Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Discussão:Cabala

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 28 de agosto de 2010 de 187.56.49.93 no tópico críticas ao texto

Me parece incorreto abrir um novo artigo meramente para colocar um link externo. Scott MacLean 01:19, 11 Abr 2004 (UTC)Scott MacLean

A página já existe em vários idiomas, só precisa ser traduzida http://en.wikipedia.org/wiki/Cabala 01:57, 11 Abr 2004 Usuário:Jurema_Oliveira

Po gente, simplesmente traduzir o texto acho que é pouco. Vamos pesquisar e ampliar o artigo, senão fica mera cópia do inglês, e o que é pior com link para artigos em inglês.
Eu tenho contribuido nesta tradução. Conheço o assunto, embora não seja judeu, e acho o texto em inglês que está sendo traduzido muito bom. Acho que a questão do Kodai resolve-se finalizada a tradução. O texto traduzido seria uma excelente base para desenvolvimentos futuros. Mais difícil seria começar sem nada, do zero. Com relação aos links em inglês, em primeiro lugar os melhores links de cabala são em inglês e hebraico, em segundo lugar seria uma questão de adicionar alguns bons links em português. Campani 14:34, 14 Jan 2005 (UTC)

O Josephus citado no texto não seria Flávio Josefo, historiador judeu que viveu no primeiro século ? Se for, existe um wiki sobre ele. http://pt.wikipedia.org/wiki/Flávio_Josefo. -- Bear ?

Sim, é. Campani discusssão 11:49, 15 Mai 2005 (UTC)

críticas ao texto

[editar código-fonte]

A parte final dom parágrafo "A 'Cabala' é uma doutrina esotérica que visa conhecer a Deus e o Universo, sendo afirmado que nos chegou como uma revelação para eleger santos de um passado remoto, e reservada apenas a alguns privilegiados." é sofrível e incorreta. Não dá nem prá entender quem são os "santos do passado", já que o judaismo tem chassidim e Tsadik, mas não "santos".

A frase "Na era medieval desenvolveu-se bastante com o surgimento do texto místico, Sefer Yetzirah, ou Sheper Bahir que significa Livro da Luz" confunde o Sêfer Yetsirá com o Sêfer Ha-Bahir, e está, no mínimo, mal escrita - Sheper como transliteração de Sêfer ("livro" em hebraico) é muito estranho.

Não é verdade que a cabala e o Talmude estejam em "oposição" como diz em "Do décimo terceiro século em diante ramificou-se em uma literatura extensiva, ao lado e frequentemente na oposição ao Talmud." São duas tradições que se desenvolveram em paralelo, mas em perfeita consonância. Os cabalistas citam com frequencia a tradição oral e o Talmude faz uma referência indireta ao Sêfer Yetsirá, só para dar um exemplo.

O artigo diz que o mais antigo texto da cabala judaica é o Sêfer Yetsirá ("O primeiro livro na Cabala a ser escrito, existente ainda hoje, é o Sefer Yetzirah "), no entanto, deveria citar as discussões que atribuem este privilégio ao Bahir. Eu até acredito que o Sêfer Yetsirá tenha sido escrito primeiro, no séc. III, como defende Gershom Scholem, mas careceria de algum tipo de informação de outras opiniões. o comentário precedente não foi assinado por 200.132.111.216 (discussão • contrib.)

