Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
SlideShare uma empresa Scribd logo
JÉSSICA OLIVEIRA DA SILVA  & PEDRO HENRIQUE ALVES PEREIRA Universidade Federal de Alagoas Centro de educação – CEDU Curso de Licenciatura em Pedagogia Maceió-2011
A educação serve para fazer mais do que usuários e desenvolvedores de tecnologias Pág. 63 A escola é um dos meios pelo qual podemos adquirir  conhecimento, ou na verdade, uma educação continuada dos saberes científicos e tecnológicos. Dessa forma, a educação está intimamente relacionada à sociedade, que faz o conhecedora das informações necessárias ao desenvolvimento intelectual e psíquico. E quanto mas se aprende melhor será para dar continuidade aos saberes adquiridos.
As novas formas de comunicações e informações estão em constantes mudanças. Não só dentro da sociedade, como também nas escolas, que por sua vez será o alvo principal de se habituar às novas tecnologias, que buscam uma outra forma de repassar conhecimentos. As escolas devem acompanhar esse crescente ritmo tecnológico, que vem ocorrendo dentro da sociedade. O objetivo é formar estudantes flexíveis para que eles possam se habituarem a nova era digital, que garantirá pessoas mais habilidosas no âmbito escolar.
O uso das tecnologias estão sendo instruídas dentro do cotidiano social, visto que como elas são adquiridas mais do que o saber específico, mas sim um saber universal, onde tudo está contido num mesmo túnel da informação. A interação entre pessoas de etnias diversificadas está cada vez mais em evidência por conta das redes de comunicações que estão ocupando o seu espaço em meios aos processos pedagógicos.
Com o lançamento de um projeto de inclusão digital, pela UFBA, todos os cidadãos que não tinha acesso às redes digitais, agora, com esse sistema de computadores irão poder ter acesso, não só as redes sociais como também sites educativos que poderão complementar a aprendizagem de quem busca o conhecimento. Porém, esse projeto é aberto a todos os públicos, visto que muitas dessas pessoas só  vão lá, simplesmente para ficar apenas jogando vídeo game, enquanto outros esperam a sua vez para poderem fazer trabalhos  e pesquisas.
O programa World Links visa a proporcionar uma interatividade entre comunidades diversas que por sua vez irá agilizar as comunicações dentro de escolas, onde os alunos com ajuda de seus professores , ao realizarem uma parceria com Nadia Prandi, professora de Literatura  italiana em Udine, Itália, poderão publicar projetos ligados a educação, uma vez que esses projetos só dariam certos a partir da cooperação de todos que estariam ligados a esse programa.
A partir de 200, foi iniciada uma pesquisa que consistia a aplicação da introdução de tecnologias na educação. Não só essas pesquisas como também foram oferecidos cursos de aprendizagem. A educação como fonte de conhecimento não se reduz apenas no formal, mais sim dos conhecimentos racionais e habilidades e a tecnologia vem ligada a esse fator.
Passa a ser discutido todo o processo desenvolvido pela escola. Desde sua educação formal para o superior, como o ensino primário, médio e o superior. Também visíveis outras maneiras de informais, cita o texto “O ensino supletivo e o ensino técnico e o profissionalizante”.  Naquela época até o final do século XX, existia toda aquelas normas de caderneta, tomando na maioria das vezes a própria aula. Ao passar do tempo, no início do século XX foram surgindo outro tipo de ensino, a educação a distancia, contudo o avanço tecnológico ajudou para que ela se expandisse, pois as aulas são transmitidas através da internet.
No texto é relatado diversos tipos de distancias, como a distancia geográfica, que consiste  na praticidade que o aluno adquire, pois em vez de ficar horas para assistir uma aula presencial, em uma hora ela pode se transmitida em sua casa.
Distancia temporal, como cita o texto”É uma forma de personalização dos estudos”, pois o aluno não se sente pressionado em cumprir todos os horários, facilitando assim a vida daqueles que trabalham.
