Programa Formando Discípulo Em Cristo Jesus .
()
Sobre este e-book
Relacionado a Programa Formando Discípulo Em Cristo Jesus .
Ebooks relacionados
100 perguntas e respostas sobre a Bíblia Nota: 5 de 5 estrelas5/5Conhecendo, Meditando E Contemplando A Palavra De Deus Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBíblia, palavra que transforma a vida dos catequistas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasExaminai as Escrituras (Revista do aluno) Nota: 5 de 5 estrelas5/5A Origem Da Bíblia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDoutrinas Centrais da Fé Cristã: Um guia teológico, claro, prático e acessível Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPanorâmico Bíblico Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDiscipulando Por Meio Da Teologia Bíblica Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPilares da Vida Cristã Nota: 0 de 5 estrelas0 notasManual do Seminário de Ciências Bíblicas Nota: 5 de 5 estrelas5/5Rede de Discipulado 2 Nota: 5 de 5 estrelas5/5Resenhas De Teologia Reformada Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBíblia - Palavra De Deus E Do Homem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Arte De Interpretar As Escrituras Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCurso Básico De Formação De Obreiros Nota: 0 de 5 estrelas0 notasResumo Histórico De Introdução Bíblica Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBíblia de Estudo Conselheira - Gênesis: Acolhimento • Reflexão • Graça Nota: 5 de 5 estrelas5/5Examinais As Escrituras Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOs Dois Tipos De Fé Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBíblia de Estudo Conselheira - Evangelho de Lucas: Acolhimento • Reflexão • Graça Nota: 5 de 5 estrelas5/5Que livro é este, a Bíblia?: 121 coisas que talvez você não saiba Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFormação para Leitores e Ministros da Palavra Nota: 0 de 5 estrelas0 notasConhecendo A Bíblia E O Seu Dono Nota: 0 de 5 estrelas0 notasVereda da Salvação Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGuia Didático do Leitor da Bíblia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDiscipulado Cristão Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBíblia de Estudo Conselheira – Romanos: Acolhimento • Reflexão • Graça Nota: 5 de 5 estrelas5/5A Doutrina & Seu Contexto Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Arte para você
Curso De Violão Completo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNumerologia Nota: 5 de 5 estrelas5/5Enviesados Nota: 5 de 5 estrelas5/5O outro nome de Aslam: a simbologia bíblica nas Crônicas de Nárnia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasUm jogo chamado música: Escuta, experiência, criação, educação Nota: 5 de 5 estrelas5/5Montagem De Terreiro De Candomblé Nota: 5 de 5 estrelas5/5Orixás: Histórias dos nossos ancestrais Nota: 5 de 5 estrelas5/5Dicionário De Acordes Completo Para Violão E Guitarra Nota: 0 de 5 estrelas0 notasHarmonização Neo Soul Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMagia Do Caos Nota: 4 de 5 estrelas4/5Tatuagem consciente: O significado por trás da arte que você usa na pele Nota: 5 de 5 estrelas5/5História Da Arte Em 200 Obras Nota: 5 de 5 estrelas5/5Do Zero Aos Acordes, Escalas E Campos Harmônicos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEncadernação Manual Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLeitura E Estruturação Musical Nota: 5 de 5 estrelas5/5As Cores e a Mente Uma Exploração Psicológica Nota: 5 de 5 estrelas5/5História Da Música Nota: 5 de 5 estrelas5/5Desenhe. Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOrientações Para Confecção De Moldes Nota: 2 de 5 estrelas2/5Os Melhores Contos de Isaac Asimov Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA história do cinema para quem tem pressa: Dos Irmãos Lumière ao Século 21 em 200 Páginas! Nota: 4 de 5 estrelas4/59 Estudos Rítmicos Para Piano Nota: 5 de 5 estrelas5/5O livro do chá Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs Sete colunas da Sabedoria - Paul Jehle: Um estudo ampliado dos sete princípios Nota: 4 de 5 estrelas4/5As Sete Deusas Gregas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMétodo P. Bona (divisão Musical) Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA CIDADE ANTIGA - Coulanges Nota: 0 de 5 estrelas0 notasApostila De Harmonia E Improvisação - Nível 1 - Juninho Abrão Nota: 0 de 5 estrelas0 notasContos Pornôs, Poesias Eróticas E Pensamentos. Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Categorias relacionadas
Avaliações de Programa Formando Discípulo Em Cristo Jesus .
