Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
SlideShare uma empresa Scribd logo
PRECONCEITO Profa. Me. Ayne Regina Gonçalves Salviano
PRECONCEITO Do latim  prejudicium , julgamento prévio. Designa um  julgamento  prévio rígido e negativo sobre um indivíduo ou grupo. As  conotações  básicas incluem inclinação, parcialidade, predisposição, prevenção. No uso moderno, o termo veicula muitos significados variantes. Comuns à maioria deles, contudo, são as noções de julgamento prévio desfavorável efetuado antes de uma exame ponderado e completo, e mantido rigidamente mesmo em face de provas que o contradizem.
MÁ POSTURA Preconceito é uma postura ou ideia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual; O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes.
DISCRIMINAÇÃO Discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente, Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo.  O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.
LEIS CONTRA O PRECONCEITO Leis anti-discriminação  no  Brasil  estão presentes na  Constituição Federal do Brasil , no  direito do trabalho , no  Código Penal , A Constituição brasileira proíbe todas as formas de  discriminação  (  idade  ,  raça  ,  cor  ,  origem nacional  ,  orientação sexual  ,  deficiência  ,  religião  ,  sexo  ,  estado civil  ,  filiação política  ,  gravidez  ,  cidadania  ) por governos estaduais e federal.
NA CONSTITUIÇÃO Artigo 3 º:  Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I. construir um mundo livre, com solidariedade e justiça; II. garantir o desenvolvimento nacional; III. erradicar a pobreza e a marginalização, e reduzir as desigualdades sociais e regionais;  IV. promover o bem-estar de todos, sem  preconceitos  de origem,  raça  ,  sexo  ,  cor  ,  idade  e quaisquer outras formas de  discriminação  .
HOMOFOBIA homofobia  ( ho-mo-fo-bi-a )  homofobia(homo(ssexual)+fobo+ia) sf Preconceito contra os homossexuais. 2. Ódio aos homossexuais, muitas vezes levando à violência física. 3. Medo irracional, aversão, discriminação contra homossesexuais, homofóbico  – quem pratica a homofobia
HOMOSSEXUALIDADE Desvio do desejo, que se orienta para o mesmo sexo, tanto nas fantasias como na relação corporal
TEORIAS FREUDIANA Os gays tiveram uma relação fragilizada com o pai por culpa de alguma interferência da mãe GENÉTICA Sexualidade seria determinada exclusivamente por um gene do cromossomo x LATERALIDADE Homens héteros têm predomínio do lado esquerdo do cérebro; mulheres, do direito. Entre gays, relação seria invertida PRIMEIRO PRAZER Sexualidade seria definida pelo primeiro registro cerebral de experiência prazerosa
FILOSOFIA Aristófanes, dos Discursos de Platão, conta que a raça humana foi criada em três gêneros: os duplamente machos, os duplamente fêmeas e os que eram macho e fêmea ao mesmo tempo. Cada um com quatro pernas e quatro braços. Em algum momento estas criaturas erraram e foram punidas pelos deuses, que as separaram em duas partes. E desde então cada um procura a sua outra metade.
PSICOLOGIA Década de 1980: Homossexualidade foi retirada dos manuais de diagnósticos psiquiátricos como transtorno patológico. É citado apenas como uma opção de vida e visto como um transtorno somente se tal opção causar estresse ou depressão na vida da pessoa. MAS parte dos terapeutas ainda acredita que é doença e foi retirada dos manuais por força política.
FATOS E NÚMEROS Relatório Kinsey, dos EUA: 37% dos homens e 13% das mulheres já tiveram uma relação sexual homossexual, De 10% a 15% dos homens e de 2% a 5% das mulheres são homossexuais, Na Idade Antiga, o gay era considerado normal entre os jovens, Na Grécia, idolatrava-se o amor e a beleza, sendo comum a homossexualidade entre jovens e entre jovens e mentores, Em Roma, o relacionamento gay era prática comum, mas homem não poderia ser passivo com subalternos.
