Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
SlideShare uma empresa Scribd logo

1

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL (40h)

2

A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou revisão do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo.  Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo e postula a integração e articulação de três componentes:  a) a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à internet – banda larga); APRESENTAÇÃO

3

b) a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação Comunicação(TIC);  c) a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc. Nesse contexto, surge o  Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado  que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o Curso de Introdução à Educação Digital (40h) e o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).  Esse Programa cumprirá suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

4

Caro(a) cursista,  Seja bem-vindo(a) ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado. Esse Programa, promovido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), em parceria com o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime),  O Curso de Introdução à Educação Digital tem como objetivo contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino (professores e gestores escolares). Tem também a intenção de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas. São duas as principais ações desse Programa: Curso de Introdução à Educação Digital (40h) e o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).  Desejamos sucesso no estudo e na sua prática pedagógica. MENSAGEM AOS CURSISTAS

5

O Curso de Introdução à Educação Digital: Orientações a(o) cursista O Curso de Introdução à Educação Digital foi organizado visando a familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela internet. Não se trata de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que propõe e estimula o professor e o gestor escolar a refletir sobre o porquê e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.

6

Durando o curso, espera-se que professores e gestores escolares possam:  conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet;  organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos; participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem; buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de idéias, reflexões; refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus  alunos.

7

O curso foi organizado em Unidades de Estudo e Prática, onde estão previstas várias atividades que partem da vivência dos cursistas e propõem um processo constante de ação-reflexão-ação. As atividades são propostas e acompanhadas pelo Formador, com as orientações pedagógicas necessárias aos desafios provocados pelo uso do computador, dos programas e ferramentas.  Professores e gestores escolares, por sua vez, assumem papel ativo de protagonistas e de interlocutores, atuando também como aprendizes-autores e dando a conhecer suas produções.

8

Objetivos do Curso  Objetivo geral Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

9

Objetivos específicos refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na  atuação profissional; conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares  livres, distribuídos em conjuntos com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de necessidades, problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;  desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas  que possibilitam a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet; elaborar e produzir textos diversos com apoio do computador. refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos  tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.  Que transformações provocam os meios de comunicação integrados aos computadores? Quais os novos modos de aprender? Qual o papel do educador ante as tecnologias? Como usar o computador nas atividades escolares? E na vida cotidiana? Por que comunicar-se via Internet? E criar blogs, publicar conteúdos? Como aprender a fazê-lo? O que muda?

10

O Curso Introdução à Educação Digital possui uma carga horária de 40h. O programa do curso está organizado em nove Unidades de Estudo e Prática, quais sejam:  Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social•  Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança•  Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico•  Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta•  Unidade 5: Elaboração e edição de textos •  Unidade 6: Apresentações para nossas aulas•  Unidade 7: Criação de blogs•  Unidade 8: Cooperação e interação em rede•  Unidade 9: Solução de Problemas com planilhas

11

A carga horária de 40h/a será de 24h/a presenciais em 3 dias de 8h:a cada um e 16h/a â distância no Ambiente E-PROINFO. Os formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE planejam e realizam os encontros de formação com os professores e gestores nas escolas, utilizando os laboratórios de informática, de acordo com as condições específicas de cada escola, a disponibilidade de seu(s) laboratório(s), a demanda dos cursistas etc. Cabe aos formadores dos NTE realizar as adaptações necessárias ao plano de trabalho específico a cada turma, as dinâmicas e práticas, formas de acompanhamento e orientação acadêmica, assim como orientar o eventual uso do ambiente virtual de aprendizagem, caso a escola possua conexão a Internet. A duração máxima do curso é de 10 semanas, podendo, no entanto, ser flexível, de acordo com o planejamento dos NTE. Dependendo da disponibilidade dos cursistas e dos laboratórios nas escolas, é possível realizar-se mais de um encontro semanal, diminuindo, assim, o tempo de duração do curso.

