Lutterworth
Lutterworth | |
---|---|
Market Street, Lutterworth | |
Dados Gerais | |
Nação | Inglaterra |
Região | East Midlands |
População ([[(2011)]]) | 9.353 habitantes |
Website | Lutterworth Town Council |
Cidade do Reino Unido |
Lutterworth é uma cidade mercado e paróquia civil no distrito de Harborough, no Leicestershire, em Inglaterra. A cidade está localizada no sul do Leicestershire, onze quilómetros a norte de Rugby, no Warwickshire, e 24 quilómetros a sul de Leicester. Nos censos do Reino Unido de 2011, tinha uma população de 9.353, e de 8.293 em 2001.
História
[editar | editar código-fonte]O nome Lutterworth deriva provavelmente do norueguês antigo "Lutter's Vordig", significando "fazenda de Lutero".[1] Lutterworth é mencionada no Domesday Book de 1086.
A cidade obteve carta de mercado do Rei João em 1214, continuando até os dias de hoje a manter um mercado, realizado a cada quinta-feira. Geralmente há até dez barracas, vendendo uma variedade de itens, desde frutas e legumes até roupas.
Entre 1374 e 1384, o reformador religioso Cónego John Wycliffe foi reitor da igreja paroquial de Santa Maria de Lutterworth, tendo sido este o local que a tradição geralmente aponta onde produziu a primeira tradução da Bíblia do latim para o inglês.
O estadista Irlandês Robert le Poer foi pároco aqui cerca de 1318.
Nos tempos das diligências, Lutterworth foi uma importante paragem da estrada que seguia de Leicester para Oxford e Londres, e muitas antigas pousadas de carruagens ainda existem na cidade. A cidade também contém alguns edifícios históricos em enxaimel, alguns dos quais datando do século XVI.
Três estações ferroviárias tiveram o nome de Lutterworth, embora somente uma se encontrasse realmente na cidade. A primeira foi "Ullesthorpe & Lutterworth", cerca de cinco quilómetros a noroeste, na antiga linha Rugby-Leicester da Midland Railway, posteriormente parte da London, Midland and Scottish Railway (LMS), fechada a 1 de Janeiro de 1962. A segunda foi "Welford & Kilworth", em tempos conhecida como "Welford & Lutterworth", cerca de oito quilómetros a leste na linha de Rugby de Market Harborough e Peterborough da London e North Western Railway, também mais tarde parte da LMS, fechada em 6 de Junho de 1966. A terceira, e única que realmente se encontrava em Lutterworth, pertencia à Great Central Railway, mais tarde parte da London and North Eastern Railway, a última linha principal a ser construída a partir do norte da Inglaterra para Londres, inaugurada a 15 de Março de 1899.
Sir Frank Whittle
[editar | editar código-fonte]Frank Whittle, inventor do motor a jacto, desenvolveu alguns dos primeiros motores a jacto nas instalações da British Thomson-Houston, em Lutterworth, e na vizinha Rugby, durante o final da década de 1930 e ao longo da década seguinte. O motor para o primeiro avião a jacto do Reino Unido, o Gloster E.28/39, foi produzido em Lutterworth. Uma escultura deste avião encontra-se no meio de uma rotunda, logo ao sul da cidade, recordando este acontecimento. A escultura é rodada em ângulos de 90 graus uma vez por mês.
Dois pubs da cidade em tempos tiveram o nome de "Whittle", hoje em dia ambos fechados.
Edifícios notáveis
[editar | editar código-fonte]Cavalier Inn
[editar | editar código-fonte]Um dos pontos de referência mais bem conhecidos da cidade é a taberna "Cavalier Inn". O edifício remonta ao século XVII, localizando-se no extremo norte do centro da cidade de Lutterworth, na esquina da George Street com a Leicester Road. Embora tenha sido muito modificado ao longo dos anos, ainda mantém o seu encanto rústico com paredes de granito e tecto baixo com vigas.
Originalmente chamado de "Ram Inn" – aquela parte da George Street era então chamada de Ram Lane – mudou de nome no início da década de 1970, após a instalação ali de uma cervejaria 'make-over', que melhorou bastante o seu interior. Diz-se que a cervejaria não gostava do nome Ram Inn - que soa como o calão para "enfiar" - tendo pudicamente alterado a designação para "Cavalier", inspirado nos relatos de soldados monarquistas feridos que se haviam abrigado em Lutterworth após a Batalha de Naseby, em 1645.
Em Outubro de 2010, o Cavalier Inn fechou, passando o espaço a ser uma loja de venda de lareiras e produtos associados.
Câmara Municipal de Lutterworth
[editar | editar código-fonte]A Câmara Municipal de Lutterworth foi projectada pelo arquitecto Joseph Hansom, que obteve a primeira patente de Hansom puxado a cavalos.[2] Este arquitecto projectou também a Câmara Municipal de Birmingham.
Shambles Inn
[editar | editar código-fonte]Outra das referências do centro da cidade é o telhado de palha e madeira em moldura do edifício conhecido como "Shambles Inn'. Este antigo matadouro e talho é a mais antiga construção de madeira de Lutterworth, remontando ao século XVI. Entre 1791 e 1840, funcionou como pub, sendo depois convertido novamente em residência e talho. Em 1982, foi convertido novamente em pub, com a designação "Shambles Inn".
