1) O documento discute um curso de formação continuada para professores sobre o uso de tecnologias educacionais (TICs) na educação.
2) O curso ensina como integrar recursos tecnológicos nas aulas para construir conhecimento de forma colaborativa.
3) O curso tem 4 unidades que abordam tópicos como tecnologia na sociedade, hipertexto, mídia digital e currículo integrado a projetos e tecnologia.
3. Por que optar por um curso a distância? A Educação a Distância pode se processar de diferentes maneiras, lançando mão de diferentes tecnologias. Por exemplo: •• inteiramente a distância, com a utilização da Internet, teleconferências, vídeos, material impresso etc. Pode-se utilizar um dos meios apresentados ou vários deles; •• semi-presencialmente, utilizando diferentes mídias digitais (TV, vídeos, computador, Internet, CD Rom, DVD), bem como materiais impressos especialmente preparados para os cursistas, com a intercalação de alguns encontros presenciais sob a orientação de um tutor.
4. Proposta do Curso: Em sua nova versão, o Programa instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo e postula a integração e articulação de três componentes: • • a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à Internet – banda larga); • • a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc;
5. •• a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação Comunicação (TIC). Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o curso Introdução à Educação Digital (40h), o curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) e complementação local (projetos educacionais - 40h).
6. Objetivos: • • compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas; • • planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série; • • utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
7. O curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) desenvolve-se com base na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola, a reflexão sobre a prática e as contribuições das tecnologias para o desenvolvimento do currículo nas distintas áreas de conhecimento.
8. A prática é valorizada como momento de construção de conhecimento por meio de reflexão, análise, problematização e investigação. A perspectiva interdisciplinar é vista como uma construção do profissional-aprendiz na busca de respostas para os desafios que se apresentam em sua prática, sendo necessário prever tempos e espaços curriculares adequados para o seu trabalho.
9.
10. Currículo, projetos e tecnologia 4 Prática pedagógica e mídias digitais 3 Internet, hipertexto e hipermídia 2 Diário de bordo Projeto desenvolvido com os alunos do cursista Tecnologia na sociedade, na vida e na escola 1 Registrar e Refletir Integrar ao Trabalho Pedagógico Temas Unidades
11. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC "Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo. Agora, construa os alicerces."
12. UNIDADE 1 Propiciar reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem contínua. Instigar a observação sobre própria escola em relação ao uso das tecnologias disponíveis. Apresentar e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por projetos. Recontextualizar o uso dos recursos computacionais, inclusivo do ponto de vista pedagógico (editores de textos e de apresentações, gerenciamentos de arquivos, internet). Apresentar e discutir a proposta do curso; Contextualizar a temática da Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
13. UNIDADE 2 Apresentar a internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicação do que se faz na escola). Apresentar espaços de pesquisas como para publicação na internet (wikipédia e Diciopedia). Apresentar os hipertextos como modalidade típica de registro na Internet e convidar os cursistas a navegar por alguns.
14. Conceito de hipertexto como forma não linear do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia computacional. Apresentar reflexões sobre relação entre forma de representação e o pensamento humano. Provocar o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando editor de textos. Explorar sites – WEB 2
15. UNIDADE 3 Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais. Apresentar algumas novas possibilidades pedagógicas que trazem as mídias digitais; Apresentar o Portal do Professor como ambiente em que se podem encontrar sugestões de uso de mídias, debater formas de uso, bem como colocar disponíveis para terceiros as experiências que os cursistas vierem a desenvolver; Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens)
16. UNIDADE 4 Contextualizar o tema de que trata a Unidade IV: Currículo, projetos e tecnologia (digital). Propiciar a identificação das concepções de currículo e sua ressignificação diante das possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção de conhecimento. Identificar as características do currículo construído por meio do desenvolvimento de projetos de trabalho, com uso de tecnologias.
17. REFLEXÃO Ao final de cada Unidade, vamos fazer uma reflexão, a partir das leituras, debates, indagações e produções elaboradas. Essas reflexões devem ser registradas no Diário de Bordo . Trata-se de um momento pessoal de registro do próprio processo de introspecção e também de auto-avaliação.
18. TICs & Toques A tecnologia não pode representar um obstáculo para sua participação e aprendizagem; Organizando seu tempo, sua aprendizagem será mais efetiva; Participar de um curso a distância é compartilhar idéias, experiências ; A comunicação escrita não tem o apoio da nossa comunicação não-verbal, dos nossos gestos, expressões faciais, entonação de voz, o olhar, dessa forma, é preciso escolher as palavras com muito cuidado.
19. Nosso ambiente EAD CD do CURSO Apostila Datas dos Encontros Presenciais http://www.teleduc.procergs.com.br/cursos/aplic/index.php?cod_curso=249
20. UNIDADE I – TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA 1.1.e 1.2 – “QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?” – PORTFÓLIO 1.3- Postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias – FÓRUM - Tema: Educação e Tecnologia – Comentar postagens dos colegas cursistas. 1.4- Práticas Tecnológicas em sua Escola – PORTFÓLIO 1.5 - Análise de uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares - fazer um FICHAMENTO. – FÓRUM - Tema “Experiências e Sugestões de aulas” - Comentar postagens dos colegas cursistas. 1.6 - Assista ao vídeo - REFLEXÃO: Olhando para a prática de um professor com o uso da tecnologia. DIÁRIO DE BORDO e 1.8 - PESQUISA sobre experiências desenvolvidas por meio do trabalho por projetos, realizadas no contexto da escola – PORTFÓLIO