Forte de Vila Bela
Forte de Vila Bela | |
---|---|
O Forte de Vila Bela localizava-se na Ilha de São Sebastião (Ilhabela) no litoral norte do estado brasileiro de São Paulo.
História
[editar | editar código-fonte]Foi erguido em 1820 pelo governador militar da Província de São Paulo, major Maximiliano Augusto Penido, artilhado com nove peças. Cruzava fogos com o Forte do Pontal da Cruz no continente,[1] batendo o norte do canal de São Sebastião. O mesmo autor considera-o arruinado, à época (1885).[2]
Situado em frente à Vila Bela da Princesa, constitui-se no principal e de maiores dimensões em operação na ilha.
Características
[editar | editar código-fonte]Apresentava planta no formato de um semi-circulo, com o seu terrapleno acedido por uma rampa pelo lado de terra, aberto (sem muro). Uma planta atualmente no Arquivo Histórico do Exército (Rio de Janeiro), indica-lhe apenas quatro peças, e o mastro da bandeira na extremidade direita, sem edificações de serviço.[3]
Referências
- ↑ SOUZA, 1885:118-119.
- ↑ Op. cit., p. 118.
- ↑ "Fortificações" in Projeto Arqueológico de Ilhabela. Consultado em 14 ago 2012.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.
- GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
- MORI, Victor Hugo; LEMOS, Carlos A. C.; ADLER, Homero F. de. Arquitetura Militar: um panorama histórico a partir do Porto de Santos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2003. 231p.
- SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.