Senhorita Detetive
()
Sobre esta série
Na casa vizinha a da Senhorita Amelia acontece um assassinato. Ela, uma solteirona da alta classe social de Nova York, que vive com suas empregadas, observando e bisbilhotando a vida de amigos e vizinhos, mostra-se uma importante testemunha, pois avistou de sua janela um casal entrando na casa ao lado, por volta da meia noite.
A investigação se desenrola em meio a um retrato minucioso e perfeito da sociedade da época: a cidade de Nova York no final do século XIX; os costumes, as carruagens, os trajes, as comunicações feitas por cartas e telegramas, a importância dos anúncios de jornal. Além disso, a história é povoada de personagens muito bem construídos e as reviravoltas nos fazem perder o fôlego.
Não há dúvidas de que Agatha Christie se inspirou em Amelia Butterworth para criar Miss Marple. Não há dúvidas de que Sir Arthur Conan Doyle se inspirou na obra de Green para criar seu famosíssimo Sherlock Holmes. Também não há dúvidas de que a obra de Green, com suas tramas precisas e muito bem enredadas, vem servindo para inspirar as posteriores gerações de escritores, até os dias atuais.
Títulos nesta série (4)
- As aventuras da senhorita detetive Loveday Brooke
1
Loveday Brooke é a primeira protagonista feminina detetive escrita por uma autora mulher. Ela é uma detetive com cultura ampla, sagaz, inteligente e intuitiva, que descobre seus talentos e decide monetizá-los. Sob a ótica de uma mulher, Loveday resolve os mistérios sempre contrariando a seus superiores ou ao julgamento dos personagens homens da história, que incorrem no erro de considerarem apenas a lógica masculina como a correta, mostrando que suas contravenções vêm da necessidade de se reconhecer a relevância do olhar diversificado. Catherine Louisa Pirkis acabou criando uma das personagens mais transgressoras do gênero, contribuindo para uma representação mais progressista das mulheres dentro da literatura na ficção popular. Em sua época, Loveday Brooke ficou tão famosa que foi apelidada de "Sherlock Holmes feminina" e foi um dos sucessores mais vendidos do famoso detetive. O livro foi lançado em 1894 e é lançado pela primeira vez no Brasil pela Editora Urso em uma edição de capa dura, com ilustrações originais.
- A filha de Hagar: uma história sulista de preconceito de castas, com Vênus Johnson
2
Pauline Hopkins foi pioneira em várias de suas obras e foi a primeira negra a publicar uma história de mistério nos Estados Unidos. Vênus Johnson é a primeira personagem negra – e mulher – a desempenhar um trabalho de investigação, e somente por isso já merecia estar aqui neste resgate que a coleção se propõe. Mas vai muito além... Neste livro há uma série de mistérios, investigação e julgamento, e claro, a figura da detetive feminina que tanto buscamos em nosso recorte, mas nem ela, nem os crimes podem ser considerados o epicentro da importância da trama. Abordando as questões políticas que se agravaram com a Guerra Civil, A filha de Hagar traz uma história familiar com duas linhas relativamente distintas: a da família do senhor e do escravo e entre elas a marcação mais clara em seus discursos. Vênus sozinha não é a personagem central dessa trama, mas ouso dizer que o universo dela (e não de Jewel, a mocinha) é o real foco de Pauline. Afinal, é essa personagem que pratica as reais ações que definem a coisa toda.
- Lady Molly da Scotland Yard
3
Se nos contos de Sherlock Holmes é o doutor Watson quem narra as aventuras de seu genial parceiro, Lady Molly tem em Mary Granard, sua assistente de investigação, a contadora oficial dessas histórias. É pelos olhos da jovem que descobrimos a dinâmica dos casos que atraem Molly para as situações mais arriscadas de sua profissão. Mary Granard é, como o leitor, frequentemente surpreendida pela astúcia de sua mentora. É sempre com argumentos lógicos e racionais que Molly explana situações inicialmente impossíveis de compreender. Talvez Molly seja só o reflexo de sua criadora sagaz e desbravadora. A Baronesa Emma Orczy utilizou recursos narrativos que ditaram moda antes mesmo de eles se tornarem pilares importantes da ficção policial. Personagens que se disfarçam e truques de ilusão de ótica, por exemplo, apareceriam em histórias consagradas por Agatha Christie e Dorothy L. Sayers décadas depois, estabelecendo as bases da Era de Ouro dos Romances Policiais.
