Este artigo apresenta uma metainvestigação num projeto de pesquisa
interinstitucional, desenvolv... more Este artigo apresenta uma metainvestigação num projeto de pesquisa interinstitucional, desenvolvido a partir da abordagem da educação científica, no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. São problematizadas situações de tensão ou informadas por controvérsias no trabalho de pesquisa idealizado como colaborativo entre uma equipe pedagógica e uma equipe técnica, em função respectivamente das especificidades das atividades de produção de material didático e de engenharia de software, realizadas por seus membros na implementação do projeto. Os flagrantes interativos focalizados possibilitaram a criação de cinco categorias interconectadas de análise qualitativa, capazes de auxiliar na compreensão de desafios na construção de uma cultura de pesquisa colaborativa nos estudos linguísticos aplicados: organização e gerenciamento de equipe; atributos sobre programação; representação de contexto de trabalho; comunicação entre equipes; e controvérsia metodológica. This paper presents metaresearch in an inter-institutional research project, developed from the science education approach built in the antidisciplinary field of Applied Linguistics. It problematizes situations of tension or informed by controversies in the research work idealized as collaborative between a pedagogical team and a technical team, due respectively to the specificities of the activities of didactic material production and software engineering, performed by their members in the implementation of the project. The focused interactive flagrances enabled the creation of five interconnected categories of qualitative analysis, capable of assisting in the understanding of challenges in the construction of a collaborative research culture in applied linguistic studies: team organization and management; attributes about programming; representation of work context; communication between teams; and methodological controversy.
Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do... more Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática. Palavras-chave: ensino de língua materna; formação de professores; letramentos.
This article aims at discussing discursive representations of science shared by students from a 7... more This article aims at discussing discursive representations of science shared by students from a 7th-grade class at a rural school in the Northern Region of Brazil. The research draws on discourse perspectives of language and Applied Linguistics-oriented science education studies based on theoretical assumptions of science teaching and literacy studies. Data consist of semi-structured interviews with nine students, all of which were transcribed and organised into discursive sequences pointing to enunciative patterns. Their utterances evoke two major discourses: a "dominant science discourse", which represents science practices associated with the natural sciences and excludes the social sciences and language studies; and a "copying discourse", which relates to typical school tasks, such as research tasks that assume students' learning through information copying. The present analyses contribute to challenging naturalised discourses about science in basic education and eventually to fostering science education for and amongst the social actors at school. A critical approach to teaching (one based on various research practices) can help students find meaning in the instructional contents addressed in the various curricular activities.
Este artigo visa a discutir representações discursivas sobre ciência de estudantes de um 7º ano d... more Este artigo visa a discutir representações discursivas sobre ciência de estudantes de um 7º ano de uma escola pública rural localizada na Região Norte do Brasil. A pesquisa está fundamentada em perspectivas discursivas de linguagem e nos estudos de educação científica produzidos no âmbito da Linguística Aplicada. Esses últimos dialogam com pressupostos teóricos do ensino de ciências e dos estudos dos letramentos. Os dados foram gerados a partir de uma entrevista semiestruturada com nove estudantes, a qual foi transcrita e organizada em sequências discursivas que apontassem regularidades enunciativas. Os resultados sugerem que os participantes se inscrevem no “discurso dominante sobre ciência” e no “discurso da cópia”. O primeiro representa práticas científicas associadas às ciências naturais, excluindo as ciências sociais e os estudos das linguagens; enquanto o último se relaciona a atividades tipicamente escolares, como pesquisas que consistem na apropriação de informações pelo exercício de cópia escolar. Nossas análises contribuem para a problematização dos discursos naturalizados sobre ciência na educação básica e, consequentemente, para o desenvolvimento da educação científica dos atores sociais envolvidos em contextos escolares. Compreendemos que uma abordagem crítica do ensino, informada por diversas práticas de pesquisa, pode contribuir para os estudantes encontrarem sentidos nos objetos de conhecimento trabalhados nos distintos componentes curriculares.
