Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Introdução a Data Science: Algoritmos de Machine Learning e métodos de análise
Introdução a Data Science: Algoritmos de Machine Learning e métodos de análise
Introdução a Data Science: Algoritmos de Machine Learning e métodos de análise
E-book371 páginas3 horas

Introdução a Data Science: Algoritmos de Machine Learning e métodos de análise

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Nosso cenário mundial atual é caracterizado pela criação e crescimento de inúmeras bases de dados em velocidade exponencial. Para processar e obter informação útil a partir destes dados, é necessário automatizar diversas tarefas de coleta, processamento e análise de dados. A vasta área de Data Science (ou Ciência de Dados) refere-se a um conjunto de métodos com o objetivo apoiar decisões de negócio, a partir da coleta de dados de várias fontes para fins de análise, de forma sistematizada.

Neste livro, Tatiana Escovedo e Adriano Koshiyama focam no processo e nas técnicas relacionadas aos algoritmos preditivos mais comumente utilizados, mas mostrando também a importância da etapa de preparação dos dados brutos, limpeza e análise. Você vai aprender como utilizar Data Science para resolver problemas e agregar valor ao negócio, aprendendo com os dados. O trajeto inicia com uma introdução a conceitos de Estatística e Álgebra Linear, passando para o tema Pré-processamento de dados, uma etapa importantíssima para o entendimento do problema e preparação dos dados para a aplicação dos algoritmos de Machine Learning, chegando aos modelos de Classificação, Regressão, Associação e Agrupamento. Todos os conceitos teóricos apresentados serão complementados com exemplos práticos na linguagem R.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento28 de fev. de 2020
ISBN9788572540551
Introdução a Data Science: Algoritmos de Machine Learning e métodos de análise

Leia mais títulos de Tatiana Escovedo

Relacionado a Introdução a Data Science

Ebooks relacionados

Computadores para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Introdução a Data Science

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Introdução a Data Science - Tatiana Escovedo

    Sumário

    ISBN

    Agradecimentos

    Sobre os autores

    Prefácio

    1. Introdução a Data Science

    2. Introdução a R

    3. Conceitos básicos de estatística e álgebra linear

    4. Pré-processamento de dados

    5. Modelos de Classificação

    6. Práticas de Classificação

    7. Modelos de Regressão

    8. Práticas de Regressão

    9. Modelos de Associação e Agrupamento

    10. Práticas de Associação e Agrupamento

    11. Conclusão

    ISBN

    Impresso e PDF: 978-85-7254-054-4

    EPUB: 978-85-7254-055-1

    MOBI: 978-85-7254-056-8

    Caso você deseje submeter alguma errata ou sugestão, acesse http://erratas.casadocodigo.com.br.

    Agradecimentos

    Os autores gostariam de agradecer a todos aqueles que de certa forma contribuíram para que o projeto deste livro saísse do papel e se tornasse realidade. Principalmente, à Editora Casa do Código e a Vivian Matsui, por terem nos dado a oportunidade de publicar este livro e por terem pacientemente aguardado os novos conteúdos.

    Tatiana Escovedo

    Aos meus pais Cristina e Mauricio, que me proporcionaram uma educação de qualidade ao longo de toda a minha vida, ao meu irmão Rafael e a todos os professores que tive durante minha formação acadêmica, que sempre estimularam minha vontade de aprender, em especial a meus orientadores de mestrado e doutorado, prof. Carlos Lucena e prof. Marley Vellasco. Ao meu companheiro, Marcos Kalinowski, por todo o amor e companheirismo em todos os segmentos da minha vida.

    Aos meus alunos e ex-alunos da PUC-Rio, que me estimulam todos os dias a aprender mais e inventar novas maneiras para apresentar conceitos complexos de forma leve e divertida. Aos meus amigos pessoais do Liceu Franco Brasileiro, do Studio Bertha Rosanova e da PUC-Rio e também aos colegas que viraram amigos da Petrobras, que admiro muito e que me estimulam a me tornar a cada dia uma profissional melhor. Também ao meu primeiro gerente, Zair Ramos, que sempre me incentivou desde meus primeiros anos de profissão.

