Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Samoa

Baixe o arquivo GPX para este artigo
-13.74500-172.21750
Fonte: Wikivoyage
Samoa

noframe
Bandeira
Informações básicas

Samoa (ex-Samoa Ocidental) é um reino na Polinésia. Constitui-se de um grupo de ilhas no Pacífico Sul, no meio caminho entre o Havaí e a Nova Zelândia. As ilhas de origem vulcânica têm uma estreita faixa litorânea, com interior acidentado e montanhoso.

Samoa é uma nação insular no Oceano Pacífico Sul, parte da Polinésia. É um arquipélago de 10 ilhas com culturas antigas, paisagens dramáticas e uma variedade de atividades para fazer, como mergulho com snorkel nos vibrantes jardins de corais de Samoa.

O país tem duas ilhas principais, que têm planícies costeiras estreitas com montanhas vulcânicas, rochosas e escarpadas no interior. Há também ilhas menores habitadas e até mesmo ilhas desabitadas que você pode visitar de barco em passeios de um dia.

Regiões

[editar]

As maiores ilhas são:

  • Upolu Lar da capital, com o aeroporto internacional e a maior parte da população, além de várias pequenas ilhas costeiras.
  • Savaii A maior ilha; aproximadamente 24% da população e menos desenvolvida que Upolu. A maioria dos serviços está disponível em Salelologa e em resorts.

Cidades

[editar]
  • Apia - Cidade um pouco decadente e tranquila, com alguns bons hotéis. Boas lojas, restaurantes, bares e um mercado público

Entenda

[editar]
[]
Capital Ápia
Moeda Tala samoana (WST)
População 200 mil (2021)
Eletricidade 230 volts / 50 hertz (AS/NZS 3112)
Código do país + 685
Fuso horário UTC+13:00, Pacífico/Apia
Emergências 999, 994 (bombeiros), 995 (polícia), 996 (serviços médicos de emergência)
Lado de condução esquerda
editar no Wikidata

As ilhas principais são o resultado de inúmeras erupções vulcânicas, deixando cones vulcânicos facilmente visíveis por todas as ilhas. Nenhum dos vulcões está ativo, mas pequenos terremotos frequentemente abalam a ilha, lembrando as pessoas da presença dos vulcões. Em setembro de 2009, a costa sul da Ilha Upolu foi atingida por um tsunami devastador, com muitas perdas de vidas.

A última erupção vulcânica foi em 1911, em Savai'i. Os campos de lava assustadores e sem vida que permanecem desse evento podem ser visitados facilmente, já que a única estrada selada em Savai'i passa bem no meio.

Ambas as ilhas são quase totalmente cobertas por vegetação exuberante, embora quase nada dela seja a floresta tropical original que cobria a ilha antes da chegada dos humanos. A maior parte da área de terra é destinada a fazendas ou florestas semicultivas, fornecendo alimentos e culturas comerciais para os moradores locais. Como Samoa é habitada há mais de três mil anos, as terras cultivadas ao redor das vilas podem frequentemente parecer a selva mais profunda e escura.

A população era de cerca de 205.000 em 2021, mas muito mais samoanos vivem fora do país, principalmente na Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos.

Clima

[editar]

O clima é tropical com uma estação chuvosa (e ciclone tropical) de outubro a março e uma estação seca de maio a outubro. O país tem uma temperatura média anual de 26,5°C. Isso faz de Samoa um destino ideal de férias de inverno para turistas que vivem no hemisfério sul.

História

[editar]

[de Tupua Tamasese Lealofi III, o líder Mau a Pule] Os samoanos chegaram do sudeste da Ásia por volta de 1500-1000 a.C. O sítio mais antigo conhecido de ocupação humana data dessa época e fica em Mulifanua, na ilha de Upolu.

Em 1830, missionários da London Missionary Society, notavelmente John Williams, chegaram e Samoa rapidamente abraçou o cristianismo. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (às vezes chamada de mórmons) construiu várias igrejas de tamanho considerável.