Um dos fatores a se destacar são os cursos à distância que visa a formar o cidadão a partir de meios de telecomunicações que irão proporcionar um bom rendimento curricular. Porém, o que coloca em risco tudo isso são os problemas de acesso ao uso dessas tecnologias. Ou seja, pessoas que não têm acesso aos cursos da área da informática, logo terão dificuldades para poderem lidar com esses meios de comunicações,e assim estarão distantes das redes digitais, ou na verdade excluídos.
Um dos fatores que vem a se destacar dentro da sociedade e a divisão de classes sociais, que colocam em pauta a hierarquia dos indivíduos ricos, médios e pobres. Isso vem ocorrendo devido as diferenças educacionais e financeiras que desses grupos. A maioria não tem competência para passar em um vestibular, sem assim, os mais pobre estudam em ritmo acelerado para poderem absorver o máximo de conhecimentos disponíveis nos livros, apenas para poder ingressar em uma universidade federal, mas pouquíssimos conseguem vencer essa batalha entre gatos e leões.
Esse meio de formação educacional, visa a incrementar os estudos daqueles que na maioria das vezes não tem tempo suficiente para fazer um curso presencial, onde se destaca o ensino síncrono e o assíncrono. O ensino Síncrono: visa a forma estudantes através de aulas em tempo real, ou seja, com professores ao vivo. Ensino assíncrono: visa a formar estudantes contando apenas com materiais virtuais, em que os alunos precisam realizar o auto-estudo, sem a presença de professores em tempo real.
ALMEIDA, M.E.B. (2003). “Educação a distância na internet: Abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem”. Educação e Pesquisa, vol. 29, n.2(jul, -dez.) BORGES, P.( 2003). “ A força da internet nas salas de aula”. Correio Brasiliense. Caderno Especial,  15/4. Em  www.2correioweb.com.br/cw/EDICAO_20030415/sup_gab_150403_49.htm. Último acesso em 19/1/07 . http://www.youtube.com/watch?v=Mb9IwpcfUTw

Mais conteúdo relacionado

Atividade - Quarto Capítulo - Resumo

  • 1. JÉSSICA OLIVEIRA DA SILVA & PEDRO HENRIQUE ALVES PEREIRA Universidade Federal de Alagoas Centro de educação – CEDU Curso de Licenciatura em Pedagogia Maceió-2011
  • 2. A educação serve para fazer mais do que usuários e desenvolvedores de tecnologias Pág. 63 A escola é um dos meios pelo qual podemos adquirir conhecimento, ou na verdade, uma educação continuada dos saberes científicos e tecnológicos. Dessa forma, a educação está intimamente relacionada à sociedade, que faz o conhecedora das informações necessárias ao desenvolvimento intelectual e psíquico. E quanto mas se aprende melhor será para dar continuidade aos saberes adquiridos.
  • 3. As novas formas de comunicações e informações estão em constantes mudanças. Não só dentro da sociedade, como também nas escolas, que por sua vez será o alvo principal de se habituar às novas tecnologias, que buscam uma outra forma de repassar conhecimentos. As escolas devem acompanhar esse crescente ritmo tecnológico, que vem ocorrendo dentro da sociedade. O objetivo é formar estudantes flexíveis para que eles possam se habituarem a nova era digital, que garantirá pessoas mais habilidosas no âmbito escolar.
  • 4. O uso das tecnologias estão sendo instruídas dentro do cotidiano social, visto que como elas são adquiridas mais do que o saber específico, mas sim um saber universal, onde tudo está contido num mesmo túnel da informação. A interação entre pessoas de etnias diversificadas está cada vez mais em evidência por conta das redes de comunicações que estão ocupando o seu espaço em meios aos processos pedagógicos.
  • 5. Com o lançamento de um projeto de inclusão digital, pela UFBA, todos os cidadãos que não tinha acesso às redes digitais, agora, com esse sistema de computadores irão poder ter acesso, não só as redes sociais como também sites educativos que poderão complementar a aprendizagem de quem busca o conhecimento. Porém, esse projeto é aberto a todos os públicos, visto que muitas dessas pessoas só vão lá, simplesmente para ficar apenas jogando vídeo game, enquanto outros esperam a sua vez para poderem fazer trabalhos e pesquisas.
