Essência humana: um mergulho no ser
()
Sobre este e-book
O livro "Essência humana – um mergulho no ser" permite ao leitor compreender esses e muitos outros questionamentos, assim como sair da área rasa de conhecimento e ser confrontado com diversas perspectivas para o desenvolvimento.
Seja a busca por desenvolver competências capazes de aprimorar suas habilidades profissionais ou entender quais valores o movem, a obra questionará o leitor sobre o seu real poder.
Uma importante ferramenta para aqueles que desejam uma leitura estimulante, recheada de conhecimento e experiências de 21 pessoas multifacetadas, que buscam diariamente conexão com sua verdadeira essência para uma vida harmoniosa.
Se você busca evolução e autoconhecimento para despertar sua verdadeira essência, esse livro é para você!
Relacionado a Essência humana
Ebooks relacionados
O poder do óbvio Nota: 5 de 5 estrelas5/5Coaching a hora da virada - Volume 2: Organize sua vida, supere desafios e realize sonhos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDesperte seu poder Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMindset Hipnótico Nota: 3 de 5 estrelas3/536 Princípios do Coaching Transformacional Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPnl Na Clinica Terapeutica Nota: 0 de 5 estrelas0 notasRevolucione Sua Forma De Enxergar A Si Mesmo E Mude Sua Vida Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCoaching para a vida Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAuto Coaching Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEncontre Seu Propósito: Um guia prático Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMude Sua Vida Com Auto Hipnose Nota: 0 de 5 estrelas0 notasReprogramação Mental Best Seller Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Guia Da Coragem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasQual é o seu propósito?: Considerações para despertar o verdadeiro potencial inerente ao ser humano Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCoaching & autorrealização Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAssertividade na gestão de pessoas: ressignificando as relações intrapessoais e interpessoais Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCoaching executivo: cuidados e boas práticas para um processo de sucesso Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPreciso Demitir... E Agora?: Reflexões Baseadas em Experiências de Demissão Nota: 0 de 5 estrelas0 notasManual Self-love Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMentoria Sistêmica A Nova Revolução Do Aprendizado Nota: 4 de 5 estrelas4/5Ciência da Fala Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Céu Dentro da Mente: Nova Abordagem da Psicologia Positiva Nota: 0 de 5 estrelas0 notasVivências de coaching: Encantadora de vidas Nota: 3 de 5 estrelas3/5Transformar “não” Em 'sim' Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAgora tudo é ansiedade?: Coleção Quebrando o Tabu Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCoaching, Mentoring e Advice: para médicos e profissionais da saúde Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOs 4 Pilares Da Saúde E A Busca Pelo Equilíbrio Nota: 0 de 5 estrelas0 notasResumo - O Maior Vendedor Do Mundo (The Greatest Salseman In The World) - Baseado No Livro De Og Mandino Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCoaching Para Solteiros Nota: 0 de 5 estrelas0 notasComo Falar Em Público Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Autoajuda para você
