Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
SlideShare uma empresa Scribd logo
Informática na EducaçãoProfessor Rafael Neves
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃODécada de 60/70 –  O Professor de Matemática Seymour Papert Criou a Linguagem de Programação Logo (1968).A LOGO Visava educar crianças e jovens e não possuía interface gráfica.Década de 80 – Chega ao Brasil a LOGO através do Movimento de Filosofia e Linguagem.
O ambiente Logo tradicional envolve uma tartaruga gráfica, um robô pronto para responder aos comandos do usuário.
Uma vez que a linguagem é interpretada e interativa, o resultado é mostrado imediatamente após digitar-se o comando – incentivando o aprendizado
Nela, o aluno aprende com seus erros.
As versões mais antigas, refere-se a desenhar e pintar.
Mas as versões mais atuais, como o AF LOGO, podem ser muito mais abrangentes, trabalhando com textos, fórmulas e até IA (Inteligência Artificial), servindo como excelente ferramenta para o ensino regular.I SEMINÁRIO NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOI Seminário Nacional de Informática na Educação – 1981 / UNB.Foi criada uma equipe intersetorial com a participação de representantes da SEI, MEC, CNPq e FINEP, visando o planejamento das primeiras ações na área.Como prioritário, essa equipe percebeu a necessidade de uma consulta permanente à comunidade técnico-científica nacional, para discutir estratégias de planejamento que refletissem as preocupações e o interesse da comunidade nacional. Objetivo: discutir as possibilidades de utilização do computador no processo ensino-aprendizagem, enfocando aspectos teóricos e a aplicabilidade em todos os níveis de ensino.
INFORMÁTICA EDUCATIVA
INFORMÁTICA EDUCATIVADentre os inúmeros movimentos que surgiram na informática educativa, um deles se destacava por defender o ensino do computador como instrumento, ou seja, focava-se no ensino e aprendizado da computação. Sob essa perspectiva, uma vez o contexto social necessitava de profissionais com conhecimentos de informática, era preciso que as instituições de ensino formal se preocupassem em ensinar esse instrumento (focando-se no equipamento e no uso dos softwares de mercado – processadores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, etc.).Além de o computador ser utilizado para ensinar sobre computação, é também utilizado para ensinar praticamente qualquer assunto.
INFORMÁTICA EDUCATIVAPara efetivar o processo de incorporação do computador como mídia na educação são necessários basicamente quatro elementos fundamentais: o próprio computador, os softwares educativos, o professor preparado para utilizar-se do computador como mídia educativa e o aluno motivado para uma nova forma de aprender.A inserção do computador na educação gerou e ainda tem gerado uma espécie de revolução nas teorias sobre a relação ensino-aprendizagem existentes anteriormente, sobretudo por dois motivos principais: Computadores podem ser utilizados para ensinar, funcionando como tutores eletrônicos. A diversidade de softwares educacionais produzidos e as várias modalidades de utilização do computador levam a concluir que trata-se de uma tecnologia extremamente útil no processo de ensino-aprendizagem.
INFORMÁTICA EDUCATIVAA análise de softwares educacionais demonstra que eles podem ser utilizados como versões computadorizadas das metodologias de ensino presencial. Por meio da história do desenvolvimento de softwares educacionais percebe-se que os primeiros programas implementados eram versões computadorizadas daquilo que acontecia na sala de aula presencial, porém isso é um processo natural que ocorre com a inserção de qualquer nova tecnologia na sociedade.
A HISTÓRIA DA TECNOLOGIA A história das tecnologias é quase tão antiga quanto à história do homem, pois começa a partir da necessidade de criarem-se ferramentas de ajuda na caça, na proteção pessoal e social, na pesca e em várias outras atividades humanas. A descoberta do fogo foi um marco na tecnologia para o homem; através dela avanços significativos como um melhor aproveitamento na alimentação, a descoberta das ligas como o bronze, dos primeiros combustíveis como o carvão, promoveram uma sede pela descoberta de materiais e ações para facilitar a vida, seja no dia- a dia ou no estudo para o progresso das ciências. E é por meio dessas reflexões ou desses conceitos que podemos afirmar que tudo que criamos partindo da proposta de facilitarmos nossas vidas, seja em nosso trabalho, em nosso lazer, no auxílio ao nosso corpo chamamos de Tecnologia.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃOQuando falamos de Tecnologia nos referimos a um leque de opções, pois, a tecnologia está em todas as áreas de nossas vidas e ela pode ser: de informação, medicinal, militar, de defesa, doméstica, residencial, de comércio, industrial, digital, educacional, etc. Na era do conhecimento temos uma Inovação Tecnológica que começa sua história a partir da década de oitenta, quando novas maneiras de organização, de gestão, de intercâmbio de idéias provocaram mudanças tecnológicas que por sua vez provocaram mudanças de hábitos, costumes, sociais e educacionais.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃOUma mudança qualitativa no processo de ensino/ aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais. Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio.Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem as tecnologias da informação e da comunicação.
