Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Pão Diário volume 23: Capa paisagem
Pão Diário volume 23: Capa paisagem
Pão Diário volume 23: Capa paisagem
E-book766 páginas7 horas

Pão Diário volume 23: Capa paisagem

Nota: 5 de 5 estrelas

5/5

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

 Faça cada dia valer a pena! 
Cada novo dia é um presente de Deus.
Por que não começar investindo diariamente alguns momentos em Sua presença? A vida cotidiana traz muitas decisões difíceis e circunstâncias desafiadoras. E por essa razão, esta Edição Anua; do devocional Pão Diário oferece sabedoria e encorajamento alicerçados na Palavra de Deus.
Estas 366 meditações, acompanhadas de passagens bíblicas e pensamentos edificantes, conduzirão o seu coração e mente a Deus e ao Seu amor. Deus pode não mudar suas circunstâncias difíceis, no entanto, pode transformá-lo na pessoa que Ele deseja que você seja.
O devocional Pão Diário é distribuído ao redor do mundo e traduzido em mais de 50 idiomas. Diariamente, milhões de leitores se voltam para as suas páginas em busca de inspiração, conforto, paz e esperança.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento18 de set. de 2019
ISBN9781646410507
Pão Diário volume 23: Capa paisagem

Relacionado a Pão Diário volume 23

Títulos nesta série (1)

Visualizar mais

Ebooks relacionados

Cristianismo para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Pão Diário volume 23

Nota: 5 de 5 estrelas
5/5

2 avaliações0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Pão Diário volume 23 - Adam Holz

    Sumário

    Introdução

    A jornada para a cura

    Meditações diárias (janeiro–junho)

    Para viver plenamente

    Meditações diárias (julho–dezembro)

    Tornando pessoal

    Índice temático

    Você gostaria de receber um presente especial?

    Agora que você adquiriu o seu exemplar da edição anual do devocional Pão Diário cadastre-se em nosso site: paodiario.org e baixe grátis o e-book: Sofrimento: Por que Deus o permite?, como um presente especial que disponibilizamos aos nossos leiores.

    O livro aborda assuntos que vão impactá-lo, descubra:

    Por que a vida é tão injusta?

    Por que o bondoso Deus permite o sofrimento?

    Deus deseja o meu bem-estar?

    Sobrevivendo as tempestades do estresse

    Como posso ter certeza de que Deus existe?

    O quanto Deus controla

    192 páginas

    https://paodiario.org/presente/

    Introdução

    O devocional Pão Diário é sempre pensado e escrito com o profundo desejo de encorajar os seus leitores a se aproximarem mais intimamente de Deus. Para isso, colocamos em suas mãos as reflexões, as leituras bíblicas, os versículos, os pensamentos do dia e um plano para você ler a Bíblia em um ano com o firme propósito de desafiá-lo a caminhar ao lado de Jesus diariamente.

    Dentre as páginas finais, você encontrará o artigo Para viver plenamente do autor e colunista de diversas revistas cristãs, Winn Collier. Ele questiona: Se cremos que Deus é real, como lidamos com o mal, a guerra e a violência?. Em outro momento, ele afirma: A criação em si revela a insistência de Deus de que Ele nos fez para a abundância, a beleza e a vida.

    — DOS EDITORES DO PÃO DIÁRIO

    A jornada para a cura

    A impaciência é sempre uma tentação para mim. Se algo parece quebrado, na minha vida ou na daqueles que amo, quero consertar. Geralmente a minha escolha não é andar pacientemente com Deus pelos altos e baixos da vida.

    Não acho que eu esteja sozinha nessa minha atitude. Dale S. Ryan, executivo do Centro Cristão Internacional de Restauração, escreve sobre como um dos maiores obstáculos que ele tem visto para os cristãos que buscam a cura é a crença de que a recuperação, mesmo que de trauma ou dependência, deve ocorrer rapidamente. Da mesma maneira que em geral acreditamos que a salvação é um acontecimento pontual, os cristãos também esperam que Deus lhes traga a cura instantânea.

    Mas a Palavra de Deus descreve a vida de fé, não como uma solução instantânea, mas como uma jornada lenta e contínua na qual Deus nos convida a caminhar com Ele para a cura (1 PEDRO 2:1,3). Deus nos convida a trazer todo o nosso ser diante dele — as partes de nós mesmos que gostamos e aquelas das quais nos envergonhamos ou tememos. Porque é somente quando nos aproximamos dele em nossa fraqueza que experimentamos o poder de cura do Seu amor.