12

Materiais didático-pedagógicos do Curso O curso conta com os seguintes materiais didático-pedagógicos e de apoio:  Orientações ao(a) cursista, contendo informações gerais sobre o Curso;  Unidades de Estudo e Prática (impressos), contendo as unidades de estudo do  curso; e  CD-ROM, contendo vídeos, simulações de ambiente Web, textos e outros, relacionados às unidades de Estudo e Prática; Manual do Formador (acompanhado de CD-ROM), contendo orientações aos formadores para o desenvolvimento do curso.  O curso contará, ainda, com um ambiente virtual de aprendizagem para as escolas que possuem acesso à internet.

13

[DICA]  Quanto mais utilizar o computador e, se puder, a internet, mais agilizará os esquemas mentais de sua utilização, o domínio das ferramentas e os procedimentos. Terá mais acesso ao conhecimento disponível na sociedade. Observará diferenças em seus modos de abordar as questões cotidianas e curriculares Todo programa de computador tem uma seção de Ajuda, com uma série de tópicos, que também pode ser consultado quando tiver dúvidas.  Se dispuser de um computador conectado à Internet em casa ou na escola, que possa usar fora das atividades presenciais do curso, navegue pelos sites da TV educativa, TV Escola, Programa Salto para o Futuro, Canal Futura, portais de domínio público, jornais, blogs! Assim você poderá conhecer mais e melhor o que são e como são esses espaços e construir um repertório de experiências virtuais que poderá utilizar em seus próprios textos e na sua prática pessoal e pedagógica.

14

Avaliação e Certificação Serão consideradas, para fins de certificação, a freqüência nos encontros presenciais de formação e atividades produzidos pelo cursista ao longo do curso, segundo as orientações e critérios fornecidas em cada Unidade de Estudo e pelos formadores.  Cada cursista criará uma pasta de usuário no computador onde armazenará os textos produzidos em cada unidade, que serão avaliados e comentados pelos formadores.  Vença o constrangimento ou a timidez de usar o teclado e o mouse do computador. A destreza aumenta com o uso. LEMBRETE: Incluímos em cada Unidade do material impresso alguns ícones que foram utilizados para facilitar a comunicação com você. Fique atento(a):