No final do século XIX, os samoanos desenvolveram uma reputação de serem belicosos, pois lutas ocorreram entre eles e os britânicos, alemães e americanos, que queriam usar Samoa como um posto de reabastecimento para transporte a carvão e caça às baleias e para commodities. Na ilha de 'Upolu, empresas alemãs monopolizaram a produção de copra e cacau, enquanto os Estados Unidos formaram alianças com chefes locais, principalmente nas ilhas a leste, que mais tarde foram anexadas aos EUA como Samoa Americana e não receberam independência. A Grã-Bretanha também enviou tropas para proteger interesses comerciais. Alemanha, América e Grã-Bretanha forneceram armas e treinamento para samoanos em guerra, alimentando batalhas tribais. Todos os três enviaram navios de guerra para o porto de Apia quando, felizmente para Samoa, uma grande tempestade em 1889 danificou ou destruiu os navios de guerra, encerrando o conflito.

Uma chegada importante foi Robert Louis Stevenson, o autor escocês, que viajou para o Pacífico Sul para cuidar da saúde e se estabeleceu em Samoa no início da década de 1890. Sua casa em Vailima, em Upolu, e seu túmulo na colina acima dela podem ser visitados. Stevenson era conhecido como "Tusitala" (contador de histórias) e esse nome continua vivo em um dos hotéis de Apia.

No início dos anos 1900, um movimento de independência começou na ilha de Savai'i. Conhecido como Mau a Pule, teve amplo apoio em todo o país no final dos anos 1920. Os apoiadores usavam um uniforme Mau de lavalava azul-marinho com uma faixa branca, que mais tarde foi banido pela administração colonial. Em 28 de dezembro de 1929, os militares da Nova Zelândia atiraram em uma procissão pacífica de Mau, matando 11 samoanos. A Nova Zelândia ocupou o protetorado alemão de Samoa Ocidental em nome dos britânicos no início da Primeira Guerra Mundial em 1914. Como parte do Tratado de Versalhes no final da Primeira Guerra Mundial, Samoa Ocidental foi concedida ao Reino Unido, com a Nova Zelândia continuando a administrar as ilhas em nome dos britânicos até 1962, quando se tornou a primeira nação polinésia no século XX a restabelecer a independência. O país retirou o "Ocidental" (que o distinguia da Samoa Americana) do seu nome em 1997. O Dia da Independência é comemorado em 1º de junho.

Para promover laços mais próximos com a Austrália e a Nova Zelândia, os maiores parceiros comerciais de Samoa, a direção mudou do lado direito para o esquerdo da estrada em setembro de 2009. Foi o primeiro país a mudar de lado em muitos anos, embora seu pequeno tamanho tenha tornado as coisas menos caóticas. Então, em dezembro de 2011, Samoa mudou de lado da Linha Internacional de Data, mudando do lado leste (UTC -11) para o lado oeste (UTC +13). A mudança foi para ajudar empresas com laços com a Nova Zelândia, que compartilhavam apenas 3 dias úteis por semana (segunda-feira na Nova Zelândia era domingo em Samoa e sexta-feira em Samoa era sábado na Nova Zelândia).

Governo

[editar]

Samoa é uma república governada por um conselho eleito, ou fono. O governo local é por vila. Cada família extensa tem um chefe, ou Matai, e as decisões são tomadas pelo fono da vila, que consiste em todos os matai.

O sistema legal é baseado em uma combinação de direito comum inglês e costumes locais.

Economia

[editar]

[de sopro em Savaii] A economia de Samoa depende de remessas familiares do exterior, ajuda ao desenvolvimento e exportações, nessa ordem. A agricultura emprega dois terços da força de trabalho e fornece 90% das exportações, com destaque para a fruta nonu, creme de coco, óleo de coco e copra. O setor de manufatura processa principalmente produtos agrícolas. Tentativas de desenvolver a agricultura foram afetadas por ciclones e por uma grande doença de praga na principal cultura de raiz do país, o taro, que só agora está sendo superada.