    Isso requer tempo, paciência e a constante dependência de Deus em oração, especialmente porque muitos dentre nós nos sentimos desconfortáveis em olhar profundamente para as nossas próprias feridas.

    MONICA BRANDS

    1o DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 1–3; MATEUS 1

    Reiniciando

    LEITURA:

    Esdras 1:1-11

    …o SENHOR despertou o coração […] para que fossem a Jerusalém e reconstruíssem o templo do SENHOR. v.5

    Depois das festividades de Natal, os meus pensamentos se voltam para o ano seguinte. Com os meus filhos em férias da escola e a nossa rotina diária mais lenta, posso refletir sobre o que o último ano me trouxe e aonde espero que o próximo me leve. Essas reflexões, às vezes, trazem dor e pesar pelos erros que cometi. No entanto, a perspectiva de começar de novo me enche de esperança e expectativas. Sinto que tenho a oportunidade de reiniciar revigorada, não importa o que tiver acontecido no ano anterior.

    Minha expectativa de um recomeço perde a importância se comparada à esperança que os israelitas devem ter sentido quando Ciro, o rei da Pérsia, libertou-os para retornarem à sua terra natal em Judá após 70 anos de cativeiro na Babilônia. O rei anterior, Nabucodonosor, tinha deportado os israelitas de sua terra natal. Mas Deus fez Ciro enviar os cativos para Jerusalém para reconstruir o Templo do Senhor (ESDRAS 1:2,3). Ciro também lhes devolveu os tesouros que haviam sido retirados do Templo. A vida deles como povo escolhido de Deus, na terra que o Senhor lhes havia designado, recomeçou depois de uma longa temporada de dificuldades, como consequência de seu pecado, na Babilônia.

    KHH

    Senhor, obrigado por Tua graça, perdão e recomeços.

    A graça de Deus nos oferece novos começos.

    2 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 4–6; MATEUS 2

    Prosseguindo

    LEITURA:

    Filipenses 3:7-14

    …prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial… v.14

    Ao caminhar pela parte externa do prédio onde trabalho, fiquei espantado ao ver uma bela flor crescendo numa fenda entre placas de concreto cobrindo o chão. Apesar de sua circunstância desfavorável, a planta encontrara um ponto de apoio, enraizou-se na fenda seca e estava florescendo. Mais tarde, notei que uma unidade de ar-condicionado localizada diretamente acima da planta a molhava durante o dia inteiro. Embora seus arredores fossem hostis, a planta recebia a ajuda que precisava daquela água.

    Às vezes pode ser difícil crescer na vida cristã, mas, quando perseveramos com Cristo, as barreiras são superáveis. Nossas circunstâncias podem ser desfavoráveis e o desânimo pode parecer um obstáculo. No entanto, se prosseguimos em nosso relacionamento com o Senhor, podemos florescer como aquela planta solitária. Esta foi a experiência do apóstolo Paulo. Apesar das severas dificuldades e desafios que enfrentou (2 CORÍNTIOS 11:23-27), ele não desistiu e afirmou: prossigo para o final da corrida, a fim de receber o prêmio celestial para o qual Deus nos chama em Cristo Jesus (FILIPENSES 3:12,14).

    LD

    Obrigado Pai, pois este é o dia que tu fizeste.

    Deus concede a força que precisamos para perseverar e crescer.

    3 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 7–9; MATEUS 3

    Glória extasiante

    LEITURA:

    1 Crônicas 29:10-13

    Ó SENHOR, a ti pertencem a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade… v.11

    Um dos deleites ao visitar a Europa é conhecer as grandes catedrais que apontam em direção ao céu e pontilham sua paisagem. A arquitetura, a arte e o simbolismo nestes incríveis edifícios apresentam uma experiência fascinante de maravilhamento.

    Enquanto vislumbrava essas estruturas que foram construídas para refletir a magnificência de Deus e Seu surpreendente esplendor, perguntava-me como poderíamos recapturar em nosso coração e mente um sentimento semelhante da grandeza de Deus e ser relembrado de Sua grandiosidade.

