Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Big Data: Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados
Big Data: Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados
Big Data: Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados
E-book293 páginas4 horas

Big Data: Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados

Nota: 3.5 de 5 estrelas

3.5/5

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Estamos na era dos dados. Não importa qual seja a sua área de atuação, uma palavra atualmente em evidência é: Big Data. Podemos encontrar casos de uso em que esse conceito permitiu a redução do número de fraudes, redução de custos na produção, eficiência energética, aumento de segurança, entre outros benefícios tão almejados em diversos domínios. Muito embora o interesse esteja em alta, Big Data ainda é um termo incipiente, gerando incertezas sobre sua definição, características, aplicabilidade e desafios. Como obter dados de diferentes fontes? Como extrair valor a partir dos dados? Qual a infraestrutura necessária para criar uma solução de Big Data? Quais habilidades são necessárias para atuar com Big Data em seu projeto?

Neste livro, Rosangela Marquesone apresenta as tecnologias e soluções de Big Data, em uma abordagem conceitual que detalha as características e capacidades de cada uma delas. Você verá as principais fases de um projeto de Big Data, desde a captura, o armazenamento, o processamento, análise, até a visualização de dados.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento2 de dez. de 2016
ISBN9788555192326
Big Data: Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados

Relacionado a Big Data

Ebooks relacionados

Computadores para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Big Data

Nota: 3.6 de 5 estrelas
3.5/5

5 avaliações1 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

  • Nota: 5 de 5 estrelas
    5/5
    Um livro incrível para profissionais de analise de dados e cientistas de dados.

Pré-visualização do livro

Big Data - Rosangela Marquesone

Sumário

ISBN

Agradecimentos

Sobre a autora

Prefácio

Dedicatória

*É um erro capital teorizar antes de ter dados. Sem se perceber, começa-se a distorcer os fatos para ajustá-los às teorias, em vez de mudar as teorias para que se ajustem aos fatos.*

1. Introdução a Big Data

2. Capturando e armazenando os dados

3. Processando os dados

4. Analisando os dados

5. Visualizando os dados

6. O que muda com Big Data

ISBN

Impresso e PDF: 978-85-5519-231-9

EPUB: 978-85-5519-232-6

MOBI: 978-85-5519-233-3

Caso você deseje submeter alguma errata ou sugestão, acesse http://erratas.casadocodigo.com.br.

Agradecimentos

O lado bom dos agradecimentos é você perceber quantas pessoas queridas tem em sua vida. Sou grata à minha família, por todo o apoio em tudo que eu almejo em minha vida. Vocês são minha base! Agradeço também ao meu marido Evandro, pelo incentivo, parceria e amor. É muito bom tê-lo ao meu lado.

Além da família, tive a sorte de ter grandes mentores em minha vida, inspirando-me e dando suporte à minha carreira. Thesko, Karen e Tereza, sou grata por todas as conversas e lições de vida.

Agradeço à minha orientadora Tereza C. M. B. Carvalho, ao diretor Wilson V. Ruggiero e aos amigos do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Universidade de São Paulo (LARC-USP). Tenho orgulho de fazer parte desse time! Agradeço também aos profissionais e amigos do Laboratório de Sustentabilidade (Lassu), Fundação Instituto de Administração (FIA), Fórum de IoT, UTFPR, BSI Tecnologia e SDI Sistemas.

Sempre tive em mente que as oportunidades não aparecem, você precisa criá-las. Foi buscando uma oportunidade que cheguei à Casa do Código, onde apostaram em minha iniciativa e me deram suporte na escrita do livro. Vivian, obrigada pelas valiosas revisões durante todo esse processo.

Um agradecimento especial aos alunos dos quais tive a oportunidade de compartilhar conhecimento sobre Big Data. Foram vocês os principais incentivadores para a criação deste livro.

Por fim, agradeço aos amigos que certamente brindarão comigo essa realização: Thesko, Josane, Thiago, Valéria, Brito, Paschoal, Carlos, Shido, Josi, Jac, Fabiana e Juliana.

Sobre a autora

Rosangela de Fátima Pereira Marquesone é pesquisadora nas áreas de computação em nuvem e Big Data, com parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e Ericsson Research — Suécia, pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC-USP).

