Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Yoshio Nishina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yoshio Nishina
Biografia
Nascimento

Satoshō (en)
Morte
Sepultamento
Cemitério Tama (en)
Nome nativo
仁科芳雄
Nome no idioma nativo
仁科芳雄
Cidadanias
Alma mater
Atividades
Outras informações
Área de trabalho
Membro de
Estudante de doutorado
Shoichi Sakata (en)
Distinções
Causa da morte

Yoshio Nishina (em japonês: 仁科 芳雄, Nishina Yoshio; Satoshō, Okayama, 6 de dezembro de 189010 de janeiro de 1951) foi um físico japonês.[1]

Nishina estudou engenharia elétrica na Universidade de Tóquio, onde obteve o diploma em 1918.

Yoshio Nishina, Llewellyn Thomas e Friedrich Hund, Kopenhagen 1926

Em 1921 foi enviado à Europa, onde permaneceu até 1928. Trabalhou no Laboratório Cavendish em Cambridge com Ernest Rutherford, na Universidade de Göttingen e em Copenhague com Niels Bohr, de quem tornou-se amigo. Lá trabalhou com Oskar Klein na dispersão de raios X e radiação gama em elétrons livres, que levou à fórmula de Klein–Nishina.

Retornou então para o Japão, onde se concentrou em física de partículas elementares de radiação cósmica e aceleradores de partículas em um laboratório no instituto de pesquisa RIKEN, o Laboratório Nishina fundado em 1931. Divulgou a nova mecânica quântica no Japão (após a divulgação em 1922 da física moderna através de uma visita de dois meses de Albert Einstein ao Japão) e convidou cientistas como Paul Dirac, Werner Heisenberg a Niels Bohr para o Japão. Entre seus alunos estão os posteriormente laureados com o Prêmio Nobel Shin'ichiro Tomonaga e Hideki Yukawa.

Na década de 1930 também estudou física nuclear, na época muito atual, e dirigiu a construção de dois cíclotrons, concluída em 1935 no recém fundado Instituto de Física Nuclear no RIKEN. Ele dirigiu o programa de energia nuclear ou armas nucleares no Japão durante a segunda guerra mundial e após a segunda guerra mundial, ele foi presidente de RIKEN.

Recebeu em 1944 o Asahi Prize e em 1946 a Ordem da Cultura. É concedido desde 1955 em sua memória o Prêmio Nishina.

Referências

  • Dong-Won Kim: Yoshio Nishina – Father of Modern Physics in Japan. Taylor and Francis, 2007, ISBN 978-0-7503-0755-0.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]