Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Mensagens E Textos Que Me Inspiraram O Meu Olhar
Mensagens E Textos Que Me Inspiraram O Meu Olhar
Mensagens E Textos Que Me Inspiraram O Meu Olhar
E-book308 páginas3 horas

Mensagens E Textos Que Me Inspiraram O Meu Olhar

Nota: 5 de 5 estrelas

5/5

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Para todos aqueles que buscam o autoconhecimento, a minha gratidão e admiração. Este livro é dedicado a todos que tiverem a coragem de olhar para dentro de si mesmos e enfrentar suas sombras. Que as palavras escritas aqui possam servir como um guia em sua jornada de descoberta pessoal e os ajudem a alcançar a paz interna que todos nós merecemos. Que nunca percamos a esperança de nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos, e que este livro seja uma ajuda para todos que buscam a evolução pessoal.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento3 de jul. de 2023
Mensagens E Textos Que Me Inspiraram O Meu Olhar

Relacionado a Mensagens E Textos Que Me Inspiraram O Meu Olhar

Ebooks relacionados

Autoajuda para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Categorias relacionadas

Avaliações de Mensagens E Textos Que Me Inspiraram O Meu Olhar

Nota: 5 de 5 estrelas
5/5

1 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Mensagens E Textos Que Me Inspiraram O Meu Olhar - Egmar Borges

    Mensagens e textos que me inspiraram o meu olhar - Egmar Borges

    Mensagens e textos que me inspiraram o meu olhar

    Copyright © 2023 by Egmar Borges

    Imagens de um por do sol, com um céu com bastante nuvens, algumas arvores e uma cerca de arame em primeiro fundo.

    Para todos aqueles que buscam o autoconhecimento, a minha gratidão e admiração. Este livro é dedicado a todos que tiverem a coragem de olhar para dentro de si mesmos e enfrentar suas sombras. Que as palavras escritas aqui possam servir como um guia em sua jornada de descoberta pessoal e os ajudem a alcançar a paz interna que todos nós merecemos. Que nunca percamos a esperança de nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos, e que este livro seja uma ajuda para todos que buscam a evolução pessoal.

    Egmar Borges

    A transformação interior

    A TRANSFORMAÇÃO INTERIOR

    O

    autoconhecimento propicia o deslocamento dos nossos conteúdos internos desconhecidos para o campo da consciência, do fundo do oceano para a superfície, da sombra para a luz, e tal movimento já é terapêutico por si só, conforme relatos de Freud e Breuner, pois tem o efeito de liberar a emoção aprisionada.

    Nesse caminho, ajudam também a conversa fraterna com um amigo de confiança, com quem possamos abrir nosso coração, o diálogo com o terapeuta religioso da nossa fé, a participação em grupos de apoio em que possamos expor nossas angústias, recursos esses que despressurizam os conteúdos reprimidos. Tudo isso, evidentemente, sem excluirmos a ajuda terapêutica especializada do psicólogo, psicanalista ou psiquiatra.

    Seja qual for a forma empregada, a proposta não se limita ao alívio do conteúdo reprimido, mas visa à nossa pacificação íntima por meio do encaminhamento consciente das nossas demandas, desatando os nós que impedem nossa vida de fluir livremente, retirando as algemas do passado. O processo terapêutico não tem por objetivo apagar o nosso passado dolorido, o que seria impossível, e sim ajudar-nos a sermos pessoas distintas daquilo que nos ocorreu. No dizer do psiquiatra Carl Jung: Eu não sou o que me acontece, eu sou o que escolho me tornar. Não sejamos o espinho que nos feriu, mas a rosa que perfuma, apesar dos espinhos - eis o propósito maior da transformação interior!

    José Carlos de Lucca - Dentro de Mim

    Somos alunos na escola da vida

    SOMOS ALUNOS DA ESCOLA DA VIDA

    D

    o ponto de vista espiritual, derrotado não é aquele que sofreu algum revés na vida, que perdeu alguma oportunidade, que fracassou em algum tentame, que não atingiu suas metas. Raciocinando como espíritos imortais que somos, caminheiros da eternidade por meio de sucessivas reencarnações, somos obrigados a pensar que, em nosso processo de evolução, pelo menos no nível em que nos encontramos, e nos daqueles que cercam também, não existe experiência que possa ser considerada como um ponto final sem possibilidade de recomeço.

    Afinal, somos alunos na escola da vida, estamos em processo de aprendizado e desenvolvimento dos potenciais do amor e sabedoria com os quais Deus nos criou. Na pedagogia divina, o erro, o fracasso e o insucesso são vistos como etapas da nossa evolução, experiências de quem está matriculado na escola humana, naturalmente imperfeita, frágil e inacabada. Os fracassos nos obrigam a raciocinar sobre as atitudes que temos tido, identificando nossos pontos vulneráveis, com o objetivo de nos preparar melhor para as novas experiências que nos aguardam. Assim, as experiências de erro/aprendizado vão nos levando a novos degraus da evolução...

    Por esse motivo, o filósofo Platão teria dito: Uma vida não questionada não vale a pena ser vivida.

    José Carlos de Lucca - Dentro de mim

    Interiorização

    INTERIORIZAÇÃO

    D

    ispor-se a melhorar não basta para o autoconhecimento. O próximo passo é a interiorização, o ato de enfrentar seu mundo interior, admitir para si a natureza de seus sentimentos, estudar as reações perante a vida; um trabalho muitas vezes doloroso e que poucos desejam realizar, vivendo em constante fuga de si mesmo.

    Nessa tarefa de crescimento, inclui-se a arte de ouvir a consciência e aprender a escutar os ditames divinos.