Não há como praticar e exercer efetivamente a Cabala no mundo de hoje. As comunicações são restritas e vigiadas e o direito de ir e vir na verdade não existe. As religiões Cristas possuidoras de uma ignorância impar e em especial a Igreja Católica tem verdadeiramente medo dessa Doutrina. Elas todas temem perder influencia e poder. Mesmo os evangélicos que vivem falando de Israel ignoram completamente esses conhecimentos e não tem a mínima idéia do que tem na mão. Apenas seguram um candelabro! Alguns muito sábios ainda dizem que ele fica parado no altar. Que inteligentes! Lembramos daquela igreja inútil do tal e bispo e da tal bispa com o candelabro uma verdadeira macaca de auditório redeada de paquitos (jogador Kaka) (Como se os objetos do mago também estivessem em cima de um altar, acho mais provável que o altar seja um avental, e que na verdade os cabalistas sempre carregam consigo, é uma exigência, depois de enfrentar a morte é claro. Muito mais que uma baqueta, muito mais do que pantaculos, o candelabro ilumina o caminho por onde os cabalistas passam, pois se comprometeram a levar essa luz por onde passar. Este instrumento esta em suas mãos pela vida toda. Muito mais que um simples archote figura medíocre inventada pelos religiosos. Ele o candelabro Ilumina com a luz dos sete Céus todos os recantos por onde os cabalistas passam, inclusive os mais escuros. Portanto já podemos afirmar que a lamina 9 de todos os taros existentes estão errados, pois no lugar da lamparina deve-se colocar nas mãos do ermitão um candelabro, e ele esta só por que tem um obra que é só sua, ninguém pode realiza-la por ele. Ele vive em sociedade é um ser social e reconhecido por todas as classes sociais, mas em relação a obra ele esta só porque só ele pode realiza-la. Mesmo os templários profundos conhecedores das comunicações e do transporte foram massacrados pela Igreja. Não há como manter viva essa tradição hoje em dia. Ouvindo atentamente um padre falar Ele disse aos fieis numa profunda ignorância que o 7 era um numero pleno. Uma completa heresia autorizada pela igreja. Na verdade ele não quer dizer que o numero 7 é um numero cabalista. E todos os cabalistas sabem que o numero pleno é o 1 por ser o principio. Todos os cabalistas conhecem que no principio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e ele era Deus, e todas as coisas foram feitas por ele... ...ele era a vida... ...e a luz se fez nas trevas e as trevas não a compreenderam. Pura Beleza. As Igrejas entendem que as comunicações tem que ser feitas por ela daí a condenação muitas vezes das mensagens mediúnicas do espiritismo. O Mundo vai estremecer por causa das religiões, Deus nos ajude.


Alias a comunicação antes da queda era livre. Para manter o organismo vivo se estabeleceu uma rede de comunicações sanguineas que abrange diversos níveis e pessoas (por favor não se trata das castas da imunda India) que foram preparadas pára operar esse corpo. Temo que pela falta de comunicação as autoridades superiores venham até nos homo sapiens saber o motivo de tal falta de contato. Que Deus nos ajude.

Alias desafio os cabalista a responder qual elemento externo no mundo da forma equivale a substancia sanguinea a qual é abundante no mundo mas por incrível que parece falta a maioria.

--187.56.49.93 (discussão) 23h38min de 28 de agosto de 2010 (UTC)(Nunca estudei a Cabala, mas o texto acima se refere obrigariamente à agua, que se constitue hoje em um bem muito valioso, despertando o interesse de grandes multinacionais, e que no fundo, talvez mais que o petroleo, trará como consequencia guerras para ter a sua posse.)Simionatto.Responder