    Uma maneira de fazermos isso é olhar além das estruturas imponentes e régias do homem e contemplar a grandeza do que o próprio Deus criou. Olhe para o céu noturno estrelado e pense no poder de Deus quando Ele determinou a existência do Universo. Segure um bebê recém-nascido em seus braços e agradeça a Deus pelo milagre da própria vida. Olhe para as montanhas cobertas de vegetação ou ao majestoso Oceano Atlântico repleto de milhões de criaturas feitas por Deus e imagine o poder que faz esse ecossistema funcionar.

    JDB

    Senhor, obrigado por nos lembrares de Tua grandeza em Tua Palavra.

    Só Deus é digno de nossa adoração.

    4 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 10–12; MATEUS 4

    O que os especialistas dizem?

    LEITURA:

    João 5:31-40

    …as Escrituras apontam para mim! E, no entanto, vocês se recusam a vir a mim para receber essa vida. vv.39,40

    Um renomado colunista escreveu sobre a extraordinária habilidade dos especialistas em fazer as coisas desesperadamente erradas. Um rápido olhar sobre a história recente mostra que ele tem razão. O inventor Thomas Edison, por exemplo, declarou certa vez que o cinema falado nunca substituiria o cinema mudo. E, em 1928, Henry Ford declarou: As pessoas estão se tornando inteligentes demais para terem uma nova guerra. Muitas outras previsões de especialistas falharam. Os gênios obviamente têm seus limites.

    Apenas uma Pessoa é totalmente confiável, e Ele tinha palavras fortes para alguns dos chamados peritos. Os líderes religiosos dos dias de Jesus alegaram ter a verdade. Esses estudiosos e teólogos pensavam que sabiam como seria o Messias prometido quando Ele chegasse.

    Jesus os advertiu: Vocês estudam minuciosamente as Escrituras porque creem que elas lhes dão vida eterna…. E lhes mostrou como eles estavam perdendo o âmago da questão: Mas as Escrituras apontam para mim! E, […] vocês se recusam a vir a mim para receber essa vida (VV.39,40).

    TLG

    Pai, entregamos este novo ano em Tuas mãos.

    Conhecer o futuro é incerto; mas conhecer Aquele que controla o nosso futuro é certeza de eternidade.

    5 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 13–15; MATEUS 5:1-26

    Apenas como meu pai

    LEITURA:

    1 Pedro 5.8-12

    Pois as Escrituras dizem: Sejam santos, porque eu sou santo. 1:16

    As botas de caubói do meu pai, empoeiradas, de salto alto, repousam no chão do meu escritório e são lembretes diários do tipo de homem que ele era.

    Entre outras coisas, ele criou e treinou cavalos de corte — atletas equinos que se movem com vivacidade. Eu gostava de vê-lo no trabalho, maravilhado com o fato de ele poder cavalgá-los.

    Como um menino, crescendo, eu queria ser como ele. Estou com meus 80 anos, e suas botas ainda são muito grandes para mim.

    Meu pai está no Céu agora, mas tenho outro Pai para imitar. Quero ser como Ele, cheio da Sua bondade, perfumado com Seu amor. Não estou lá com Ele e nunca poderei estar nesta vida.

    Mas o apóstolo Pedro disse: Deus, em toda a sua graça, os chamou para participarem de sua glória eterna por meio de Cristo Jesus. […] ele os restaurará, os sustentará e os fortalecerá, e os colocará sobre um firme alicerce (V.10). Você sabe que o Senhor tem a sabedoria e o poder para fazer isso (V.11).

    DHR

    Deus Pai, queremos ser como tu és. Ajuda-nos a crescer mais e mais, sendo semelhantes a ti a cada dia!

    Pela cruz, os cristãos são aperfeiçoados aos olhos de Deus

    6 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 16–17; MATEUS 5:27-48

    O presente dos Sábios

    LEITURA:

    Mateus 2:1-12

    …Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. v.2

    Um jovem casal tinha mais amor do que dinheiro. Certo Natal, eles se esforçaram para encontrar um presente que mostraria o quanto eles se amavam. Finalmente, na véspera do Natal, Della vendeu seu longo cabelo para comprar uma corrente de platina para o relógio que Jim herdara de seu pai e seu avô. Jim, no entanto, vendeu o relógio para comprar pentes caros para o cabelo de sua esposa.

    O autor O. Henry chamou a história desse casal O presente dos Magos (Cosac Naify, 2003). Ele sugere que, mesmo que os presentes tenham se tornado inúteis e possam tê-los feito parecer tolos, naquela manhã de Natal, o amor deles os colocou entre os mais sábios entre aqueles que presenteiam.