Resumo: Este artigo relata uma investigação de natureza documental, realizada no campo de estudos... more Resumo: Este artigo relata uma investigação de natureza documental, realizada no campo de estudos interdisciplinares da Linguística Aplicada. O objeto de pesquisa é a animação O Show da Luna, aqui categorizada como gênero emergente desenho animado científico educativo. O objetivo geral foi discutir as representações de ciência e analisar as funções pedagógicas que a animação pode assumir para mediar práticas e educação científica de crianças, especialmente abrangendo as humanidades como ciência legítima. Focalizou-se a ciência da língua(gem), que perpassa por todas as demais áreas científicas, construindo-as, mediando suas produções e comunicações. Por isso, a pesquisa resultou também na proposição de roteiros alternativos para a animação, visando-se a formação pela pesquisa em língua portuguesa na Educação Infantil.
Investigamos o conceito de literacia familiar apresentado na política brasileira oficial de alfab... more Investigamos o conceito de literacia familiar apresentado na política brasileira oficial de alfabetização na segunda década do século XXI. O principal documento investigado é o guia Conta Pra Mim, que sistematiza um programa com propostas de práticas de literacia familiar, conforme nomenclatura assumida oficialmente. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa documental orientada predominantemente por pressupostos teóricos dos estudos dos letramentos, desenvolvidos em bases antropológicas e interpretativistas. Está situada na interface da Ciência da Educação e Linguística Aplicada. O programa de literacia ignora contribuições dos estudos dos letramentos informados por abordagens críticas. São sugeridas práticas de literacia familiar marcadas por reflexões sobre o sistema alfabético da escrita. Tais práticas se assemelham a abordagens formais preparatórias para a alfabetização.
Este artigo apresenta uma proposta para o estudo da gramática da Língua Portuguesa (LP), mediado ... more Este artigo apresenta uma proposta para o estudo da gramática da Língua Portuguesa (LP), mediado por jogos didáticos analógicos e digitais, elaborados a partir da abordagem da educação científica, desenvolvida no campo indisciplinar da Linguística Aplicada (SILVA, 2019, 2020a, 2021a). Para a materialização da referida proposta, apresentamos um estudo comparativo sobre alguns enfoques de grupos preposicionais em gramáticas normativas (BECHARA, 2009; LIMA, 2011) e descritivas (PERINI, 2016), assumindo mais diretamente a abordagem da gramática sistêmico-funcional (EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; THOMPSON, 2014). Apresentamos ainda um exemplo de jogo didático elaborado por professores da escola básica e docente de universidade pública, no âmbito do Programa Ciência na Escola, financiado pelo Governo Federal brasileiro. Este artigo se configura num estudo bibliográfico e no compartilhamento de material didático para o ensino de língua materna. Os encaminhamentos apresentados f...
RESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais ... more RESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.
Neste artigo, apresentamos um estudo de caso sobre o uso da escrita reflexiva profissional numa L... more Neste artigo, apresentamos um estudo de caso sobre o uso da escrita reflexiva profissional numa Licenciatura em Ensino de Lingua Portuguesa. Ensaiamos uma caracterizacao inicial da referida escrita a partir da investigacao de representacoes de alguns atores sociais integrantes do complexo contexto do estagio supervisionado da licenciatura. Os dados de pesquisa sao relatorios escritos por professores em formacao inicial, trabalhos finais da disciplina mencionada. Estudos do letramento academico e da linguistica sistemico-funcional sao os principais referenciais da fundamentacao teorica. Alunos e professores do ensino basico sao os principais atores mencionados nos relatorios, os quais, apesar de serem relacionados a outros, tendem a nao ser atrelados a especificidades concernentes ao ensino de Lingua Portuguesa na escola basica.
DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, 2021
Este artigo focaliza o processo de educação científica de professoras de Língua Portuguesa (LP), ... more Este artigo focaliza o processo de educação científica de professoras de Língua Portuguesa (LP), matriculadas num mestrado profissional para educadores, oferecido como política pública oficial de formação no Brasil. A investigação do referido processo foi realizada a partir da análise de dissertações de mestrado, apresentadas como trabalhos de conclusão final (TCF). A investigação focalizou mais diretamente os objetos de pesquisa e as autorrepresentações presentes nos TCF. Utilizamos as abordagens investigativas qualitativa e quantitativa. A pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e foi informada principalmente por estudos do letramento e da educação científica. Fizemos uso da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para a realização da microanálise dos documentos investigados. O exame da estrutura esquemática das dissertações selecionadas também contribuiu para a investigação. Os resultados mostraram o desenvolvimento da educação científica das professoras de LP, a q...