TECNOLOGIA EM SALA DE AULASó vale levar a tecnologia para a sala de aula se ela estiver a serviço dos conteúdos.
A utilização desses recursos deve ser avaliada e utilizada apenas quando indispensáveis.
Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOHá pouco tempo os educadores do Brasil têm usado as TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação em sala de aula. Através da mesma observa-se que dinamiza, motiva e conduz o aluno a descobertas dependo do uso e quais são os parâmetros que quer alcançar. As aulas tradicionalistas muito pouco se apropriam dos recursos que as TICs propiciam como elemento renovador das mídias no processo ensino-aprendizagem. Não é a salvação da Educação Brasileira, contudo tem contribuído para uma melhor socialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOPode-se usar o Word do Windows, para o desenvolvimento de textos como: poesias, contos, crônicas, jornais escolares, criação de cordéis, até mesmo para fazer uma história em quadrinhos a apartir de um texto pré-trabalhado em sala de aula com co-participação do Paint e outros trabalhos que dependem da criatividade do Professor. O Word ainda pode nos auxiliar na criação de Blogs, Páginas sobre a disciplina lecionada para Web – ou mesmo hospedar no site da Escola - e fazer links com comunidades que eles – os alunos - usam diariamente como Orkut e outras.
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOPoucas Escolas Estaduais dispõe do recurso da Internet para uso pelos alunos. Mas não pode dizer que está muito distante das mídias, pois há certo tempo têm a sua disposição os Telecursos e Tv Escola, Vídeos-Produções da Tv Escola auxiliando o processo de educação presencial e o chamado hoje EAD. Mas a coisa está mudando. O governo Brasileiro precisa fazer a sua parte no sentido de dá a infra-estrutura e formação dessa nova escola e desse novo professor. Contribuindo com esse processo de mudança, já existe até o Software Livre que propícia a essa inclusão diminuindo sensivelmente os custos com programas comerciais caríssimos.  Os cursos de formação, cada vez mais acessíveis na área pública, têm contribuído para essa mudança. Não basta agora usa o Word, o Excel, FrontPage, PowerPoint e os Projetores Modernos de Slides - Data Show. É preciso mesclar todas as mídias, tudo em função de um aprendizado mais eficiente e interativo.
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOA grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. Com o andar dos anos o que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades. As aulas expositivas, o papel, as pesquisas de campo, os trabalhos de laboratórios, as consultas na web são recursos complementares, que devem ser utilizados de maneira integrada e inteligente. Exatamente o oposto do que se faz na educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos... o professor fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem.
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOHoje podemos começar uma aula sobre crônica: solicitando ao aluno trazer de casa um texto recortado de uma folha de jornal velho, facilmente ele o encontra, pedir a cada um para fazer a leitura da produção encontrada, socializar os conteúdos, estudar o vocabulário, fazer a interpretação e desta mídia passar para um vídeo sobre o texto jornalístico ou uma palestra e no fim desta etapa. Iniciar a nova etapa do trabalho no Laboratório de Informática da Escola usando a tecnologia para digitalizar os textos, buscar nas ferramentas de busca mais significações e suporte e produzir um artigo coletivo pela turma em uma página gratuita na Internet sobre aquele assunto ou até mesmo um livro. Fazer ao fim do Processo uma Grande Apresentação na Escola para todos os alunos e a comunidade. Seria realmente um Show com Data Show.

Mais conteúdo relacionado

Informática na educação - 1

  • 2. HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃODécada de 60/70 – O Professor de Matemática Seymour Papert Criou a Linguagem de Programação Logo (1968).A LOGO Visava educar crianças e jovens e não possuía interface gráfica.Década de 80 – Chega ao Brasil a LOGO através do Movimento de Filosofia e Linguagem.
  • 3. O ambiente Logo tradicional envolve uma tartaruga gráfica, um robô pronto para responder aos comandos do usuário.
  • 4. Uma vez que a linguagem é interpretada e interativa, o resultado é mostrado imediatamente após digitar-se o comando – incentivando o aprendizado
  • 5. Nela, o aluno aprende com seus erros.
