Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Saltar para o conteúdo

Singapura

Baixe o arquivo GPX para este artigo
1.300103.800
Fonte: Wikivoyage
Ásia > Sudeste Asiático > Singapura
Singapura

Bandeira
Informações básicas

Singapura (ou Cingapura) é uma cidade-Estado do Sudeste Asiático.

Mapa de Cingapura

Singapura (ou Cingapura) é uma cidade do Estado Insular localizada na ponta sul da Peninsula Malaica, no Sudeste Asiático,137 quilómetros do equador. Constituída por 63 ilhas, Singapura é uma cidade habitada por pessoas descendentes de chineses, malaicos e indianos; Assim sendo,há quatro línguas oficiais: Inglês, tamil, malaio e chinês, tendo como língua principal o Inglês e o Malaio como língua nacional...

Cingapura (chinês: 新加坡; malaio: Singapura ; tâmil: சிங்கப்பூர்) é uma cidade-estado no sudeste da Ásia . A Cingapura moderna foi fundada como uma colônia comercial britânica em 1819 e, desde a independência, tornou-se um dos países mais prósperos do mundo e ostenta um dos portos mais movimentados do mundo. A comida de Cingapura é lendária, com movimentados centros de vendedores ambulantes e cafeterias 24 horas que oferecem comida acessível de todas as partes da Ásia. Combinando os arranha-céus e metrôs de uma cidade afluente, futurista e moderna com uma mistura de diferentes culturas asiáticas, como as influências chinesa, malaia e indiana e um clima tropical, com comida saborosa, boas compras e uma vibrante vida noturna, esta Cidade Jardim é uma ótima parada ou trampolim para a região.

O país tem uma reputação parcialmente merecida por sua previsibilidade e neutralidade estéreis. No entanto, a "Suíça da Ásia" é para muitos um refúgio bem-vindo do caos, sujeira e pobreza de grande parte do continente vizinho do Sudeste Asiático. Se você arranhar abaixo da superfície limpa e se afastar da trilha turística, logo encontrará mais do que aparenta em uma das poucas cidades-estados do mundo.

Entender

[editar]

[horizonte do centro financeiro de Cingapura] Cingapura é um microcosmo da Ásia, povoado por chineses, malaios, indianos e um grande grupo de trabalhadores e expatriados de todo o mundo, em um país que pode ser atravessado em apenas uma hora. Tendo comemorado seu 50º aniversário em 2015, Cingapura tem, mais frequentemente do que não, escolhido o pragmatismo econômico em vez de preocupações sociais, encorajando a reutilização e o redesenvolvimento constantes de terras com grandes projetos como os resorts integrados Marina Bay Sands e Resorts World Sentosa, além de se tornar um importante centro financeiro asiático, mas também tem havido uma crescente resistência à preservação do patrimônio local em Balestier e em outros lugares; apenas uma das muitas decisões a serem equilibradas para o futuro do país.

História

[editar]

As primeiras menções de Cingapura em registros históricos escritos datam do segundo e terceiro séculos, onde uma vaga referência à sua localização foi encontrada em textos gregos e chineses, sob os nomes de Sabana e Pu Luo Chung, respectivamente. De acordo com a lenda, o príncipe Srivijayan Sang Nila Utama desembarcou na ilha no século XIII e, ao avistar uma criatura estranha que ele pensou ser um leão, decidiu fundar uma nova cidade que ele chamou de Singapura, sânscrito para Cidade do Leão. Infelizmente, nunca houve leões em nenhum lugar perto de Cingapura ou em qualquer outro lugar da Malásia, então a besta misteriosa era mais provavelmente um tigre ou javali.

Mais registros históricos indicam que a ilha foi colonizada pelo menos dois séculos antes e era conhecida como Temasek, javanês para "Cidade do Mar", e um porto importante para o reino de Sumatra Srivijaya. No entanto, Srivijaya caiu por volta de 1400 e Temasek, golpeado pelos reinos rivais de Sião e o javanês Majapahit, caiu na obscuridade. Como Singapura, então recuperou brevemente a importância como um centro comercial para o Sultanato de Melaka e, mais tarde, o Sultanato de Johor. No entanto, invasores portugueses destruíram o assentamento e Singapura desapareceu na obscuridade mais uma vez.