CASO BOLSONARO Em entrevista ao programa CQC, da TV Bandeirantes,  o deputado federal Jair Bolsonaro disse que "não viajaria em avião pilotado por cotistas nem aceitaria ser operado por médico ex-cotista". Em resposta à cantora Preta Gil sobre a eventualidade de um filho ter envolvimento amoroso com uma mulher negra, o deputado respondeu: "não vou discutir promiscuidade. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem -educados e não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu".
ATAQUE NA PAULISTA Câmeras de segurança registraram o momento em que um jovem atacou um grupo com lâmpada fluorescente. As vítimas foram agredidas violentamente por um homem, na madrugada. Nos últimos meses, pelo menos seis ataques como este aconteceram na avenida mais famosa da capital.
CASO MICHAEL A disputa entre Vôlei Futuro e Sada/Cruzeiro, semifinalistas da Superliga Masculina de Vôlei, superou as quadras e virou caso de discriminação. O time paulista alega que seu jogador, o meio de rede Michael, foi vítima de homofobia na primeira partida da série melhor de três, disputada sexta-feira, em Contagem (MG). O atleta afirma que foi chamado de "bicha", "gay" e outras ofensas. "O coro era de forma organizada. Crianças, homens e mulheres se juntaram para cometer o tremendo desrespeito e discriminação com o atleta Michael", divulgou o Vôlei Futuro por meio de uma nota oficial.
PROPOSTA Pesquise e leia textos sobre o assunto preconceito. Selecione textos opinativos com os quais concorde. Baseando-se nas ideias e exemplos deles, mais todo conteúdo desta aula, elabore um texto dissertativo-argumentativo a partir do tema: O PRECONCEITO NO BRASIL. Seu texto deverá ter entre 20 e 25 linhas. Dê um título atraente e sugestivo. Fala letra legível. Entregue o texto escrito com caneta azul ou preta. Entregar em 20/04/2011, em folha própria de redação.

Mais conteúdo relacionado

Preconceito

  • 1. PRECONCEITO Profa. Me. Ayne Regina Gonçalves Salviano
  • 2. PRECONCEITO Do latim prejudicium , julgamento prévio. Designa um julgamento prévio rígido e negativo sobre um indivíduo ou grupo. As conotações básicas incluem inclinação, parcialidade, predisposição, prevenção. No uso moderno, o termo veicula muitos significados variantes. Comuns à maioria deles, contudo, são as noções de julgamento prévio desfavorável efetuado antes de uma exame ponderado e completo, e mantido rigidamente mesmo em face de provas que o contradizem.
  • 3. MÁ POSTURA Preconceito é uma postura ou ideia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual; O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes.
  • 4. DISCRIMINAÇÃO Discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente, Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.
  • 5. LEIS CONTRA O PRECONCEITO Leis anti-discriminação no Brasil estão presentes na Constituição Federal do Brasil , no direito do trabalho , no Código Penal , A Constituição brasileira proíbe todas as formas de discriminação ( idade , raça , cor , origem nacional , orientação sexual , deficiência , religião , sexo , estado civil , filiação política , gravidez , cidadania ) por governos estaduais e federal.
  • 6. NA CONSTITUIÇÃO Artigo 3 º: Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I. construir um mundo livre, com solidariedade e justiça; II. garantir o desenvolvimento nacional; III. erradicar a pobreza e a marginalização, e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV. promover o bem-estar de todos, sem preconceitos de origem, raça , sexo , cor , idade e quaisquer outras formas de discriminação .