Especialista em pessoas: Soluções bíblicas e inteligentes para lidar com todo tipo de gente Nota: 5 de 5 estrelas5/521 dias para curar sua vida: Amando a si mesmo trabalhando com o espelho Nota: 4 de 5 estrelas4/5Minuto da gratidão: O desafio dos 90 dias que mudará a sua vida Nota: 5 de 5 estrelas5/5O milagre da manhã Nota: 5 de 5 estrelas5/5Ho'oponopono da Riqueza: 35 dias para abrir as portas da prosperidade em sua vida Nota: 5 de 5 estrelas5/5Sexo Sem Limites - O Prazer Da Arte Sexual Nota: 4 de 5 estrelas4/5Um Poder Chamado Persuasão: Estratégias, dicas e explicações Nota: 5 de 5 estrelas5/5Emoções inteligentes: governe sua vida emocional e assuma o controle da sua existência Nota: 5 de 5 estrelas5/5A oração mais poderosa de todos os tempos Nota: 5 de 5 estrelas5/535 Técnicas e Curiosidades Mentais: Porque a mente também deve evoluir Nota: 5 de 5 estrelas5/5Como Convencer Alguém Em 90 Segundos Nota: 3 de 5 estrelas3/5O Livro Mestre De Feitiços & Magias Nota: 4 de 5 estrelas4/5Seja o amor da sua vida Nota: 4 de 5 estrelas4/5Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar Nota: 5 de 5 estrelas5/5Como ser um ímã para o dinheiro: Técnicas poderosas para atrair o sucesso financeiro Nota: 5 de 5 estrelas5/5Manual de Magia com as Ervas Nota: 4 de 5 estrelas4/5Por que fazemos o que fazemos? Nota: 5 de 5 estrelas5/5Tudo que Quiser é Seu Nota: 4 de 5 estrelas4/5As Pombagiras E Seus Segredos Nota: 5 de 5 estrelas5/5Meu livro da consciência: 365 mensagens para nossas boas escolhas de cada dia Nota: 4 de 5 estrelas4/5Manhãs Poderosas: 25 minutos de hábitos matinais que vão transformar sua vida Nota: 4 de 5 estrelas4/5Foco: O poder da única coisa: Encontre o seu propósito e obtenha resultados extraordinários Nota: 4 de 5 estrelas4/5Minutos de Sabedoria Nota: 5 de 5 estrelas5/5A arte de ler mentes: Como interpretar gestos e influenciar pessoas sem que elas percebam Nota: 5 de 5 estrelas5/5PLN: técnicas simples para aumentar a sua confiança e comportamento. Nota: 4 de 5 estrelas4/5
Categorias relacionadas
Avaliações de Essência humana
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Essência humana - Marcia Marthas
© Literare books international ltda, 2021.
Todos os direitos desta edição são reservados à Literare Books International Ltda.
Presidente
Mauricio Sita
Vice-presidente
Alessandra Ksenhuck
Diretora executiva
Julyana Rosa
Diretora de projetos
Gleide Santos
Relacionamento com o cliente
Claudia Pires
Editor
Enrico Giglio de Oliveira
Diagramação do ebook
Isabela Rodrigues
Revisor
Sérgio Ricardo
Capa
Paulo Gallian
literare books international ltda.
Rua Antônio Augusto Covello, 472
Vila Mariana — São Paulo, SP. CEP 01550-060
+55 11 2659-0968 | www.literarebooks.com.br
contato@literarebooks.com.br
prefácio
Esta não é a primeira obra coordenada pelo professor Wilson a qual tenho o privilégio de acompanhar de perto, uma pessoa sempre dedicada a investigar o comportamento humano e pronto para colocar em prática as teorias estudadas. Sendo assim, não é de espantar que ele reúna pessoas também comprometidas com o estudo do comportamento humano nesta publicação.
No percurso desta leitura você vai compreender o que é mergulhar em si, sair da área rasa de conhecimento e ser confrontado com diversas perspectivas para o desenvolvimento. Seja a busca por desenvolver competências capazes de aprimorar suas habilidades profissionais ou compreender quais valores o movem, esta leitura o questionará sobre o seu real poder. Seja o poder que a mudança oferece, o poder da liderança, o poder da conexão, o poder da sua fé, o poder de ser quem você é.
Vivenciamos a cada dia mais a presença da tecnologia, o alcance dos serviços digitais na palma da mão, a qualquer e a todo momento, fatores que muito contribuem para o desenvolvimento de novos serviços e produtos, mas também capazes de aumentar a incidência de distúrbios de saúde mental, levando algumas pessoas a letargia e tristezas profundas. Soma-se a essa situação, uma crise de saúde mundial que nos leva a questionar o que é realmente importante, tornando atento aqueles que ainda não notavam o ser humano como real potência e seu poder transformador. Se você fez ou faz parte dos desatentos, presumo que este livro poderá ajudá-lo a compreender seu real papel e poder de transformação.