O declínio dos estoques de peixes na área é um problema contínuo, devido à sobrepesca local e à sobrepesca severa por arrastões de fábrica japoneses. O turismo é um setor em expansão, respondendo por 16% do PIB; cerca de 85.000 turistas visitaram as ilhas em 2000. As temporadas 19 e 20 de Survivor foram filmadas em Upolu em 2009 e 2010.

O Governo de Samoa pediu a desregulamentação do setor financeiro, o incentivo ao investimento e a disciplina fiscal contínua. Observadores apontam para a flexibilidade do mercado de trabalho como uma força básica para futuros avanços econômicos. As reservas estrangeiras estão em um estado relativamente saudável, a dívida externa é estável e a inflação é baixa.

Cultura

[editar]

Samoa é uma nação insular repleta de cultura, história e tradição. Fa'a Samoa, um costume tradicional, significa literalmente "Caminho Samoano" e prospera em parte da política social.

Informações turísticas

[editar]

A Autoridade de Turismo de Samoa administra centros de informações que oferecem mapas, folhetos e outras informações para turistas.

  • STA Visitor Information Fale, Beach Rd, Matafele (next to the government building on the harbour), +685 63520, +685 63521 , fax: +685 20886, . M-F 09:00-17:00, Sa 08:00-12:00.
  • Faleolo International Airport Information Booth, Faleolo International Airport (on the left when exiting quarantine). open for all international flight arrivals into Samoa.
  • STA New Zealand Office, Level 1, Samoa House, 283 Karangahape Road, Auckland, +64 9 379 6138 , fax: +64 9 379 8154, .

Chegar

[editar]

Requisitos de entrada

[editar]

Cidadãos de todos os países podem visitar Samoa sem visto por até 60 dias, desde que tenham um passaporte válido por pelo menos 6 meses na data de entrada, uma passagem de ida ou volta de Samoa e um extrato bancário com comprovante de fundos suficientes para cobrir sua estadia. Eles também nunca devem ter sido deportados de nenhum país e não devem ter problemas sérios de saúde. [do cais de Salelologa]

De avião

[editar]

Pela Virgin Blue, de Sydney, Austrália.

  • O principal aeroporto internacional, Faleolo fica a aproximadamente 45 minutos de carro de Apia. Há vários bancos no aeroporto e trocar dinheiro na chegada não é problema, embora muitos voos cheguem em horários inconvenientes. A maioria dos principais hotéis oferece um serviço de traslado mediante solicitação, geralmente gratuito. Há muitos táxis e ônibus locais durante o dia. Se você quiser usar o ônibus local, vá direto para a estrada principal e vá onde os moradores esperam. Ignore os taxistas que vão querer fazer você acreditar que não há ônibus locais.
  • A Air New Zealand oferece seis voos por semana saindo de Auckland.
  • A Fiji Airways tem três voos semanais de Nadi, em Fiji, e um voo semanal de Honolulu.
  • QANTAS
  • Virgem Austrália

Se os voos permitirem, tente chegar durante o dia. De cima, a lagoa tem uma cor azul-marinho deslumbrante. O passeio entre o aeroporto e Apia também é muito atraente.

Observe que lojas e restaurantes fecham cedo e a maioria dos hotéis não oferece serviço de quarto 24 horas. Então, se você chegar tarde da noite ainda com fome depois da comida da companhia aérea, pode ser uma boa ideia pegar algo no aeroporto.

De barco

[editar]

Há uma balsa semanal de Pago Pago, na vizinha Samoa Americana.

Um serviço quinzenal do MV Tokelau conecta o Porto de Apia com Tokelau.

Dependendo da estação, as pessoas navegam seus iates para Samoa e atracam em Apia. Há boas instalações perto do porto principal, com 60 ancoradouros oferecendo eletricidade, água potável e segurança 24 horas. Os barcos visitantes devem chegar em Apia e devem entrar em contato com a Autoridade Portuária de Samoa pelo menos dois dias antes do ETA para providenciar as autorizações necessárias na chegada. É necessária permissão para navegar em outros lugares em Samoa.