    Os sábios da primeira história de Natal também poderiam ter parecido insensatos para alguns quando chegaram a Belém com presentes de ouro, incenso e mirra (MATEUS 2:11). Eles não eram judeus, mas estrangeiros, gentios, que não perceberam o quanto perturbariam a paz de Jerusalém perguntando sobre um rei dos judeus, recém-nascido (V.2).

    MRD

    Pai, ajuda-nos a aprender o que significa presentear com o que o dinheiro não pode comprar.

    A graça de Deus é uma dádiva que não tem preço.

    7 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 18–19; MATEUS 6:1-18

    O nome

    LEITURA:

    Filipenses 2 5-11

    …para que, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra. v.10

    Cleópatra, Galileu, Shakespeare, Elvis, Pelé. Todos eles são tão conhecidos que só precisam de um nome para serem reconhecidos. Eles permaneceram proeminentes na história por causa de quem eram e o que fizeram. Mas há um outro nome que está acima desses ou de qualquer outro nome!

    Antes de o Filho de Deus nascer neste mundo, o anjo disse a Maria e José que o chamassem Jesus, pois Ele salvaria …o seu povo dos seus pecados (MATEUS 1:21) e seria chamado Filho do Altíssimo (LUCAS 1:32). Jesus não veio como uma celebridade, mas como um servo que se humilhou e morreu na cruz para que quem o recebe possa ser perdoado e liberto do poder do pecado. Por isso Deus o elevou ao lugar de mais alta honra e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes, para que, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua declare que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai (FILIPENSES 2:9-11).

    Em nossos tempos de maior alegria e de nossa mais profunda necessidade, o nome ao qual nos apegamos é JesusDCM

    Jesus, tu és o nome acima de todos os nomes, nosso Salvador e Senhor. Elevamos nosso louvor a ti ao celebrarmos a Tua presença e poder em nossa vida hoje.

    Jesus Cristo não será valorizado o suficiente até que Ele seja valorizado acima de tudo. AGOSTINHO

    8 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 20–22; MATEUS 6:19-34

    O apagador de dívidas

    LEITURA:

    Salmo 103:1-12

    De nós ele afastou nossos pecados, tanto como o Oriente está longe do Ocidente. v.12

    Segurei as lágrimas ao revisar minhas despesas médicas. Com o severo corte no salário do meu marido após o desemprego prolongado, pagar metade do saldo exigiria anos de parcelas mensais. Orei antes de ligar para o consultório do médico para explicar-lhe nossa situação e solicitar um plano de pagamento. Porém, o recepcionista me informou que o médico tinha perdoado a nossa dívida.

    Soluçando, agradeci. A generosidade me encheu de gratidão. Desliguei o telefone e louvei a Deus. Pensei em guardar a conta do médico como uma lembrança do que Deus tinha feito.

    A decisão do médico em perdoar minha dívida me trouxe à mente a escolha de Deus em perdoar a dívida insuperável dos meus pecados. As Escrituras nos asseguram que Deus é compassivo e misericordioso e lento para se irar e cheio de amor (V.8).

    Ele nem nos trata como merecemos (V.10). Ele remove nossos pecados, tanto como o Oriente está longe do Ocidente (V.12), quando nos arrependemos e aceitamos Cristo como nosso Salvador. Seu sacrifício apaga completamente a nossa dívida passada.

    XED

    Pai, obrigado por apagares completamente a nossa dívida quando colocamos nossa confiança em ti.

    A dívida impagável que contraímos pelo pecado é apagada pelo nosso Deus misericordioso.

    9 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 23–24; MATEUS 7

    Pedras memoriais

    LEITURA:

    Josué 3:14–4:7

    Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos milagres que realizou e dos juízos que pronunciou. Salmo 105:5

    Algumas manhãs, quando entro no Facebook, ele me mostra memórias — coisas que postei naquele dia em anos anteriores. Essas memórias, como fotos de casamento do meu irmão ou um vídeo de minha filha brincando com a minha avó, geralmente me fazem sorrir. Mas, às vezes, elas têm um efeito emocional mais profundo. Quando vejo uma nota sobre uma visita ao meu cunhado durante sua quimioterapia ou uma foto da minha mãe, com grampos no couro cabeludo após sua cirurgia no cérebro há três anos, lembro-me da presença fiel de Deus em circunstâncias difíceis. Essas memórias me compelem a orar e a agradecer.