Investigamos uma proposta de trabalho pedagógico com conteúdo gramatical em uma coleção de livros... more Investigamos uma proposta de trabalho pedagógico com conteúdo gramatical em uma coleção de livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, no tocante à classe morfológica dos verbos. Investigamos o manual do professor da coleção selecionada, além dos cinco volumes didáticos destinados aos alunos. Os resultados revelaram que três livros apresentam um trabalho pedagógico sistematizado sobre formas verbais e informado por atividades metalinguísticas. Os verbos são focalizados em textos completos ou, inclusive, em excertos selecionados. As noções de gêneros textuais não influenciaram diretamente o enfoque gramatical, diferentemente do recomendado na literatura científica de referência e em diretrizes curriculares oficiais.
Este artigo apresenta uma experiência pedagógica sobre uma prática escolar de análise linguística... more Este artigo apresenta uma experiência pedagógica sobre uma prática escolar de análise linguística mediada por jogos analógicos e digitais, produzidos para aulas de Português como língua materna, por uma professora de um curso de formação de técnicos de informática. A experiência foi desenvolvida para minimizar alguns problemas linguísticos identificados na escrita discente e para desenvolver o conhecimento gramatical explícito dos alunos. A estratégia pedagógica diferenciada despertou o interesse dos alunos para o estudo da língua materna e, conforme entendimento da professora, o conhecimento explícito de aspectos sintáticos e semânticos da língua materna pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio abstrato discente, o que é demandado em outros componentes curriculares, quando os alunos estudam algumas linguagens de programação de sistemas para computadores.
Wagner Rodrigues Silva (UFT), no sétimo artigo, “Conveniência da ciência na política brasileira d... more Wagner Rodrigues Silva (UFT), no sétimo artigo, “Conveniência da ciência na política brasileira de alfabetização”, apresenta uma análise das consequências de discursos fascistas na política nacional de alfabetização, discursos esses que se valem de falácias científicas como subsídios para justificar alterações na educação pública brasileira.
Este artigo se configura como um relato de uma experiência de formação inicial de professoras deP... more Este artigo se configura como um relato de uma experiência de formação inicial de professoras dePortuguês, em uma Licenciatura em Pedagogia, diferentemente das Licenciaturas em Letras, frequentementetematizadas em pesquisa no campo dos estudos linguísticos. O propósito da experiência foi desenvolver sabereslinguísticos necessários ao trabalho de futuras professoras de Português, objetivando levá-las a conhecer oreferido componente curricular e saberes metodológicos necessários ao planejamento e desenvolvimento deaulas nos anos iniciais do ensino básico. A experiência foi mediada pela abordagem da educação científica,originalmente proposta no campo do Ensino de Ciências, fundamentada principalmente em estudos doletramento, desenvolvidos especialmente na Linguística Aplicada. A experiência relatada e problematizadaresultou no fortalecimento das professoras em formação, por lhes ter proporcionado alguma familiarização comatividades constitutivas do fazer científico. Essas atividades fo...
RESUMO Esta pesquisa investigou o desafio a ser assumido pelo mestrado profissional para professo... more RESUMO Esta pesquisa investigou o desafio a ser assumido pelo mestrado profissional para professores atuantes no ensino básico brasileiro, diante da demanda do mercado de trabalho pela superação de práticas acadêmicas excessivamente teóricas. A metodologia de pesquisa corresponde à análise discursiva da escrita acadêmica do professor-pesquisador e à revisão da literatura científica de diferentes disciplinas, que, por perspectivas diferenciadas, encaminham mudanças paradigmáticas na formação docente. Os resultados mostraram que a realização da pesquisa pelo professor contribui para a familiarização do profissional com letramentos necessários para mudanças nos paradigmas científico e educacional dominantes. Isso acontece em meio a disputas pela legitimação de diferentes vozes sociais representando universidade e escola. Propomos uma formação docente sustentável, orientada especialmente pela indisciplinaridade e pela legitimação de conhecimentos práticos compartilhados por professores.