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Programa Formando Discípulo Em Cristo Jesus . - Rogério Oliveira
ORIENTAÇÕES:
1. Antes de ler esta apostila, procure um tempo de oração a sós com o Senhor. Peça-lhe que o faça entender as verdades da Sua Palavra.
2. Marque em sua Bíblia, com um Lápis (preferência de cor) todos os textos aqui citados, isso o auxiliará a encontrá-los em ocasião oportuna.
3. Sempre que não compreender algum tópico, procure esclarecimento com os líderes da Igreja.
4. Lembre-se, a bíblia não é só mais um livro espiritual, ela é a expressão viva da verdade e da vontade de Deus para nossas vidas.
5. É com a ajuda do Espírito Santo de Deus, que a Palavra se torna viva em nossos corações, onde podemos conhecer um pouco mais a cada dia, as virtudes do nosso Senhor Jesus Cristo.
6. Persevere, insista, persista em meditar nessas orientações, elas vão fazer toda a diferença nos fundamentos da sua vida espiritual.
7. Memorizar versículos é uma excelente estratégia para que você seja fortalecido em todos os momentos e reflita, como a Palavra de Deus é eficaz em seu dia a dia, auxiliando-o a vencer os desafios e a ser testemunho fiel da bondade do nosso Pai Celestial.
NÃO BASTA LER COM ATENÇÃO… É PRECISO INTENÇÃO!
Significado de palavras Bíblicas .
Arrependimento . A palavra arrependimento na Bíblia é traduzida do termo hebraico nachum, que significa sentir-se triste
, contristar-se
, e da palavra shuwb que significa mudar de direção
, voltar-se
, retornar
.
Salvação . Libertação, corpo, alma e espírito. Libertação espiritual e eterna pela fé em Jesus Cristo.
Adoção . Ato da livre graça de Deus, pela qual somos recebidos como salvos , e temos o direito a todos os privilégios dos filhos de Deus . João 1:12. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome
.
Justificação . Através do Sacrifício de Jesus Cristo. É considerado justo, aceito perante Deus como reto com respeito à lei divina, sendo, portanto, restaurada a sua primitiva posição.
Regeneração . Através do Espírito Santo. Ele se refere à renovação criativa operada pelo poder do Espírito Santo , no interior do cristão , é algo contínuo, na caminhada da fé em Jesus Cristo.
Diferença entre a Lei e o Evangelho . A Lei é santa, justa e boa, mas não salva . O Evangelho é santo, justo e bom, e salva. A Lei nos mostra que somos pecadores e continua sempre nos acusando. O Evangelho mostra o mesmo, mas vai além e perdoa pelo arrependimento.
Graça . Dom gratuito de Deus ao homem num encontro transformante onde a criatura humana é restaurada. Através da graça, Deus confere ao homem a participação na vida divina, fazendo-o seu filho adotivo.
Testamento . A palavra Testamento utilizada pelos hebreus (em hebraico berith
) significa aliança, contrato, pacto sagrado entre Deus e seu povo. É a manifestação de última vontade, na qual a pessoa estabelece antes da sua morte, o que deve ser feito com o seu ensinamento, testemunho após sua morte. (segundo à fé cristã).
Bíblia . Conjunto de Livros . A origem da palavra vem da língua grega biblion
, que significa livro
, rolo
.
Mandamentos. A palavra mandamento tem origem no verbo mandar
, que significa ordem ou regra . Um mandamento é uma voz de comando, preceito ou mandado. Exemplo 10 , mandamentos .
Doutrinas . À luz da Bíblia, doutrina é o ensino bíblico normativo, terminante, final, derivado das Sagradas Escrituras, como regra de fé e norma de conduta , prática de vida, para a igreja, para seus membros . ( Ensino ) .
Costumes . Maneira de pensar ou de se comportar própria de uma pessoa ou sociedade: prática comum aos membros de um grupo social; hábito. Modo de agir habitual; rotina: tenho o costume de me levantar cedo.
Preceitos . Regra ou princípio que guia o comportamento; norma. Ensinamento que se transmite a alguém; doutrina, lição. Orientação que deve ser seguida; ordem, prescrição.
Juízos . A to de Deus baseado em sua JUSTIÇA, pelo qual ele condena ou absolve as pessoas (SL 97:2). Sentença dada por Deus . A palavra de Deus, suas leis e suas promessas (SL 119:39).