Portos e ancoradouros incluem Apia, Asau, Mulifanua, Salelologa. Navios porta-contêineres e navios de cruzeiro atracam no Porto de Apia, mas muitos barcos de pesca menores e barcos de vila usam as docas menores.

Circular

[editar]

Fale

[editar]

As línguas oficiais são o samoano e o inglês .

O samoano é a língua nativa da maioria da população. O inglês é amplamente compreendido e falado na capital Apia, bem como em muitos resorts turísticos. No entanto, é menos comumente compreendido nas vilas, então aprender algumas palavras de samoano ajudará você a se virar e permitirá que você crie um relacionamento com os moradores locais.

Veja

[editar]

Este é apenas um resumo do que ver. Consulte Apia, Savaii e Upolu para informações mais detalhadas.

  • Parques Nacionais. Existem vários parques nacionais em Upolu e Savaii. Eles oferecem vegetação tropical, vários pássaros e alguns lagos interessantes. A Falealupo Rainforest Preserve em Savaii tem uma curta passarela de dossel e você pode dormir nas árvores. O Parque Nacional Lake Lanoto'o em Upolu tem um lago fascinante onde peixes dourados introduzidos prosperam e crescem até tamanhos incríveis. No Parque Nacional O le Pupu Pue, você pode encontrar as Cachoeiras Togigoiga, a Árvore Ma e a Caminhada Costeira do Penhasco de Lava.

[de Sopoaga na Ilha Upolu]

  • Cachoeiras. As áreas interiores de Savaii e Upolu têm algumas cachoeiras espetaculares, algumas com quedas de 100 m. As de Upolu são um pouco mais acessíveis. As Papase'ea Sliding Rocks em Upolu têm apenas uma leve queda, mas a vegetação nas quedas permite um interessante deslizamento para a piscina abaixo.
  • Bolhas. Savaii tem algumas bolhas espetaculares causadas pelo mar forçando a água para cima através de tubos em rochas vulcânicas.
  • Cavernas. Há cavernas interessantes em ambas as ilhas.
  • Campos de lava. Partes de Savaii são cobertas por rochas de lava, após várias erupções do Monte Matavanu. Há um grande campo de lava no final da caminhada O le Pupu Pue National Park Coastal Lava Cliff e também algumas formações interessantes semelhantes a cavernas na To Sua Ocean Trench.
  • Vilas. Embora os edifícios de estilo ocidental estejam ganhando popularidade, os fales samoanos tradicionais ainda são encontrados em todos os lugares. Eles têm formato oval ou circular com postes de madeira sustentando um teto abobadado. Não há paredes, embora as persianas possam ser abaixadas para dar privacidade. A vila é muito importante para a cultura samoana e há regras rígidas que governam a maneira como as sociedades da vila funcionam.
  • Praias. Samoa tem quilômetros e quilômetros de praias lindas e vazias. Há uma variedade de acomodações, de simples fales de praia a resorts luxuosos. As praias invariavelmente pertencem à vila mais próxima e as vilas frequentemente cobram uma pequena taxa pelo seu uso.
  • Museus. Samoa foi o lar do autor escocês Robert Louis Stevenson pelos últimos cinco anos de sua vida. Sua casa, nos arredores de Apia, agora é um museu. O Museu de Samoa em Apia também vale uma visita.
  • Kilikiti. Esta é a versão local do críquete e é muito popular nas aldeias samoanas entre homens e mulheres. O princípio do jogo é o mesmo do críquete, mas as regras variam consideravelmente e parece haver uma flexibilidade considerável em sua interpretação. As diferenças mais óbvias são o bastão e o fato de que as bolas são lançadas de cada extremidade alternadamente, em vez de empregar os overs de seis bolas do críquete. O Kilikiti é jogado em campos de concreto em greens de aldeias e é acompanhado por muito barulho e entusiasmo considerável.

Faça

[editar]

Abaixo está apenas uma indicação de coisas para fazer em Samoa. Para informações mais detalhadas, veja Upolu , Savaii e Apia .

