ILIMITADO
O DEDO DE DEUS E A MÃO DO HOMEM
Terroir. Talvez não exista palavra mais “sagrada” e ao mesmo tempo “misteriosa” no mundo do vinho. Terroir e vinho parecem ser termos tão intrinsecamente ligados que, muitas vezes, soam indissociáveis, como se um fosse consequência direta do outro, ou, às vezes, até mesmo sinônimos. Vinho, todos sabemos o que é. Mas o que definiria o conceito de terroir?
O termo obviamente é francês (lê-se, portanto “terroar”), derivado do latim terratorium. Segundo o dicionário Larousse, significa o “conjunto de terras em uma região, considerado do ponto de vista de suas habilidades agrícolas e fornecendo um ou mais produtos característicos, por exemplo um vinho”. Mas esse conceito, quando visto pelos olhos da vitivinicultura costuma ser um pouco mais detalhado. Vamos então ao que diz o “Institut national de l’origine et de la qualité”, o INAO, órgão francês que controla as denominações de origem do país.
Segue: “Um terroir é uma área geográfica definida, na qual uma comunidade humana construiu, no curso de sua história, um conhecimento coletivo de produção, baseado em um sistema de interações entre um ambiente físico e biológico e um conjunto de fatores humanos”. E continua: “É o resultado do acúmulo de
Você está lendo uma prévia, inscreva-se para ler mais.
Comece seus 30 dias grátis