O documento discute vários riscos naturais como inundações, secas, deslizamentos de terra, avalanches, tempestades, ondas de calor e frio, terremotos e vulcões. Ele descreve as causas, consequências e medidas de prevenção para cada risco, além de identificar as regiões mais afetadas.
2. Risco– possibilidade de ocorrer um perigo com consequências negativas para as pessoas ou para o ambiente em geral.
3. Os riscos quando ocorrem com grande intensidade e colocam vidas humanas em risco denominam-se catástrofes naturais.Serviço Nacional de Protecção civil – serviço público que tem como função proteger a população e bens de todos os tipos de risco.
4. InundaçõesCausas: Fluviais – chuvas intensas e/ou prolongadas, fusão do gelo; Marítimas – ventos fortes e maremotos.Consequências / Efeitos: Destruição de campos, culturas, casas, infra-estruturas, vítimas.Medidas de prevenção: Não construir em leitos de cheia, não impermeabilizar o solo, controlar as descargas das barragens e construir diques.Regiões mais afectadas: Europa Central e Leste (Verão), Ásia das Monções e América Latina.
6. Região afectada pela seca, na Europa Oriental; uma região inundada, em Nîmes (França).
7. SecasCausas: Diminuição extrema da precipitaçãoConsequências / Efeitos: Falta de água, incêndios, diminuição do rendimento agrícola e destruição das pastagens.Medidas de prevenção: Diminuir o consumo de água, florestação e construção de rede de barragens.Regiões mais afectadas: Europa Mediterrânica, Norte de África, Austrália, Próximo e Médio Oriente.
9. Sede a quanto obrigas…A água doce A água doce é menos de 1% da água existente no globo. Escasseia na maior parte dos países pobres e está também a tornar-se escassa em vários países ricos, em consequência da industrialização. Stephen Croall e William RankinEcologia para principiantes
10. Desabamentos de terrasCausas: Excesso de chuva, sismos.Consequências / Efeitos: Destruição de construções e vítimas.Medidas de prevenção: Não construir em áreas de grande declive, florestar encostas e construir muros e socalcos.Regiões mais afectadas: América Latina.
11. AvalanchesCausas: Aumento da temperatura na Primavera e grandes chuvadas.Consequências / Efeitos: Destruição de construções e vítimas.Medidas de prevenção: Evitar esquiar em locais com risco de avalanches e evacuaras populações.Regiões mais afectadas: Grandes montanhas (Europa).
12. TempestadesCausas: Desequilíbrio das condições atmosféricas.Consequências / Efeitos: estragos em habitações, postes eléctricos e de telefone, colheitas agrícolas e vítimas.Medidas de prevenção: Tapar portas e janelas, não circular e construir de forma segura.Regiões mais afectadas: Golfo do México, litoral sul e sudeste da Ásia, Europa (Inverno).
13. Vagas de calor e de frioCausas: Desequilíbrio das condições atmosféricas.Consequências / Efeitos: Vítimas.Medidas de prevenção: Evitar circular e procurar locais abrigados.Regiões mais afectadas: Europa e América do Norte.
15. SismosCausas: Movimentos das placas tectónicas.Consequências / Efeitos: destruição de construções, vítimas e tsunamis.Medidas de prevenção: Construção de edifícios anti-sismo, campanhas de informação e bons serviços de protecção civil.Regiões mais afectadas: Sul da Europa, Turquia, costa oeste dos EUA e Japão.
17. VulcõesCausas: aquecimento do magma e aumento da pressão na câmara magmática. Consequências / Efeitos: Destruição das áreas envolventes e poluição atmosférica.Medidas de prevenção: EvacuaçãoRegiões mais afectadas: Açores, Islândia e Anel de Fogo.
18. Riscos ambientais: um terramoto (em Itália), um dos riscos mais temidos pelo Homem; um vulcão em actividade (Nápoles, Itália).