    Finalmente, ao meu amigo e coautor deste livro, Adriano Koshiyama, que adotei como filho em 2012 e que desde então é o meu maior parceiro nos trabalhos acadêmicos e profissionais de Data Science.

    Adriano Koshiyama

    À minha mãe Sayonara e ao meu pai Adriano por todos os incentivos criados e exemplos dados para a formação da pessoa que sou. Aos meus irmãos pelos momentos compartilhados, felizes e tristes, no decorrer de minha vida. Obrigado a vocês por tudo.

    Aos meus orientadores de graduação, prof. Maria Cristina Lorenzon e prof. Wagner Tassinari, por me educarem em análise de dados, teoria e prática, assim como por me darem a primeira oportunidade em pesquisa acadêmica. Aos meus orientadores de mestrado, prof. Marley Vellasco e prof. Ricardo Tanscheit, por me introduzirem ao mundo da Inteligência Artificial e acreditarem no meu potencial para pesquisa, ensino e extensão. Ao meu orientador de doutorado, prof. Philip Treleaven, pela mentoria acadêmica, intelectual e pessoal.

    Por fim, à minha amiga e coautora deste livro, Tatiana Escovedo, que me adotou como mãe e até hoje tem tomado conta de mim. Ela foi a maior incentivadora para a escrita e conclusão desta obra.

    Sobre os autores

    Tatiana Escovedo é Doutora em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2015) na área de Métodos de Apoio a Decisão (Machine Learning e Redes Neurais), Mestre em Informática (PUC-Rio, 2007) na área de Engenharia de Software e Bacharel em Informática (PUC-Rio, 2005). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Ciência de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Sistemas, Machine Learning, Business Intelligence e Sistemas Colaborativos. Desde 2006, é Analista de Sistemas da Petrobras e, desde 2009, é Professora e Coordenadora de cursos de pós-graduação Lato Sensu da PUC-Rio: Especialização em Análise e Projeto de Sistemas e Especialização em Ciência de Dados. Com múltiplos interesses, é apaixonada por ensinar, aprender e resolver problemas com soluções criativas. Nas horas vagas, é bailarina e pensa em maneiras de mudar o mundo. Mais informações podem ser encontradas em seu perfil no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/tatiana-escovedo/ e no seu currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9742782503967999.

    Tatiana Escovedo

    Figura -1.1: Tatiana Escovedo

    Adriano Koshiyama é Doutorando em Ciência da Computação desde 2016 pela University College London (UCL), Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2014) na área de Métodos de Apoio a Decisão (Machine Learning, Estatística e Otimização) e Bacharel em Economia Pela UFRRJ (2011). Entre 2014 e 2015, foi Assistente de Pesquisa em projetos de P&D e Professor Assistente da PUC-Rio. Trabalhou como Consultor da NanoBusiness Information and Innovation na área de tecnologia e como Cientista de Dados na Sieve Price Intelligence, posteriormente adquirida pela B2W Digital SA, sendo responsável principalmente pelas estratégias de precificação automática. Entre 2016 e 2018, atuou na Nomura International PLC em seu Quant Strategies Desk (Renda Fixa) e na MindX como um cientista de dados, desenvolvendo produtos de aprendizado de máquina para avaliação psicométrica. Recentemente, ele foi estagiário no AI Labs no Goldman Sachs, trabalhando como estrategista em Machine Learning, assim como estudante associado no Alan Turing Institute. Seus principais tópicos de pesquisa estão relacionados a Ciência de Dados, Machine Learning, métodos estatísticos, otimização e finanças. Mais informações podem ser encontradas em seu perfil no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/koshiyama/ e no seu currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3216456737953353.

    Adriano Koshiyama

    Figura -1.2: Adriano Koshiyama

    Prefácio

    Quando iniciei meus estudos em Data Science (ou Ciência de Dados, em português), há muitos anos, sentia que a maioria dos livros existentes na literatura era muito complexa, recheada de demonstrações matemáticas e detalhes técnicos muitas vezes assustadores para um iniciante na área, especialmente aqueles cuja base matemática não era tão profunda.

