Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Ranulfo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ranulfo
Personagem de Quadrinhos Disney
Informações gerais
Primeira aparição "Mickey´s Rival", em 5 de janeiro de 1936, nos EUA
Última aparição super aventura em 2007
Criado por Floyd Gottfredson
Voz original Estados Unidos Sonny Dawson (curta da década de 1930)
Estados Unidos Maurice LaMarche (atual)
Portugal Paulo Oom
Portugal Miguel Raposo (episódio "Bafo Desprezado" da série Mickey Mouse)
Brasil Nelson Machado (curta da década de 1930)
Brasil Silvio Giraldi (OK Mundongo da Disney)
Brasil Christiano Torreão (episódio "Bafo Desprezado" da série Mickey Mouse)
Informações pessoais
Nome original Mortimer
Língua original (em inglês)
Características físicas
Espécie rato
Sexo Masculino
Informações profissionais
Inimigos Mickey

Ranulfo (em inglês, Mortimer Mouse, nome dado ao personagem em homenagem ao próprio Mickey Mouse pois possuía esse nome antes de se tornar a "grande estrela") é um personagem dos quadrinhos e desenhos animados Disney.

É rival de Mickey Mouse, um rato egoísta que tenta roubar a Minnie Mouse e a vive paquerando, além de estar sempre tentando tirar vantagem da ingenuidade do Pateta.

Mickey e Ranulfo realmente se odeiam. Só o Ranulfo, em Mickey Mouse Works, já lhe tentou roubar o jornal, já o maltratou quando se disfarçou de Minnie para tirar uma fotografia, já lhe tentou roubar a Minnie, entre outras várias.

Primeira aparição

[editar | editar código-fonte]

Ranulfo surgiu em um curta-metragem de 1936 chamado O Rival de Mickey ("Mickey's Rival"), onde foi dublado no Brasil por Nelson Machado e foi chamado na primeira dublagem (Megassom) de Ratolino e este mesmo curta foi redublado e nesta segunda dublagem, Ranulfo é chamado de Mortimer (seu nome original) e é dublado por outro dublador. Em Portugal, ele foi dobrado por Rui Paulo, que também fazia a voz do Mickey. No mesmo ano, esse camundongo magro e comprido, que vive infernizando a vida do Mickey, chegou aos quadrinhos nas tiras feitas por Floyd Gottfredson para os jornais americanos. Depois, ficou um bom tempo sem dar as caras e só reapareceu na década de 1970, em histórias produzidas nos Estados Unidos e na Argentina.

Esta história foi publicada no Brasil em 1977, na revista "Especial (Capa Dura)" 3, com o título "Mickey Encontra Ranulfo". [1]

A primeira história criada no Brasil foi publicada na revista "Almanaque Disney" 70, de 1977, com o título "Em Foco, Fatos E Fotos", com roteiro de Primaggio Mantovi e desenhos de Euclides Miyaura.[2]

Aparece também no desenho House of Mouse. E também no natal do Mickey Mouse como o patrão da Minnie.

Em Mickey Mouse (série) ele aparece no episódio "No!", onde pergunta ao Mickey se lhe pode emprestar a namorada (Minnie). Aparece novamente no episódio "A Pete Scorned", aonde João Bafo de Onça teme que Ranulfo esteja tomando seu lugar como o mais odiado inimigo de Mickey. Quando Mickey prova as suspeitas de Bafo, o último cai em uma depressão. Mickey, em seguida, assume a responsabilidade de ajudar Bafo a sair da crise, mas Ranulfo sabota os planos de Mickey. Mickey repreende Ranulfo e explica que ele estava tentando ajudar Bafo, ao que Ranulfo responde insultando Bafo. Tendo ouvido os insultos, um Bafo irritado aparece e faz Ranulfo voar até o céu com um soco.

Referências

  1. «Inducks». Consultado em 4 de janeiro de 2011 
  2. Ranulfo no Brasil. «Inducks». Consultado em 4 de janeiro de 2011 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]