  • Uma tatuagem samoana. Esta forma de arte tradicional é muito parte da cultura samoana. Existem diferentes designs para mulheres e homens; no caso dos homens, a tatuagem pode cobrir metade do corpo. Cuidado, pois o processo de tatuagem pode ser muito doloroso, mas se você acha que pode suportar a dor, peça conselhos em seu hotel ou casa de hóspedes sobre tatuadores locais.
  • Case-se. Samoa é um lugar popular para se casar e passar a lua de mel. Vários hotéis e resorts oferecem pacotes especiais em seus sites e eles farão todos os arranjos.
  • Golfe. O golfe é muito popular em Samoa. Há até uma sugestão de que o horário de verão foi introduzido principalmente para que os executivos pudessem jogar uma partida de golfe depois do trabalho antes de escurecer! Todos os campos ficam em Upolu. Dois ficam perto de Apia, um perto do aeroporto e um campo de nove buracos fica na costa sul.
  • Mergulho. O mergulho autônomo é uma atividade relativamente nova em Samoa. Tanto Upolu quanto Savai'i têm ótimos pontos de mergulho, com cerca de 900 espécies de peixes e 200 tipos de corais. Há empresas de mergulho operando em ambas as ilhas.
  • Pesca. Samoa é um destino popular de pesca. Os peixes nas águas locais incluem marlin azul e preto, peixe-veleiro, albacora e o carapau gigante. A maioria das empresas de fretamento opera no porto de Apia .

Compre

[editar]

Dinheiro

[editar]
Taxas de câmbio para tala de Samoa

Em janeiro de 2024:

  • US$ 1 ≈ WS$ 2,7
  • € 1 ≈ WS$ 3,0
  • £ 1 do Reino Unido ≈ WS$ 3,4
  • AU$ 1 ≈ WS$ 1,8

As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para essas e outras moedas estão disponíveis em XE.com

A moeda é o tālā samoano , representado como " WS$" , "T", "ST" ou "SAT" (código de moeda ISO: WST ). 1 tālā consiste em 100 sene.

As moedas vêm em denominações de 10, 20 e 50 sene, 1 e 2 tālā. As notas vêm em denominações de 5, 10, 20, 50 e 100 tālā. Há também uma nota de 60 tālā, mas ela vale mais como uma peça de colecionador do que como moeda circulante.

As leis locais tornam ilegal fazer negócios em moeda estrangeira. Trocar dinheiro é relativamente fácil.

Compras

[editar]

O horário comercial é das 09:00 às 17:00 de segunda a sexta e nas manhãs de sábado. Alguns supermercados estão começando a abrir aos domingos também. Se você estiver com fome à noite, as padarias abrem até tarde para vender pão fresco.

Samoa é relativamente barata para visitantes ocidentais. Pechinchar não é costumeiro e é, de fato, considerado rude. Gorjetas não são praticadas ou esperadas em Samoa.

  • Apia Public Market. Great place to buy Siapo (tapa cloth made from mulberry bark), 'ava (kava), hand carved kava bowls, produce, donuts, etc.
  • Apia Flea Market In the 'old' public market building.
  • Farmer Joe's across from the Apia Public Market (Fugalei Rd, 3 streets S of Beach Rd). Well-stocked Western-style supermarket with a complete collection of prepared and canned food, boxed milk, cereals and chips, and cold drinks. Very good bread selection. Open on Sundays.

Coma

[editar]

Comer é uma parte extremamente importante da vida samoana, como o tamanho de muitos samoanos pode sugerir. Eles geralmente levam comida com eles quando viajam. A comida samoana não é muito temperada ou temperada. Ela usa ingredientes que são relativamente desconhecidos para a maioria dos ocidentais, como fruta-pão, taro (ou talo), folhas de taro, bananas verdes cozidas e peixe cru.