Neste trabalho investigamos a construção de práticas interdisciplinares de ensino e pesquisa com ... more Neste trabalho investigamos a construção de práticas interdisciplinares de ensino e pesquisa com base na interlocução estabelecida entre instituições de ensino básico e superior. Apresentamos alguns atores de natureza humana e não humana, responsáveis pela interação instaurada no espaço escolar, tomado como campo de pesquisa e caracterizado como complexo. Os resultados da pesquisa mostram que a assunção da complexidade constitutiva pode auxiliar na compreensão do funcionamento das situações de ensino, evitando diagnósticos simplificados e precipitados, o que dificulta a resolução dos reais problemas em contextos de formação.
Neste artigo, realizamos um estudo crítico-descritivo sobre as principais perspectivas teóricas d... more Neste artigo, realizamos um estudo crítico-descritivo sobre as principais perspectivas teóricas de gênero textual, produzidas internacionalmente na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). Os resultados mostraram compartilhamento de princípios sistêmico-funcionais entre as perspectivas teóricas investigadas, apesar dos enfoques diferenciados do gênero textual. Tais perspectivas foram agrupadas em clássica e tipológica. O estudo caracterizou a LSF como uma abordagem teórica aberta a constantes inovações, o que parece ser promissor para os estudos transdisciplinares da Linguística Aplicada desenvolvidos no Brasil.
Este artigo apresenta uma metainvestigação num projeto de pesquisa
interinstitucional, desenvolv... more Este artigo apresenta uma metainvestigação num projeto de pesquisa interinstitucional, desenvolvido a partir da abordagem da educação científica, no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. São problematizadas situações de tensão ou informadas por controvérsias no trabalho de pesquisa idealizado como colaborativo entre uma equipe pedagógica e uma equipe técnica, em função respectivamente das especificidades das atividades de produção de material didático e de engenharia de software, realizadas por seus membros na implementação do projeto. Os flagrantes interativos focalizados possibilitaram a criação de cinco categorias interconectadas de análise qualitativa, capazes de auxiliar na compreensão de desafios na construção de uma cultura de pesquisa colaborativa nos estudos linguísticos aplicados: organização e gerenciamento de equipe; atributos sobre programação; representação de contexto de trabalho; comunicação entre equipes; e controvérsia metodológica. This paper presents metaresearch in an inter-institutional research project, developed from the science education approach built in the antidisciplinary field of Applied Linguistics. It problematizes situations of tension or informed by controversies in the research work idealized as collaborative between a pedagogical team and a technical team, due respectively to the specificities of the activities of didactic material production and software engineering, performed by their members in the implementation of the project. The focused interactive flagrances enabled the creation of five interconnected categories of qualitative analysis, capable of assisting in the understanding of challenges in the construction of a collaborative research culture in applied linguistic studies: team organization and management; attributes about programming; representation of work context; communication between teams; and methodological controversy.
Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do... more Este artigo apresenta uma abordagem da educação científica elaborada para auxiliar na inovação do ensino de português como língua materna a partir de práticas investigativas em escolas básicas. A proposta foi construída colaborativamente por professores do ensino básico e por docentes do ensino superior, integrantes de um projeto de pesquisa vinculado a um programa governamental brasileiro idealizado para fortalecer a educação cientifica de estudantes. Configura-se (a) uma pesquisa bibliográfica dedicada à caracterização da abordagem mencionada (LAUGKSCH, 1999; SILVA, 2020a; SOARES, 2003a), e (b) uma análise documental do enfoque da educação científica em uma diretriz curricular nacional (BRASIL, 2018) e das impressões escritas sobre o referido projeto, compartilhadas por professores em formação continuada. Trata-se de um estudo situado no campo indisciplinar dos estudos linguísticos aplicados. A proposta pedagógica se materializou na produção de alguns instrumentos mediadores do aprendizado discente, dentre os quais se destacam uma unidade didática, um circuito de planejamento pedagógico informado pela abordagem da educação científica e um laboratório virtual de estudo da gramática. Palavras-chave: ensino de língua materna; formação de professores; letramentos.
This article aims at discussing discursive representations of science shared by students from a 7... more This article aims at discussing discursive representations of science shared by students from a 7th-grade class at a rural school in the Northern Region of Brazil. The research draws on discourse perspectives of language and Applied Linguistics-oriented science education studies based on theoretical assumptions of science teaching and literacy studies. Data consist of semi-structured interviews with nine students, all of which were transcribed and organised into discursive sequences pointing to enunciative patterns. Their utterances evoke two major discourses: a "dominant science discourse", which represents science practices associated with the natural sciences and excludes the social sciences and language studies; and a "copying discourse", which relates to typical school tasks, such as research tasks that assume students' learning through information copying. The present analyses contribute to challenging naturalised discourses about science in basic education and eventually to fostering science education for and amongst the social actors at school. A critical approach to teaching (one based on various research practices) can help students find meaning in the instructional contents addressed in the various curricular activities.