A história de Cingapura como a conhecemos hoje começou em 1819, quando Sir Thomas Stamford Raffles fez um acordo com um pretendente ao trono do Sultanato de Johor : os britânicos apoiariam sua reivindicação em troca do direito de estabelecer um posto comercial na ilha. Embora os holandeses tenham protestado inicialmente, um tratado anglo-holandês foi assinado em 1824 separando o mundo malaio em esferas de influência britânica e holandesa (resultando nas atuais fronteiras Malásia - Indonésia e Cingapura-Indonésia). Este tratado encerrou o conflito. Os holandeses renunciaram à sua reivindicação a Cingapura e cederam sua colônia em Malaca aos britânicos, em troca dos britânicos cederem suas colônias em Sumatra aos holandeses.

[]
Capital Cingapura
Moeda Dólar de Singapura (SGD)
População 5,8 milhões (2021)
Eletricidade 230 volts / 50 hertz (BS 1363)
Código do país + 65
Fuso horário UTC+08:00, Horário Padrão de Singapura, Ásia/Singapura
Emergências 995, 999
Lado de condução esquerda
editar no Wikidata

Bem localizado na entrada do Estreito de Malaca, abrangendo as rotas comerciais entre China, Índia, Europa e Austrália, o golpe de mestre de Raffles foi declarar Cingapura um porto livre , sem taxas cobradas sobre o comércio. À medida que os comerciantes se aglomeravam para escapar dos onerosos impostos holandeses, o posto comercial logo se tornou um dos mais movimentados da Ásia, atraindo pessoas de longe e de perto. Junto com Penang e Malaca, Cingapura se tornou um dos Estabelecimentos do Estreito e uma joia da coroa colonial britânica. Suas fortunas econômicas receberam um impulso adicional quando o óleo de palma e a borracha de outras partes da Malásia foram processados ​​e enviados via Cingapura. Em 1867, os Estabelecimentos do Estreito foram separados da Índia Britânica e transformados em uma Colônia da Coroa governada diretamente.

Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, a Fortaleza Singapura era vista como uma formidável base britânica, com enormes fortificações navais protegendo contra ataques por mar. No entanto, a fortaleza não só não tinha uma frota - já que a maioria dos navios estava amarrada defendendo a Grã-Bretanha dos alemães - mas os japoneses sabiamente escolheram cruzar a Malásia de bicicleta. Apesar de virarem sua artilharia às pressas, isso era algo para o qual os britânicos não estavam preparados, e em 15 de fevereiro de 1942, com suprimentos criticamente baixos após menos de uma semana de luta, Singapura se rendeu ignominiosamente. Os antigos governantes da colônia foram mandados para a Prisão de Changi, e dezenas de milhares de cingapurianos pereceram na subsequente ocupação brutal. Os britânicos retornaram em 1945, mas estava claro que seu tempo estava chegando ao fim.

Com autonomia concedida em 1955, Cingapura se juntou brevemente à Federação da Malásia em 1963 quando os britânicos saíram, mas foi expulsa após dois sangrentos tumultos raciais em 1964, porque a cidade de maioria chinesa era vista como uma ameaça ao domínio malaio. Consequentemente, quando a ilha se tornou independente em 9 de agosto de 1965, Cingapura se tornou o único país na história do mundo moderno a ganhar independência contra sua própria vontade. Os 25 anos subsequentes de governo com punho de ferro do falecido primeiro-ministro Lee Kuan Yew viram a economia de Cingapura crescer, com o país se tornando rapidamente um dos mais ricos e desenvolvidos da Ásia, apesar de sua falta de recursos naturais, ganhando um lugar como um dos quatro Tigres do Leste Asiático. O Partido de Ação Popular (PAP) no poder continua a dominar o cenário político com 83 das 93 cadeiras no Parlamento nas eleições gerais de 2020. No entanto, as restrições sociais foram flexibilizadas, com o governo tentando se livrar de sua imagem sóbria, e ainda não se sabe como o delicado equilíbrio entre controle político e liberdade social se desenvolverá.

Nos tempos modernos, Cingapura tentou se posicionar como um estado neutro equilibrando os interesses das principais potências mundiais, como os Estados Unidos e a China. Isso fez de Cingapura uma alternativa popular à Suíça para conversas diplomáticas sensíveis entre líderes estrangeiros, como a reunião entre o presidente chinês Xi Jinping e o presidente taiwanês Ma Ying-jeou em 2015, e a reunião entre o presidente americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un em 2018.