    Todos somos propensos a esquecer as coisas que Deus tem feito por nós. Precisamos de lembretes. Quando Josué conduziu o povo de Deus para o seu novo lar, eles tiveram que atravessar o rio Jordão (JOSUÉ 3:15,16). Deus separou as águas, e Seu povo andou em terra seca (V.17). Para criar um memorial deste milagre, eles tomaram doze pedras do meio do leito do rio e as empilharam do outro lado (4:3,6,7). Quando os outros lhes perguntassem sobre o significado das pedras, o povo de Deus contaria a história do que Ele havia feito naquele dia.

    ALP

    Deus, obrigado por Tua fidelidade a mim durante muitos anos! Ajuda-me a confiar em ti no presente e no futuro.

    Lembrar-se das provisões divinas recebidas no passado traz esperança e fortalecimento para o hoje.

    10 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 25–26; MATEUS 8:1-17

    O coração de servo

    LEITURA:

    Lucas 22:24-30

    Pois eu estou entre vocês como quem serve. v.27

    Foi um longo dia de trabalho. Mas, quando cheguei à casa, era hora de começar o meu outro trabalho: ser um bom pai. Os cumprimentos da minha esposa e filhos logo se tornavam: Pai, o que vamos jantar? Pai, você pode me dar um pouco de água? Pai, vamos jogar futebol?.

    Eu só queria sentar. E, apesar de parte de mim realmente querer ser um bom pai, eu não sentia vontade de atender às necessidades da minha família. Foi quando vi o enorme cartão de agradecimento que minha esposa recebera de alguém na igreja. Estampava uma tigela de água, uma toalha e sandálias sujas. Abaixo, estavam as palavras de Lucas 22:27: Pois eu estou entre vocês como quem serve.

    Essa declaração da missão de Jesus, para servir aqueles a quem Ele veio buscar e salvar (LUCAS 19:10), era exatamente o que eu precisava. Se Jesus se dispôs a fazer o mais sujo dos trabalhos para Seus seguidores — como esfregar os pés imundos dos Seus seguidores, sem dúvida (JOÃO 13:1-17), eu poderia entregar ao meu filho um copo de água sem resmungar sobre isso. Nesse momento, lembrei-me de que os pedidos de minha família para servi-los não eram simplesmente uma obrigação, mas uma oportunidade ARH

    Senhor, às vezes é difícil servir aos outros. Ajuda-nos a nos tornarmos mais semelhantes a ti, dispostos a expressar Teu amor nas muitas oportunidades que temos de servir aqueles que nos rodeiam a cada dia.

    O amor de Deus por nós nos capacita a servir aos outros.

    11 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 27–28; MATEUS 8:18-34

    O que há em seu interior?

    LEITURA:

    2 Coríntios 4:7-18

    Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. v.7

    Minha amiga perguntou-me: Você quer ver o que tem dentro?. Eu a tinha elogiado pela boneca de pano à moda antiga que sua filha segurava em seus pequenos braços. Curiosa, instantaneamente, respondi que sim, pois queria muito ver o que continha dentro. Ela virou o rosto da boneca para baixo e abriu um discreto zíper costurado nas costas. De dentro do corpo de tecido, Emília suavemente removeu um tesouro: a boneca de pano que ela tinha segurado e amado ao longo dos anos de sua própria infância mais de duas décadas antes. A boneca exterior era meramente uma casca sem este

    forro interior para lhe dar força e forma.

    Paulo descreve a verdade da vida, morte e ressurreição de Jesus como um tesouro, que se tornou evidente na frágil humanidade do povo de Deus. Esse tesouro capacita aqueles que confiam no Senhor a suportar adversidades impensáveis e a continuar servindo-o. Quando o fazem, Sua luz — Sua vida — brilha intensamente através das rachaduras de sua humanidade. Paulo nos encoraja a não desanimarmos (V.16) porque Deus nos fortalece para fazer a Sua obra.

    KHH

    Obrigado, Senhor, por Tua salvação.

    O evangelho da verdade brilha através do quebrantamento do povo de Deus.

    12 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 29–30; MATEUS 9:1-17

    Enquadrando-se

    LEITURA:

    Malaquias 3:13-18

    Então aqueles que temiam o SENHOR falaram uns aos outros; e o SENHOR ouviu o que disseram. v.16

    Luís é um bancário diligente e confiável e demonstra de maneira muito clara como testemunha a sua fé. Ele a revela de maneira prática, retirando-se de ambientes durante conversas impróprias. Em um estudo bíblico, ele compartilhou: Temo que esteja perdendo oportunidades de promoção por não me encaixar.

