Conference Presentations by Maria Letícia M Da Silva
Como mensurar capital político? Definido aqui como os atributos que tornam candidatos eleitoral... more Como mensurar capital político? Definido aqui como os atributos que tornam candidatos eleitoralmente influentes, este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura nacional sobre o tema e propõe um indicador inédito a partir de duas dimensões: expertise e reputação. Expertise é entendida como a capacidade de impactar no processo decisório adquirida a partir da experiência prévia em cargos públicos e partidários. Reputação, por sua vez, diz respeito ao crédito social derivado do reconhecimento de um indivíduo como ator político. Para ilustrar a aplicabilidade da medida, a mensuração é realizada para os membros da Câmara dos Deputados eleitos em 2014 que se candidataram à reeleição em 2018 no Brasil. Como verificação da robustez do indicador é testada a hipótese de que o capital político de candidatos reeleitos é maior do que o de candidatos não reeleitos. Os dados foram coletados do Google Acadêmico, sítio da Câmara dos Deputados, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro. Os principais resultados indicam que: tanto o esforço de conceitualização quanto o de medição de capital político são bastante incipientes, desde que menos de um terço dos autores definem ou mensuram o termo e, apesar do nosso modelo conseguir prever 63% das ocorrências de reeleição, a medida apresenta baixa confiabilidade, tendo apenas a dimensão de reputação se mostrado estatisticamente significativa. Salvo melhor juízo, este trabalho apresenta um esforço pioneiro de medir o construto de forma sistemática no Brasil. Acreditamos que esses resultados sejam úteis para fundamentar estudos a respeito do impacto do capital político sobre a sobrevivência eleitoral e fomentar outras tentativas de mensurar as dimensões não observáveis da disputa política.
Resumo Maior capital político implica em maior volume de financiamento eleitoral? Este artigo pro... more Resumo Maior capital político implica em maior volume de financiamento eleitoral? Este artigo propõe a criação de um novo Índice de Capital Político (ICP) e testa a hipótese de que quanto maior o capital político, maior a quantidade de receita de campanha. Portanto, quanto maior a receita de campanha, maior o sucesso eleitoral do candidato. A amostra é formada por 80 parlamentares que se mantiveram na Câmara dos Deputados entre 2002 e 2014. A comparação envolve membros da mesa diretora, líderes partidários e presidentes de comissões permanentes. Metodologicamente, será utilizada estatística descritiva para examinar um banco de dados original elaborado a partir de dados secundários (Câmara dos Deputados, Tribunal Superior Eleitoral e do Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar). Nossos principais resultados indicam que (1) existe uma associação fraca envolvendo o ICP e financiamento de campanha, (2) Os parlamentares com maior ICP apresentam maior receita na campanha. Abstract Greater political capital implies greater volume of electoral financing? This article proposes the creation of a new index of Political Capital (ICP) and tests the hypothesis that the higher the political capital, the greater the amount of campaign revenue. Therefore, the greater the amount spent in campaign, the greater the electoral success of the candidate. Our sample is formed by 80 parliamentarians who remained in the Brazil's Chamber of Deputies between 2002 and 2014. The comparison involves members of the presiding board, party leaders and chairmen of standing committees. Methodologically, descriptive statistics will be used to examine an original database drawn from secondary data (Câmara dos Deputados, Tribunal Superior Eleitoral e do Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar). Our main results indicate that (1) there is a weak association involving the index and campaign financing, and (2) the parliamentarians with higher scores had have increases in their campaign finance.
Apresentação de Resumo no XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE.
Missões executadas durante a 5ª Edição do Estágio Participação, orientadas pelo Centro de Formaçã... more Missões executadas durante a 5ª Edição do Estágio Participação, orientadas pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados - CEFOR.
Other by Maria Letícia M Da Silva
Atividade realizada durante o Estágio Participação, com orientação do Centro de Formação, Treinam... more Atividade realizada durante o Estágio Participação, com orientação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados - CEFOR. Resumo sobre as principais propostas de Reforma Política e as medidas adotadas com a Mini Reforma
Teaching Documents by Maria Letícia M Da Silva
Uma análise empírica da estratégia das empresas na alocação de recursos de campanha
Uploads
Conference Presentations by Maria Letícia M Da Silva
Other by Maria Letícia M Da Silva
Teaching Documents by Maria Letícia M Da Silva