Temos também como exemplo o Sr Michel Jacson que comprovou não ter estrutura para suportar o conhecimento que desejou. Verifica-se pelas filmagens de triler e pela aquisição dos direitos autorais dos Beates. São conhecimentos do Crowlley Ele comprou a discografia dos meninos de Liverpol trouxe para si a G D e toda Obra do Crowley cifrada nas musicas. É como ouvir a flauta magica de Mozart e notar que lá estão todos os Segredos Maçônicos. Estrutura se faz necessário para manter esse conhecimento. Assim como Michel Jecson outros assumiram responsabilidades pelas aquisições e deverão ter uma estrutra para suportala. Mas mesmo a grande Atlantida ruiu. Será que nosso mundo suportara o conhecimento vindouro. Sera que teremos simples consumidores, compradores compulsivos, que não tem a idéia do que estão comprando. Será que continuaremos a sofrer com perseguições e perigo de miséria por parte das religiões. Será que aqueles que apenas vieram fazer sua obra sem incomodar os dirigentes do mundo e os donos do grande capital, continuarão a ser direcionados a lutar apenas por comida, apenas por sobrevivência. Será que os chacais continuarão a realizar seu serviço sujo, a mando das autoridades religiosas, temos como exemplo algumas denominações da Ordem Martinista e outros porcarias orientalistas, pretensas ordens cabalistas detentoras de uma religião escrota. Falo com propriedade pois eu sou um dos que vai ser assassinado pelos martinistas (descendentes do famigerado papus) e a família que constitui vivera na miséria até o fim da vida assim como aconteceu com Rasputim e outros e sua época. Eles tem pratica pois é o mesmo grupo que participou da traição a Jaques de Molay, tudo patrocinado pela santa igreja.

Lembramos que os alfabetos as letras, as notas musicais, as cores ou seja tudo o que é sistema de registro não são os mesmos de ontem, muito menos como no passado. Eles evoluem diariamente. Seja qual sistema de registro ou alfabeto for, todos tem poder, diferentes uns dos outros, mesmo dentro da mesma categoria. Como exemplo existe centenas de alfabetos, mas cada um tem um poder diferente, por que cada um tem uma função diferente. As letras estão acumulando registros de conhecimento. Isso possibilitara que o alfabeto cada vez mais ganhe vida assim como os números e outros sistemas de registros. Os números tem um poder e um conhecimento especifico da regeneração. Assim como as notas musicas são utilizadas em todas as partes do mundo em composições e as cores nos estúdios de criação ou são elaboradas as mais sublimes obras de artes seja na pintura ou escultura. O numero de informações e de conhecimento se acumula, ainda mais com o aperfeiçoamento de novo ser inteligente o computador e sua alma a internet. Compartilho da mesma opinião do Sr. Arthur C. Clarke que afirma que teremos computadores mais inteligentes que os seres humanos. Vejo que as estruturas não são fortes como se deveriam para poder represar e dosar esses conhecimentos que passa por mares, rios e canais capilares e devem chegar a todos de forma continua dosada e eterna. o comentário precedente não foi assinado por 200.144.29.12 (discussão • contrib.)

Ligações externas - preconceito na reversão?

[editar código-fonte]

Gostaria muito de compreender porque sistematicamente é revertida a minha edição incluindo a ligação externa para o site http://campani.greatnow.com.

Seria algum tipo de preconceito por ser uma edição de anônimo? Ou preconceito em relação ao site?

Pelo que sei a Wikipedia respeita edições de anônimos, o que impede uma resposta positiva a primeira pergunta.

Já se o preconceito é contra a página em si, é interessante que tal coisa não ocorre na página da es.wikipedia, da it.wikipedia, ... onde as ligações se mantém há muito tempo...

Não dá prá entender. Minha avaliação da página é que ela tem qualidade e reflete uma vertente da cabala mística ligada a tradição do grupo Work of the Charriot, um dos mais importantes na atualidade. Mas ela é eclética mesmo assim.

Eu não teria problema de ver ligações no artigo para o Bnei Baruch ou para o Kabalah Center e não entendo a atitude de alguns wikipedistas, a não ser como sendo um comportamento de preconceito contra esta ou aquela vertente da cabala.