    Cada pessoa tem um estilo preferido de aprendizagem e, apesar de muitos preferirem conteúdos detalhados e profundos, o estilo que sempre funcionou para mim foi o que eu chamo de aprendizado cebola, pois é feito em camadas: gosto de ter primeiro uma visão geral de todos os assuntos e, depois, ir me aprofundando em determinados tópicos de acordo com a minha necessidade.

    Além disso, a maioria dos livros técnicos é escrita em inglês e muitos estudantes têm dificuldades de compreensão do idioma, ou mesmo preferem ler em português. Desta forma, surgiu a ideia de escrever um livro introdutório de Ciência de Dados em português, que pudesse guiar os aprendizes iniciantes nesta área fascinante, e estimulá-los a se desenvolverem em tópicos mais avançados.

    Esperamos que a leitura seja agradável e que este livro possa ser útil na sua caminhada! Bons estudos.

    Público-alvo e organização do livro

    Este livro é indicado para profissionais, estudantes e professores que desejem iniciar seus estudos em Data Science e algoritmos de Machine Learning e que tenham noções de conceitos matemáticos e de lógica de programação.

    O objetivo principal deste livro é mostrar como utilizar Data Science para resolver problemas e gerar produtos que agreguem valor ao negócio, aprendendo com os dados. Assim, o foco deste livro é no processo e nas técnicas relacionadas aos algoritmos preditivos mais comumente utilizados em Ciência de Dados, mas mostrando também a importância da etapa de preparação dos dados brutos, limpeza e análise exploratória.

    Passaremos pelas etapas necessárias para resolução de problemas de Data Science do início ao fim, contemplando teoria e prática. Para tal, todos os conceitos teóricos apresentados serão complementados com exemplos práticos na linguagem R. O capítulo 2 explica como instalar os requisitos necessários para trabalhar com R em seu computador e traz uma introdução aos principais comandos da linguagem.

    O capítulo 3 traz uma introdução a conceitos de Estatística e Álgebra Linear para que seja possível compreender melhor o funcionamento dos algoritmos apresentados no livro. Serão apresentados exemplos práticos com a linguagem R para melhor entendimento dos conceitos.

    O capítulo 4 aborda o tema Pré-processamento de dados, uma etapa importantíssima para o entendimento do problema e preparação dos dados para a aplicação dos algoritmos de Machine Learning, a seguir.

    Os capítulos 5 e 6 abordam problemas de Classificação, e os capítulos 7 e 8, por sua vez, problemas de Regressão. Os capítulos 9 e 10 abordam os problemas de Associação e Agrupamento, finalizando os algoritmos de Machine Learning apresentados neste livro.

    Finalmente, o capítulo 11 conclui o livro, trazendo um projeto completo de Data Science do início ao fim e sugestões de aprofundamento dos estudos.

    Código-fonte

    Todos os códigos e bases de dados utilizados neste livro estão disponíveis no repositório do GitHub: https://github.com/tatianaesc/introdatascience.

    Capítulo 1

    Introdução a Data Science

    1.1 Banco de dados ou bando de dados?

    Nosso cenário mundial atual é caracterizado pela criação e crescimento de inúmeras bases de dados, diariamente e em velocidade exponencial. Ainda em 2017, estimava-se que cerca de 90% dos dados armazenados na Web tinham sido gerados nos últimos 2 anos (DOMO, 2017) e, em 2020, a internet já alcançava 59% da população mundial (DOMO, 2020). Em 2014, em um relatório da EMC (EMC, 2014), já era prevista para a década seguinte uma taxa de crescimento mundial de dados em torno de 40%, alcançando cerca de 44 zettabytes (44 trilhões de GB) de informações digitais em todo o mundo. Estes dados são gerados, em sua maioria, por aplicativos e web sites de redes sociais, bancos, e-commerce e sistemas internos de empresas, como ilustra a figura a seguir.

    Principais fontes de dados da atualidade

    Figura 1.1: Principais fontes de dados da atualidade

    Para processar e obter informação útil a partir destes dados, é necessário automatizar diversas tarefas de coleta, processamento e análise de dados para tomada de decisão, uma vez que, devido ao grande volume de dados disponível, torna-se inviável realizar estas tarefas manualmente. Nesse contexto, surge a Inteligência Artificial, que visa simular o comportamento de um cérebro humano utilizando máquinas.

