Palestras e Mesas Temáticas by Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes - EMHCV
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
Este trabalho analisa o mapeamento de orquestras e bandas de música, dentre as associações artíst... more Este trabalho analisa o mapeamento de orquestras e bandas de música, dentre as associações artísticas e recreativas, nos Anuários Estatísticos de Minas Gerais publicados ao longo do século XX, com destaque para o conteúdo do Anuário impresso em 1921, que apresenta um quadro detalhado das associações do estado. Após uma revisão dos anuários publicados entre 1906 e 2001 e dos censos e diagnósticos culturais nacionais (pelo IBGE) e estaduais (pelo governo de Minas Gerais), o trabalho visa compreender o conteúdo, a singularidade e o significado da relação de associações artísticas e recreativas incluída no Anuário Estatístico de 1921.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2021
Euclides de Aquino Fonseca, um dos mais insignes compositores brasileiros dos séculos XIX e XX, h... more Euclides de Aquino Fonseca, um dos mais insignes compositores brasileiros dos séculos XIX e XX, hoje jaz em absurdo esquecimento. Amigo de Carlos Gomes e Alberto Nepomuceno, tem uma obra disponível tão fulgurante quanto surpreendente. Visa este trabalho, o descortinar de alguns aspectos sobre a vida e a herança musical deixada por este grande mestre que, para além de músico notável, foi excelente pianista, professor, crítico musical, administrador de casas de espetáculo e fundador de muitas instituições voltadas para a cultura musical.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2021
Ao longo do tempo, distintas ordens e congregações religiosas estiveram presentes no território b... more Ao longo do tempo, distintas ordens e congregações religiosas estiveram presentes no território brasileiro, ocupando espaços muitas vezes afastados das sedes dos bispados. Diversos eventos tiveram impacto na sucessão da ocupação espacial do clero religioso no Brasil, a exemplo da proibição dos noviciados, no centro do século XIX ou a Romanização, em fins deste mesmo século. O presente trabalho traz uma discussão acerca de como tais mudanças podem ter impactado a dispersão de acervos musicais, mas também como o podem servir à compreensão dos acervos remanescentes.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2021
O objetivo desta comunicação é conhecer algumas das formas de circulação de fontes e acervos musi... more O objetivo desta comunicação é conhecer algumas das formas de circulação de fontes e acervos musicográficos em Minas Gerais no século XIX, por meio do estudo de anúncios e informações sobre a venda de música em periódicos mineiros e algumas fontes documentais manuscritas dessa fase, comparados a casos semelhantes em outras regiões brasileiras, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, trabalho fundamentado nos conceitos de circularidade cultural, proposto por Carlo Ginzburg (1987), e de paleoarquivologia musical (CASTAGNA, 2006), por sua vez derivado do conceito de cripto-história de arte, de Vítor Serrão (2001). A partir da análise dos dados obtidos, foi constatada a existência de pelo menos quatro formas de circulação musical em Minas Gerais no século XIX: 1) a venda de itens musicais em casas comerciais; 2) a existência da cópia de música como serviço profissional e de, ao menos, uma copistaria de música; 3) a permuta de fontes musicais, na forma de oferta e contraoferta de itens; 4) a transferência, por doação ou venda, de músicas e arquivos inteiros inativos.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2020
Este trabalho apresenta os principais problemas enfrentados no levantamento de fontes e no estabe... more Este trabalho apresenta os principais problemas enfrentados no levantamento de fontes e no estabelecimento da autoria de cada composição no catálogo de obras de João de Deus de Castro Lobo (Ouro Preto, 1794-Mariana, 1832), mestre de capela da Catedral de Mariana (MG) de 1825 até sua morte. A partir do estudo de normas internacionais de catalogação da obra de compositores e de catálogos referenciais da música sacra de compositores específicos, foi realizada a consulta, descrição e análise de mais de 900 fontes manuscritas em acervos de 90 instituições brasileiras, constatando-se o quase total desaparecimento dos seus autógrafos e a existência de cópias de tradição das mesmas obras com três tipos de indicação de autoria: 1) de João de Deus de Castro Lobo; 2) de vários outros compositores; 3) sem nenhuma indicação de autoria. Distinguindo “indicação de autoria” de “atribuição de autoria” e do “estabelecimento de autoria”, o trabalho demonstra a impossibilidade de se determinar com segurança a relação das obras efetivamente escritas por João de Deus de Castro Lobo, e não propõe a catalogação das “obras completas desse autor”, mas sim de suas “possíveis composições remanescentes”, por meio da classificação de cada obra catalogada em um dos sete níveis de possibilidade de autoria, formulados para incluir todos os casos constatados ao longo da pesquisa.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2019
As questões textuais, categoria que engloba os erros, as variantes, as dubiedades, as omissões po... more As questões textuais, categoria que engloba os erros, as variantes, as dubiedades, as omissões por danos físicos, entre outros itens presentes numa fonte, representa a grande riqueza no estudo editorial, refletindo a variedade da atividade humana, na criação e na reprodução gráfica, e mesmo a atividade da natureza e do mero acaso. A análise editorial é uma ferramenta eficiente na compreensão do processo de recepção dos editores ao lidar com tais questões, tanto ao analisar uma edição única de uma obra, mas, principalmente, ao fazer a comparação entre diferentes de edição de uma mesma obra, a partir de uma mesma fonte. O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação entre as soluções editoriais de três editores a partir de algumas questões textuais colocadas pelo manuscrito autógrafo que transmite a antífona Salve Regina, composta por Lobo de Mesquita (1745?-1805), em 1787.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2019
