Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                

Vayu

(Redirecionado de Vayú)

Vayu,[1] Vaio[2] ou Vaiú[3] (sânscrito: वायु,Vāyu; Malaio: Bayu, tailandês: Phra Pai) é uma divindade hindu primária, o Senhor dos ventos, o pai de Bhima e pai espiritual do Senhor Hanuman . Ele também é conhecido como Vata (वात), Pavana (पवन, o purificador)e, às vezes Prana (प्राण, a respiração). Vata, um nome adicional para Vayu, é a raiz do sânscrito e hindi para a atmosfera, vātāvaran (वातावरण)

O deus Vaio sobre um antílope,sua montaria

Vaio como vento

editar

Como um elemento ,vāyú (ar) é parte dos 'bhuta Mahā pancha, os "cinco grandes elementos" no hinduísmo:

  • Prithvi ou bhumi: Terra
  • Apa *'' ou Yala: água
  • Agni ou Teyas : fogo
  • Vāyú:ar
  • Akasha:Éter

Vaio como deus

editar

No Upanishads são numerosas as referências à Vayú, particularmente no Upanishad araniaka Brij, que conta a história das cinco divindades que controlam as funções vitais e sua luta para determinar qual deles é essencial - conhecidas como prana, apana, Vyana, Udana e Samana que controlam a vida: a respiração, o vento,o tato,a digestão e excreção. Quando uma divindade como a visão do homem deixa o corpo, este continua vivendo e se adapta à nova situação como um cego. Isso acontece com cada uma das funções controladas pelos deuses que controlam o corpo, exceto Vayú, que esta história vai provar ser o estímulo essencial que pode desempenhar as suas tarefas e as das outras divindades e, portanto, é o deus que dá suporte à vida.

Guardiões das direções

editar

Vayú é um dos dez deuses dik pāla (protetores dos sentidos):é o guardião do noroeste.

Referências

editar

The Book of Hindu Imagery: Gods, Manifestations and Their Meaning By Eva Rudy Jansen p. 68

  1. "Vayu". Infopédia.
  2. Xavier, Raul. "Glossário de Termos Sânscritos". Disponível em Coleção Raul Xavier (2015). Projeto Orientalismo (também no outro blog do projeto, Indianidades). Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  3. Grande enciclopédia portuguesa e brasileira. [S.l.]: Editorial Enciclopédia. 1959