  • 6. As versões mais antigas, refere-se a desenhar e pintar.
  • 7. Mas as versões mais atuais, como o AF LOGO, podem ser muito mais abrangentes, trabalhando com textos, fórmulas e até IA (Inteligência Artificial), servindo como excelente ferramenta para o ensino regular.I SEMINÁRIO NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOI Seminário Nacional de Informática na Educação – 1981 / UNB.Foi criada uma equipe intersetorial com a participação de representantes da SEI, MEC, CNPq e FINEP, visando o planejamento das primeiras ações na área.Como prioritário, essa equipe percebeu a necessidade de uma consulta permanente à comunidade técnico-científica nacional, para discutir estratégias de planejamento que refletissem as preocupações e o interesse da comunidade nacional. Objetivo: discutir as possibilidades de utilização do computador no processo ensino-aprendizagem, enfocando aspectos teóricos e a aplicabilidade em todos os níveis de ensino.
  • 9. INFORMÁTICA EDUCATIVADentre os inúmeros movimentos que surgiram na informática educativa, um deles se destacava por defender o ensino do computador como instrumento, ou seja, focava-se no ensino e aprendizado da computação. Sob essa perspectiva, uma vez o contexto social necessitava de profissionais com conhecimentos de informática, era preciso que as instituições de ensino formal se preocupassem em ensinar esse instrumento (focando-se no equipamento e no uso dos softwares de mercado – processadores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, etc.).Além de o computador ser utilizado para ensinar sobre computação, é também utilizado para ensinar praticamente qualquer assunto.
  • 10. INFORMÁTICA EDUCATIVAPara efetivar o processo de incorporação do computador como mídia na educação são necessários basicamente quatro elementos fundamentais: o próprio computador, os softwares educativos, o professor preparado para utilizar-se do computador como mídia educativa e o aluno motivado para uma nova forma de aprender.A inserção do computador na educação gerou e ainda tem gerado uma espécie de revolução nas teorias sobre a relação ensino-aprendizagem existentes anteriormente, sobretudo por dois motivos principais: Computadores podem ser utilizados para ensinar, funcionando como tutores eletrônicos. A diversidade de softwares educacionais produzidos e as várias modalidades de utilização do computador levam a concluir que trata-se de uma tecnologia extremamente útil no processo de ensino-aprendizagem.
  • 11. INFORMÁTICA EDUCATIVAA análise de softwares educacionais demonstra que eles podem ser utilizados como versões computadorizadas das metodologias de ensino presencial. Por meio da história do desenvolvimento de softwares educacionais percebe-se que os primeiros programas implementados eram versões computadorizadas daquilo que acontecia na sala de aula presencial, porém isso é um processo natural que ocorre com a inserção de qualquer nova tecnologia na sociedade.
  • 12. A HISTÓRIA DA TECNOLOGIA A história das tecnologias é quase tão antiga quanto à história do homem, pois começa a partir da necessidade de criarem-se ferramentas de ajuda na caça, na proteção pessoal e social, na pesca e em várias outras atividades humanas. A descoberta do fogo foi um marco na tecnologia para o homem; através dela avanços significativos como um melhor aproveitamento na alimentação, a descoberta das ligas como o bronze, dos primeiros combustíveis como o carvão, promoveram uma sede pela descoberta de materiais e ações para facilitar a vida, seja no dia- a dia ou no estudo para o progresso das ciências. E é por meio dessas reflexões ou desses conceitos que podemos afirmar que tudo que criamos partindo da proposta de facilitarmos nossas vidas, seja em nosso trabalho, em nosso lazer, no auxílio ao nosso corpo chamamos de Tecnologia.
  • 13. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃOQuando falamos de Tecnologia nos referimos a um leque de opções, pois, a tecnologia está em todas as áreas de nossas vidas e ela pode ser: de informação, medicinal, militar, de defesa, doméstica, residencial, de comércio, industrial, digital, educacional, etc. Na era do conhecimento temos uma Inovação Tecnológica que começa sua história a partir da década de oitenta, quando novas maneiras de organização, de gestão, de intercâmbio de idéias provocaram mudanças tecnológicas que por sua vez provocaram mudanças de hábitos, costumes, sociais e educacionais.
  • 14. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃOUma mudança qualitativa no processo de ensino/ aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais. Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio.Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem as tecnologias da informação e da comunicação.
  • 15. TECNOLOGIA EM SALA DE AULASó vale levar a tecnologia para a sala de aula se ela estiver a serviço dos conteúdos.