  • Umu. O umu é o método tradicional usado para cozinhar. Uma fogueira é acesa e pedras são colocadas sobre ela. Quando o fogo está reduzido às brasas, os ingredientes, como bananas verdes, fruta-pão, taro, peixe, palusami e carne de porco são colocados sobre as pedras. Em seguida, é coberto com folhas de bananeira e deixado para cozinhar.
  • Oka é a maneira como os samoanos preparam peixe cru. Consiste em pequenos pedaços de peixe que são marinados em uma mistura de suco de limão, creme de coco, sal e cebolas finamente picadas.
  • Palusami é feito de folhas de taro e creme de coco. O creme de coco, cebolas e um pouco de taro são embrulhados em folhas de taro inteiras e cozidos em um umu. Bem cozido, isso pode ser inesquecível e você não deve deixar Samoa sem experimentar.
  • Carne enlatada. Samoa adotou rapidamente essa importação e é amplamente usada como acompanhamento para Umus e outros pratos.

Infelizmente, é difícil encontrar essas iguarias, talvez em parte porque a comida ocidental é mais "cool", em parte porque o turista médio quer comer o que come em casa. As coisas usuais que você recebe são imitações mais ou menos boas de comida ocidental ou chinesa. O mercado em Apia é um bom lugar se você quiser experimentar algumas das coisas locais. Também é uma boa ideia estocar frutas lá antes de ir a qualquer lugar nas ilhas.

A maioria dos restaurantes são casuais e não muito caros. Os lugares para comer estão listados nas páginas de Upolu, Apia e Savaii. Fora de Apia, a maioria dos melhores lugares são associados a hotéis ou resorts.

Beba e saia

[editar]

Nenhuma reunião significativa em Samoa, seja oficial ou por prazer, está completa sem a cerimônia 'Ava (ou kava) no início. O nome científico de Kava é Piper methysticum, que significa pimenta inebriante. As raízes da planta são usadas para produzir uma bebida levemente narcótica que é passada em reuniões seguindo regras rígidas. No entanto, você não precisa participar de um evento cultural samoano para experimentá-lo. Em alguns dias, ele pode ser comprado no mercado central de Apia (marketi fou).

A cerveja local é a Vailima. É barata e você pode comprá-la em qualquer lugar.

Bebidas não alcoólicas e água mineral estão disponíveis em todas as lojas de beira de estrada. Coca-Cola, Fanta e Sprite estão disponíveis em garrafas de vidro de 750 ml por cerca de WS$4. Você precisará de um abridor de garrafas para elas se quiser levá-las para beber mais tarde; caso contrário, as lojas terão um abridor de garrafas disponível. A água mineral está disponível em uma variedade de tamanhos.

Álcool é abundante nos bares. Não há muito na maioria das lojas e tende a ser caro. Le Well perto do mercado em Apia (pergunte a qualquer taxista) tem uma boa variedade com os melhores preços. Para bebedores pesados, a bebida mais barata é geralmente vodka em garrafas plásticas grandes (1,75 L). Ela pode ser comprada em supermercados e lojas de bebidas e também está disponível em garrafas menores de 750 ml por cerca de WS$ 25. Vinhos importados são geralmente muito caros, embora não tão caros quanto nos restaurantes.

Há muitos bares menores e casas noturnas para conferir. Além disso, cada hotel tem um bar, assim como a maioria dos restaurantes.

Durma

[editar]

Fales de praia são uma maneira agradável e barata de ficar em Samoa. Uma lista pode ser obtida na Samoa Tourism Authority (info@samoa.travel), mas a melhor maneira de saber onde ficar é perguntar a outros viajantes. Samoa não é muito grande e o turismo é limitado, então você encontrará as mesmas pessoas de vez em quando, o que facilita a troca de informações.

Com a explosão de acomodações, agora é menos necessário para aqueles que querem visitar as partes mais remotas de Samoa, particularmente Savaii, ficar em vilas, o que era bastante comum no passado. No entanto, isso ainda é possível. Se você quiser ficar em, ou mesmo apenas visitar, uma vila, é importante lembrar de não ofender a cultura local. Veja Respeito, abaixo.

