Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Red Hat Cluster Suite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Red Hat Cluster Suite é um pacote de aplicações para GNU/Linux compilado pela Red Hat para a implementação de clusters de alta disponibilidade (até 16 servidores) e balanceamento de carga (utilizando LVS). A Cluster Suite permite integrar com outro produto do mesmo fabricante, o GFS para sistemas de armazenamento partilhados.[1][2]

Inclui duas ferramentas de administração: o system-config-cluster, na mesma linha das ferramentas típicas deste fabricante, e piranha, uma interface web para configurar o LVS.

O Red Hat Cluster Manager (RHCM) permite aos administradores interligar sistemas separados (designados membros ou nodos) por forma a criar clusters com recuperação de falhas (failover) que asseguram a disponibilidade das aplicações, bem como a integridade dos dados perante a diversidade de falhas possíveis do sistema. Com efeito, o RHCM pode ser utilizado para implementar servidores de alta disponibilidade de base de dados, ficheiros, web, entre outros.

O conceito de membership de cada nodo assenta sobre um algoritmo específico, responsável pela integridade do nodo, utilizando os seguintes métodos de comunicação inter-nodo:

  • As ligações de rede entre os sistemas do cluster;
  • Um daemon de gestão da configuração entre nodos, o Cluster Configuration System (ccsd).

Os objectos cuja disponibilidade se pretende assegurar designam-se por serviços, i.e., um serviço web, ou serviço de base de dados, etc., e este, por sua vez, é composto por recursos, que não são mais do que as componentes associadas ao serviço para que este esteja disponível, como scripts de inicialização, endereços de rede, partições partilhadas, etc.

O RHCM é, portanto, a ferramenta de configuração e manutenção do cluster, na qual se associam os nodos, e se especificam os serviços - para cada qual estão associados recursos - e como estes se inicializam, desligam, ou são recolocados noutros nodos. Permite, além do citado, proceder a alterações nas configurações com o sistema online e, a partir do próprio interface, replicá-las para os restantes nodos.

Incluída no Red Hat Cluster Suite, está também uma outra ferramenta - piranha -, desta feita para implementar serviços com balanceamento de carga, cujo núcleo é uma adaptação do sobejamente conhecido Linux Virtual Server. A ferramenta, disponibilizada através de interface web, permite definir, activar e desactivar todos os parâmetros necessários para o balanceamento de serviços TCP/IP.

Referências

  1. «Chapter 1. GFS Overview». Red Hat Enterprise Linux 5 (em inglês). Red Hat. Consultado em 30 de outubro de 2020 
  2. «Capítulo 1. Visão Geral do GFS2». Red Hat Enterprise Linux 6. Red Hat. Consultado em 30 de outubro de 2020 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]