Acredito que esta obra é uma ferramenta importante para aqueles que desejam uma leitura instigante, recheada de conhecimento e experiência de pessoas multifacetadas, mas com o mesmo desejo de contribuição.
Com a certeza de que os estudos sobre o desenvolvimento humano não cessam, pois nosso desejo de contribuição e evolução deve ser ilimitado, desejo uma boa leitura e que seu mergulho seja profundo e valioso.
Marcia Marthas
você pode ser melhor, você merece ser melhor! permita-se
Capítulo 1
Falarei um pouco de desenvolvimento humano e suas ferramentas. Cito três nas quais sou formado e tive o prazer de presenciar as mudanças nas pessoas que participaram do processo; ferramentas extraordinárias de ajuda, que melhoraram a minha vida e a de muitas pessoas e podem beneficiar sua vida também. Quero deixá-lo curioso, quero levá-lo a conhecer um pouco e ansiar por saber muito mais. Permita-se…
Por alessandro m. soares
Vou apresentar a você a importância do coaching, as possibilidades de mudanças com a PNL e a ajuda da hipnoterapia, ambas visando uma melhor qualidade de vida. Mensurarei os principais pontos de cada uma delas e o quanto, juntas, podem ajudar a melhorar sua vida e sua autoestima, trazendo sua melhor versão.
Quero que você leia a partir de agora com a seguinte palavra-chave em sua mente e isso fará toda a diferença na leitura: permita-se.
O coaching
Trata-se de uma ferramenta extraordinária e importante para o desenvolvimento profissional e pessoal com o autoconhecimento, potencializando você a alcançar seus resultados desejados. Ela ajuda com questões importantes e necessárias em sua vida, para atingir metas e sonhos, encaminhando você a seguir ao futuro desejado; sim, afinal quantos sonhos e metas foram deixados para trás durante sua vida, por não tentar, ou achar que não era capaz, ou por simplesmente viver com a ideia deixa a vida me levar
, como Zeca Pagodinho fala em sua música. E nessa ideia foi abraçando tudo o que aparecia em seu caminho, chegando onde você está hoje, o que te leva a perguntar: o que fiz de errado para estar aqui?
. Claro que pode ser que tenha dado certo em alguns pontos de sua vida, mas você é feliz do jeito que está agora? Será realmente assim que você imaginava que seria sua vida? Você tinha sonhos? Sabia o que realmente queria fazer? Seguiu essa linha ou deixou a vida te levar?
É essa a diferença e a importância da ferramenta coaching em nossa vida; ela te direciona, ajuda a enxergar seus pontos fortes e entender seus pontos fracos para corrigi-los. Imagine o quanto poderia ser diferente sua vida se tivesse tido acesso a essa ferramenta quando mais jovem, identificando o que realmente te dá prazer e se ocupando do que realmente gosta de fazer. A ferramenta faz isso, o professional coach será totalmente neutro, não dará opinião a respeito do que é certo ou errado, porém fará as perguntas que o levarão ao autoconhecimento, identificando seu caminho. Isso porque todas as respostas estão dentro de você, apenas vamos levá-lo a encontrar e, ao encontrar, você identificará o melhor caminho, possibilidades e realizações a serem feitas; entenderá que tudo depende de você e que isso terá um preço. A questão é: você estará disposto a pagar? Não falo de dinheiro; falo de tempo, dedicação, foco, querer, poder, permitir-se a tudo isso.