Pessoas

[editar]

Cingapura se orgulha de ser um país multirracial e tem culturas diversas, apesar de seu pequeno tamanho. Os cingapurianos constituem dois terços da população. O maior grupo é o chinês (cerca de 75%), no qual os maiores subgrupos são os falantes de hokkien, teochew e cantonês, com o mandarim atuando como a língua franca da comunidade. Outros grupos dialetais notáveis ​​entre os chineses incluem os hakkas, hainaneses, foochows e henghuas. Os malaios, que são compostos por descendentes dos habitantes originais de Cingapura, bem como migrantes da atual Malásia, Indonésia e Brunei, formam cerca de 14% de todos os cingapurianos. Os indianos, que em Cingapura também incluem pessoas que traçam sua ancestralidade até o Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka modernos, formam cerca de 9% dos residentes. Entre os indianos, os tâmeis formam o maior grupo de longe, embora também haja um número significativo de falantes de outras línguas indianas, como malaiala, punjabi, gujarati, sindi e hindi. O restante é uma mistura de muitas outras culturas, mais notavelmente os eurasianos que são de ascendência mista europeia e asiática, e também os peranakans ou chineses do estreito, que são de ascendência mista chinesa e malaia. Outras comunidades menores incluem os parsis, árabes, a maioria dos quais traçam sua ancestralidade até Hadhramaut no atual Iêmen, e judeus, a maioria dos quais traçam sua ancestralidade até Bagdá no atual Iraque (embora atualmente a comunidade judaica de Cingapura seja superada em número pelos judeus expatriados de Israel e países ocidentais). [Marina Bay Sands e o Singapore Flyer] Cingapura sempre foi um país aberto e pelo menos um terço de sua população veio de outros lugares. Eles variam de birmaneses a japoneses, tailandeses e muitos outros. Há também um grande número de filipinos, muitos deles trabalhando na indústria de serviços ou como empregadas domésticas. Multidões de filipinas sorridentes e tagarelas podem ser vistas em espaços públicos, um dos quais é um shopping chamado Lucky Plaza situado ao longo da Orchard Road, aos domingos, quando elas tiram seu único dia de folga. No entanto, um aumento acentuado na migração da China e da Índia levou a algum descontentamento latente e a grupos maiores de falantes apenas de mandarim.

Cingapura é, por algumas medidas, o país mais religiosamente diverso do mundo, sem nenhum grupo religioso formando a maioria, e a liberdade religiosa garantida pela constituição. O budismo é a maior religião, com cerca de um terço da população se declarando budista. Outras religiões que existem em números significativos incluem o cristianismo , o islamismo, o hinduísmo e o taoísmo. Além das "cinco grandes", as outras religiões oficialmente reconhecidas são o siquismo, o zoroastrismo, o judaísmo, a fé bahá'í e o jainismo. Cerca de 17% dos cingapurianos não afirmam nenhuma afiliação religiosa (conhecidos em Cingapura como "pensadores livres").

Clima

[editar]
Singapura
Tabela do clima (uso)
JFMAMJJASOND
 
 
 
235
 
 
30
24
 
 
 
113
 
 
32
24
 
 
 
170
 
 
32
25
 
 
 
155
 
 
32
25
 
 
 
171
 
 
32
25
 
 
 
131
 
 
32
25
 
 
 
154
 
 
31
25
 
 
 
149
 
 
31
25
 
 
 
157
 
 
31
25
 
 
 
155
 
 
32
25
 
 
 
259
 
 
31
24
 
 
 
319
 
 
30
24
Média máx. e min. em °C
Precipitação+Neve totais em mm
Source: w:Singapore#Climate
Conversão imperial
JFMAMJJASOND
 
 
 
9.2
 
 
87
75
 
 
 
4.4
 
 
89
76
 
 
 
6.7
 
 
90
76
 
 
 
6.1
 
 
90
77
 
 
 
6.7
 
 
90
78
 
 
 
5.1
 
 
90
78
 
 
 
6.1
 
 
88
77
 
 
 
5.9
 
 
89
77
 
 
 
6.2
 
 
89
77
 
 
 
6.1
 
 
89
76
 
 
 
10
 
 
88
76
 
 
 
13
 
 
86
75
Média máx. e min. em °F
Precipitação+Neve totais em polegadas

Como Cingapura está a 1°17' ao norte do Equador, seu clima tropical é geralmente ensolarado, com poucas estações distintas. A chuva cai quase diariamente ao longo do ano, geralmente em chuvas repentinas e pesadas que raramente duram mais de uma hora. No entanto, a maior parte das chuvas ocorre durante a monção do nordeste (novembro a janeiro), ocasionalmente apresentando longos períodos de chuva contínua. Tempestades espetaculares podem ocorrer ao longo do ano, a qualquer hora do dia, então é aconselhável levar um guarda-chuva o tempo todo, tanto como uma sombra do sol quanto uma cobertura da chuva.

