Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Estresse e Ansiedade
Estresse e Ansiedade
Estresse e Ansiedade
E-book89 páginas1 hora

Estresse e Ansiedade

Nota: 5 de 5 estrelas

5/5

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

O estresse é caracterizado pelo desgaste que ocorre no dia a dia da pessoa, em que ela é forçada a enfrentar diferentes situações que a deixam irritada, amedrontada, confusa etc. Assim, nos contextos estressantes, surgem emoções fortes, tensões emocionais e um estressor (agente produtor de estresse).
Além disso, o estresse é um sintoma que muda o estado emocional de forma indescritível. Ele pode ser caracterizado por sensações de irritação, medo, desconforto, preocupação, frustração, indignação, nervosismo e ser motivado por diversas razões. Muitas vezes, a causa do estresse é desconhecida.
Quando o estresse interfere na vida e no trabalho (fazendo com que seja difícil passar dias tranquilos por um longo período), ele pode ser perigoso tanto para a mente quanto para o corpo. Isso acontece porque o estresse também leva a incômodos físicos.
O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão, devido à mudança brusca no estilo de vida e à exposição a determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir certo tipo de angústia — no caso da Síndrome de Burnout — concernente à motivação no trabalho, ao relacionamento com metas, a cobranças etc. Assim, ele pode estar presente em forma de doenças, conflitos psicológicos e situações do cotidiano.
Em relação à ansiedade, uma dose dela é normal e faz bem. Essa condição pode ser decorrente de uma entrevista de trabalho, uma viagem, um exame de vestibular ou uma situação de risco em potencial (quando, por exemplo, se caminha em uma rua deserta com a sensação de ser seguido). Dessa forma, a ansiedade costuma deixar as pessoas sempre em estado de alerta.
Do ponto de vista psíquico, a ansiedade é um estado de apreensão, expectativa ou medo diante do inesperado, acompanhada por uma sensação de desconforto e insegurança.
Na Bíblia, há relatos sobre a ansiedade. Um deles é o do rei Davi, que questionou até quando teria ansiedade, preocupação e tristeza em seu coração
IdiomaPortuguês
Data de lançamento23 de mar. de 2020
ISBN9788576897323
Estresse e Ansiedade

Leia mais títulos de Marisa Lobo

Autores relacionados

Relacionado a Estresse e Ansiedade

Ebooks relacionados

Cristianismo para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Estresse e Ansiedade

Nota: 5 de 5 estrelas
5/5

3 avaliações1 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

  • Nota: 5 de 5 estrelas
    5/5
    ameeeeiii ❤️❤️❤️❤️ Deus abençoe vocês ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️ Show de bola ❤️

Pré-visualização do livro

Estresse e Ansiedade - Marisa Lobo

leitura!

CAPÍTULO 1

O QUE É ESTRESSE?

Estresse, segundo o Dicionário Aurélio , é o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras, capazes de perturbar-lhe a homeostase; estricção.

Todos temos preocupações, e isso é normal. Porém, o que não é considerado um estado mental saudável é estarmos sempre preocupados. A condição de preocupação crônica é um padrão negativo de pensamento que os psicólogos ajudam a quebrar.

Assim, os preocupados crônicos correm o risco de adquirir problemas de saúde devido à resposta ao estresse prolongada pelo corpo. Quando experimentamos o estresse, nosso corpo libera os hormônios cortisol e adrenalina.

Esses hormônios causam o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca e provocam outras alterações psicológicas que, durante um longo período de tempo, encurtam a vida. Em um estudo britânico sobre estresse e mortalidade, os pesquisadores descobriram que o estresse leva a um risco maior de morte por doenças cardiovasculares, câncer, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

As causas do estresse podem ser internas ou externas. Quando os sintomas dele persistem por um longo intervalo de tempo, ocorrem sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e à depressão). No entanto, nossos mecanismos de defesa passam a não responder de forma eficaz, aumentando, assim, a possibilidade de surgirem doenças, especialmente cardiovasculares.

Alguns medicamentos podem desenvolver ou piorar os sintomas do estresse, como: inaladores usados para tratar asma; medicamentos para tireoide; algumas pílulas dietéticas; alguns remédios para resfriado; e produtos com cafeína, cocaína, álcool e tabaco.

Quando os sintomas ocorrem com frequência, o indivíduo passa a ter distúrbios de ansiedade. O tratamento para o estresse consiste em três abordagens: administrar os estressores, aumentar a resistência a estes e mudar a forma de enfrentá-los.

É importante saber o que é um fator estressor. Este pode ser um acontecimento, uma situação, uma pessoa ou um objeto, que se identifica como elemento estressante e induz à reação de estresse.

Tal fator pode variar amplamente quanto à natureza, abrangendo desde componentes psicossociais e comportamentais — como frustração, ansiedade e sobrecarga — até elementos de origem bioecológica e física, incluindo o ruído, a poluição, a temperatura e a nutrição. A imaginação e a antecipação também podem agir como fatores estressantes e desencadear reações de estresse.

Segundo a Associação Americana de Psicologia, há três tipos de estresse: o agudo, o agudo episódico e o crônico.

Estresse agudo

O estresse agudo é uma reação do corpo a um momento ou fator estressor. Os sintomas da reação aguda ao estresse passam, em grande parte, pelos sintomas ansiosos, como: ativação psíquica, instabilidade de humor, apreensão e insegurança.

A Associação Americana de Psicologia descreve estes sintomas físicos de quem passou por estresse agudo: dor de cabeça tensional, dor nas costas, dor na mandíbula, dores musculares em geral, azia, flatulência, diarreia, palpitações cardíacas, aumento de pressão e mãos suadas.

Estresse agudo episódico

A Associação Americana de Psicologia define o estresse agudo episódico como a condição em que os estímulos que causam as reações agudas ao estresse se repetem com frequência.

Nesse caso, os sinais são os sintomas do estresse agudo, mas prolongados, como: dores de cabeça tensionais persistentes, enxaquecas, hipertensão, dor no peito e doenças cardíacas.

Já a Síndrome de Burnout é uma resposta do organismo a esse estresse prolongado relacionado ao ambiente de trabalho, que não foi solucionado, procrastinado ou evitado de alguma forma. Burnout pode ser confundida com demais transtornos, como ataque de ansiedade, pânico e outros.

Estresse crônico

Estresse crônico é a resposta à pressão emocional sofrida durante um período prolongado de tempo, no qual o indivíduo percebe que tem pouco ou nenhum controle. Ele envolve uma resposta do sistema endócrino no qual corticosteroides são liberados.

Transtorno do estresse pós-traumático

O Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à de terceiros.

Quando se recorda do fato, a pessoa revive o episódio como se ele estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.

Aproximadamente entre 15% e 20% das pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas em casos de violência urbana, agressão física, abuso sexual, terrorismo, tortura, assalto, sequestro, acidentes, guerra, catástrofes naturais ou provocadas desenvolvem esse tipo de transtorno. Porém, a maioria só procura ajuda dois anos depois das primeiras

Está gostando da amostra?
Página 1 de 1