O professional coach trabalhará com ferramentas e questões, entre elas a da percepção, verificando suas possibilidades, mapeando as variáveis controláveis e incontroláveis para os momentos; ajudará você a definir seu objetivo, identificar evidências, tempo, estratégias e comprometimento, ter suas tomadas de decisão, perdas e ganhos. Olhará seu estado atual e seu estado desejado, identificando a diferença do que você tem a ganhar e a perder, fortalecendo mais o seu objetivo. Com a ferramenta changing beliefs, ajudará a identificar e reconhecer sua crença limitante a fim de mudá-la ou apagá-la. Criará uma rota de ação e fará uma imagem do futuro desejado, voltando até os dias atuais e verificando a forma como chegou lá. Identificação de valores, missão e propósito: seus valores determinam suas atitudes. A missão deve ser clara e específica ao seu propósito. Essas são algumas das várias ferramentas que serão usadas para fazer o coachee (você) alcançar seu potencial e seu objetivo e muito mais. Imagine o quão diferente poderá ser sua vida com todo esse conhecimento. Então te pergunto, quanto vale ter esse conhecimento? Quanto vale você passar por um coach? Você está esperando o quê?
A PNL
Programação Neurolinguística é o significado da sigla PNL. Vamos começar explicando um pouco a história dela. Trata-se de uma metodologia para programar ou reprogramar a mente a fim de alcançar a excelência. Richard Bandler, um dos grandes estudiosos e criador da técnica, procurou gerar uma nova metodologia para ajudar as pessoas com excelência e eficácia rápida. Começou então a estudar os melhores terapeutas, psicólogos, antropólogos e hipnólogos do mundo, todos os melhores em sua área de desenvolvimento humano, com as informações das metodologias terapêuticas utilizadas. Ele as remodelou para a PNL. Resumidamente, essa é a história da criação dessa incrível ferramenta que está sendo atualizada até hoje com novos estudos. Agora vamos falar um pouco do que ela é capaz.
Com a PNL, abordamos a influência da linguagem na programação mental junto com o restante das funções de nosso sistema nervoso, tornando-se uma ferramenta poderosa para manipular os processos mentais conscientes e inconscientes, criando ou modificando percepções; ajuda a compreender como as pessoas pensam, sentem e reagem.
a compreender como as pessoas pensam, sentem e reagem. Com isso, podemos trabalhar suas crenças, lembrando que crenças são julgamentos e avaliações sobre nós mesmos e sobre os outros. Trata-se de uma generalização dominante sobre casualidades, significado e o limite do mundo que o rodeia, sendo algumas delas negativas, que atrapalham sua vida e objetivos. Segundo Nelson Mandela, não é o que nos acontece, mas o que fazemos com isso que faz a diferença
, ou seja, será o ponto em que você dará mais ênfase que fará toda a diferença; com tudo criamos âncoras, gatilhos positivos ou negativos, consciente ou inconscientemente, e é nesse ponto que temos de mudar. Para isso, precisamos reconhecê-lo e desassociá-lo de uma dor intensa e associá-lo a um prazer enorme em adotar uma nova crença no lugar. Âncora e gatilho são determinados estímulos no auge de um estado emocional que se ligam poderosamente a um significado. Com a ferramenta da PNL, vamos entrar em seus repertórios de reações automáticas e descobrir quais delas funcionam melhor, suas melhores âncoras e seus gatilhos, aqueles que criam reações que funcionam para você, que o levam a ter sucesso em algo que você faz. Podemos alterar as ruins ou apagá-las e te ensinar a não trabalhar no automático, perceber e escolher a melhor decisão. Vamos reprogramar
e identificar suas âncoras, estímulos de lembranças conscientes ou inconscientes, determinados por eventos que podem mudar o seu estado positivo para negativo. É uma associação que se cria entre os pensamentos, ideias, sensações ou um estado com determinado estímulo; pois lembre-se: vivemos em um mundo cheio de situações e estímulos. Sendo assim, nosso cérebro trabalha muito com respostas programadas automáticas, e as âncoras são algumas delas. Imagina você conseguindo identificá-las, corrigindo, apagando ou fazendo novas. A PNL faz isso.
A PNL melhora suas habilidades interpessoais, trabalha sua autoestima, ajuda a ser mais assertivo em sua comunicação, superar medos, fobias, melhora seus resultados, relacionamentos interpessoais, ou seja, ajudará você a ficar ainda melhor no que já faz bem.