Há também uma boa variedade de resorts, hotéis e casas de hóspedes em Samoa. As acomodações estão listadas em Apia, Upolu e Savaii. Por favor, não as liste aqui.

Aprenda

[editar]

Uma nação insular do Pacífico com uma paisagem natural deslumbrante, Samoa não é apenas um paraíso tropical; É também um local onde o ensino superior oferece uma combinação única de excelência acadêmica e enriquecimento cultural. O ensino superior em Samoa abre as portas ao conhecimento ao mesmo tempo que imerge os alunos num ambiente que valoriza a natureza e a herança indígena.

  • Universidade do Pacífico Sul, Apia
  • Universidade Nacional de Samoa

Trabalhe

[editar]

Se você trabalhasse em Samoa saberia que não será fácil encontrar um emprego, embora não seja impossível, não deve perder a esperança.

Tal como acontece noutros destinos do Pacífico, como a Nova Zelândia, por exemplo, as pessoas com qualificações mais elevadas terão mais oportunidades quando se trata de se candidatar a um emprego neste país.

Quanto ao clima de Samoa, caracteriza-se por ser um clima tropical com temperatura média anual de 26,5 ºC. Também tem uma estação chuvosa como a maioria dos destinos tropicais, que vai de novembro a abril.

A economia de Samoa baseia-se fundamentalmente na agricultura, onde trabalham dois terços da sua população. O turismo é outro setor em expansão que oferece trabalho a aproximadamente 20% da população. Outras áreas económicas deste país são o processamento de alimentos e a pesca.

Abaixo você encontrará uma série de recursos que podem ajudá-lo a encontrar um emprego em Samoa.

Portais para procurar trabalho em Samoa

[editar]

Como sempre, os portais de emprego são um bom recurso para descobrir quais ofertas de emprego são mais procuradas no país e também para se candidatar a uma delas.

  • PSC – Este é o site do Governo de Samoa. Aqui você encontrará informações sobre trabalho, bem como outras informações que podem ajudá-lo a encontrar um emprego em Samoa.
  • Emprego no Pacífico Sul – É um portal onde você encontrará uma infinidade de oportunidades de emprego. Tem uma seção dedicada para trabalhar em Samoa.
  • Linkedin – Nesta rede social de procura de emprego podemos encontrar ocasionalmente uma oferta de emprego em Samoa.
  • Maori and Pacific Jobs – Este é um site da Nova Zelândia que às vezes publica ofertas de emprego para trabalhar em Samoa.
  • Careers.org – Algumas ofertas de emprego em Samoa geralmente aparecem neste portal.

Para procurar trabalho em Samoa como estrangeiro é preciso ser muito criativo, pois não será fácil encontrá-lo. Uma das opções é trabalhar em um dos grandes bancos de Samoa. Entre eles encontramos dois grandes ANZ e o Banco Central de Samoa.

Na companhia aérea Virgin costumamos encontrar ofertas de emprego para trabalhar em Samoa, por isso não custa nada visitar este site para ver se há uma vaga que se adapta ao seu perfil.

A Inter Island Airwair é outra das companhias aéreas que opera neste país. Eles normalmente exigem pilotos, tripulação de cabine e outros cargos relacionados à aviação.

Procurar trabalho em hotéis em Samoa é outra das ótimas opções que encontramos para trabalhar neste país. Você pode procurar uma lista de hotéis em Samoa em páginas como o Tripadvisor. Em seguida, visite o site específico do hotel, localize a seção de empregos (normalmente no final da página) para saber quais ofertas de emprego estão disponíveis ou entre em contato anunciando sua chegada.

Segurança

[editar]

Samoa é um destino geralmente seguro. As taxas de criminalidade são baixas e as pessoas são muito prestativas e amigáveis. Às vezes, os itens são roubados. Com precauções sensatas, no entanto, a ameaça de isso acontecer deve ser mínima.

Cães soltos podem ser um problema de segurança na capital Apia. O Governo de Samoa (GoS) aprovou o Canine Control Act em 2013 como um passo inicial para abordar o gerenciamento de cães. A maioria dos cães não verá você como uma ameaça e o ignorará, se você os ignorar. Fingir pegar uma pedra geralmente os assusta.