Possui artigos publicados na área de tecnologias de Big Data e já ministrou mais de 300 horas de palestras e aulas sobre o tema para empresas, entidades públicas e programas de MBA da USP e Fundação Instituto de Administração (FIA).

Atua também como revisora de código no programa Nanodegree em Análise de Dados da rede de cursos on-line Udacity. Fez parte do corpo docente do departamento de computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no período de 2011 a 2012.

Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) em 2004, e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR em 2011. Concluiu o curso de Especialização Lato Sensu em Tecnologia Java pela UTFPR em 2010.

Atualmente, é mestranda em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Acredita profundamente no poder da inovação na vida, nos negócios e na sociedade.

Mais informações podem ser encontradas em seu perfil no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/rosangelafpm.

Prefácio

Público-alvo

Este livro é indicado para estudantes universitários, pesquisadores e profissionais que desejam compreender o que é Big Data, o motivo desse tema ser tão discutido atualmente e o que faz um profissional que atua nessa área. Embora tenha um viés técnico, o livro não é destinado somente aos profissionais da área de computação. As tecnologias e soluções de Big Data são apresentadas em uma abordagem mais conceitual, com o objetivo de detalhar as características e capacidades de cada uma delas.

O enfoque do livro é dado aos processos existentes em um projeto de Big Data. Para isso, cada capítulo foi planejado para apresentar informações sobre as principais atividades em um projeto, desde a captura até a visualização de dados.

A partir dessa estrutura, profissionais de diferentes áreas que desejam atuar com esse tema poderão também se beneficiar do conteúdo do livro, obtendo informações relevantes para inspirá-los na aplicação de Big Data em sua área de atuação.

Por abordar técnicas e linguagens de forma abrangente, o livro não é indicado ao leitor que busca um material de estudo que o capacite em uma tecnologia ou técnica específica. Porém, o leitor pode utilizar o livro como base para identificar quais áreas de estudo em relação a Big Data ele pode se aprofundar.

Ao término da leitura deste livro, o leitor poderá compreender as diversas possibilidades existentes para atuar nesse universo tão promissor. Também compreenderá o ciclo existente em um projeto de Big Data, descobrindo quais são os aspectos e desafios existentes.

Espero que o conhecimento adquirido com a leitura do livro sirva de motivação para os leitores mergulharem com maior profundidade nesse tema.

Organização do livro

Durante minha jornada em pesquisas e aulas sobre Big Data, ficou evidente para mim o quanto esse conceito é recente, porém apresenta um imenso potencial. Percebi também que Big Data tem despertado o interesse de profissionais de diferentes áreas, tais como agricultura, medicina, finanças, telecomunicação e varejo.

Durante as aulas que ministrei para esses profissionais, a maioria das dúvidas era relacionada à implementação de um projeto de Big Data, às indicações sobre como dar início a um projeto e às mudanças organizacionais necessárias para atuar com Big Data.

Partindo desses e outros questionamentos, este livro foi planejado para apresentar aspectos das fases principais em projetos de Big Data: captura, armazenamento, processamento, análise e visualização de dados. Para seguir esse planejamento, o livro está organizado em seis capítulos.

Antes de apresentar detalhes sobre cada uma das fases de um projeto de Big Data, você encontrará no Capítulo 1 uma visão geral sobre Big Data e os tipos de dados existentes nesse contexto. Serão apresentados os famosos 3 Vs de Big Data (volume, variedade e velocidade), as tendências para o aumento de volume de dados digitais no decorrer dos anos, e a aplicabilidade dos dados gerados por humanos e por máquinas.

A fase de captura e armazenamento dos dados será apresentada no Capítulo 2. Ele contém exemplos de dados utilizados nas soluções atuais de Big Data, bem como os novos modelos de armazenamento por meio de tecnologias NoSQL.

No Capítulo 3 você confere a fase de processamento de dados. Aqui são apresentadas as tecnologias criadas para obter processamento escalável de grande volume de dados. Serão apresentados os frameworks Hadoop e Storm, sendo o primeiro uma das soluções para processamento em lote e o segundo uma solução para processamento de dados em streaming.

