Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Los parientes pobres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Los parientes pobres

Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Criador Liliana Abud
Elenco Lucero
Ernesto Laguardia
Chantal Andere
Alexis Ayala
Nuria Bages
Joaquín Cordero
Humberto Elizondo
Rogelio Guerra
Delia Casanova
Ana Patricia Rojo
Claudia Ramírez
ver mais
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Temporadas 1
Episódios 75
Produção
Diretor Miguel Córcega
Produtor Carla Estrada
Tema de abertura "Los parientes pobres", por Lucero.
Exibição
Emissora original Canal de las Estrellas
Transmissão original 3 de maio - 13 de agosto de 1993
Cronologia
Programas relacionados Juro que te amo

Los parientes pobres (lit. Os parentes pobres) é uma telenovela mexicana produzida por Carla Estrada para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 3 de maio e 13 de agosto de 1993, substituindo Mágica juventud e sendo substituída por Dos mujeres, un camino, em 75 episódios.

Foi protagonizada por Lucero e Ernesto Laguardia, com atuações estrelares de Nuria Bages e Joaquín Cordero, participação especial de Rogelio Guerra e antagonizada por Alexis Ayala, Chantal Andere, Delia Casanova, Ana Patricia Rojo, Lorenzo de Rodas, Humberto Elizondo e Bertha Moss.[1]

Margarita Santos vive em San Gabriel, um vilarejo distante da Cidade do México. Margarita é uma jovem nobre, boa e muito querida por muita gente. No entanto, a vida golpeia fortemente a ela e a sua família, pois deixam de ter dinheiro de sobra e passam a ficar na ruína.

Pouco depois, o pai de Margarita, Ramiro Santos, fica gravemente enfermo. Ao não ter dinheiro suficiente para um tratamento adequado, o homem falece cheio de ódio e rancor de seu primo distante, Evaristo Olmos, a quem culpa diretamente de sua ruína econômica. Tanto Margarita como seus irmãos se convencem da culpa de Evaristo; além disso, Ramiro faz Margarita jurar em seu leito de morte que tirará a sua família da ruína utilizando qualquer recurso necessário, mas sem perder jamais o orgulho nem a dignidade.

Ao estar na quebra, a família cai facilmente nas artimanhas de Paulino Zavala, quem se aproveita de sua situação. Zavala também se encarga de encher o povo de fofocas que acusam a família Santos de tratar de sair da quebra com métodos imorais.Enquanto isso, chega ao povo Bernardo, um jovem burguês, em busca de diversão. Ele se faz noivo de Margarita e de Alba, a filha de Zavala, ao mesmo tempo.

Posteriormente, Evaristo Olmos, o primo do pai de Margarita descobre a situação de sua familia e os convida a viver em sua casa na Cidade de México. No entanto, Margarita o despreza pois seu pai lhe fez crer durante muitos anos que ele foi o culpado da quebra de seu negocio. Porém, a verdade é muito diferente, já que Evaristo é um homem bondoso que sempre esteve apaixonado por María Inés e procurando seu bem e o de sua família.

Os Santos passam a viver com a família Olmos, onde sofrem muitos conflitos e desprezos por parte de seus próprios primos e dos que os rodeiam. Cada membro dos Santos terá que sobrelevar grande número de dificuldades sem perder sua dignidade e aprendendo as lições da vida. Margarita conhece a Jesús, apelidado Chucho; um jovem sensível e preocupado pelo bem de sua comunidade e quem se apaixona por ela a primeira vista e lhe oferece seu amor sincero e desinteressado. No entanto, Margarita, cega pelo falso amor de Bernardo, seu implacável orgulho e seu terrível desespero por conseguir dinheiro, o rejeita para buscar una posição acomodada y comprovar que ninguém a pode fazer menos nem a sua família.

  • Angelina Peláez - Zeferina

Foi exibida pela primeira vez pelo canal TLNovelas entre 24 de janeiro a 06 de maio de 2000.

Foi exibida pela segunda vez pelo canal TLNovelas entre 4 de janeiro e 19 de março de 2021, sendo substituída por Imperio de cristal. A trama foi escalada às pressas, após o cancelamento da já anunciada Barata de primavera[2].

Foi exibida pela terceira vez pelo TLNovelas entre 25 de abril a 24 de junho de 2022, substituindo Triunfo del Amor e sendo substituída por Amor Real[3].

Prêmios e indicações

[editar | editar código-fonte]
Categoria Nominado(a) Resultado
Melhor telenovela Carla Estrada Indicado
Melhor ator protagonista Ernesto Laguardia Indicado
Melhor atriz antagonista Chantal Andere Indicado
Melhor ator antagonista Humberto Elizondo Indicado
Melhor ator principal Joaquín Cordero Indicado
Melhor atriz juvenil Lucero Venceu
Melhor tema musical Lucero Indicado

Referências

  1. «Drama, amor y esperanza, la esencia de Los parientes pobres». PP El verdadero. 20 de novembro de 2012. Consultado em 24 de dezembro de 2015 
  2. «Tlnovelas Noches para recordar: Los parientes pobres». Mas Telenovelas. 2 de janeiro de 2021. Consultado em 13 de outubro de 2021 
  3. «"Los Parientes Pobres" Regresa A TLNovelas». Ernesto Jerardo. 23 de abril de 2022. Consultado em 13 de outubro de 2021 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]