Encondroma
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2021) |
Um encondroma é um tumor benigno comum derivado de tecido cartilaginoso. Ele ocorre na maioria das vezes em pessoas com 20-40 anos, nos ossos longos. O encondroma múltiplo apresenta-se com sintomas diferentes, havendo o perigo de uma degeneração.
Localização
[editar | editar código-fonte]Os encondromas ocorrem na maioria das vezes nos ossos longos dos dedos das mãos (60%). Raramente os encondromas surgem na região dos ossos dos pés, do fêmur, do úmero e da pelve.
A localização influência a probabilidade de uma degeneração maligna. As lesões encontradas no tronco possuem uma maior probabilidade de serem degenerativas (condrossarcoma). Especialmente os encondromas da pelve devem ser cuidadosamente removidos.
Patologia
[editar | editar código-fonte]Macroscopicamente os tumores são na maioria das vezes tumores cinza-azuis, que geralmente possuem menos de três centímetros de tamanho e são lobulados.
Diagnóstico
[editar | editar código-fonte]O diagnóstico de um encondroma pode ser feito de maneira relativamente segura através de métodos de imagem. Geralmente o raio-x é suficiente em manifestações clássicas e é usado para o controle da evolução. Em casos não esclarecidos a ressonância magnética e a tomografia computadorizada ajudam.
Além do diagnóstico primário, os métodos de imagem servem para se reconhecer precocemente o desenvolvimento de uma degenaração maligna de um encondroma para condrosarcoma. O sinal mais importante de uma malignização é o surgimento de dor.
Doenças associadas
[editar | editar código-fonte]As síndromes com múltiplos encondromas são conhecidas como encondromatoses.
Síndrome de Maffucci
[editar | editar código-fonte]Na síndrome de Maffucci ocorre a presença de múltiplos encondromas assimétricos em combinação com hemangiomas da pele e órgãos internos. Estes encondromas se malignizam com frequência.
Síndrome de Ollier
[editar | editar código-fonte]Na síndrome de Ollier ocorre a presença de uma encondromatose unilateral de vários ossos longos. Isso causa problemas no crescimento e fraturas. As causas não são conhecidas.
Os encondromas múltiplos frequentemente tendem a se malignizar (condrossarcoma) em idades maiores (cerca de 25-30%).