    Os cristãos da época do profeta Malaquias enfrentaram desafio semelhante. Eles tinham retornado do exílio e o Templo tinha sido reconstruído, mas havia ceticismo sobre o plano de Deus para o futuro deles. Alguns israelitas estavam dizendo: ‘De que adianta servir a Deus? Que vantagem temos em obedecer a suas ordens ou chorar por nossos pecados diante do SENHOR dos Exércitos? De agora em diante, chamaremos de abençoados os arrogantes. Pois os que praticam maldades enriquecem, e os que provocam a ira de Deus nenhum mal sofrem’ (VV.14,15).

    Como podemos permanecer firmes em Deus numa cultura que nos diz que perderemos se não nos misturarmos? Os fiéis na época de Malaquias responderam a esse desafio, reunindo-se com aqueles que criam no mesmo que eles para encorajar uns aos outros. Malaquias partilha conosco este detalhe importante: o SENHOR ouviu o que disseram (V.16).

    PFC

    Nossa fé pode ser testada para que possamos confiar na fidelidade de Deus.

    13 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 31–32; MATEUS 9:18-38

    Um Deus irado?

    LEITURA:

    Êx 33:18-19;34:1-7

    … Javé! O SENHOR! O Deus de compaixão e misericórdia! v.6

    Ao estudar mitologia, impressionei-me com o quanto os deuses se irritavam e se iravam facilmente. As pessoas que eram objetos dessa ira tinham suas vidas destruídas por mero capricho.

    Eu zombava delas, questionando-me como alguém poderia acreditar neles. Mas me perguntei: Será que a minha visão do verdadeiro Deus é muito diferente? Não acredito que Ele se irrita fácil sempre que duvido dele? Infelizmente, sim.

    Por isso, aprecio o pedido de Moisés a Deus para mostrar a Sua glória (33:18). Tendo sido escolhido para liderar um grande grupo de pessoas que resmungou contra ele, Moisés queria certificar-se de que Deus o ajudaria com esta enorme tarefa. Seu pedido foi recompensado pela demonstração da glória de Deus. O Senhor anunciou a Moisés o Seu nome e Suas características. Ele diz que é o Deus de compaixão e misericórdia! Lento para irar-se e cheio de amor e fidelidade (V.6).

    Este versículo lembrou-me de que Deus não é impulsivo, alguém que repentinamente golpeia com ira. Isso é reconfortante, especialmente quando lembro das vezes que me referi a Ele com impaciência ou críticas. Além disso, o Senhor age continuamente para me tornar mais semelhante a Ele mesmo.

    LMW

    Deus Pai, estou grato por seres sempre compassivo, perdoador e fiel.

    Embora nós, muitas vezes, mudemos, Deus jamais muda.

    14 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 33–35; MATEUS 10:1-20

    Conhecer e amar

    LEITURA:

    João 10:7-16

    Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. v.27

    "Cristo tem amor por mim, sei que a Bíblia diz assim" (HCC 173) é a mensagem duradoura de uma das canções da música cristã que mais resistem ao tempo, especialmente para as crianças. Escrito por Anna B. Warner, nos anos 1800, esta letra afirma ternamente nosso relacionamento com Ele: somos amados.

    Alguém deu a minha esposa uma placa para a nossa casa que dá a estas palavras um novo significado por lançar essa simples ideia. Diz: "Jesus me conhece, eu amo isso". Isso traz uma perspectiva diferente sobre o nosso relacionamento com o Senhor — somos conhecidos.

    No antigo Israel, amar e conhecer as ovelhas distinguia um verdadeiro pastor de um funcionário contratado. O pastor passava tanto tempo com suas ovelhas que desenvolvia um cuidado permanente e profundo conhecimento de seus cordeiros. Não admira que Jesus diz aos Seus: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. […] Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem (JOÃO 10:14,27).

    WEC

    Senhor, obrigado por me amares e cuidares de mim. Ajuda-me a confiar em ti em todas as áreas da minha vida.

    É maravilhoso pensar que Jesus me conhece e me ama!

    15 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 36–38; MATEUS 10:21-42

    Perseguindo a unidade

    LEITURA:

    Colossenses 3:9-17

    Nessa nova vida, não importa se você é judeu ou gentio, […] Cristo é tudo que importa, e ele vive em todos. v.11

    Cresci na década de 1950, sem questionar o racismo e a segregação na cidade onde vivíamos. Nas escolas, restaurantes, transportes públicos e bairros, as pessoas eram separadas pela cor da pele.