    A consciência é nosso elo de ligação com a Verdade; aprendermos a lidar com sua voz é aprender a ouvir Deus em nós.

    Na medida em que vamos descobrindo o desconhecido mundo de nós mesmos, vamos ganhando autonomia, paz, felicidade, porque passamos a encetar a caminhada consciente da evolução, senhores do eu, capacitando-nos para a liberdade responsável em todas as direções do existir. Ter melhores noções de si enseja-nos uma convivência mais harmoniosa, pródiga de habilidades para a concórdia, a lealdade, o desapego, o perdão, a cordialidade, o afeto, tornando-nos polos vigorosos de simpatia e bem-estar que serão fortes atrativos, pela força do exemplo, para que os outros se esforcem por imitar-nos o procedimento.

    Esse balanço interior, quando bem concretizado, será fonte de excelentes resultados no autoaperfeiçoamento.

    Interiorização é investigação permanente de si próprio.

    Ermance Dufaux - Mereça Ser Feliz

    A Alma em Terapia

    Humildade

    HUMILDADE

    A

    humildade nos leva a reconhecer nosso real tamanho e nos faz aceitar a largura dos passos que conseguimos dar na busca do nosso melhor. A humildade põe cada um de nós mais perto de si, enquanto o orgulho nos afasta da nossa essência. A aceitação da própria realidade é a chave para quem deseja crescer e transformar o que lhe é possível. O perfeccionista não tem essa noção de aceitação, de compreensão de limites, pois deseja tudo transformar do dia para a noite, desrespeitando as naturais barreiras da condição humana. É como desejar que o homem das cavernas se transforme, de um dia para o outro, num gênio da pintura, como Van Gogh.

    E isso não significa que, como espíritos ainda trabalhando pelo seu progresso, estejamos condenados a viver num mar de sofrimento, impossibilitados de usufruir uma felicidade relativa, boa o suficiente...

    Quando deixamos o mundo ideal e caímos no real, no que é e não no que deveria ser, abrindo mão das nossas elevadas expectativas, sem revoltas, procurando extrair o melhor possível de cada situação, diminuímos sensivelmente as frustrações que nos impedem de ter uma vida boa o suficiente. Quando aceitamos as incompletudes da existência, despressionamos nossa vida, uma onda de paz nos envolve, e a felicidade nos chama para tomar um sorvete de palito ali na esquina...

    Aceita o convite?

    José Carlos de Lucca - Dentro de Mim

    A Alma em Terapia

    Desafio

    DESAFIOS

    DESAFIOS AFLIGENTES

    Existir é desafio psicológico de que ninguém se pode evadir.

    Haver atingido a etapa da razão constitui a mais notável saga do processo da evolução no qual está engajada a vida...

    O ser, na sua individualidade de textura, aprimora-se com os conhecimentos que adquire, desenvolvendo os sentimentos que lhe exornam o íntimo, de maneira a atingir a harmonia que busca.

    Aspirações do bom e do belo, do ideal e do superior, são a tendência natural de cada Espírito em processo de elevação, a serem ampliadas pelo esforço de autoiluminação.

    Registro de medos, angústias violências, traumatismos, decorrem de atavismos em permanência, não superados, como resultados do primarismo ainda vigente, que necessita ser trabalhado pela consciência.

    Existir, é também sentir, envolver-se, amar, desenhar projetos, caminhar no rumo das necessidades para equacioná-las, logrando a perfeita identificação entre estar e ser.

    O grupo social, por isso mesmo, é resultado dos indivíduos que o constituem, agindo de acordo com a qualidade ética de cada um e de todos em conjunto...

    O ser humano está mergulhado no rio da Vida e impelido a nadar na direção do porto de segurança...

    Existir, no entanto, vencendo dificuldades e prosseguindo jovialmente, torna-se a experiência máxima da realidade espiritual, qual aconteceu com grandes exemplos de saúde moral e emocional da humanidade...

    Ninguém que se encontre no mundo em processo de crescimento e de saúde, que não experimente os camartelos definidores dos rumos para alcançar as cumeadas da felicidade.

    Vencer os impedimentos reais ou imaginários é a que se devem dedicar todos aqueles que anelam pela harmonia.

    Joanna de Ângelis - O Despertar do Espírito

    A Alma em Terapia

    Gotas de paz e otimismo

    GOTAS DE ATIMISMO

    RECORDAÇÕES E REMINISCÊNCIAS

    Buscando o recolhimento nas horas de meditação, nossa mente se esvazia das preocupações diárias e abre espaço para as recordações e reminiscências que ressurgem de nosso arquivo existencial. Nem sempre essas lembranças são construtivas e saudáveis.

    Algumas ressumam em forma de desencanto ou desalento, enfraquecendo-nos a vontade de prosseguir vivendo.

    Como espinhos encravados no coração, certas recordações destilam mágoas e decepções para com aqueles que nos abandonaram. Outros fatos surgem com figurações de rebeldia, desejos de revidar ofensas perturbando nossa paz atual.

    Estas recordações, por serem nefastas, devem ser repelidas e se possível analisadas com maior discernimento para que não nos causem danos físicos ou morais.

    O perdão e a compreensão mais ampla a respeito dos reais motivos destes acontecimentos, sem autopiedade ou orgulho nos darão outra visão mais clara e benéfica dos questionamentos que ainda não foram resolvidos racionalmente por nós mesmos.

    Recordar apenas para remoer mágoas e dissabores complicam nossas disposições atuais e enfraquecem nosso poder de superar dificuldades e lutar por dias melhores...

    As reminiscências de fatos

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1