Saúde

[editar]

Samoa é uma zona livre de malária. No entanto, há surtos ocasionais de dengue e (desde 2014) chikungunya, então precauções devem ser tomadas, como usar mosquiteiros e repelente de insetos. Observe que o mosquito que transmite a dengue normalmente pica durante o dia.

Beba água engarrafada. É barata e facilmente disponível.

Não há animais ou insetos venenosos conhecidos em terra, embora centopeias possam lhe dar uma mordida muito dolorosa. Na água, cuidado com conchas de cone roxo, ouriços-do-mar, corais de fogo, etc. Se não estiver usando nadadeiras, usar calçados durante o mergulho com snorkel é altamente recomendado.

Alguns viajantes relataram uma reação alérgica violenta à bebida cerimonial kava. Os sintomas incluem uma erupção cutânea muito óbvia e inchaço na área do pescoço e do rosto, suor e desconforto. Atenção médica deve ser procurada imediatamente e uma receita para Prednisolona geralmente resolve. Leva de 12 a 24 horas para que os efeitos diminuam visivelmente.

Há dois hospitais em Apia e um em Savaii, em Tuasivi, alguns quilômetros ao norte do cais de balsas em Salelologa.

Respeite

[editar]

Samoa é muito religiosa, com a maioria da população seguindo a denominação anglicana. Isso significa que o domingo é geralmente respeitado como um dia sagrado e a maioria das lojas e negócios estão fechados. Você não deve andar por vilas aos domingos.

Muitas vilas têm um toque de recolher para orações no pôr do sol. Isso normalmente dura cerca de meia hora. Você deve ter cuidado para evitar andar pelas vilas neste horário para não causar ofensas.

A cultura samoana é governada por protocolos e etiqueta rigorosos. Embora sejam feitas concessões para estrangeiros, é sensato evitar roupas reveladoras e cumprir as regras da vila que são impostas pelos matai (chefes) da vila, embora Apia seja bastante relaxada nessas tradições.

Mulheres fazendo topless são tabu, e elas devem usar apenas trajes de banho na praia. Shorts devem ter comprimento até o joelho. Camisas devem ser usadas quando não estiver na praia. Um lavalava (sarong) é quase sempre um traje aceitável.

Outras coisas simples, como tirar os sapatos antes de entrar em uma casa (ou, nesse caso, em acomodações econômicas), devem ser observadas.

A ilha principal de Upolu é conhecida como a ilha "moderna", onde a maioria das vilas da costa norte são bem relaxadas com as antigas tradições rígidas, enquanto Savai'i é a ilha mais tradicional, mas se tornou mais relaxada. Mas banho nu é definitivamente tabu.

Mantenha contato

[editar]

Samoa tem um sistema telefônico adequado com chamadas internacionais. Algumas vilas têm telefones públicos que exigem um cartão telefônico pré-pago.

Samoa.ws, ipasifika.net e Lesamoa são os provedores de serviços de Internet. Existem vários pontos de acesso público à Internet em Apia, onde o acesso rápido e confiável pode ser obtido por cerca de WS$ 12 (US$ 4) por hora. Existem alguns cibercafés em Savaii. Se estiver planejando ficar em áreas remotas de Upolu ou Savaii e não puder sobreviver sem sua dose diária de Internet, verifique com antecedência com o hotel para ter certeza de que ele tem Wi-Fi. A maioria não tem.

O café CSL do outro lado da rua do McDonald's em Apia tem uma conexão rápida de internet por cerca de WS$ 5 por 30 min. Você também pode comprar crédito lá (WS$ 15 por 1 h / WS$ 70 por 10 h) para usar seu laptop em lavaspots de wi-fi em vários locais da cidade e até mesmo no Savaii. A conexão do lavaspot e a velocidade de download são muito boas. Alguns hotéis vendem o mesmo crédito de wi-fi a preços mais altos do que no CSL.

Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!