Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Manual Do Motorista 2022
Manual Do Motorista 2022
Manual Do Motorista 2022
E-book105 páginas2 horas

Manual Do Motorista 2022

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Livro de Referência do Condutor Neste livro você já aprenderá o passo-a-passo de como tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um dos fatos importantes, associado a esse evento, é que o mercado de trabalho, no setor de transportes, cresce dia após dia e você pode se inserir nele. Mas, existem categorias específicas de CNH para cada modalidade de transporte: A, B, C, D e E. A habilitação, em cada uma dessas categorias, se dá por diferentes etapas. Aborda as novas regras do CTB. (Nova Lei de Trânsito 2021 - Lei Nº 14.071, de 13/10/2020) Este manual procura auxiliar o jovem condutor e o veterano no processo de obtenção de sua Carteira Nacional de Habilitação e também na renovação da mesma. Os nossos leitores conhecerão a mais recente legislação de trânsito (2021), como também diversos aspectos técnicos de veículos e sua condução eficiente
IdiomaPortuguês
Data de lançamento12 de abr. de 2021
Manual Do Motorista 2022

Relacionado a Manual Do Motorista 2022

Ebooks relacionados

Tecnologia e Engenharia para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Manual Do Motorista 2022

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Manual Do Motorista 2022 - De Shamballah Produções

    A Nova Lei do Trânsito 2021!

    A Nova Lei do Trânsito 2021!

    MANUAL do

    MOTORISTA

    Shamballah Produções

    apresenta

    MANUAL do

    MOTORISTA

    Livro de Referência do Condutor

    Aborda as novas regras do CTB

    (Nova Lei de Trânsito 2021 - Lei Nº 14.071, de 13/10/2020)

    2023

    © 2023 Carlos Araujo Carujo

    Todos os direitos reservados.

    Proibida a reprodução.

    Copyright © 2023

    By Carlos Araujo Carujo

    Capa do Autor

    Edição publicada em Fevereiro de 2023

    IMPRESSO NO BRASIL - PRINTED IN BRAZIL

    C257m   Carujo, Carlos Araujo

    Manual do Motorista - 2022, 2023.

    185f.

    1. CNH. 2. Trânsito. 3. Habilitação. 4. Direção. 5. Legislação. I. Título.

    ISBN            CDU 000

    Gerada automaticamente pelo módulo ficha.net

    mediante dados fornecidos pelo autor.

    CONTEÚDO DESTE VOLUME

    APRESENTAÇÃO

    Leitura Obrigatória

    Lei de Trânsito – Novas Regras

    Introdução

    Capítulo 1

    Primeira Habilitação e Renovação

    Capítulo 2

    Conceitos e Resoluções

    Capítulo 3

    Legislação de Trânsito

    CAPÍTULO 4

    Direção Defensiva

    CAPÍTULO 5

    Condução de Motocicletas

    CAPÍTULO 6

    Noções de Primeiros Socorros

    CAPÍTULO 7

    Respeito ao Meio Ambiente

    CAPÍTULO 8

    Noções Sobre Funcionamento de Veículos

    CAPÍTULO 9

    A Lei Nº 14.071, de 13/10/2020.

    CAPÍTULO 10

    Bibliografia,

    Referências e Leitura Adicional

    APRESENTAÇÃO

    A habilitação para dirigir é obrigatória, tanto para motoristas profissionais como amadores. A cada dia cresce a frota de veículos que necessita de novos condutores. O mercado automobilístico brasileiro é o quarto maior do mundo e chega: 50 milhões de veículos, com mais de 15 milhões de motocicletas.

    A Editora Shamballah, ao oferecer este manual, procura auxiliar o jovem condutor e o veterano no processo de obtenção de sua primeira Carteira Nacional de Habilitação e também na renovação da mesma.

    Aqui os nossos leitores conhecerão a legislação de trânsito, com suas novas regras. É dado a conhecer, também, diversos aspectos técnicos de veículos e sua condução eficiente.

    O Editor.

    Leitura Obrigatória

    Lei de Trânsito – Novas Regras

    Começou a valer dia 12 de abril deste ano (2021) as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro, validadas por meio da Lei 14.071/2020.