  • A política de ligações externas da Wikipédia está exposta aqui: Wikipedia:Ligações externas. Contamos ainda com a busca de ligações externas, que mostrava várias ocorrências desse link, também revertidas. Por que não acrescenta texto original ao artigo? A Wikipédia não é um diretório de links, quem quiser descobrir essas ligações consegue facilmente com uma busca no Google. Nosso preconceito é contra tentar alavancar visitação de páginas de Internet colocando links aqui, não digo que seja seu caso.-- Jo Lorib ->500k 13h45min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Carissimo, sou o iniciador deste artigo - comecei a tradução do artigo da en.wikipedia. Na época era o décimo sexto wikipedista mais produtivo e tinha mais de 10.000 edições. Não preciso ser convidado a editar coisas na wikipedia pois já o fiz. O link permanece há anos nas wikipédias de diversas linguas, mas é revertido sistematicamente na pt.wikipedia. De uma razão prá isto. O link é ruim? Paz e saúde, Campani
  • Desculpe, não sabia que você era o dono do artigo. Sim o link é ruim, não tem nada que não possa ser acrescentado ao texto do artigo. Não vou lhe reverter novamente, também vou tirar este artigo dos meus vigiados, se o artigo é seu, vigie-o você mesmo.-- Jo Lorib ->500k 13h55min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)
  • Não disse que era o dono do artigo, só quis responder sua alegação "Por que não acrescenta texto original ao artigo?" - já o tinha feito há muitos anos. Quanto ao site ser ruim, é uma questão de opinião e gosto por vertentes, e outros podem ter opinião diversa - a página tem apenas 70.000 visitas. Shalom, Campani
  • interessante que nesta história toda sejam retirados links para sites em português e permanecem dois links para sites em inglês!

Texto totalmente parcial

[editar código-fonte]

Como não sou estudante da Cabala e tampouco crítico a tal ponto de gastar tempo editando esse artigo, faço aqui meus pontos.

Esse texto está estupidamente parcial, quebrando totalmente as políticas de imparcialidade da Wikipedia. As informações que estão dispostas nesse artigo são segundo a opinião dos cabalistas, não segundo uma aproximação enciclopédica. Para ilustrar:

Sendo cristão, eu poderia escrever na página sobre Jesus algo como: "Jesus é o Messias prometido da nação de Israel, Filho do Deus Altíssimo e no qual todos devem confiar e crer - e quem não crer vai para o inferno; não há segunda chance.". Embora eu sinceramente acredite nisso, não posso me atrever a escrever tal material numa enciclopédia cuja abordagem deve ser neutra. Pelo contrário, algo como: "Jesus é crido pelos cristãos como sendo o Messias prometido da nação de Isarel, Filho do Deus Altíssimo e no qual todos deveriam confiar e crer. Ainda segundo a fé cristã, todos aqueles que assim não fizerem estarão sujeitos ao inferno, sem uma segunda chance." é mais aceitável.

Agora, notemos algumas partes desse texto e como deveria ficar:

  • Errado: A Kabbalah — corpo de sabedoria espiritual mais antigo — contém as chaves, que permaneceram ocultas durante um longo tempo, para os segredos do universo, bem como as chaves para os mistérios do coração e da alma humana.
Que é isso de "contem as chaves", "chaves que permanecem ocultas durante um longo tempo", e etc? Na minha opinião, tudo isso é besteira! E o artigo não deve refletir a opinião dos seus defensores, mas uma neutra! Antes, deveria ser algo como:
  • Certo: Os cabalistas acreditam que A Kabbalah — tida como um corpo de sabedoria espiritual mais antigo — contém as chaves, supostamente ocultas durante um longo tempo, para segredos do universo, bem como chaves para os mistérios do coração e da alma humana. E aqui vai uma explicação rápida do que são as benditas chaves.

Espero que os cabalistas editores do artigo deiam uma "limpada geral". Abraços!

Momergil (discussão) 23h53min de 15 de janeiro de 2010 (UTC)Responder

Me desculpem, mas se esse artigo da Cabala não é marketing puro, não sei mais o que é. Curioso é que os editores da Wikipedia vetam algumas postagens alegando marketing e proselitismo e no entanto deixam um texto TOTALMENTE imparcial desses entrar no ar. Sinceramente? É por isso que o Wikipedia vem sendo contestado no mundo inteiro.