Mais conteúdo relacionado

EDUCAÇÃO DIGITAL

  • 2. A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou revisão do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo. Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo e postula a integração e articulação de três componentes: a) a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à internet – banda larga); APRESENTAÇÃO
  • 3. b) a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação Comunicação(TIC); c) a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc. Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o Curso de Introdução à Educação Digital (40h) e o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h). Esse Programa cumprirá suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
  • 4. Caro(a) cursista, Seja bem-vindo(a) ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado. Esse Programa, promovido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), em parceria com o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), O Curso de Introdução à Educação Digital tem como objetivo contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino (professores e gestores escolares). Tem também a intenção de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas. São duas as principais ações desse Programa: Curso de Introdução à Educação Digital (40h) e o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h). Desejamos sucesso no estudo e na sua prática pedagógica. MENSAGEM AOS CURSISTAS
  • 5. O Curso de Introdução à Educação Digital: Orientações a(o) cursista O Curso de Introdução à Educação Digital foi organizado visando a familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela internet. Não se trata de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que propõe e estimula o professor e o gestor escolar a refletir sobre o porquê e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.
  • 6. Durando o curso, espera-se que professores e gestores escolares possam: conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet; organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos; participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem; buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de idéias, reflexões; refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos.
  • 7. O curso foi organizado em Unidades de Estudo e Prática, onde estão previstas várias atividades que partem da vivência dos cursistas e propõem um processo constante de ação-reflexão-ação. As atividades são propostas e acompanhadas pelo Formador, com as orientações pedagógicas necessárias aos desafios provocados pelo uso do computador, dos programas e ferramentas. Professores e gestores escolares, por sua vez, assumem papel ativo de protagonistas e de interlocutores, atuando também como aprendizes-autores e dando a conhecer suas produções.
  • 8. Objetivos do Curso Objetivo geral Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
  • 9. Objetivos específicos refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional; conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres, distribuídos em conjuntos com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de necessidades, problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias; desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitam a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet; elaborar e produzir textos diversos com apoio do computador. refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet. Que transformações provocam os meios de comunicação integrados aos computadores? Quais os novos modos de aprender? Qual o papel do educador ante as tecnologias? Como usar o computador nas atividades escolares? E na vida cotidiana? Por que comunicar-se via Internet? E criar blogs, publicar conteúdos? Como aprender a fazê-lo? O que muda?
  • 10. O Curso Introdução à Educação Digital possui uma carga horária de 40h. O programa do curso está organizado em nove Unidades de Estudo e Prática, quais sejam: Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social• Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança• Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico• Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta• Unidade 5: Elaboração e edição de textos • Unidade 6: Apresentações para nossas aulas• Unidade 7: Criação de blogs• Unidade 8: Cooperação e interação em rede• Unidade 9: Solução de Problemas com planilhas
  • 11. A carga horária de 40h/a será de 24h/a presenciais em 3 dias de 8h:a cada um e 16h/a â distância no Ambiente E-PROINFO. Os formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE planejam e realizam os encontros de formação com os professores e gestores nas escolas, utilizando os laboratórios de informática, de acordo com as condições específicas de cada escola, a disponibilidade de seu(s) laboratório(s), a demanda dos cursistas etc. Cabe aos formadores dos NTE realizar as adaptações necessárias ao plano de trabalho específico a cada turma, as dinâmicas e práticas, formas de acompanhamento e orientação acadêmica, assim como orientar o eventual uso do ambiente virtual de aprendizagem, caso a escola possua conexão a Internet. A duração máxima do curso é de 10 semanas, podendo, no entanto, ser flexível, de acordo com o planejamento dos NTE. Dependendo da disponibilidade dos cursistas e dos laboratórios nas escolas, é possível realizar-se mais de um encontro semanal, diminuindo, assim, o tempo de duração do curso.
  • 12. Materiais didático-pedagógicos do Curso O curso conta com os seguintes materiais didático-pedagógicos e de apoio: Orientações ao(a) cursista, contendo informações gerais sobre o Curso; Unidades de Estudo e Prática (impressos), contendo as unidades de estudo do curso; e CD-ROM, contendo vídeos, simulações de ambiente Web, textos e outros, relacionados às unidades de Estudo e Prática; Manual do Formador (acompanhado de CD-ROM), contendo orientações aos formadores para o desenvolvimento do curso. O curso contará, ainda, com um ambiente virtual de aprendizagem para as escolas que possuem acesso à internet.
  • 13. [DICA] Quanto mais utilizar o computador e, se puder, a internet, mais agilizará os esquemas mentais de sua utilização, o domínio das ferramentas e os procedimentos. Terá mais acesso ao conhecimento disponível na sociedade. Observará diferenças em seus modos de abordar as questões cotidianas e curriculares Todo programa de computador tem uma seção de Ajuda, com uma série de tópicos, que também pode ser consultado quando tiver dúvidas. Se dispuser de um computador conectado à Internet em casa ou na escola, que possa usar fora das atividades presenciais do curso, navegue pelos sites da TV educativa, TV Escola, Programa Salto para o Futuro, Canal Futura, portais de domínio público, jornais, blogs! Assim você poderá conhecer mais e melhor o que são e como são esses espaços e construir um repertório de experiências virtuais que poderá utilizar em seus próprios textos e na sua prática pessoal e pedagógica.
  • 14. Avaliação e Certificação Serão consideradas, para fins de certificação, a freqüência nos encontros presenciais de formação e atividades produzidos pelo cursista ao longo do curso, segundo as orientações e critérios fornecidas em cada Unidade de Estudo e pelos formadores. Cada cursista criará uma pasta de usuário no computador onde armazenará os textos produzidos em cada unidade, que serão avaliados e comentados pelos formadores. Vença o constrangimento ou a timidez de usar o teclado e o mouse do computador. A destreza aumenta com o uso. LEMBRETE: Incluímos em cada Unidade do material impresso alguns ícones que foram utilizados para facilitar a comunicação com você. Fique atento(a):