Estatutos . Instrução , orientação humana ou divina; conjunto de ensino profético; instrução na era messiânica; conjunto de orientações ou instruções sacerdotais; conjunto de orientações legais; lei; lei da oferta queimada; referindo-se à lei especial, códigos de lei; costume, hábito.
Ordenanças . Ordem de comando . Seu sentido pode ser uma regra autoritária, um decreto, uma lei, um rito religioso, uma disposição ou posição, um desígnio. Exemplo: santa ceia e batismos nas águas, são ordenados pelo Senhor Jesus Cristo. Texto base ; Salmos ; 119
A Bíblia e Sua História .
Distinguem-se na Bíblia duas coisas em resumo: O Livro de Deus e a mensagem de Deus . Na Bíblia como livro de Deus, vemos dois aspectos: sua História e sua Estrutura . Este capítulo ocupa-se da história; o próximo, trata da estrutura.
Materiais no qual a Bíblia foi originalmente escrita , os principais foram dois: papiro e pergaminho.
O papiro era extraído de uma planta aquática desse mesmo nome. Há várias menções dele na Bíblia, como, por exemplo. Êxodo 2.3; Jó 8.11; Isaías 18.2; 2 João v. 12. De papiro deriva o termo papel. Seu uso na escrita vem de 3.000 a.C., no Egito.
Pergaminho é a pele de animais, curtida e preparada para escrita. É material superior ao papiro, porém de uso mais recente do que aquele. Teve seu uso generalizado, a partir do início do Século I, na Ásia Menor. É também citado na Bíblia, exemplo: 2 Timóteo 4.13. Formatos primitivos da Bíblia são dois: rolos e códices . Eram esses os formatos dos livros antigos.
O rolo era um rolo de fato, feito de papiro ou pergaminho. Era preso a dois cabos de madeira para facilitar o manuseio. Cada livro da Bíblia era um rolo em separado . Naquele tempo ninguém podia conduzir pessoalmente a Bíblia como fazemos hoje. O que tornou isso possível foi a invenção do papel no Século II pelos chineses, e a da imprensa pelo alemão Johann Gutenberg em 1450 d.C., possibilitando os formatos dos livros. O códice é uma obra no formato de livro, de grandes proporções. Nosso vocábulo livro vem do latim liber, que significou primeiramente casca de árvore, depois livro.
As línguas originais da Bíblia
As principais são duas: hebraica, para o Antigo Testamento, e a grega, para o Novo Testamento . Foi nessas línguas que a Bíblia foi originalmente inspirada . As traduções só conservam a inspiração quando reproduzem fielmente o original.
Os escritores da Bíblia
A existência da Bíblia, abrangendo seus escritores, sua formação, composição, preservação e transmissão, só pode ser explicada como milagre de Deus, ou melhor: Deus sendo seu autor . Foram cerca de 40 os escritores da Bíblia. Deste modo, a Palavra Escrita de Deus foi-nos dada por canais humanos, assim como o foi a Palavra Viva — Jesus Cristo (Ap 19.13). Esses homens pertenciam às mais variadas profissões e atividades.
Escreveram e viveram distantes uns dos outros em épocas e condições diferentes.
Levaram 1500 anos para escrever a Bíblia. Apesar de todas essas dificuldades, ela não contém erros nem contradições. Há, sim, dificuldades na compreensão, interpretação, tradução, aplicação, mas tudo isso do lado humano, devido a nossa incapacidade em todos os sentidos.
A origem do nome Bíblia.
O vocábulo Bíblia
significa etimologicamente coleção de livros pequenos
, isto porque os livros da Bíblia são pequenos, formando todos um volume não muito grande como tão bem o conhecemos. De fato, a Bíblia é uma coleção de livros, porém, perfeitamente harmônicos entre eles, devido a isso que a palavra bíblia sendo um plural no grego, passou a ser singular nas línguas modernas.
Que é a Bíblia?
É a revelação de Deus à humanidade. Tudo o que Deus tem preparado para o homem, bem como o que Ele requer do homem, e tudo o que o homem precisa saber espiritualmente da parte dEle quanto à sua redenção e felicidade eterna , está revelado na Bíblia. Tudo o que o homem tem a fazer é tomar a Palavra de Deus e apropriar-se dela pela fé.
