Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Encontre este podcast e muito mais

Podcasts são gratuitos sem a necessidade de assinatura. Também oferecemos e-books, audiolivros e muito mais por apenas $11.99/mês.

T01E14 - A prece

ILIMITADO

T01E14 - A prece

DeKardecCast


ILIMITADO

T01E14 - A prece

DeKardecCast

notas:
Duração:
4 minutos
Lançados:
8 de out. de 2020
Formato:
Episódio de podcast

Descrição

A prece.
(Edição Pocket)
Utilizamos neste episódio:
Music from https://filmmusic.io
"Ultralounge" by Kevin MacLeod (https://incompetech.com)
License: CC BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
https://anchor.fm/kardeccast
Comentários de Allan Kardec:
"Nestes versos, evidentemente inspirados por um Espírito elevado, o objetivo e os efeitos da prece são definidos com perfeita exatidão. Certamente Deus não derroga suas leis a pedido nosso, pois seria a negação de um de seus atributos, que é a imutabilidade; mas a prece age, principalmente sobre aquele que é seu objeto; é, a princípio, um testemunho de simpatia e de comiseração que se lhe dá e que, por isso mesmo, lhe faz sentir sua pena menos pesada. Em segundo lugar, tem por efeito ativo excitar o Espírito ao arrependimento de suas faltas e inspirar-lhe o desejo de repará-las pela prática do bem. Deus disse: “A cada um segundo as suas obras”. Esta lei, eminentemente justa, põe a sorte em nossas próprias mãos e tem como consequência subordinar a duração da pena à duração da impenitência. Daí se segue que a pena seria eterna, se eterna fosse a impenitência. Assim, se, pela ação moral da prece, provocarmos o arrependimento e a reparação voluntária, por ela mesma abreviaremos o tempo de expiação. Tudo isto está perfeitamente claro nos versos acima. Esta doutrina pode não ser muito ortodoxa aos olhos dos que creem num Deus impiedoso, surdo à voz que implora, e que condena a torturas sem fim suas próprias criaturas por faltas numa vida passageira; mas convir-se-á que ela é a mais lógica e mais conforme à verdadeira justiça e à bondade de Deus. Tudo nos diz, a religião como a razão, que Deus é infinitamente bom. Com o dogma do fogo eterno, é preciso ajuntar que ele é, ao mesmo tempo, infinitamente impiedoso, dois atributos que se destroem reciprocamente, pois um é a negação do outro. Aliás, o número dos partidários da eternidade das penas diminui dia a dia, o que é um fato positivo e incontestável. Em breve estará tão restrito que poderão ser contados, e mesmo que desde hoje a Igreja taxasse de heresia e, consequentemente, rejeitasse de seu seio todos quantos não creem nas penas eternas, entre os católicos haveria mais heréticos do que verdadeiros crentes e seria necessário condenar, ao mesmo tempo, todos os eclesiásticos e teólogos que, como nós, interpretam essas palavras num sentido relativo e não absoluto.".
Lançados:
8 de out. de 2020
Formato:
Episódio de podcast

Títulos nesta série (100)

Reconhecemos as publicações de Allan Kardec como sendo o Espiritismo. Bem-vindo (a)! Você chegou ao lugar certo. Livre pensamento, raciocínio lógico, pensamento crítico. Aqui refletiremos sobre a Doutrina Espírita com tranquilidade e objetividade. Críticas serão sempre muito bem-vindas, mas lembre-se... uma crítica só tem algum valor, quando aquele que a faz possui pleno conhecimento sobre o tema a ser tratado... do contrário, nem dedicaremos nosso precioso tempo a ela. Grande abraço! kardeccast@gmail.com