitos que envolvem a gestão e a apropriação do patrimônio cultural, a transversalidade da educação patrimonial, a participação de diferentes atores sociais na concepção de políticas para área, entre outros, são temas que permeiam esta publicação e que procuram provocar novas reflexões e ajudar a (re)pensar sobre as lacunas ainda inerentes ao campo da educação patrimonial.
Papers by Nivaldo Aureliano Léo Neto
Com a edição de seu quinto número, a série de Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial consolida-se como um importante instrumento de referência, em nível nacional, para pesquisas, ações e projetos que envolvam a prática educativa aliada à gestão do patrimônio cultural. Busca, ainda, contribuir e incentivar a produção de conhecimento na área e democratizar o acesso às reflexões e práticas no âmbito da educação patrimonial.
Os campos de conflitos que envolvem a gestão e a apropriação do patrimônio cultural, a transversalidade da educação patrimonial, a participação de diferentes atores sociais na concepção de políticas para área, entre outros, são temas que permeiam esta publicação e que procuram provocar novas reflexões e ajudar a (re)pensar sobre as lacunas ainda inerentes ao campo da educação patrimonial.
Abstract: This paper aims to understand certain cosmological dynamics among Indians Atikum-Umã (State of Pernambuco, Brazil). For this, we focus on the importance of the honey and stingless bees on toré ritual in this group. Based upon the " science of concrete " , demonstrate how the Indians set their rating systems and how they affect the structural plan of his cosmology. However, we also consider very important foundation in the generative perspective, showing thus, how cosmologies are made in the action, as from ecological changes (the rise of honey-bees-Apis mellifera), in practice, the systematic elements reframed. Finally, we have sustained the hypothesis of the very existence of a symbolic complex that we called the " Honey Complex " .