Este artigo visa a discutir representações discursivas sobre ciência de estudantes de um 7º ano d... more Este artigo visa a discutir representações discursivas sobre ciência de estudantes de um 7º ano de uma escola pública rural localizada na Região Norte do Brasil. A pesquisa está fundamentada em perspectivas discursivas de linguagem e nos estudos de educação científica produzidos no âmbito da Linguística Aplicada. Esses últimos dialogam com pressupostos teóricos do ensino de ciências e dos estudos dos letramentos. Os dados foram gerados a partir de uma entrevista semiestruturada com nove estudantes, a qual foi transcrita e organizada em sequências discursivas que apontassem regularidades enunciativas. Os resultados sugerem que os participantes se inscrevem no “discurso dominante sobre ciência” e no “discurso da cópia”. O primeiro representa práticas científicas associadas às ciências naturais, excluindo as ciências sociais e os estudos das linguagens; enquanto o último se relaciona a atividades tipicamente escolares, como pesquisas que consistem na apropriação de informações pelo exercício de cópia escolar. Nossas análises contribuem para a problematização dos discursos naturalizados sobre ciência na educação básica e, consequentemente, para o desenvolvimento da educação científica dos atores sociais envolvidos em contextos escolares. Compreendemos que uma abordagem crítica do ensino, informada por diversas práticas de pesquisa, pode contribuir para os estudantes encontrarem sentidos nos objetos de conhecimento trabalhados nos distintos componentes curriculares.
Resumo: Este artigo relata uma investigação de natureza documental, realizada no campo de estudos... more Resumo: Este artigo relata uma investigação de natureza documental, realizada no campo de estudos interdisciplinares da Linguística Aplicada. O objeto de pesquisa é a animação O Show da Luna, aqui categorizada como gênero emergente desenho animado científico educativo. O objetivo geral foi discutir as representações de ciência e analisar as funções pedagógicas que a animação pode assumir para mediar práticas e educação científica de crianças, especialmente abrangendo as humanidades como ciência legítima. Focalizou-se a ciência da língua(gem), que perpassa por todas as demais áreas científicas, construindo-as, mediando suas produções e comunicações. Por isso, a pesquisa resultou também na proposição de roteiros alternativos para a animação, visando-se a formação pela pesquisa em língua portuguesa na Educação Infantil.
Investigamos o conceito de literacia familiar apresentado na política brasileira oficial de alfab... more Investigamos o conceito de literacia familiar apresentado na política brasileira oficial de alfabetização na segunda década do século XXI. O principal documento investigado é o guia Conta Pra Mim, que sistematiza um programa com propostas de práticas de literacia familiar, conforme nomenclatura assumida oficialmente. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa documental orientada predominantemente por pressupostos teóricos dos estudos dos letramentos, desenvolvidos em bases antropológicas e interpretativistas. Está situada na interface da Ciência da Educação e Linguística Aplicada. O programa de literacia ignora contribuições dos estudos dos letramentos informados por abordagens críticas. São sugeridas práticas de literacia familiar marcadas por reflexões sobre o sistema alfabético da escrita. Tais práticas se assemelham a abordagens formais preparatórias para a alfabetização.
Este artigo apresenta uma proposta para o estudo da gramática da Língua Portuguesa (LP), mediado ... more Este artigo apresenta uma proposta para o estudo da gramática da Língua Portuguesa (LP), mediado por jogos didáticos analógicos e digitais, elaborados a partir da abordagem da educação científica, desenvolvida no campo indisciplinar da Linguística Aplicada (SILVA, 2019, 2020a, 2021a). Para a materialização da referida proposta, apresentamos um estudo comparativo sobre alguns enfoques de grupos preposicionais em gramáticas normativas (BECHARA, 2009; LIMA, 2011) e descritivas (PERINI, 2016), assumindo mais diretamente a abordagem da gramática sistêmico-funcional (EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; THOMPSON, 2014). Apresentamos ainda um exemplo de jogo didático elaborado por professores da escola básica e docente de universidade pública, no âmbito do Programa Ciência na Escola, financiado pelo Governo Federal brasileiro. Este artigo se configura num estudo bibliográfico e no compartilhamento de material didático para o ensino de língua materna. Os encaminhamentos apresentados f...
RESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais ... more RESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise comparativa entre diretrizes curriculares oficiais brasileiras para o ensino de História, com o intuito de destacar encaminhamentos pedagógicos para o trabalho com a leitura e a produção textual escrita no ensino básico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental. Alguns pressupostos teóricos dos estudos do letramento informam a investigação realizada. Os resultados apontaram convergências entre as orientações curriculares oficiais no que concerne ao trabalho com escrita em aulas de História. Destacamos o letramento científico como uma abordagem que pode contribuir para o trabalho pedagógico interdisciplinar em aulas de História.
Neste artigo, apresentamos um estudo de caso sobre o uso da escrita reflexiva profissional numa L... more Neste artigo, apresentamos um estudo de caso sobre o uso da escrita reflexiva profissional numa Licenciatura em Ensino de Lingua Portuguesa. Ensaiamos uma caracterizacao inicial da referida escrita a partir da investigacao de representacoes de alguns atores sociais integrantes do complexo contexto do estagio supervisionado da licenciatura. Os dados de pesquisa sao relatorios escritos por professores em formacao inicial, trabalhos finais da disciplina mencionada. Estudos do letramento academico e da linguistica sistemico-funcional sao os principais referenciais da fundamentacao teorica. Alunos e professores do ensino basico sao os principais atores mencionados nos relatorios, os quais, apesar de serem relacionados a outros, tendem a nao ser atrelados a especificidades concernentes ao ensino de Lingua Portuguesa na escola basica.
DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, 2021
Este artigo focaliza o processo de educação científica de professoras de Língua Portuguesa (LP), ... more Este artigo focaliza o processo de educação científica de professoras de Língua Portuguesa (LP), matriculadas num mestrado profissional para educadores, oferecido como política pública oficial de formação no Brasil. A investigação do referido processo foi realizada a partir da análise de dissertações de mestrado, apresentadas como trabalhos de conclusão final (TCF). A investigação focalizou mais diretamente os objetos de pesquisa e as autorrepresentações presentes nos TCF. Utilizamos as abordagens investigativas qualitativa e quantitativa. A pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada (LA) e foi informada principalmente por estudos do letramento e da educação científica. Fizemos uso da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para a realização da microanálise dos documentos investigados. O exame da estrutura esquemática das dissertações selecionadas também contribuiu para a investigação. Os resultados mostraram o desenvolvimento da educação científica das professoras de LP, a q...
Investigamos uma proposta de trabalho pedagógico com conteúdo gramatical em uma coleção de livros... more Investigamos uma proposta de trabalho pedagógico com conteúdo gramatical em uma coleção de livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, no tocante à classe morfológica dos verbos. Investigamos o manual do professor da coleção selecionada, além dos cinco volumes didáticos destinados aos alunos. Os resultados revelaram que três livros apresentam um trabalho pedagógico sistematizado sobre formas verbais e informado por atividades metalinguísticas. Os verbos são focalizados em textos completos ou, inclusive, em excertos selecionados. As noções de gêneros textuais não influenciaram diretamente o enfoque gramatical, diferentemente do recomendado na literatura científica de referência e em diretrizes curriculares oficiais.
Este artigo apresenta uma experiência pedagógica sobre uma prática escolar de análise linguística... more Este artigo apresenta uma experiência pedagógica sobre uma prática escolar de análise linguística mediada por jogos analógicos e digitais, produzidos para aulas de Português como língua materna, por uma professora de um curso de formação de técnicos de informática. A experiência foi desenvolvida para minimizar alguns problemas linguísticos identificados na escrita discente e para desenvolver o conhecimento gramatical explícito dos alunos. A estratégia pedagógica diferenciada despertou o interesse dos alunos para o estudo da língua materna e, conforme entendimento da professora, o conhecimento explícito de aspectos sintáticos e semânticos da língua materna pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio abstrato discente, o que é demandado em outros componentes curriculares, quando os alunos estudam algumas linguagens de programação de sistemas para computadores.