    Mudei de atitude em 1968 ao entrar no Exército. Servi com jovens de grupos multiculturais. Aprendemos rápido a entender e aceitar uns aos outros, trabalhar juntos e cumprir nossa missão.

    Paulo escreveu à igreja, em Colossos, reconhecendo a diversidade de seus membros, e lhes lembrou: não importa se você é judeu ou gentio, se é circuncidado ou incircuncidado, se é inculto ou incivilizado, se é escravo ou livre. Cristo é tudo que importa, e ele vive em todos (V.11). Em um grupo onde as diferenças superficiais e as mais profundas poderiam facilmente dividir as pessoas, Paulo as exortou a revestirem-se de: compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência (V.12). E, além dessas virtudes, disse-lhes que se revestissem do amor que une todos nós em perfeita harmonia (V.14).

    Colocar esses princípios em prática muitas vezes pode ser uma obra em andamento, mas é a isso que Jesus nos chama. O que nós, como cristãos, temos em comum é o nosso amor por Ele. Firmados nisso, buscamos a compreensão, a paz e a unidade como membros do Corpo de Cristo.

    DCM

    Senhor, une-nos para que nos encorajemos uns aos outros.

    O amor de Cristo traz unidade em meio à diversidade.

    16 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 39–40; MATEUS 11

    O Poder da Oração

    LEITURA:

    1 Samuel 7:7-14

    …Não pare de clamar ao SENHOR, nosso Deus, para que ele nos salve dos filisteus. v.8

    Um dia, quando fiquei profundamente preocupado com o bem-estar de alguém muito próximo a mim, encorajei-me com a história de Samuel, um sábio líder dos israelitas. Ao ler como ele intercedeu pelo povo de Deus ao enfrentarem problemas, reforcei a minha determinação em orar por quem amo.

    Os israelitas enfrentaram a ameaça dos filisteus, que já os tinham derrotado anteriormente, quando o povo de Deus não confiou no Senhor (1 SAMUEL 4). Depois de se arrependerem dos seus pecados, ouviram que os filisteus estavam prestes a atacar. Desta vez, porém, pediram a Samuel que continuasse orando por eles (7:8), e o Senhor respondeu claramente, confundindo os seus inimigos prontamente (V. 10). Embora os filisteus pudessem ser mais poderosos do que os israelitas, o Senhor era o mais forte de todos.

    ABP

    Deus Pai, fortalece a minha fé para que eu sempre creia em Tua bondade e amor.

    Deus nos ouve quando oramos.

    17 DE JANEIRO

    A BÍBLIA em UM ANO:

    GÊNESIS 41–42; MATEUS 12:1-23

    Gratidão crescente

    LEITURA:

    Romanos 11:33-36

    …todas as coisas vêm dele, existem por meio dele e são para ele. A ele seja toda a glória para sempre! v.36

    George Herbert, poeta britânico do século 17, encoraja-nos a sermos agradecidos em seu poema Gratidão: Tu que me deste tanto, dá-me uma coisa mais: um coração agradecido.

    Herbert reconheceu que, para ser grato, precisava simplesmente reconhecer as bênçãos que Deus já lhe havia concedido.

    A Bíblia declara Cristo Jesus como a fonte de todas as bênçãos: todas as coisas vêm dele, existem por meio dele e são para ele (V.36). Todas as coisas abrange o extravagante e o mundano, os dons cotidianos em nossa vida. Tudo o que recebemos na vida vem diretamente de nosso Pai celestial (TIAGO 1:17), e Ele voluntariamente nos concede essas dádivas por causa do Seu amor por nós.

    Para ampliar a minha percepção das bênçãos de Deus em minha vida, estou aprendendo a cultivar um coração que reconhece a fonte de todas as alegrias que experimento diariamente, mas especialmente aquelas que tantas vezes acho que sou merecedor. Hoje, isso incluiu uma manhã agradável para correr, a expectativa de rever meus amigos à noite, a despensa cheia para preparar torradas com minhas filhas, a beleza do mundo janela afora e o aroma do café recém-passado.

    Quais são todas as coisas que Deus já lhe deu? Abra os olhos às Suas bênçãos e isso o ajudará a desenvolver um coração

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1