  • 16. A utilização desses recursos deve ser avaliada e utilizada apenas quando indispensáveis.
  • 17. Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOHá pouco tempo os educadores do Brasil têm usado as TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação em sala de aula. Através da mesma observa-se que dinamiza, motiva e conduz o aluno a descobertas dependo do uso e quais são os parâmetros que quer alcançar. As aulas tradicionalistas muito pouco se apropriam dos recursos que as TICs propiciam como elemento renovador das mídias no processo ensino-aprendizagem. Não é a salvação da Educação Brasileira, contudo tem contribuído para uma melhor socialização do direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
  • 18. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOPode-se usar o Word do Windows, para o desenvolvimento de textos como: poesias, contos, crônicas, jornais escolares, criação de cordéis, até mesmo para fazer uma história em quadrinhos a apartir de um texto pré-trabalhado em sala de aula com co-participação do Paint e outros trabalhos que dependem da criatividade do Professor. O Word ainda pode nos auxiliar na criação de Blogs, Páginas sobre a disciplina lecionada para Web – ou mesmo hospedar no site da Escola - e fazer links com comunidades que eles – os alunos - usam diariamente como Orkut e outras.
  • 19. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOPoucas Escolas Estaduais dispõe do recurso da Internet para uso pelos alunos. Mas não pode dizer que está muito distante das mídias, pois há certo tempo têm a sua disposição os Telecursos e Tv Escola, Vídeos-Produções da Tv Escola auxiliando o processo de educação presencial e o chamado hoje EAD. Mas a coisa está mudando. O governo Brasileiro precisa fazer a sua parte no sentido de dá a infra-estrutura e formação dessa nova escola e desse novo professor. Contribuindo com esse processo de mudança, já existe até o Software Livre que propícia a essa inclusão diminuindo sensivelmente os custos com programas comerciais caríssimos. Os cursos de formação, cada vez mais acessíveis na área pública, têm contribuído para essa mudança. Não basta agora usa o Word, o Excel, FrontPage, PowerPoint e os Projetores Modernos de Slides - Data Show. É preciso mesclar todas as mídias, tudo em função de um aprendizado mais eficiente e interativo.
  • 20. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOA grande revolução que o computador promove é permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação disponível e ao mesmo tempo individualizada. Com o andar dos anos o que vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até mesmo com sugestões de sites e atividades. As aulas expositivas, o papel, as pesquisas de campo, os trabalhos de laboratórios, as consultas na web são recursos complementares, que devem ser utilizados de maneira integrada e inteligente. Exatamente o oposto do que se faz na educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos... o professor fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem.
  • 21. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOHoje podemos começar uma aula sobre crônica: solicitando ao aluno trazer de casa um texto recortado de uma folha de jornal velho, facilmente ele o encontra, pedir a cada um para fazer a leitura da produção encontrada, socializar os conteúdos, estudar o vocabulário, fazer a interpretação e desta mídia passar para um vídeo sobre o texto jornalístico ou uma palestra e no fim desta etapa. Iniciar a nova etapa do trabalho no Laboratório de Informática da Escola usando a tecnologia para digitalizar os textos, buscar nas ferramentas de busca mais significações e suporte e produzir um artigo coletivo pela turma em uma página gratuita na Internet sobre aquele assunto ou até mesmo um livro. Fazer ao fim do Processo uma Grande Apresentação na Escola para todos os alunos e a comunidade. Seria realmente um Show com Data Show.
  • 22. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃONão basta ter a tecnologia é preciso saber fazer uso dela, para tirar melhor proveito, quando a questão é educação. Criar um projeto não basta, é preciso planejá-lo para saber o momento certo de fazer uso dele, desenvolvendo-o em suas etapas e usando das tecnologias disponíveis. Enquanto a Escola não tiver um Laboratório de Vídeo e Som, Sala com Data Show e um Laboratório de Informática invejável, não fique professor na Idade da Pedra, pois ainda existem muitas mídias que se pode usar para tornar nossas aulas mais humanas e condignas. Mas não se deve esquecer que é preciso participar das formações para se cobrar e criar meios para qualificar a educação de nossas crianças.
  • 24. O AVANÇO DO ACESSO À INTERNET
  • 25. 1ª QUESTÃO - HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃONa sua opinião, como o informática educativa interfere no comportamento dos alunos? O uso da tecnologia e da informática melhora a qualidade de ensino. Analise esta afirmativa, descrevendo de acordo com a sua visão, as mudanças causada pela evolução tecnológica na educação.