Baixe no formato DOCX, PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em docx, pdf ou txt
Você está na página 1de 1
A disciplina do Silêncio
“Bem cedo... Jesus partiu para um lugar deserto, onde ele orou.” S. Marcos 1.35
Um amigo me escreveu as seguintes palavras :
Eu tinha o hábito de orar, ao mesmo tempo em que fazia uma porção de outras coisas, até o dia em que eu percebi que o meu ritmo desenfreado me impediam de ouvir a voz de Deus e de ter alguns momentos de reflexão. Eu não parava um minuto, por causa das minhas tarefas diárias, mas eu raramente tinha tempo de refletir e até de pensar no que Deus tinha pra me dizer! No fim das contas, eu compreendi que minha vida estava sem sentido. Então, eu decidi começar a disciplinar meu tempo, a fim de me aproximar mais de Deus na calma e no silêncio. Comecei, então, a utilizar uma agenda para os meus afazeres cotidianos, para poder me organizar e ter tempo para me dedicar a Deus. Com o tempo, percebi que eu podia dedicar algumas horas a ler a Bíblia, orar e meditar, e isso começou a enriquecer minha vida espiritual.
Depois de começar a utilizar minha agenda, comecei a escrever nela minhas
reflexões, meus medos, minhas necessidades, minhas aflições e passei a entregar tudo aquilo nas mãos de Deus, quando das minhas orações. Meu espírito passou, então, a estar mais atento à presença de Deus. Depois de apresentar os meus pedidos a Deus, passei a ficar alguns momentos em silêncio, e na tranqüilidade do meu coração, passei a permitir que Deus falasse comigo. Às vezes eu dizia simplesmente : “Senhor, eu te convido a falar comigo, se essa for a tua vontade.” Os momentos que se seguiam eram da mais alta importância, porque eu estava sensível a ouvir o que Deus falava ao meu coração.
É muito bom me sentir calmo, sereno e tranqüilo, sabendo que a vontade de
Deus vai ser feita, se assim eu permitir. Se eu falar com Deus e permitir que Ele fale ao meu coração, vou me sentir muito mais aliviado em saber que o que eu estou fazendo não é um monólogo. Deus quer falar com você e muitas vezes por causa dos seus afazeres, você nem ora direito. Eu realmente não sei qual a melhor forma que você vai encontrar para se organizar, talvez, forçar-se a ter algum tempo a sós com Deus no seu quarto, talvez usar um diário para colocar tudo aquilo que você gostaria de falar com Deus... Mas o mais importante de tudo é que você esteja preparado para escutar a voz do seu Senhor.
O importante não é seguir uma regra preestabelecida, mas descobrir o
mais rápido possível, qual é a sua forma de estar mais perto de Deus. A paz de Espírito que você vai sentir posteriormente, vai realmente valer a pena, porque Deus falará bem de mansinho dentro do seu coração e vai destruir todo o medo, toda a desilusão, toda a amargura. Nas mãos deles você vai entregar todas as suas lágrimas. E Ele vai recolhê-las e transformá-las em bênçãos.