Entre maio e outubro, incêndios florestais na vizinha Sumatra também podem causar neblina densa, embora isso seja imprevisível e apareça e desapareça rapidamente: verifique com a Agência Nacional do Meio Ambiente as condições atualizadas.

A temperatura média é em torno de:

  • 30°C (86°F) durante o dia, 24°C (76°F) à noite em dezembro e janeiro.
  • 32°C (90°F) durante o dia e 25°C (81°F) à noite durante o resto do ano.

A temperatura mais baixa já registrada em Cingapura foi de 19,4°C (66,9°F), registrada em 1934, e a mais alta já registrada foi de 37,0°C (98,6°F), registrada em 2023.

A alta temperatura e umidade, combinadas com a falta de vento e o fato de que as temperaturas permanecem altas durante a noite, podem cobrar seu preço dos visitantes de partes mais frias do mundo. Tenha em mente que passar mais de uma hora ao ar livre pode ser muito exaustivo, especialmente se combinado com exercícios moderados. Os próprios cingapurianos evitam o calor, e por um bom motivo. Muitos vivem em apartamentos com ar condicionado, trabalham em escritórios com ar condicionado, pegam o metrô com ar condicionado para shoppings com ar condicionado conectados entre si por túneis subterrâneos onde fazem compras, comem e se exercitam em academias com ar condicionado, aventurando-se apenas de manhã cedo e à noite. Siga o exemplo deles se quiser evitar o desconforto no calor escaldante e na umidade de Cingapura.

Unidades de medida

[editar]

Cingapura é, em grande parte, totalmente métrica, mas dois resquícios do sistema imperial britânico são a medida do tamanho das propriedades, que ainda são anunciadas em pés quadrados, e os tamanhos das roupas, que ainda são anunciados em polegadas.

Política

[editar]

Cingapura é uma república parlamentar modelada no sistema Westminster britânico, embora, diferentemente do parlamento britânico bicameral, o parlamento de Cingapura seja uma legislatura unicameral composta por 93 membros eleitos pelo povo e um pequeno número de membros nomeados com direitos de voto limitados.

O presidente serve como chefe de estado de Cingapura e é eleito popularmente a cada seis anos, embora a constituição exija que os candidatos presidenciais tenham servido como ministro do governo, ou como CEO ou presidente do conselho de diretores em uma grande empresa por um período significativo de tempo antes de serem autorizados a concorrer à eleição, limitando efetivamente o número de pessoas qualificadas para serem candidatos presidenciais. O atual presidente é Tharman Shanmugaratnam, que assumiu o cargo em setembro de 2023 após uma vitória esmagadora na eleição presidencial. O papel do presidente é amplamente cerimonial, com o primeiro-ministro exercendo a maior autoridade no governo.

O primeiro-ministro é o chefe de governo e, normalmente, é o líder do partido com mais assentos no parlamento. O atual primeiro-ministro é Lawrence Wong, líder do People's Action Party (PAP), o único partido que governa desde a independência. As eleições parlamentares são realizadas a cada cinco anos, dependendo das circunstâncias, e são regularmente contestadas por partidos de oposição. O controle da imprensa e as restrições à liberdade de expressão são um fator que contribui para impedir qualquer progresso significativo na destituição do partido no poder. No entanto, as eleições de Cingapura são geralmente livres de corrupção e fraude eleitoral.

Feriados

[editar]

[de Ano Novo em Chinatown] Cingapura é uma cidade-estado secular, mas devido à sua população multicultural, Cingapura celebra feriados chineses, muçulmanos, hindus e cristãos.

