Mir Hussein Mussavi
Mir Hossein Mousavi Khameneh, em pársi, میرحسین موسوی خامنه (Khameneh, Azerbaijão Oriental, 29 de setembro de 1941), [1] é um político iraniano reformista. Arquiteto e pintor ocasional, foi o quinto e último Primeiro-ministro do Irã, de 1981 a 1989.
Mousavi formou-se arquiteto pela Universidade de Teerã. É Mestre em Arquitetura pela Universidade Shahid Beheshti e especialista em arquitetura islâmica tradicional.
Originário do grupo étnico azeri, [2] Mir-Hossein Mousavi é casado com Zahra Rahnavard, antiga chanceler da Universidade Alzahra e conselheira política do ex-presidente iraniano Mohammad Khatami.[3]
Nos primeiros anos da revolução, foi editor do jornal oficial do Partido Republicano Islâmico, o Jomhouri-e Eslami ("República Islâmica"). Mousavi foi o último primeiro-ministro do país, antes da mudança constitucional de 1989, que extinguiu o cargo. Anteriormente fora Ministro das Relações Exteriores.
Atualmente Mousavi preside a Academia Iraniana de Artes. É membro do Conselho de Discernimento e do Conselho Superior da Revolução Cultural. No entanto, no ano de 2009, não participou das reuniões do conselho por muito tempo, o que foi interpretado por analistas e comentadores como um sinal de desaprovação.
Disputa das eleições de 2009
Mir Hossein Mousavi foi candidato às eleições presidenciais no Irã em 2009, prometendo um governo mais tecnocrático e melhores relações com o Ocidente.
Durante sua campanha, atraiu o entusiasmo de jovens e particularmente das mulheres - além dos intelectuais e mesmo de alguns líderes iranianos mais velhos, destacando-se como o principal rival do atual presidente e também candidato Mahmud Ahmadineyad, que afinal foi reeleito, com cerca de 2/3 dos votos - oriundos sobretudo das comunidades rurais, dos militares e clérigos conservadores.[4] [5]
Houve suspeita de fraude nas apurações e, nas ruas de Teerã, manifestantes pró-Mousavi entraram em confronto com a polícia. Cerca de 170 pessoas foram presas, incluindo importantes figuras ligadas ao movimento reformista. Mousavi informou ter pedido formalmente a anulação das eleições. [6] [7]
Ligações externas
Precedido por Mohammad-Reza Mahdavi Kani |
Primeiro-ministro do Irã 1981 – 1989 |
Sucedido por - |
- ↑ Iran Tracker, 13 de maio de 2009. Mir-Hossein Mousavi Biography and Campaign News, por Charlie Szrom.]
- ↑ (em inglês) The Iranian, 4 de agosto de 2003. The Azeris of modern Iran, por Salman J. Borhani.
- ↑ Guardian.co.uk, 5 de Maio de 2009. Iran's first first lady? The wife of presidential candidate Mir Hossein Mousavi is taking an unprecedented role in his campaign in a bid for women's vote, por Massoumeh Torfeh.
- ↑ El Correo Digital Una marea verde contra Ahmadineyad
- ↑ The Washington Post, 13 de Junho de 2009.Iran Election In Dispute as 2 Candidates Claim Victory. por Thomas Erdbrink.
- ↑ G1, 14 de junho de 2009. Polícia iraniana detém 2 jornalistas belgas durante protestos em Teerã.
- ↑ G1, 14 de junho de 2009 Oposição acusa presidente do Irã de tentar dar golpe de Estado.