  • 7. HOMOFOBIA homofobia ( ho-mo-fo-bi-a ) homofobia(homo(ssexual)+fobo+ia) sf Preconceito contra os homossexuais. 2. Ódio aos homossexuais, muitas vezes levando à violência física. 3. Medo irracional, aversão, discriminação contra homossesexuais, homofóbico – quem pratica a homofobia
  • 8. HOMOSSEXUALIDADE Desvio do desejo, que se orienta para o mesmo sexo, tanto nas fantasias como na relação corporal
  • 9. TEORIAS FREUDIANA Os gays tiveram uma relação fragilizada com o pai por culpa de alguma interferência da mãe GENÉTICA Sexualidade seria determinada exclusivamente por um gene do cromossomo x LATERALIDADE Homens héteros têm predomínio do lado esquerdo do cérebro; mulheres, do direito. Entre gays, relação seria invertida PRIMEIRO PRAZER Sexualidade seria definida pelo primeiro registro cerebral de experiência prazerosa
  • 10. FILOSOFIA Aristófanes, dos Discursos de Platão, conta que a raça humana foi criada em três gêneros: os duplamente machos, os duplamente fêmeas e os que eram macho e fêmea ao mesmo tempo. Cada um com quatro pernas e quatro braços. Em algum momento estas criaturas erraram e foram punidas pelos deuses, que as separaram em duas partes. E desde então cada um procura a sua outra metade.
  • 11. PSICOLOGIA Década de 1980: Homossexualidade foi retirada dos manuais de diagnósticos psiquiátricos como transtorno patológico. É citado apenas como uma opção de vida e visto como um transtorno somente se tal opção causar estresse ou depressão na vida da pessoa. MAS parte dos terapeutas ainda acredita que é doença e foi retirada dos manuais por força política.
  • 12. FATOS E NÚMEROS Relatório Kinsey, dos EUA: 37% dos homens e 13% das mulheres já tiveram uma relação sexual homossexual, De 10% a 15% dos homens e de 2% a 5% das mulheres são homossexuais, Na Idade Antiga, o gay era considerado normal entre os jovens, Na Grécia, idolatrava-se o amor e a beleza, sendo comum a homossexualidade entre jovens e entre jovens e mentores, Em Roma, o relacionamento gay era prática comum, mas homem não poderia ser passivo com subalternos.
  • 13. CASO BOLSONARO Em entrevista ao programa CQC, da TV Bandeirantes, o deputado federal Jair Bolsonaro disse que "não viajaria em avião pilotado por cotistas nem aceitaria ser operado por médico ex-cotista". Em resposta à cantora Preta Gil sobre a eventualidade de um filho ter envolvimento amoroso com uma mulher negra, o deputado respondeu: "não vou discutir promiscuidade. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem -educados e não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu".
  • 14. ATAQUE NA PAULISTA Câmeras de segurança registraram o momento em que um jovem atacou um grupo com lâmpada fluorescente. As vítimas foram agredidas violentamente por um homem, na madrugada. Nos últimos meses, pelo menos seis ataques como este aconteceram na avenida mais famosa da capital.
  • 15. CASO MICHAEL A disputa entre Vôlei Futuro e Sada/Cruzeiro, semifinalistas da Superliga Masculina de Vôlei, superou as quadras e virou caso de discriminação. O time paulista alega que seu jogador, o meio de rede Michael, foi vítima de homofobia na primeira partida da série melhor de três, disputada sexta-feira, em Contagem (MG). O atleta afirma que foi chamado de "bicha", "gay" e outras ofensas. "O coro era de forma organizada. Crianças, homens e mulheres se juntaram para cometer o tremendo desrespeito e discriminação com o atleta Michael", divulgou o Vôlei Futuro por meio de uma nota oficial.
  • 16. PROPOSTA Pesquise e leia textos sobre o assunto preconceito. Selecione textos opinativos com os quais concorde. Baseando-se nas ideias e exemplos deles, mais todo conteúdo desta aula, elabore um texto dissertativo-argumentativo a partir do tema: O PRECONCEITO NO BRASIL. Seu texto deverá ter entre 20 e 25 linhas. Dê um título atraente e sugestivo. Fala letra legível. Entregue o texto escrito com caneta azul ou preta. Entregar em 20/04/2011, em folha própria de redação.