Gong xi fa cai estilo Singapura

Há algumas reviravoltas no modo de Cingapura celebrar o Ano Novo Chinês, particularmente a comida , que tem pouca semelhança com os ensopados fumegantes do norte gelado da China. O prato principal é bak kwa (肉干), carne de porco doce grelhada, seguida de perto por yu sheng (魚生), uma salada de vegetais desfiados e peixe cru entusiasticamente jogada no ar por todos os presentes. As sobremesas favoritas são tortas de abacaxi doces e quebradiças e bolos nian gao (年糕) cozidos no vapor. Pacotes vermelhos de dinheiro (红包ang pow ) ainda são distribuídos generosamente, mas, ao contrário da China, em Cingapura você só precisa começar a pagar depois de se casar.

The year kicks off with a bang on 1 January and New Year, celebrated in Singapore just as in the West with a fireworks show and parties at every nightspot in town. Particularly famous are the wet and wild foam parties on the beaches of resort island Sentosa. Predefinição:CNYdates Devido à influência da maioria chinesa, o maior evento de longe é o Ano Novo Chinês (农历新年) ou, mais politicamente correto, o Ano Novo Lunar, geralmente realizado no final de janeiro ou início de fevereiro. Embora este possa parecer um momento ideal para visitar, muitas lojas e restaurantes menores ficam fechados por 2 a 3 dias durante o período, embora lojas de conveniência como 7-Eleven, supermercados, lojas de departamento, cinemas, restaurantes de fast-food e restaurantes sofisticados permaneçam abertos. O festival inteiro se estende por 15 dias inteiros, mas a preparação frenética para o pico ocorre pouco antes da noite da lua nova, com exortações de gong xi fa cai (恭喜发财 "parabéns e prospere"), enfeites vermelhos, tangerinas e o animal do zodíaco do ano estampados em todos os lugares e multidões de compradores fazendo fila em Chinatown, onde também há extensas decorações de rua para apimentar o clima festivo. Os dois dias seguintes são passados ​​com a família, e então a vida volta ao normal... exceto pela explosão final de Chingay, um desfile colorido perto do Singapore Flyer, realizado cerca de dez dias depois.

No quinto dia do quinto mês do calendário chinês, o Festival do Barco-Dragão (端午节) é celebrado para comemorar um herói popular chinês. Como parte das celebrações, bolinhos de arroz (肉粽bak chang), que em Cingapura às vezes são embrulhados em folhas de pandan perfumadas em vez das folhas de bambu originais, são geralmente comidos. Além disso, corridas de barco-dragão são frequentemente realizadas no Rio Cingapura neste dia. O sétimo mês do calendário lunar chinês — geralmente agosto — começa com uma nuvem de fumaça, enquanto "dinheiro do inferno" é queimado e oferendas de comida são feitas para agradar os espíritos dos ancestrais que supostamente retornam à Terra nesta época. Este é o Festival do Fantasma Faminto (中元节), quando os vivos se reúnem para se empanturrar e assistir a peças e apresentações de ópera chinesa. Logo depois, o Festival do Meio do Outono (中秋节), no 15º dia do 8º mês lunar (set/out), também é um evento importante, com elaboradas decorações de lanternas principalmente nos Jardins da Baía e no Jardim Chinês de Jurong e bolos lunares que geralmente são recheados com pasta de lótus, nozes e muito mais, consumidos alegremente. The Hindu festival of lights, Diwali, known locally as Deepavali, is celebrated around October or November and Little India is brightly decorated for the occasion. In January or February is the celebration of Thaipusam, a Tamil Hindu festival in which male devotees carry a kavadi, an elaborate structure which pierces through various parts of their body, walking in procession from the Sri Srinivasa Perumal Temple in Little India to the Sri Thandayuthapani Temple in Tank Road. Female devotees usually join the procession carrying pots of milk instead. About one week before Deepavali is Thimithi, the fire-walking festival where male devotees walk on burning coals at the Sri Mariamman Temple in Chinatown. Predefinição:Ramadandates O mês de jejum islâmico do Ramadã com o festival de quebra de jejum Hari Raya Puasa (Eid-ul-Fitr) é uma ocasião importante nas partes malaias da cidade, particularmente Geylang Serai na Costa Leste , que é iluminada com decorações extensas durante o período. Outro festival celebrado pelos malaios é o Eid-ul-Adha, conhecido localmente como Hari Raya Haji, que é o período em que os muçulmanos fazem a viagem a Meca para realizar o Hajj. Nas mesquitas locais, cordeiros doados pelos fiéis são sacrificados e sua carne é usada para alimentar os pobres.