A fase de análise de dados é apresentada no Capítulo 4, sendo abordadas as técnicas usadas nas diferentes análises, incluindo mineração de dados e aprendizado de máquina. Você encontrará exemplos de aprendizado supervisionado e não supervisionado, tais como classificação e agrupamento.

O Capítulo 5 é destinado à fase de visualização de dados. O propósito aqui é enfatizar o potencial que uma visualização efetiva dos dados oferece, gerando meios intuitivos para representar uma análise. Também serão apresentados recursos gráficos que podem acelerar o aumento de percepções no processo de tomada de decisão. Em todas essas fases, serão apresentados exemplos práticos das tecnologias existentes em um projeto de Big Data.

Por fim, no último capítulo do livro, Capítulo 6, você encontrará considerações adicionais sobre Big Data. Serão abordados tópicos como o perfil do profissional cientista de dados, as tendências de Big Data para os próximos anos, a questão da privacidade dos dados e uma reflexão sobre os novos modelos de negócios gerados a partir desse conceito.

Espero que este livro possa lhe motivar a mergulhar nesse tema e assim auxiliar na criação de soluções inovadoras que Big Data pode oferecer. Boa leitura!

Código-fonte

Para falar com a autora e buscar materiais adicionais do livro, acesse o site: http://www.livrobigdata.com.br.

Além do site, todos os códigos e bases de dados utilizados no livro estão disponíveis no GitHub:

https://github.com/rosangelapereira/livrobigdata.git

Para fazer uma cópia local desse conteúdo, utilize o seguinte comando:

$ git clone https://github.com/rosangelapereira/livrobigdata.git

Dedicatória

Àquela que me dá força e luz para seguir minha jornada. Este livro é dedicado a você, mãe Maria.

*É um erro capital teorizar antes de ter dados. Sem se perceber, começa-se a distorcer os fatos para ajustá-los às teorias, em vez de mudar as teorias para que se ajustem aos fatos.*

— Arthur Conan Doyle, em Sherlock Holmes

Capítulo 1

Introdução a Big Data

O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. — Isaac Newton

Acredito que não importa qual seja sua profissão, seu cargo e as pessoas com quem você conversa, você possivelmente já deve ter ouvido falar em algum momento nessa expressão tão popular atualmente: Big Data. Essa minha premissa ocorre pelo fato de que não é preciso muito esforço para encontrarmos uma notícia referente a esse termo nos dias atuais.

Seja em sites, jornais ou revistas das áreas de astronomia, biologia, educação, economia, política ou até culinária, podemos encontrar alguma publicação que relate o potencial e as características de Big Data. De fato, Big Data tem sido alvo de muita atenção no mundo dos negócios, no governo e no meio acadêmico.

Podemos encontrar casos de uso em que Big Data permitiu a redução do número de fraudes, aumento de lucros, conquista de eleitores, redução de custos na produção, eficiência energética, aumento de segurança, entre outros benefícios tão almejados em diversos domínios. Muito embora o interesse esteja em alta, Big Data ainda é um termo incipiente, gerando incertezas sobre sua definição, características, aplicabilidade e desafios.

Quais dados fazem parte do contexto de Big Data? Qual a definição desse conceito? Como obter dados de diferentes fontes? Como extrair valor a partir dos dados? Qual a infraestrutura necessária para criar uma solução de Big Data? Quais habilidades são necessárias para se atuar com Big Data?

Essas são apenas algumas das questões geradas por profissionais interessados nesse tema. Mas vamos com calma.

Para dar início ao esclarecimento dessas e de outras questões, você verá neste capítulo uma visão inicial sobre Big Data, que inclui a definição desse conceito e a descrição dos tipos de dados existentes nesse cenário.

Além dessas informações, será também apresentado um resumo dos processos em um projeto de Big Data e os mitos ainda existentes sobre o termo. Acredito que esse conteúdo servirá de base para a compreensão das demais questões, abordadas nos próximos capítulos.

1.1 Porque estamos na era dos dados

Suponha que estamos em 1996. Ao acordar, desligo meu despertador e me preparo para ir ao trabalho. Ao sair de casa, meu telefone fixo toca e, ao atender, a secretária da empresa em que trabalho me avisa que estou atrasada para a reunião que havia começado há uma hora.