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2019
O presente trabalho tem como objetivo formular hipóteses para as razões dos descartes provavelmen... more O presente trabalho tem como objetivo formular hipóteses para as razões dos descartes provavelmente efetuados no arquivo musical da Catedral de Mariana em sua fase corrente, ainda no século XIX, que teriam acarretado a perda de suas fontes mais antigas, elaboradas pelos mestres de capela da segunda metade do século XVIII e primeira metade do século XIX. Fundamentada no conceito de cripto-história da arte do historiador português Vítor Serrão e no conceito de paleoarquivologia musical, derivado do anterior, esta pesquisa relaciona, às informações conhecidas sobre a acumulação do arquivo da Catedral de Mariana e seu recolhimento ao Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, o impacto das leis da Assembleia Legislativa Provincial de Minas Gerais, no século XIX, que mudaram o sistema de contratação dos profissionais responsáveis pela música catedralícia em Mariana.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2018
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2018
Esta palestra apresenta questões relacionadas a uma necessária mudança de paradigma na gestão de ... more Esta palestra apresenta questões relacionadas a uma necessária mudança de paradigma na gestão de acervos musicais históricos no Brasil da atualidade (várias delas já discutidas em trabalhos recentes), em função da atual tendência de diminuição da disponibilidade de tempo, pessoal e recursos para os projetos e ações arquivísticas. São abordadas as prioridades da gestão de acervos musicais históricos neste início do século XXI, bem como a necessidade de soluções arquivísticas criativas e adaptadas à realidade atual, apresentando-se algumas delas, cuja utilização já se encontra em curso em alguns acervos musicais brasileiros.
Artigos by Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes - EMHCV
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
A viagem de Francisco Curt Lange (1903-1997) ao Brasil em 1934 marcou a concepção de se realizar ... more A viagem de Francisco Curt Lange (1903-1997) ao Brasil em 1934 marcou a concepção de se realizar um 1º Congresso Latino-Americano de Música no Rio de Janeiro. Previsto para ocorrer em julho de 1936, este evento tinha como proposta fortalecer e consolidar o movimento do Americanismo Musical, além de estreitar relações musicais e musicológicas com o Brasil e do Brasil com os demais países da América Latina. Contudo, apesar do empenho e dedicação de Curt Lange e o então diretor do Instituto Nacional de Música da Universidade do Rio de Janeiro, Professor Guilherme Fontainha (1887-1970), os acontecimentos políticos que convulsionaram o Brasil na década de 1930 foram determinantes para o adiamento desse designado “grande plano” por Curt Lange. Este texto, através da pesquisa nos Boletins Latino-Americano de Música (LANGE, 1935; 1936; 1937; 1938) e das correspondências trocadas entre os dois idealizadores, apresenta uma análise sobre este projetado evento, que chegou a ter um planejamento e programação detalhada, as conjunturas sociopolíticas que envolveram a não concretização do congresso no Brasil e, de alguma forma, o deslocamento ideológico desse projeto para o Primeiro Festival de Música Ibero-Americano que ocorreu posteriormente em Bogotá (1938).
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
Este trabalho pretende identificar e analisar as estratégias usadas por membros da Orquestra Lira... more Este trabalho pretende identificar e analisar as estratégias usadas por membros da Orquestra Lira Sanjoanense para divulgar e fixar uma memória de grupo relativa à suposta data de fundação da instituição no ano de 1776 durante as comemorações do bicentenário desta mesma efeméride, no ano de 1976. A partir de um caderno comemorativo produzido para a ocasião foi possível acessar a transcrição dos textos de conferências e de descrições de uma exposição temática. Com essas fontes, utilizando-se de bibliografia relacionada à área historiográfica da memória e à área da musicologia em São João del-Rei, buscou-se apontar os objetivos desta construção de memória e seus impactos para a história da própria agremiação.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
Entre as últimas décadas do século XIX até meados do século XX uma intensa prática do teatro de r... more Entre as últimas décadas do século XIX até meados do século XX uma intensa prática do teatro de revista ocorreu em São João del-Rei. O patrimônio musical oriundo das dezenas de tramas teatrais sobreviveu até os dias atuais em fontes manuscritas e encontra-se à espera de interessados em desvelar seu conteúdo. A partir de cópias musicais para a revista Terra ideal, o objetivo desta investigação é destacar aspectos identificados nas mesmas, entendidos como interferências em suas fases de uso, para categorizá-las e significá-las dentro de seu contexto cultural dramático e musical. Neste âmbito, as principais reflexões são fundamentadas em conceitos e teorias defendidas por Luciana Duranti e Carlos Alberto Figueiredo.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