O dia de Natal também é uma grande ocasião festiva em Cingapura, e a Orchard Road é amplamente alinhada com decorações de rua para a ocasião. As famílias cristãs em Cingapura geralmente celebram a ocasião com uma variante do tradicional jantar de Natal britânico, com presunto, peru e um tronco de Yule ou um bolo de frutas de Natal. No entanto, a comunidade eurasiana tem sua própria tradição única de refeição de Natal, que incorpora vários pratos exclusivamente eurasianos, como o curry do diabo. Desde 2011, a pedido do rabino local, uma menorá também foi instalada ao longo da Orchard Road ao lado das decorações de Natal todo mês de dezembro para o Hanukkah.

O Dia Budista de Vesak, que celebra o aniversário do Buda Sakyamuni, e a Sexta-feira Santa completam a lista de feriados.

Uma celebração mais secular ocorre em 9 de agosto, Dia Nacional, quando bandeiras tremulantes enchem Cingapura e desfiles espetaculares do Dia Nacional são realizados para celebrar a independência.

Eventos

[editar]

Cingapura realiza vários eventos a cada ano. Alguns de seus festivais e eventos famosos incluem o Singapore Food Festival, o Singapore Formula One Grand Prix, o Singapore Arts Festival, o Chingay Parade, o World Gourmet Summit e o ZoukOut.

O Natal também é amplamente comemorado em Cingapura, uma temporada em que as ruas da cidade e os shoppings ao longo de seu famoso cinturão de compras, Orchard Road, são iluminados e decorados com cores vibrantes. Além disso, o Singapore Jewel Festival atrai inúmeros turistas todos os anos e é uma exibição de pedras preciosas, joias famosas e obras-primas de joalheiros e designers internacionais.

Informações para visitantes

[editar]
  • visitandosingapore.com

Distritos

[editar]

Às vezes chamada de Little Red Dot (originalmente cunhada como um pejorativo pelo falecido ex-presidente indonésio BJ Habibie) ou Lion City (uma tradução literal do nome original em sânscrito), Cingapura é um pequeno país em uma pequena ilha com cerca de seis milhões e meio de pessoas. É uma cidade bastante populosa e, na verdade, fica atrás apenas de Mônaco como o país mais densamente povoado do mundo. Ao contrário de muitos outros países densamente povoados, Cingapura tem mais de 50% de sua área coberta por vegetação e com mais de 50 grandes parques e 4 reservas naturais; é uma cidade encantadora em um jardim. Grandes cidades residenciais autônomas se multiplicaram por toda a ilha, ao redor do centro da cidade limpo e moderno. O centro da cidade fica no sul e consiste aproximadamente na área comercial de Orchard Road, Riverside, a nova área de Marina Bay e também no distrito financeiro Shenton Way repleto de arranha-céus. Tudo isso é conhecido em Cingapura, amante de siglas, como CBD (Central Business District).

CBD de Cingapura

[editar]
Mapa
Map of Singapore City Centre. Static map

Singapura Exterior

[editar]

Há mais para ver fora do centro da cidade principal de Cingapura, desde o coração do HDB (Housing and Development Board) onde a comida de vendedores ambulantes é rei, até o Zoológico de Cingapura. Ou relaxe nos parques e praias da Costa Leste e Sentosa.

Endereços

[editar]

No centro, o sistema de endereçamento de Cingapura é bastante semelhante ao de outros países de língua inglesa (como 17 Orchard Road), mas os novos empreendimentos habitacionais nos arredores podem parecer mais intimidadores: um endereço típico pode ser "Blk 505 Bedok Nth Ave 3 #19-315". Aqui, "Blk 505" é o número do bloco habitacional (Blk = Bloco), "Bedok Nth Ave 3" é o nome/número da rua e "#19-315" significa andar 19 apartamento 315. O primeiro dígito do bloco habitacional e do número da rua é o número do bairro (neste caso, 5), facilitando a localização correta. Também há códigos postais de 6 dígitos , com os últimos três dígitos correspondendo a exatamente um edifício. Por exemplo, "Blk 181 Bedok North Rd" é "Singapore 460181". Por fim, você também encontrará termos malaios em endereços: os mais comumente usados ​​são Jalan (Jln) para "Estrada", Lorong (Lor) para "Faixa", Bukit (Bt) para "Colina" e Kampong (Kg) para "Vila".

