Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

William Stanley Haseltine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Stanley Haseltine
William Stanley Haseltine
Nascimento 11 de junho de 1835
Filadélfia
Morte 3 de fevereiro de 1900 (64 anos)
Roma
Sepultamento Cemitério Protestante
Cidadania Estados Unidos
Filho(a)(s) Mildred Haseltine, Helen Haseltine, Herbert Haseltine
Irmão(ã)(s) James Henry Haseltine
Alma mater
Ocupação pintor
Obras destacadas Mt. Aetna from Taormina
Movimento estético luminismo
Causa da morte pneumonia

William Stanley Haseltine (Filadélfia, 11 de junho de 1835 - Roma, 3 de fevereiro de 1900) foi um desenhista e pintor dos Estados Unidos, um dos membros da Escola do Rio Hudson e da sua derivação, a Escola Luminista.

Filho de John Haseltine, bem sucedido negociante, e de Elizabeth Shinn Haseltine, pintora amadora, William estudou na Universidade da Pensilvânia e na Universidade de Harvard, graduando-se em 1854. No ano seguinte já expunha pinturas na Pennsylvania Academy of Fine Arts, e em seguida partiu para a Europa, primeiro fixando-se em Dusseldorf, onde havia importante grupo de pintores românticos, e depois seguindo para a Suíça e Itália, estabelecendo-se em Roma em 1857.

Em 1858 já estava de volta à América, abrindo um estúdio em Nova Iorque no mesmo edifício em que trabalhavam outros membros da Escola do Rio Hudson, e reencontrando seus amigos Albert Bierstadt e Worthington Whittredge, que havia conhecido na Europa, e fazendo amizade também com Frederic Edwin Church. Nesse período fez pinturas que elaboravam os esboços que havia trazido da Europa, mas também passou a retratar as paisagens da costa leste dos Estados Unidos. Sua qualidade técnica foi elogiada e foi eleito membro da Academia Nacional de Desenho.

Em 1864 sua esposa morreu ao dar à luz, e o pintor casou novamente em 1866, mudando-se para Roma, que seria a base de várias excursões pelo continente a fim de captar suas paisagens, que se tornaram populares entre os turistas norte-americanos. No fim da vida retornou periodicamente aos Estados Unidos, fazendo uma viagem final para o oeste em 1899. Voltando a Roma, faleceu em 1900 de pneumonia. Foi sepultado no Cemitério Protestante em Roma.

Vista do Monte Deserto

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.