Wagner Rodrigues Silva (UFT), no sétimo artigo, “Conveniência da ciência na política brasileira d... more Wagner Rodrigues Silva (UFT), no sétimo artigo, “Conveniência da ciência na política brasileira de alfabetização”, apresenta uma análise das consequências de discursos fascistas na política nacional de alfabetização, discursos esses que se valem de falácias científicas como subsídios para justificar alterações na educação pública brasileira.
Este artigo se configura como um relato de uma experiência de formação inicial de professoras deP... more Este artigo se configura como um relato de uma experiência de formação inicial de professoras dePortuguês, em uma Licenciatura em Pedagogia, diferentemente das Licenciaturas em Letras, frequentementetematizadas em pesquisa no campo dos estudos linguísticos. O propósito da experiência foi desenvolver sabereslinguísticos necessários ao trabalho de futuras professoras de Português, objetivando levá-las a conhecer oreferido componente curricular e saberes metodológicos necessários ao planejamento e desenvolvimento deaulas nos anos iniciais do ensino básico. A experiência foi mediada pela abordagem da educação científica,originalmente proposta no campo do Ensino de Ciências, fundamentada principalmente em estudos doletramento, desenvolvidos especialmente na Linguística Aplicada. A experiência relatada e problematizadaresultou no fortalecimento das professoras em formação, por lhes ter proporcionado alguma familiarização comatividades constitutivas do fazer científico. Essas atividades fo...
RESUMO Esta pesquisa investigou o desafio a ser assumido pelo mestrado profissional para professo... more RESUMO Esta pesquisa investigou o desafio a ser assumido pelo mestrado profissional para professores atuantes no ensino básico brasileiro, diante da demanda do mercado de trabalho pela superação de práticas acadêmicas excessivamente teóricas. A metodologia de pesquisa corresponde à análise discursiva da escrita acadêmica do professor-pesquisador e à revisão da literatura científica de diferentes disciplinas, que, por perspectivas diferenciadas, encaminham mudanças paradigmáticas na formação docente. Os resultados mostraram que a realização da pesquisa pelo professor contribui para a familiarização do profissional com letramentos necessários para mudanças nos paradigmas científico e educacional dominantes. Isso acontece em meio a disputas pela legitimação de diferentes vozes sociais representando universidade e escola. Propomos uma formação docente sustentável, orientada especialmente pela indisciplinaridade e pela legitimação de conhecimentos práticos compartilhados por professores.
Neste trabalho investigamos a construção de práticas interdisciplinares de ensino e pesquisa com ... more Neste trabalho investigamos a construção de práticas interdisciplinares de ensino e pesquisa com base na interlocução estabelecida entre instituições de ensino básico e superior. Apresentamos alguns atores de natureza humana e não humana, responsáveis pela interação instaurada no espaço escolar, tomado como campo de pesquisa e caracterizado como complexo. Os resultados da pesquisa mostram que a assunção da complexidade constitutiva pode auxiliar na compreensão do funcionamento das situações de ensino, evitando diagnósticos simplificados e precipitados, o que dificulta a resolução dos reais problemas em contextos de formação.
Neste artigo, realizamos um estudo crítico-descritivo sobre as principais perspectivas teóricas d... more Neste artigo, realizamos um estudo crítico-descritivo sobre as principais perspectivas teóricas de gênero textual, produzidas internacionalmente na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). Os resultados mostraram compartilhamento de princípios sistêmico-funcionais entre as perspectivas teóricas investigadas, apesar dos enfoques diferenciados do gênero textual. Tais perspectivas foram agrupadas em clássica e tipológica. O estudo caracterizou a LSF como uma abordagem teórica aberta a constantes inovações, o que parece ser promissor para os estudos transdisciplinares da Linguística Aplicada desenvolvidos no Brasil.
EdUFT - Editora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), 2023
A abro registra a trajetória profissional do primeiro docente da Área de Letras da Universidade F... more A abro registra a trajetória profissional do primeiro docente da Área de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a alcançar o nível de Professor Titular. Ao apresentar a história de vida e acadêmica, de forma memorialística, o autor destaca contribuições teóricas e práticas para o ensino de língua materna e formação de professores do referido componente curricular. São focalizadas noções de unidade didática, gênero âncora, gênero satélite, educação científica, bem como o papel da pesquisa científica na prática de ensino.