O autor da Bíblia é Deus;
Seu real intérprete é o Espírito Santo, e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo . O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo ou santificado. A coleção completa dos livros divinamente inspirados constituindo a Bíblia é chamada canônico.
Os nomes canônicos mais comuns do Livro Sagrado são:
• Escrituras ou Sagradas Escrituras (Mt 21.42; Rm 1.2).
• Livro do Senhor (Is 34.16).
• A Palavra de Deus ( Hb 4.12).
• Oráculos de Deus (Rm 3.2).
Manuscritos originais da Bíblia e cópias de originais.
Manuscritos originais, isto é, saídos das mãos dos escritores, não existe nenhum conhecido no momento. Deus na sua providência permitiu isso. Se existisse algum, os homens o adorariam mais do que ao seu divino Autor. A serpente de metal, posta entre os israelitas como meio de auxílio à fé em Deus (Nrn 21.8,9; Is 45.22), foi depois idolatrada por eles (2 Rs 18.4).
Deus cuidou do sepultamento de Moisés e ocultou o seu local porque certamente o povo adoraria seu corpo (Dt 34.5,6). O Diabo tinha interesse na idolatria e contendeu com o arcanjo que procedeu ao funeral de Moisés (Jd v.9). Milhões, em muitas terras, adoram a cruz de Jesus Cristo, ao invés do Cristo da cruz. É também o caso da virgem, mãe de Jesus Cristo, que milhões adoram-na e não ao Filho.
Historicamente, quanto à inexistência de manuscritos originais:
1) Era costume dos judeus enterrar os manuscritos estragados pelo uso ou qualquer outra causa, para evitar sua mutilação, profanação e interpolação espúria.
2) Os reis idólatras e ímpios de Israel podem ter destruído muitos ou contribuído para isso, como no caso descrito em Jeremias 36.20-26.
3) O tirano Antíoco Epifânio, rei da Síria (175 – 164 a.C.), durante seu reinado dominava toda a Palestina. Foi um homem extremamente cruel. Tinha prazer em aplicar torturas. Decidiu exterminar a religião judaica. Assolou Jerusalém em 168 a.C., profanando o templo e destruindo todas as cópias que achou das Escrituras.
4) Nos dias do feroz imperador romano Diocleciano (284 – 305 d.C.), os perseguidores dos cristãos destruíram quantas cópias acharam das Escrituras. Durante 10 anos Diocleciano mandou vasculhar o império visando destruir todos os escritos sagrados. Chegou a crer que tinha destruído tudo, ao mandar cunhar uma moeda comemorando tal vitória.
Cópias de manuscritos originais.
Há inúmeras, em várias partes do mundo. Uma confirmação disso vemos nos Manuscritos do mar Morto, vistos a seguir. Em 1947, próximo ao mar Morto, foi descoberto um manuscrito do profeta Isaías, em forma de rolo, escrito em hebraico, do ano 100 a.C., sendo assim mais velho que o mais antigo manuscrito bíblico até então conhecido. (Muitos outros rolos foram também encontrados e centenas de fragmentos de outras obras.) Pois bem, o texto desse manuscrito, quando comparado com o das nossas Bíblias, concorda plenamente.
Famosas traduções da Bíblia .
A. A Septuaginta.
Foi a primeira tradução da Bíblia. Local: Alexandria, no Egito. Tempo: cerca de 285 a.C. A tradução foi feita do hebraico para o grego. Compreende só o Antigo Testamento, é evidente. Foi a Bíblia que Jesus e seus apóstolos usaram. A mais antiga cópia da Septuaginta está na biblioteca do Vaticano. Data de 325 d.C.
B. A Vulgata.
É uma tradução da Bíblia toda, efetuada por Jerônimo, concluída em 405 d.C. Local: Belém, Palestina. Jerônimo foi um notável erudito da igreja que estava em Roma, a qual nesse tempo ainda mantinha pureza espiritual. A tradução foi feita do hebraico para o latim — a língua oficial do Império Romano. E ela é a versão oficial da Igreja Romana desde o concílio de Trento (1546 d.C.).
C. A Versão Autorizada ou Versão do Rei Tiago.
Local da tradução: Inglaterra. Tempo: 1611 d.C ... Essa versão é até hoje a predileta dos povos de fala inglesa. O povo inglês tem alta veneração pela Bíblia. Ela formou a mentalidade desse povo, é tida como seu sustentáculo