Dissertação by Sandro Rosa
Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territoria... more Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, da Universidade Federal Fluminense. Resumo: Essa investigação tem como foco a cena cultural de periferia do Rio de Janeiro, mais especificamente na zona oeste da cidade, e seus atravessamentos no campo do trabalho, políticas culturais e práticas de resistência. O desenvolvimento da pesquisa se dá a partir do Espaço Cultural Viaduto de Realengo (ECVR), uma ocupação cultural do espaço urbano, fundada em 2013, na zona oeste do Rio de Janeiro, e que se destaca como ponto de referência na cidade por sua atuação pelo fomento das produções culturais e as transformações provocadas no espaço urbano em que está contextualizado. Ao aproximar o olhar sobre esse campo de estudo, o objetivo é compreender sobre as dinâmicas de sociabilidade e as experiências de territorialização estimuladas pelo ECVR, as formas de articulação com outras instituições e indivíduos atuantes no setor cultural e as táticas de luta política-cultural pelo direito à cidade. Para entendimento desses processos, são conceitos caros à pesquisa “território” e “territorialidade”, os quais são discutidos a partir dos estudos de Souza (1995), Haesbaert (2007), Santos (1998) e Hutta (2020). E para abordar o campo das políticas culturais é apresentado um breve panorama das políticas culturais no Rio de Janeiro, onde destaco os seguintes marcos: o planejamento de descentralização dos recursos de fomento cultural no município; as iniciativas para virada territorial; a descontinuidade de políticas; e, por fim, a situação de emergência na cultura, provocada pela pandemia de COVID-19 para o setor. Já no que diz respeito às problemáticas identificadas nas dinâmicas do trabalho cultural, interessa discutir sobre a precariedade do trabalho imaterial e as táticas de resistência empreendidas pelos que fazem cultura na periferia. Do ponto de vista metodológico, a construção dessa pesquisa se apoia em revisão bibliográfica sobre a produção de conhecimento acerca dos temas discutidos, observação participante em campo, aplicação de entrevistas semiestruturadas com trabalhadores da cultura, e o trabalho sobre minhas memórias e reflexões a partir do meu envolvimento com o campo em estudo. Como resultados, a pesquisa demonstra que não é possível apresentar todas as respostas aos impasses das políticas públicas de cultura ou à precariedade do trabalho cultural, entretanto, identifica-se e registra-se experiências de resistência e indícios de caminhos possíveis para refletir e indicar melhorias para o campo da cultura.
Artigos by Sandro Rosa
Direito, Estado e Sociedade, 2021
O presente artigo propõe reflexão acerca da relação Estado/Favela sob o prisma das produções cult... more O presente artigo propõe reflexão acerca da relação Estado/Favela sob o prisma das produções culturais nos territórios com experiência das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instauradas na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2008. Analisando o Edital para Bailes e Criação Artística no Funk, lançado em 2013 pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC/RJ) e as Resoluções 013/2007 (Secretaria de Estado de Segurança) e 135/2014 (resolução conjunta da Secretaria de Estado de Defesa Civil e Secretaria de Estado de Segurança) visamos aqui discutir as múltiplas características das políticas públicas aplicadas às práticas culturais de favela. Intencionamos também dar visibilidade aos impasses enfrentados pelos agentes do funk em suas produções cotidianas. Apresentaremos entrevistas com integrantes da comissão avaliadora e produtor cultural contemplado pelo referido edital, bem como análise dos seus avanços e retrocessos, sob o conceito de tutela militarizada.
Resumo: Fruto de uma pesquisa que durante três anos analisou os impactos culturais da instalação ... more Resumo: Fruto de uma pesquisa que durante três anos analisou os impactos culturais da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), propomos neste artigo problematizar a relação, por vezes hierárquica, entre Segurança Pública e Cultura nas favelas cariocas. Para tal, nos debruçaremos sobre o Edital para Bailes e Criação Artística no Funk, leis e resoluções aplicadas sobre o funk e entrevistas com produtores contemplados nesta seleção pública e com membros do governo em suas esferas de Cultura e Segurança. Vislumbrando a importância de assegurar as práticas culturais populares de forma segura, pretendemos também propor caminhos para uma relação respeitosa e produtiva entre Poder Público/ Estado e o Produtor Cultural Popular.
Monografia by Sandro Rosa
Monografia defendida em julho de 2018 como conclusão do Bacharelado em Produção Cultural, no Inst... more Monografia defendida em julho de 2018 como conclusão do Bacharelado em Produção Cultural, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Resumo: A partir do estudo de caso sobre o Espaço Cultural Viaduto de Realengo (ECVR), ocupação de um espaço público na Zona Oeste do Rio de Janeiro, este trabalho tem o objetivo de refletir acerca das políticas públicas de cultura que passam a se direcionar para territórios, principalmente, os territórios populares desse município. Pretendemos articular conceitos sobre cultura e território, recorrendo à vasta bibliografia sobre o tema e analisando o primeiro Edital Prêmio de Ações Locais, iniciativa de política de cultura empreendida pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, em 2014. Ao voltarmos nosso olhar ao ECVR, pretendemos dar visibilidade à gestão cultural experimentada no projeto, abordando as lógicas de produção específicas de quem faz cultura na rua e o seu relacionamento com o Estado. Para tal, contamos com notas de observação em campo e entrevista com Oberdan Mendonça, produtor e idealizador do Espaço Cultural em estudo. Interessa-nos investigar como as ações culturais em territórios populares podem indicar novos caminhos para formulações de políticas públicas de cultura mais democráticas.
Uploads
Dissertação by Sandro Rosa
Artigos by Sandro Rosa
Monografia by Sandro Rosa