Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Prazeres da Mesa

COMIDA DE PRAIA

A cidade de Bertioga, em São Paulo, foi escolhida para sediar a primeira edição do Festival Água na Boca, que teve como tema “Receitas fáceis para compartilhar à beira-mar”. Foram seis dias de evento, divididos em dois fins de semana. Organizado pela prefeitura da cidade, por iniciativa do secretário de Turismo e Cultura, Ney Carlos da Rocha, recebeu público de xxxx pessoas, no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João, um dos marcos da cidade. Com a curadoria do Mundo Mesa, chefs de renome estiveram presentes, dividindo conhecimento com a plateia, ensinando receitas e trocando experiências. Foram eles: Carole Crema, Dalton Rangel, Lucas Corazza, Ivan Achcar, Carol Fiorentino, Marcos Livi, Jackie Watanabe e Angélica Vitali.

Quem esteve presente também pôde curtir uma programação musical incrível, que, apresentada entre as aulas, levantava a galera. Além, é claro, de aproveitar o melhor da gastronomia local, com os restaurantes que levaram o melhor de sua gastronomia para o parque. Teve satisfação para todo gosto, de camarão na moranga e tainha na brasa a combinado japonês, comida italiana, pizza de fermentação natural, sanduíche de pernil, hambúrguer e, claro, sorvete, bolo e muitos doces!

Bertioga acolheu tão bem o festival e lotou o parque de tal maneira nos dois fins de semana, que já se fala em outra edição, a da Primavera. Enquanto aguardamos, ansiosos, confira tudo o que rolou nas aulas.

DALTON RANGEL

Chef e proprietário dos restaurantes Miró Gastronomia, em São Paulo, e O Fado, no Rio de Janeiro, Dalton Rangel usou e abusou de sua desenvoltura e expertise em televisão para conquistar o público presente desde as primeiras palavras. Dali em diante, todo mundo embarcou no preparo de sua salada de camarão tropical. Para se ter uma boa salada de camarão, obviamente, deve-se começar pela escolha do fruto do mar e, para isso, o chef deu a dica: “O camarão, quando fresco, tem cheiro de maresia. Aqui, em uma cidade litorânea, é mais fácil de se conseguir um produto de qualidade, abordando diretamente os pescadores”.

Para a salada, Dalton deixa o camarão em um “banho de sal grosso” por 10 minutos. Passado esse tempo, ele o coloca em água gelada. Esse procedimento faz com que ele fique crocante. “Para esse preparo, pode-se apenas branqueá- -lo em água fervente, com sal e vinagre, e depois colocá-lo em água com gelo. Mas gosto desse procedimento com sal, quando tenho tempo”, afirma. Então, basta temperar com pimenta branca, e colocar o camarão na frigideira, deixando por 1,5 minuto de cada lado, para que fique bem crocante.

Aliás, crocância é parte fundamental para o chef, tanto que ele ensina uma técnica para tirar a acidez da cebola, sem perder a textura: “Corte-a e deixe-a em água com gelo até o momento de utilizá-la na receita. Quanto mais tempo ela ficar em contato com a água gelada, melhor”.

Para a montagem

Você está lendo uma prévia, inscreva-se para ler mais.

Mais de Prazeres da Mesa

Prazeres da MesaLeitura de 3 mins
Cachaça/a Semente Foi Plantada
Difícil escrever este artigo sem parecer piegas. Renovar o ânimo, pois a jornada é longa e a recém-consumada parceria Prazeres da Mesa e Cúpula da Cachaça já sofre um baque indescritível, com a perda do idealizador dessa parceria, nosso querido amigo
Prazeres da MesaLeitura de 3 mins
Slow Food/o Que O Chocolate E O Açaí Têm Em Comum?
Açaí e chocolate são alimentos populares, mas polêmicos. Ambos são considerados supernutritivos e, em geral, são consumidos de forma pouco salutar. Isso acontece porque são ingredientes amplamente explorados pela indústria da alimentação, que os tran
Prazeres da MesaLeitura de 13 mins
Miolo/receitas
4 PORÇÕES 150 g de soft akami de atum3 g de flor de sal15 ml de azeite defumado 50 g de alho negro12 g de ágar-ágar10 g de sal500 ml de óleo200 ml de caldo de legumes 100 g de farinha de milho60 g de farinha de trigo5 g de sal50 ml de água1 gema de o

Relacionados