Dentre as muitas combinações de vozes e instrumentos praticadas em Minas Gerais no século XVIII, ... more Dentre as muitas combinações de vozes e instrumentos praticadas em Minas Gerais no século XVIII, está o quarteto vocal acompanhado de dois instrumentos graves. Até o momento observado em um pequeno grupo de obras, esta publicação apresenta o resultado de estudo de duas unidades musicais da obra Quatro tractus para o Sábado Santo, do compositor mineiro José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. O método utilizado foi a análise de forma e conteúdo, visando destacar os principais aspectos específicos da escrita do violoncelo obrigado e do baixo de acompanhamento, e proceder com avaliação comparativa dos dados recolhidos. Como resultante, percebeu-se tratamento distinto aos dois instrumentos, evidenciando igualmente funções específicas para cada um, dentro das obras incluídas na pesquisa.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
Esta publicação apresenta parte dos resultados obtidos na realização de uma redução orquestral da... more Esta publicação apresenta parte dos resultados obtidos na realização de uma redução orquestral da antífona “O beate Sebastiane” do compositor são-joanense José Maria Xavier. Durante o I Encontro de Pesquisa e Performance Musical da UFSJ – Música Sacra Mineira, realizado pela Universidade Federal de São João del-Rei, foi dada a oportunidade da execução musical dessa obra. Entretanto, devido à falta da instrumentação necessária (flauta, clarinete, trompete, violinos e contrabaixo, além das partes vocais) para uma performance completa da obra, foi necessário empreender um trabalho de edição musical, que resultou em uma redução orquestral, a qual parte do processo será mostrado no presente texto.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
A compositora brasileira Lycia de Biase Bidart (1910-1991) teve uma grande produção estimada em m... more A compositora brasileira Lycia de Biase Bidart (1910-1991) teve uma grande produção estimada em mais de quatrocentas obras. A maior parte do material sobre sua vida e obra se encontra em dois acervos. Os documentos pessoais estão em posse da família na casa em que ela morou grande parte de sua vida, no Rio de Janeiro, e os documentos musicográficos se encontram na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O objetivo desta comunicação é descrever o conteúdo e estado de conservação dos materiais encontrados nos dois arquivos. Foram realizadas algumas visitas aos acervos e feitos registros fotográficos. Posteriormente, foi empreendido um estudo do conteúdo do material a partir das fotos. No material encontrado no acervo pessoal estão fotografias, manuscritos autógrafos e um álbum de recortes, conteúdo que ainda precisa ser processado e higienizado integralmente. Já no acervo da biblioteca consultada, foram encontrados mais de quatrocentos documentos musicográficos para diversas formações instrumentais, material que já foi processado, higienizado e organizado pela instituição, e algumas cartas trocadas entre a compositora e um funcionário da Escola de Comunicações e Artes.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
O aparecimento do semanário L’Indépendant, em 1827, inaugurou a tradição dos jornais em língua fr... more O aparecimento do semanário L’Indépendant, em 1827, inaugurou a tradição dos jornais em língua francesa impressos no Rio de Janeiro. Nos meses seguintes, outros veículos sucederam o efêmero precursor. Nesta investigação, são apresentadas algumas considerações sobre os artigos de crítica publicados nessas folhas no segundo lustro do Primeiro Reinado.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
O presente trabalho traça um panorama histórico acerca do oficleide e seus princípios básicos. Tr... more O presente trabalho traça um panorama histórico acerca do oficleide e seus princípios básicos. Traz, ainda, informações sobre as técnicas construtivas que culminaram no aparecimento de outros instrumentos da família dos metais. Trata-se mais especificamente da origem, dificuldades técnicas, repertório e função do oficleide nos grupos em que existia a sua ocorrência. Para a realização desta investigação, parte-se do trabalho de Clodomir (1866), além de fontes iconográficas que ilustraram o desenvolvimento, dimensões e digitações aplicadas ao oficleide.
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
Anais do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2023
Tendo como foco central o maestro Emmanuel Coêlho Maciel (1935-2015), este trabalho apresenta um ... more Tendo como foco central o maestro Emmanuel Coêlho Maciel (1935-2015), este trabalho apresenta um levantamento documental e análise do percurso deste compositor nos anos de 1959 a 1963, período em que permanecia no Rio de Janeiro e retomou a sua atividade de docente no Conservatório de São João del-Rei, Minas Gerais. Tendo-se identificadas algumas inconsistências sobre a regularidade de sua atuação como professor nessa instituição desde 1957, Maciel manteve contatos profissionais com este Estado entre os anos de 1957 e 1963, sendo possível denominar essa etapa do seu percurso como “Período são-joanense”. Assim, a partir de seu legado (acervo pessoal e familiar), o repertório composto nesse período, nomeadamente a Missa ao “estilo sanjoanense”, e a análise documental do contexto de sua produção, este trabalho tem como objetivo mapear e problematizar este repertório selecionado na sua autoidentificação de nacionalista e folclorista no século XX, cuja linguagem regionalista era integrado no então conceito de música folclórica brasileira como ferramenta para suas composições.
Uploads
Palestras e Mesas Temáticas by Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes - EMHCV
Artigos by Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes - EMHCV