Economia local
[editar | editar código-fonte]Cerca de quatro quilómetros a oeste da cidade encontra-se o Magna Park, um importante centro logístico e de distribuição, que é a principal fonte de emprego na área de Lutterworth. Magna Park foi construído no local do antigo aeródromo de Bitteswell. Stanford Hall fica igualmente perto de Lutterworth.
A gestão dos fluxos de tráfego que emanam de Magna Park, e as vizinhas estradas M1 e o trecho da A5, é uma questão controversa na cidade. Cerca de três mil veículos pesados de mercadorias passam pela cidade todos os dias, e os níveis de poluição são relatados como altos.[3]. A Câmara Municipal da cidade criou um grupo de trabalho para tentar resolver as questões que envolvem a proposta de criação de uma Lutterworth Western Relief Road (ou um desvio) após ampla divulgação na imprensa local.[4]
O Resumo do Censo de 2011 indica também um crescimento global de veículos de moradores, que provavelmente contribuem para as preocupações com o tráfego e poluição[5]
Há um supermercado Morrisons (antigamente Safeway) em Bitteswell Road, assim como uma Subway na High Street. Uma Waitrose abriu em 11 de Março de 2010, numa localização anteriormente ocupada por uma Netto.[6] No conjunto habitacional Greenacres da cidade existia um pub estatal, recentemente designado de "Sir Frank Whittle", e antes disso conhecido como "The Balloon". Este edifício foi vendido pela cervejaria para o Co-Op, que mudou a utilização e a estrutura do local para ser a nova loja Co-Op da cidade. O supermercado Co-op anteriormente localizado na George Street, fechou as portas em Junho de 2014, coincidindo com a abertura da nova loja.
Lutterworth abriga também a sede dos Gideões Internacionais nas Ilhas Britânicas.[7]
Transporte
[editar | editar código-fonte]Lutterworth localiza-se na estrada A426 entre Leicester e Rugby, ao lado da auto-estrada M1 na junção 20. Enncontra-se também a poucos quilómetros de distância da auto-estrada M6 e do trecho da A5. A cidade teve outrora uma estação ferroviária na Great Central Main Line; no entanto, desde o seu encerramento, a estação ferroviária mais próxima encontra-se hoje em Rugby. Um desvio a sul, o A4303, foi inaugurado em 1999, proporcionando uma rota alternativa para o tráfego da M1 para a A5, de modo a evitar o centro de Lutterworth.
Desporto
[editar | editar código-fonte]A cidade apoia dois clubes de futebol, o Lutterworth Athletic F.C. e Lutterworth Town A.F.C. , ambos jogando na United Counties League.[8]
Ensino
[editar | editar código-fonte]Escolas primárias
[editar | editar código-fonte]Existem duas escolas primárias em Lutterworth: a Escola Primária John Wycliffe, e a Escola Primária Sherrier. Esta última foi inicialmente instalada num edifício vitoriano de Churchgate, antes de se mudar para uma nova localização na Bitteswell Road em 1983.[9] Sherrier apareceu no programa infantil da BBC Blue Peter a 5 de Fevereiro de 2008.
Escolas secundárias
[editar | editar código-fonte]As escolas secundárias locais são a Lutterworth High School (para idades entre 11 e 16) em Woodway Road, e Lutterworth College (11-18 anos) em Bitteswell Road, ambas com bons resultados nos exames. Uma nova Studio School chamada Sir Frank Whittle abriu em 2015, para idades entre 14 e 18 anos, oferecendo formações profissionais.
Cultura popular
[editar | editar código-fonte]Mark Corrigan, da série de televisão Britânica Peep Show descreve uma viagem para Lutterworth, através de transportes públicos, como levando tanto tempo que como viajar para Mordor, uma referência à trilogia do Senhor dos Anéis de Tolkien.
A série de 1973 "me, myself and Nigel Wright" passava-se numa fazenda de criação de avestruzes perto da cidade.[10]
Referências
- ↑ Lutterworth Town Council
- ↑ Harris, Penelope, "The Architectural Achievement of Joseph Aloysius Hansom (1803–1882), Designer of the Hansom Cab, Birmingham Town Hall and churches of the Catholic Revival", The Edwin Mellen Press, 2010, ISBN 0-7734-3851-3
- ↑ Ver: Will plans to expand Magna Park increase pollution levels in Leicestershire? Arquivado em 9 de setembro de 2016, no Wayback Machine.
- ↑ «cmispublic.harborough.gov.uk». Consultado em 14 de outubro de 2017. Arquivado do original em 20 de fevereiro de 2012
- ↑ Resumo do Censo
- ↑ «Waitrose unveils plan for Lutterworth store». Consultado em 14 de outubro de 2017. Arquivado do original em 28 de março de 2016
- ↑ «Gideons International». Consultado em 14 de outubro de 2017. Arquivado do original em 14 de abril de 2010
- ↑ [1] Accessed 27 December 2014
- ↑ «Sherrier C of E Primary School – About the School». Consultado em 14 de outubro de 2017. Arquivado do original em 8 de junho de 2011
- ↑ Finch, John. Granada Television: The First Generation. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0719065156