Corro para pegar minha agenda dentro da bolsa e vejo que de fato havia marcado a reunião para aquele horário. Peço desculpas à secretária e aviso que irei rapidamente para a empresa.

Arrumo-me às pressas e saio de casa na expectativa que um táxi apareça rapidamente, para que eu possa chegar o quanto antes na reunião. Por sorte, um taxista aparece em 10 minutos.

Chego na empresa, porém percebo que esqueci de levar os relatórios que havia elaborado para apresentar aos gerentes. E agora? Ligo para meu marido que está em casa e peço para ele me enviar uma cópia via fax. Assim ele faz, e consigo finalmente participar da reunião.

Bem, poderia dar continuidade ao relato de um dia de trabalho no ano de 1996, mas acredito que apenas essa breve descrição já foi suficiente para percebermos o quanto a tecnologia da informação e comunicação transformou nosso dia a dia nos últimos anos.

Atualmente, é comum usarmos nosso smartphone desde o primeiro instante em que acordamos, por meio de um alarme com nossa música favorita e por intervalos de tempos pré-determinados. Nosso smartphone também pode nos avisar antecipadamente o horário de uma reunião, para que assim possamos evitar esquecimentos.

Enquanto tomamos café, podemos solicitar um serviço de transporte de passageiros por meio de um aplicativo. Se necessitamos de um documento que não esteja conosco, podemos facilmente acessar a internet e buscá-lo em um serviço de computação em nuvem para armazenamento de dados.

O exemplo também nos revela que a tecnologia está em constante evolução. Vinte anos se passaram e temos atualmente uma variedade de soluções capazes de facilitar nossas ações diárias, transformar o modo como nos comunicamos e gerar novas estratégias de negócios.

Por exemplo, você é capaz de imaginar como seria sua rotina sem os recursos tecnológicos disponíveis atualmente? Para auxiliar essa compreensão, verifique a tabela mais adiante e perceba como a tecnologia tem influência direta na maneira com que realizamos nossas atividades. Seja para lazer, viagens, compras ou trabalho, ela nos proporciona facilidades que antes eram inimagináveis.

E você sabe o que essa diversidade de serviços existentes tem em comum? A quantidade de dados que eles geram. Os avanços em hardware, software e infraestrutura de redes foram os responsáveis para que chegássemos à era dos dados.

Nos anos 80 e 90, a maioria dos dados era armazenada em formato analógico. Discos de vinil, fitas de vídeo VHS e fitas cassete eram meios comuns para armazenar um dado. Tais recursos, comparados com o formato digital, eram frágeis e dificultavam o seu compartilhamento.

Embora esses recursos ainda existam, eles foram gradativamente sendo substituídos por recursos com tecnologias digitais. Isso é tão real que um estudo feito pela revista Science apontou que, em 1996, somente 0.8% dos dados eram armazenados em formato digital, enquanto em 2007 a quantidade de dados digitais já era de 94%.

Essa transformação é facilmente percebida no mundo atual. Por exemplo, você saberia responder como as pessoas utilizam e armazenam uma música, um vídeo ou um documento nos dias atuais? Tenho certeza de que a resposta da grande maioria dos leitores envolve um dispositivo digital.

Comparando os recursos que temos atualmente com o que tínhamos alguns anos atrás, imagino que você possa estar pensando: como ocorreu essa transformação? Conforme apresentado na figura a seguir, uma série de fatores ocorreu com o passar dos anos, possibilitando o avanço tecnológico atual.

Certamente, a internet foi e continua sendo um dos fatores mais influentes no crescimento dos dados. Porém, além dela, outro fator que causou grande impacto foi a ampla adoção de dispositivos móveis nos últimos anos.

O poder de armazenamento, os recursos computacionais e o acesso à internet oferecidos por esses dispositivos ampliaram não somente a quantidade de dados únicos gerados, mas também a quantidade de vezes que eles eram compartilhados. Um vídeo gerado em um smartphone, por exemplo, pode facilmente ser compartilhado nas redes sociais, enviado por aplicativos de troca de mensagens e disponibilizado em diversos sites da Web.

Agora imagine esse compartilhamento sendo feito diariamente por parte dos 168 milhões

Está gostando da amostra?
Página 1 de 1