O coaching de que falamos anteriormente foi criado na base da PNL. Podemos dizer que a ferramenta foi criada para ajudar você no presente a respeito do futuro. Ela não vai retroagir; é aí que a PNL entra, para corrigir, identificar e melhorar as suas âncoras e gatilhos, para gerir melhor seu futuro.
É uma ferramenta gigantesca e poderosa, que pode te ajudar de diversas maneiras, melhorar sua comunicação, persuasão, aprendizado e muito mais.
Entenda que é sobre o que você faz e não como você faz. Imagine isso e muito mais ajudando na sua vida, quantas coisas você poderia potencializar, quantas coisas você poderia reprogramar, mudar em sua vida; ela está disponível, é só querer, vamos?
Hipnoterapia
Vamos começar pela história. Foram encontrados indícios de que a hipnose existe desde 2000 a.C. em templos indianos, gregos e egípcios. No final do ano de 1700, Fransz Abtiob Mesmer usou o magnetismo animal
para curar doenças. Em 1802 d.C., Abade Faria realizou a primeira indução instantânea. Em 1821, Recamier fez o primeiro uso registrado de hipnoanestesia, operando pacientes sob coma mesmérico. De 1847 a 1851 James Esdaile realizou 345 operações em hospitais em Calcutá, na Índia, e a única anestesia foi a hipnose. No ano de 1892, a Associação Médica Britânica aprovou por unanimidade o uso terapêutico da hipnose. Em 1958, a Associação Médica Norte-americana aprovou um relatório sobre o uso médico da hipnose. Esses foram alguns dos vários reconhecimentos da hipnose em nossas vidas. A terapia feita com a hipnose é simplesmente fantástica, tão extraordinária que fez parte de estudo para a criação da PNL. Sou apaixonado por essa forma de terapia. Vou citar algumas das diversas possibilidades com que ela pode ajudar na qualidade de vida. Sim, é isso mesmo que você leu, na sua qualidade de vida, pois existem diversos traumas mentais, emocionais e comportamentais que nos atrapalham, que nos fazem infelizes. Muitas vezes nem sabemos que temos ou por que temos esses traumas, e a hipnoterapia ajuda a corrigir isso. Então você faz a pergunta: O que é hipnose?
. Todos nós passamos boa parte do tempo hipnotizados durante o dia; é um estado natural de nossa mente, que pode ser alcançado de forma natural. Como exemplo bem simples, quando assistimos a um filme e sentimos raiva, medo, compaixão ou tristeza, isso é hipnose: você está tão conectado com o filme e suas imagens que sua mente não diferencia a ficção da realidade, trazendo para você todos esses sentimentos. No entanto, a hipnose também pode ser induzida por um hipnólogo para tratamentos terapêuticos
O hipnólogo, por meio de uma sessão de relaxamento, leva a pessoa a entrar em estado de transe para acessar o seu subconsciente, mas por que o subconsciente? Porque é lá que ficam todas as memórias definitivas, emoções, hábitos, autopreservação e tudo o que você faz sem pensar, no automático, como quando dirigimos um carro. Você entra, liga, coloca o pé no freio, solta o freio de mão, olha o retrovisor interno, o externo, liga a seta, coloca um pé na embreagem, engata a marcha, tira o outro do freio, coloca no acelerador, sai e começa a dirigir; mas espera, todos esses passos foram pensados ou uma boa parte foi no automático? Sim, uma boa parte foi no automático, por meio do seu subconsciente, e uma pequena parte foi consciente, pois o consciente cuida da racionalização, da análise, da memória funcional e da força de vontade, e isso gasta muita energia. O nosso cérebro tende a gastar menos energia possível, para isso vai trabalhar o mínimo possível de forma consciente. A maior parte será subconsciente, pois tudo o que você faz no automático fica na parte subconsciente do cérebro. Podemos dizer, portanto, que você está hipnotizado quando faz no automático
. Na hipnose é esse ponto que trabalhamos, pois