    Passou a valer novo prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do aumento da pontuação que ocasiona a suspensão do direito de dirigir e outras mudanças relevantes.

    A validade do exame médico, feito no início da admissão e a renovação da CNH, foram adequadas à idade do condutor. Motoristas com a idade de até 50 anos terá que renovar a cada 10 anos. Os de idade entre 50 e 70 anos renovará a cada 5 anos. A partir dos 70 anos o condutor de veículos vai ter que renovar a CNH a cada 3 anos.

    Os prazos passaram a valer desde o dia 12 de abril de 2021. No entanto, os registros já emitidos continuam com suas datas válidas de acordo com o que já está na carteira.

    O cálculo das novas pontuações, para a eventual suspensão da CNH, será feito de forma escalonada. O limite será, durante um ano, de 20 a 40 pontos antes de o seu direito de dirigir ser suspenso.

    Porém, para o motorista remunerado a marca será de 40 pontos para qualquer tipo de infração, independente da gravidade. Poderá atingir essa marca sem ser suspenso.

    Continuarão valendo 20 pontos para os motoristas que tiverem duas ou mais infrações gravíssimas; até 30 pontos acumulados para uma infração gravíssima apenas. Podem ser acumulados até 40 pontos caso não haja nenhuma infração gravíssima.

    Quando houver a suspensão direta a pena varia de dois a oito meses. Na reincidência, vai variar de oito a dezoito meses.

    Uma novidade é o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Por meio desse aplicativo o motorista poderá receber as infrações por meio de carteira digital de trânsito. Por meio dessa plataforma também poderá protocolar defesas e recursos.

    O motorista pode obter um desconto de 40% do valor da multa se optar por receber notificações pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). No entanto, para receber esse benefício, terá que desistir do recurso,

    Para os crimes de trânsito, no novo CTB, como homicídio culposo ou lesão corporal culposa, tendo havido a condução sob o efeito de bebida alcoólica ou droga, não caberá recurso. A pena privativa de liberdade não pode mais ser convertida em pena restritiva de direitos.

    Não existem mais penas leves, alternativas, de prestação de serviços à sociedade.

    O transporte de crianças, em automóveis, não se restringe mais apenas à idade. Crianças de até 10 anos, cuja altura não atingiu 1,45, serão transportadas no banco traseiro. Também é obrigatório, para essas crianças, o uso de cinto de segurança adequado.

    Em motocicletas não é permitido o transporte de menores de 10 anos. Também está proibido, em garupas de motos, o transporte de desvalidos, de quem não pode cuidar da segurança pessoal.

    O descumprimento das regras acima é gravíssimo e implicará em multa de R$ 293,47. Além disso, os infratores serão notificados em sete pontos nas suas habilitações. Mas os motociclistas, mesmo suspensos, têm o direito de dirigir.

    Será obrigatório o exame toxicológico quando o condutor pretender alterar sua categoria (C, D e E) ou renovar a CNH. Condutores com menos de 70 anos realizarão exame toxicológico a cada dois anos e meio, sem levar em conta a validade dos outros exames. Sendo o resultado do exame positivo o direito de dirigir será suspenso por três meses.

    Após 30 dias do prazo, para o exame toxicológico, o motorista que for flagrado dirigindo sem que o tenha realizado sofrerá multa no valor de R$ 1.467,35 (gravíssima). E ainda será suspenso por três meses em seu direito de dirigir.

    Veja, no Capítulo 9, na íntegra, a Lei 14.071/2020 com as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro.

    Introdução

    Aqui você já aprenderá o passo-a-passo de como tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Um dos fatos importantes, associado a esse evento, é que o mercado de trabalho, no setor de transportes, cresce dia após dia e você pode se inserir nele.

    A CNH é um documento fundamental no currículo de qualquer profissional, seja ele de que área for. Quase sempre a CNH é um dos requisitos do currículo profissional e esse documento está sendo exigido em contratações nas empresas. Além do mais, existem serviços específicos pra motoristas como os de caminhoneiros, manobristas de hotéis e restaurantes, motoristas de táxi e de ônibus, serviço de entrega em domicílio, transporte coletivo, entre outros. A CNH, por vezes, é exigida para o desempenho de cargos administrativos e comerciais.

    Com

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1