    De forma mais técnica e de acordo com a definição do Gartner Group (https://www.gartner.com/en), Mineração de Dados (Data Mining) é o processo de descoberta de novas e significativas correlações, padrões e tendências em grandes volumes de dados, por meio do uso de técnicas e reconhecimento de padrões, estatística e outras ferramentas matemáticas. Para encontrar padrões, o processo de Data Mining utiliza técnicas de Machine Learning (Aprendizado de Máquina).

    Geralmente, Machine Learning se concentra na descoberta de padrões ou de fórmulas matemáticas que expliquem o relacionamento entre os dados, sem necessariamente se preocupar com seu grau de utilidade ou aplicação ao negócio, e estuda formas de automatização de tarefas inteligentes que seriam difíceis de serem realizadas por humanos. Já em Data Mining, o objetivo principal é a extração do conhecimento pelo analista, não levando em conta o tempo necessário ou a natureza das atividades para esta tarefa.

    Assim, pode-se dizer que em Machine Learning o aprendizado é o objetivo principal, enquanto no Data Mining, o aprendizado é um meio para extração de conhecimento (que deve ser avaliado e aplicado). Também se pode dizer que Machine Learning é um subconjunto das técnicas utilizadas na área de Inteligência Artificial, pois usa algoritmos baseados em matemática e estatística para realizar a tarefa de aprendizado.

    Apesar de as técnicas de reconhecimento de padrões e de análise exploratória de dados utilizadas em Data Mining e Machine Learning serem antigas e em sua grande parte provenientes da Estatística, elas só passaram a ser efetivamente usadas para exploração de dados nos últimos anos, devido a fatores como: maior volume de dados disponível, criação e popularização de Data Warehouses (grandes armazéns de dados, com arquitetura de dados voltada para a tomada de decisão), recursos computacionais potentes, forte competição empresarial e criação de diversos softwares.

    O conceito de Data Science (ou Ciência de Dados), por sua vez, é mais amplo: refere-se à coleta de dados de várias fontes para fins de análise, com o objetivo de apoiar a tomada de decisões, utilizando geralmente grandes quantidades de dados, de forma sistematizada. Quase sempre, além de olhar para os dados passados para entender o comportamento dos mesmos (atividade conhecida como Business Intelligence - BI), deseja-se também realizar análises de forma preditiva, por exemplo, utilizando técnicas de Data Mining e/ou Machine Learning.

    Assim, Data Science não é uma ferramenta, mas sim um conjunto de métodos com o objetivo apoiar decisões de negócio baseadas em dados. Por se tratar de uma área muito vasta, optamos por focar este livro no processo e nas técnicas relacionadas aos algoritmos preditivos de Machine Learning mais comumente utilizados, mas mostrando também a importância da etapa de preparação dos dados brutos, limpeza e análise. Desta forma, é possível aplicar os algoritmos e gerar um produto que agregue valor ao negócio, ou seja, aplicar a ciência para aprender com os dados, e não simplesmente executar os algoritmos. Vale a pena ressaltar, entretanto, que a literatura especializada muitas vezes utiliza os termos Data Science, Machine Learning e Data Mining de forma intercambiável e/ou complementar, muito provavelmente porque este tema tem crescido e se popularizado com grande velocidade nos últimos anos, faltando, ainda, uma melhor organização da literatura quanto à nomenclatura utilizada.

    Para trabalhar com Data Science, como o nome já indica, precisamos de dados, e quanto mais dados (desde que sejam de qualidade), melhor, pois será mais fácil de encontrar os padrões ou fórmulas matemáticas que os expliquem. Estes dados podem ser oriundos de fontes (estruturadas ou não) como planilhas, documentos, imagens, bancos de dados (relacionais ou não), Data Warehouses e Data Lakes e, na prática, têm qualidade ruim, sendo necessário gastar um tempo considerável na sua preparação, limpeza e enriquecimento. Assim, para ser capaz de realizar todas as etapas necessárias para efetivamente

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1