  • 6. O programa World Links visa a proporcionar uma interatividade entre comunidades diversas que por sua vez irá agilizar as comunicações dentro de escolas, onde os alunos com ajuda de seus professores , ao realizarem uma parceria com Nadia Prandi, professora de Literatura italiana em Udine, Itália, poderão publicar projetos ligados a educação, uma vez que esses projetos só dariam certos a partir da cooperação de todos que estariam ligados a esse programa.
  • 7. A partir de 200, foi iniciada uma pesquisa que consistia a aplicação da introdução de tecnologias na educação. Não só essas pesquisas como também foram oferecidos cursos de aprendizagem. A educação como fonte de conhecimento não se reduz apenas no formal, mais sim dos conhecimentos racionais e habilidades e a tecnologia vem ligada a esse fator.
  • 8. Passa a ser discutido todo o processo desenvolvido pela escola. Desde sua educação formal para o superior, como o ensino primário, médio e o superior. Também visíveis outras maneiras de informais, cita o texto “O ensino supletivo e o ensino técnico e o profissionalizante”. Naquela época até o final do século XX, existia toda aquelas normas de caderneta, tomando na maioria das vezes a própria aula. Ao passar do tempo, no início do século XX foram surgindo outro tipo de ensino, a educação a distancia, contudo o avanço tecnológico ajudou para que ela se expandisse, pois as aulas são transmitidas através da internet.
  • 9. No texto é relatado diversos tipos de distancias, como a distancia geográfica, que consiste na praticidade que o aluno adquire, pois em vez de ficar horas para assistir uma aula presencial, em uma hora ela pode se transmitida em sua casa.
  • 10. Distancia temporal, como cita o texto”É uma forma de personalização dos estudos”, pois o aluno não se sente pressionado em cumprir todos os horários, facilitando assim a vida daqueles que trabalham.
  • 11. Um dos fatores a se destacar são os cursos à distância que visa a formar o cidadão a partir de meios de telecomunicações que irão proporcionar um bom rendimento curricular. Porém, o que coloca em risco tudo isso são os problemas de acesso ao uso dessas tecnologias. Ou seja, pessoas que não têm acesso aos cursos da área da informática, logo terão dificuldades para poderem lidar com esses meios de comunicações,e assim estarão distantes das redes digitais, ou na verdade excluídos.
  • 12. Um dos fatores que vem a se destacar dentro da sociedade e a divisão de classes sociais, que colocam em pauta a hierarquia dos indivíduos ricos, médios e pobres. Isso vem ocorrendo devido as diferenças educacionais e financeiras que desses grupos. A maioria não tem competência para passar em um vestibular, sem assim, os mais pobre estudam em ritmo acelerado para poderem absorver o máximo de conhecimentos disponíveis nos livros, apenas para poder ingressar em uma universidade federal, mas pouquíssimos conseguem vencer essa batalha entre gatos e leões.
  • 13. Esse meio de formação educacional, visa a incrementar os estudos daqueles que na maioria das vezes não tem tempo suficiente para fazer um curso presencial, onde se destaca o ensino síncrono e o assíncrono. O ensino Síncrono: visa a forma estudantes através de aulas em tempo real, ou seja, com professores ao vivo. Ensino assíncrono: visa a formar estudantes contando apenas com materiais virtuais, em que os alunos precisam realizar o auto-estudo, sem a presença de professores em tempo real.
  • 14. ALMEIDA, M.E.B. (2003). “Educação a distância na internet: Abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem”. Educação e Pesquisa, vol. 29, n.2(jul, -dez.) BORGES, P.( 2003). “ A força da internet nas salas de aula”. Correio Brasiliense. Caderno Especial, 15/4. Em www.2correioweb.com.br/cw/EDICAO_20030415/sup_gab_150403_49.htm. Último acesso em 19/1/07 . http://www.youtube.com/watch?v=Mb9IwpcfUTw