Uploads
Papers by Wagner Rodrigues Silva
interinstitucional, desenvolvido a partir da abordagem da educação científica, no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. São problematizadas situações de tensão ou informadas por controvérsias no trabalho de pesquisa idealizado como colaborativo entre uma equipe pedagógica e uma equipe técnica, em função respectivamente das especificidades das atividades de produção de material didático
e de engenharia de software, realizadas por seus membros na implementação do projeto. Os flagrantes interativos
focalizados possibilitaram a criação de cinco categorias interconectadas de análise qualitativa, capazes de auxiliar na compreensão de desafios na construção de uma cultura de pesquisa colaborativa nos estudos linguísticos aplicados: organização e gerenciamento de equipe; atributos sobre programação; representação de contexto de trabalho; comunicação entre equipes; e controvérsia metodológica.
This paper presents metaresearch in an inter-institutional research
project, developed from the science education approach built in the
antidisciplinary field of Applied Linguistics. It problematizes situations of
tension or informed by controversies in the research work idealized as collaborative between a pedagogical team and a technical
team, due respectively to the specificities of the activities of didactic material production and software engineering, performed by their members in the implementation of the project. The focused interactive flagrances enabled the creation of five interconnected categories of qualitative analysis, capable of assisting in the understanding of
challenges in the construction of a collaborative research culture in applied linguistic studies: team organization and management; attributes about programming; representation of work context; communication between teams; and methodological controversy.
dominante sobre ciência” e no “discurso da cópia”. O primeiro representa práticas científicas associadas às ciências naturais, excluindo as ciências sociais e os estudos das linguagens; enquanto o último se relaciona a atividades tipicamente escolares, como pesquisas que consistem na apropriação de informações pelo exercício de cópia escolar. Nossas análises contribuem para a problematização dos discursos naturalizados sobre ciência na educação básica e, consequentemente, para o desenvolvimento da educação científica dos atores sociais envolvidos em contextos escolares. Compreendemos que uma abordagem crítica do ensino, informada por diversas práticas de pesquisa, pode contribuir para os estudantes encontrarem sentidos nos objetos de conhecimento trabalhados nos distintos componentes curriculares.
interinstitucional, desenvolvido a partir da abordagem da educação científica, no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. São problematizadas situações de tensão ou informadas por controvérsias no trabalho de pesquisa idealizado como colaborativo entre uma equipe pedagógica e uma equipe técnica, em função respectivamente das especificidades das atividades de produção de material didático
e de engenharia de software, realizadas por seus membros na implementação do projeto. Os flagrantes interativos
focalizados possibilitaram a criação de cinco categorias interconectadas de análise qualitativa, capazes de auxiliar na compreensão de desafios na construção de uma cultura de pesquisa colaborativa nos estudos linguísticos aplicados: organização e gerenciamento de equipe; atributos sobre programação; representação de contexto de trabalho; comunicação entre equipes; e controvérsia metodológica.
This paper presents metaresearch in an inter-institutional research
project, developed from the science education approach built in the
antidisciplinary field of Applied Linguistics. It problematizes situations of
tension or informed by controversies in the research work idealized as collaborative between a pedagogical team and a technical
team, due respectively to the specificities of the activities of didactic material production and software engineering, performed by their members in the implementation of the project. The focused interactive flagrances enabled the creation of five interconnected categories of qualitative analysis, capable of assisting in the understanding of
challenges in the construction of a collaborative research culture in applied linguistic studies: team organization and management; attributes about programming; representation of work context; communication between teams; and methodological controversy.
dominante sobre ciência” e no “discurso da cópia”. O primeiro representa práticas científicas associadas às ciências naturais, excluindo as ciências sociais e os estudos das linguagens; enquanto o último se relaciona a atividades tipicamente escolares, como pesquisas que consistem na apropriação de informações pelo exercício de cópia escolar. Nossas análises contribuem para a problematização dos discursos naturalizados sobre ciência na educação básica e, consequentemente, para o desenvolvimento da educação científica dos atores sociais envolvidos em contextos escolares. Compreendemos que uma abordagem crítica do ensino, informada por diversas práticas de pesquisa, pode contribuir para os estudantes encontrarem sentidos nos objetos de conhecimento trabalhados nos distintos componentes curriculares.