Leprechaun
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. |
Figura mitológica do folclore da Irlanda, o leprechaun (pronuncia-se /LÉP-re-coun/), leprecau[1] ou sapateiro, é apresentado como um diminuto homem, medindo 30 a 50 cm de altura, sempre ocupado a trabalhar num único pé de sapato no meio das folhas de um arbusto ou "sob uma folha de labaça".[2] Ele é tido como o sapateiro do povo das fadas e diz-se que fazem só dois sapatos por ano. Também são conhecidos pelos nomes de Tumores, Duendes ou Gnomos. Geralmente vivem em pequenos arbustos, em bosques ou florestas. O nome leprechaun é possivelmente originário do Gaélico luacharma'n, significando meio-corpo (no sentido de pequeno) ou leith brogan que significa sapateiro. Outra interpretação para a origem do termo seria a de que leprechaun vem de Luch-chromain, Gaélico para "pequeno Lugh corcunda"
Os leprechauns são considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Para obter tais tesouros (normalmente um pote de ouro) é preciso capturar um leprechaun e não o perder nunca de vista, caso contrário ele desaparece no ar. Como diz Brian Froud, "Como acontece com todos esses seres (encantados), é importante que você veja o leprechaun, ou duende irlandês, antes que ele o veja, pois ele se torna então mais cooperativo e talvez possa até levá-lo a um de seus potes de ouro escondido. Mas ele é muito astuto e traquina, capaz de desaparecer num piscar de olhos".[3] Acredita-se que eles também tenham uma moeda de prata mágica, que volta a sua bolsa, depois de ser gasta.
Os leprechauns são descritos como sempre alegres e vestidos à maneira antiga, com roupas verdes, um barrete vermelho ou um estranho chapéu de três pontas,[4] avental de couro e sapatos com fivelas. Além do seu cachimbo, estão sempre acompanhados pelo seu pequeno, velho e gasto martelo.
Esses duendes são frequentemente associados ou confundidos com os cluricaun, criaturas mágicas que habitam adegas e depósitos de vinho. Segundo alguns autores[4][5] estes dois seres encantados poderiam até ser duas formas diferentes do mesmo ser, tomadas em diferentes momentos do dia ou do ano.
Os Leprechauns não gostam de humanos e têm medo deles mas quando se vem com boas intenções, eles dão-nos um par de sapatos. Os sapatos que eles fazem são muito bonitos e feitos de materiais naturais tais como flores e gotas de orvalho.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ Editora, On Line; Editora, Curiosidades On Line; Editora, História On Line; Editora, Civilizações On Line (16 de agosto de 2016). Guia da Mitologia Celta Ed.02 (em árabe). [S.l.]: On Line Editora
- ↑ Fround, Brian. in 'Fadas e o mundo dos seres encantados', ed. Siciliano, São Paulo, 1992.
- ↑ idem
- ↑ a b ibidem
- ↑ Micha F. Lindemans in Encyclopedia Mythica - [1], referência [2]