O documento classifica e descreve diferentes tipos de poesias como sonetos, haicais, baladas e rondós. Sonetos podem ser italianos, ingleses ou monostróficos e são compostos por 14 versos. Haicais são poesias japonesas curtas e objetivas. Baladas referem-se a obras musicais narrativas e líricas. Rondós são composições musicais estruturadas em temas principais e secundários intercalados.
3. Soneto Soneto é um poema de forma fixa, composto por 14 versos . Pode ser apresentado em 3 formas de distribuição dos versos: Soneto italiano ou petrarquiano : apresenta duas estrofes de 4 versos (quartetos) e duas de 3 (tercetos) Soneto inglês ou "Shakespeareano" : três quartetos e um dístico Soneto monostrófico : Apresenta uma única estrofe de 14 versos.
4. Exemplo de Soneto Além Do Amor Vinicius de Moraes Composição: Vinicius de Moraes / Baden Powell Se tu queres que eu não chore mais Diga ao tempo que não passe mais Chora o tempo o mesmo pranto meu Ele e eu, tanto Que só para não te entristecer Que fazer, canto Canto para que te lembres Quando eu me for
5. Deixa-me chorar assim Porque eu te amo Dói a vida Tanto em mim Porque eu te amo Beija até o fim As minhas lágrimas de dor Porque eu te amo, além do amor!
6. Haicai Haikai ( 俳句 ) é um forma poética de origem japonesa , que valoriza a concisão e a objetividade.
7. Balada Balada refere-se a uma obra musical de um movimento com qualidades narrativas líricas e dramáticas.
8. Tipos de Balada Baladas Medievais Baladas no Classicismo Baladas no Romantismo .
9. Rondó O rondó é uma forma de composição musical seccionada, estruturada a partir de um tema principal e vários temas secundários (normalmente dois ou três), sempre intercalados pela repetição do tema principal.
10. Rondó Surgida na Idade Média, foi largamente adotada a partir do Classicismo no último movimento das sonatas e das sinfonias. O termo "rondó" pode ainda designar um gênero literário, constituído da mesma estrutura.