Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Δ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a letra grega. Para variante do SARS-CoV-2, veja Variante B.1.617.2. Para outros significados, veja Delta (desambiguação).
Alfabeto grego
Αα Αlfa Νν Ni
Ββ Víta Ξξ Csi
Γγ Gama Οο Ómicron
Δδ Delta Ππ Pi
Εε Épsilon Ρρ
Ζζ Zíta Σσς Sigma
Ηη Íta Ττ Taf
Θθ Fíta Υυ Ýpsilon
Ιι Iota Φφ Fi
Κκ Capa Χχ Qui
Λλ Lambda Ψψ Psi
Μμ Mi Ωω Ômega
Letras obsoletas
Digama San
Hetá Sho
Letras numéricas
Stigma Sampi
Qoppa

Delta (Δ ou δ; em grego: δέλτα, transl.: délta) é a quarta letra do alfabeto grego.

Devido ao formato de triângulo da letra maiúscula, diversas denominações que possuem algum tipo de semelhança ou afinidade com esse formato recebem o nome da letra, como é o caso da asa-delta e da delta de um rio.

Na matemática e nas ciências aplicadas, é comum o uso da letra maiúscula para representar a diferença entre duas variáveis, como "ΔS", que identifica o resultado da diferença entre a variável "S" em duas situações distintas. A escolha desse símbolo tem lastro no fato de que a palavra para diferença é, em grego: Διαφορά, transl.: diaforá.

Em mineralogia óptica, a letra maiúscula é utilizada para simbolizar a birrefringência máxima de um cristal[1].

O delta também é muito utilizado na química sendo ΔH o representante das variações de entalpia das reações químicas por exemplo.

Em grego antigo, delta representava uma plosiva dentária sonora / d /. No grego moderno, ele representa uma fricativa dental expressa / ð /, como do inglês "th" em "that" ou "this" (enquanto / d / em palavras estrangeiras é comumente transcrito como ντ). Delta é romanizado como d ou dh

Classificação

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. MACHADO, Fábio Braz, NARDY; Antônio José Ranalli (2016). Mineralogia Óptica. São Paulo: Oficina de Textos. 128 páginas