Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Fernando dos Santos Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernando dos Santos Costa
Fernando dos Santos Costa
Fernando dos Santos Costa.
Nascimento 19 de dezembro de 1899
Morte 15 de outubro de 1982
Cidadania Portugal
Alma mater
Ocupação político, militar
Distinções
  • Grã-Cruz da Ordem de Carlos III
  • Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo
  • Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo
  • Oficial da Ordem Militar de Cristo
  • Oficial da Ordem Militar de Avis
  • Grande-Oficial da Ordem Militar da Torre e Espada
  • Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada

Fernando dos Santos Costa GOTEGCTEOCGOCGCCOAM?MM (Mangualde, Alcafache, 19 de Dezembro de 189915 de Outubro de 1982) foi um oficial do Exército Português que assumiu um papel preponderante na ligação entre António de Oliveira Salazar e os sectores militares mais conservadores que apoiaram a Ditadura Nacional e o Estado Novo. Era monárquico, embora a sua oposição tenha sido descisiva para a não restauração da monarquia em 1951, defendida pelos monárquicos do regime.[1].

Exerceu as funções de Subsecretário de Estado da Guerra e depois de Ministro da Guerra (entre 1944 e 1958), permanecendo 22 anos no Governo e afirmando-se como um dos mais estreitos colaboradores de António de Oliveira Salazar e um dos mais longevos ministros dos seus governos.

Principal factor da reestruturação das Forças Armadas Portuguesas sob o Estado Novo e da sua subordinação ao poder político, Santos Costa participou ao lado de Salazar, de modo decisivo, na formulação da política de defesa de Portugal desde o deflagrar da Guerra Civil de Espanha até ao início da Guerra Fria, incluindo o período conturbado da Segunda Guerra Mundial. Nessas funções desempenhou um relevante papel nacional e internacional, em particular nas relações com os Aliados e na entrada de Portugal na NATO.

Condecorações

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Porque não houve Restauração em 1951, Monarquia Portuguesa, 30-06-2010
  2. a b c d e f «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Fernando dos Santos Costa". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 2 de dezembro de 2014 
  3. a b c d e «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "Fernando dos Santos Costa". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 2 de dezembro de 2014 
  • Paul H. Lewis. Latin Fascist Elites: The Mussolini, Franco and Salazar Regimes. Praeger Publishers, 2002. ISBN 027597880X.
  • Paul H. Lewis. Salazar's Ministerial Elite, 1932-1968. // The Journal of Politics, Vol. 40, No. 3 (Aug., 1978), pp. 622–647.
  • -----, Correspondência do General Santos Costa. Lisboa: Verbo, 2004 (ISBN 9789722222754).
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.