- O caso ao lado: com Amelia Butterworth
4
Foi Anna Katharine Green, com "O Crime da Quinta Avenida" e o detetive Ebenezer Gryce, que delineou os parâmetros do romance policial, tornando seus livros obras clássicas do suspense. Com seus romances, a escritora elevou o gênero policial a um novo patamar que se sustenta até os dias atuais. Na casa vizinha a da Senhorita Amelia acontece um assassinato. Ela, uma solteirona da alta classe social de Nova York, que vive com suas empregadas, observando e bisbilhotando a vida de amigos e vizinhos, mostra-se uma importante testemunha, pois avistou de sua janela um casal entrando na casa ao lado, por volta da meia noite. A investigação se desenrola em meio a um retrato minucioso e perfeito da sociedade da época: a cidade de Nova York no final do século XIX; os costumes, as carruagens, os trajes, as comunicações feitas por cartas e telegramas, a importância dos anúncios de jornal. Além disso, a história é povoada de personagens muito bem construídos e as reviravoltas nos fazem perder o fôlego. Não há dúvidas de que Agatha Christie se inspirou em Amelia Butterworth para criar Miss Marple. Não há dúvidas de que Sir Arthur Conan Doyle se inspirou na obra de Green para criar seu famosíssimo Sherlock Holmes. Também não há dúvidas de que a obra de Green, com suas tramas precisas e muito bem enredadas, vem servindo para inspirar as posteriores gerações de escritores, até os dias atuais.
Relacionado a Senhorita Detetive
Ebooks relacionados
O Sonho Secreto de Alice Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDisléxica,eu Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTarot O Templo Vivente Vol.2 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEntre cachos, laços e identidade Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Monstro das Cores Nota: 0 de 5 estrelas0 notasInfinitos Fins Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPedro, O Cobrador Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEca! Que nojo!: Viva a aventura de descobrir algo novo! Nota: 0 de 5 estrelas0 notasQuatro contos de sabedoria dos povos africanos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs aventuras de Lara Nota: 0 de 5 estrelas0 notasZanzibar, a ilha assombrada Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLa petite fille qui embrasse le vent: Histoire d'une Refugiée Congolaise Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDe repente chega a raiva: Respire fundo e aprenda a lidar com a frustração! Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Menino do Cabelo Amarelo e seu Castelo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNICO e o KIT de MÁGICA (Coleção dos Sonho em HQ) Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBaía Formosa e a Resistência de Agosto Nota: 0 de 5 estrelas0 notasVicente e o resgate Nota: 0 de 5 estrelas0 notasUm dia triste não dura para sempre: Dias tristes sempre têm algo a nos ensinar! Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLife by Lufe: Onde vive você Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCadê os meus sapatos? Coleção Saúde para Pequenos: – Volume 2 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFelícia e a graça do dia em que espiei o céu Nota: 0 de 5 estrelas0 notasClariana, a menina invisível Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO rei do semáforo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasVivi escolhe a coragem: Aprendendo a vencer a Preocupação. Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDisléxica?!? Nota: 0 de 5 estrelas0 notasContos para Ana: o passarinho Pedro Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Monstro das Cores vai à escola Nota: 5 de 5 estrelas5/5Bicho bonito, bicho esquisito! Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNico e as Ovelhas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Sus_piro Da “bipolaridade” E O Protagonismo Na Saúde Mental Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Mistérios para você
Sherlock Holmes: Obra completa Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSherlock Holmes - Um estudo em vermelho Nota: 0 de 5 estrelas0 notasColeção Especial Sherlock Holmes Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA morte do adivinho Nota: 5 de 5 estrelas5/5Crime na Quinta das Lágrimas: O sangue volta a manchar as águas da fonte Nota: 5 de 5 estrelas5/5A mentira mora ao lado (Um mistério psicológico de Chloe Fine – Livro 2) Nota: 3 de 5 estrelas3/5Despedaçadas (Um Mistério de Riley Paige—Livro 12) Nota: 5 de 5 estrelas5/5As sobreviventes Nota: 4 de 5 estrelas4/5Histórias Curtas De Terror Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs aventuras de Sherlock Holmes Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMacumba Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSherlock Holmes: Volume 1: Um estudo em vermelho | O sinal dos quatro | As aventuras de Sherlock Holmes Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Casa Perfeita (Um Thriller Psicológico de Jessie Hunt—Livro 3) Nota: 4 de 5 estrelas4/5Arsène Lupin: O ladrão de Casaca Nota: 4 de 5 estrelas4/5A janela de Overton Nota: 3 de 5 estrelas3/5Vizinho Silencioso (Um Suspense Psicológico de Chloe Fine – Livro 4) Nota: 5 de 5 estrelas5/5O Jogo do Assassino (Clube do crime) Nota: 0 de 5 estrelas0 notasColega de quarto Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBoas meninas se afogam em silêncio Nota: 5 de 5 estrelas5/5O mistério da cruz egípcia (Clube do crime) Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSe Ela Soubesse (Um Enigma Kate Wise—Livro 1) Nota: 0 de 5 estrelas0 notasUm corpo na banheira Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTerrores Históricos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA enfermeira (Vol. 13 Rizzoli & Isles) Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs sete mortes de Evelyn Hardcastle Nota: 4 de 5 estrelas4/5Eu não sei quem você é Nota: 4 de 5 estrelas4/5Arsène Lupin e a mulher de dois sorrisos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSem Pistas (um Mistério de Riley Paige –Livro 1) Nota: 4 de 5 estrelas4/5Sangue Frio Nota: 5 de 5 estrelas5/5Histórias de Miss Marple: Uma homenagem a Agatha Christie Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Categorias relacionadas
Avaliações de Senhorita Detetive
0 avaliação0 avaliação