Ferramentas úteis para caçar endereços incluem StreetDirectory.com, GoThere.sg e OneMap.sg . O "Blk" e o número da unidade podem e devem ser omitidos ao inserir endereços nesses sites: "505 Bedok Nth Ave 3" serve.

Chegar

[editar]

Requisitos de entrada

[editar]

Cidadãos da Austrália, União Europeia, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos não precisam de visto para estadias de 90 dias ou menos.

Os portadores de um Cartão de Viagem de Negócios APEC (ABTC) válido podem visitar Cingapura por até 60 dias sem visto.

Cidadãos da maioria dos outros países podem permanecer sem visto por 30 dias ou menos, então esse é o caso se seu país não estiver mencionado aqui.

Cidadãos dos seguintes países que precisam solicitar um visto com antecedência, e podem fazê-lo on-line, por meio de um contato local em Cingapura ou em uma embaixada ou consulado de Cingapura: Afeganistão, Argélia, Armênia, Azerbaijão, Bangladesh, Bielorrússia, Egito, Geórgia, Índia, Irã, Iraque, Jordânia, Cazaquistão, Kosovo, Líbano, Líbia, Quirguistão, Mali, Marrocos, Nigéria, Moldávia, Coreia do Norte, Paquistão, Palestina, Rússia, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria, Tajiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão e Iêmen .

Cidadãos de vários países da antiga União Soviética (Geórgia, Ucrânia e Comunidade dos Estados Independentes) são elegíveis para trânsito sem visto por até 96 horas se você tiver uma passagem aérea de ida para um terceiro país. Você pode entrar em Cingapura por qualquer meio de transporte, mas deve partir por via aérea. Um esquema semelhante está disponível para cidadãos da Índia que tenham um visto válido ou autorização de residência emitida pela Austrália, Canadá, Alemanha, Japão, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido ou Estados Unidos (vistos Schengen emitidos por outros países não contam) e tenham uma passagem aérea, balsa ou cruzeiro de ida para um terceiro país. Cidadãos indianos que visitam Cingapura sob o esquema podem entrar em Cingapura por qualquer meio de transporte, mas devem partir por via aérea ou marítima.

Não é necessário visto para trânsito no Aeroporto de Changi, desde que você não saia da área segura e seu voo de conexão saia dentro de 24 horas.

Todos os viajantes que entram em Cingapura, incluindo cidadãos de Cingapura, devem preencher um SG Arrival Card on-line no máximo 3 dias antes da data de chegada. Se você não tiver feito isso antes de desembarcar do avião, você pode preencher este formulário usando os computadores perto dos balcões de imigração. Depois de concluído, você receberá um e-mail contendo um código de barras que você pode escanear no balcão de imigração ou pode usar uma captura de tela da página de confirmação.

Todos os visitantes de Cingapura podem usar os portões de liberação automatizados, sem necessidade de pré-inscrição. Os balcões manuais ainda estão disponíveis para famílias com crianças menores de 6 anos. Cingapura não carimba mais passaportes para visitantes: você receberá seus termos de entrada no endereço de e-mail fornecido no SG Arrival Card.

Cidadãos de países africanos e sul-americanos, e viajantes que estiveram recentemente na África ou América do Sul, precisam de um certificado de vacinação contra febre amarela para entrar em Cingapura.

Mulheres solteiras de países mais pobres que planejam estadias longas para turismo podem ter problemas para obter um visto, devido a problemas com "atividade ilegal" (presumivelmente prostituição). Tipos hippies podem esperar um pouco mais de atenção da Alfândega, mas fazer a barba e cortar o cabelo não é mais uma condição para a entrada.

Homens que entram ilegalmente em Cingapura ou que permanecem no país por mais de 14 dias após a autorização podem ser sentenciados a três chicotadas.

Requisitos alfandegários

[editar]
Proibido em Singapura

A lista inclui muito mais do que apenas pornografia, armas de fogo e drogas, embora nem todas essas restrições sejam aplicadas na prática.

  • Lixo
  • Fumar em áreas para não fumantes
  • Goma de mascar não medicinal/goma de mascar (geralmente não aplicada)
  • Antenas parabólicas/receptores de rádio adulterados
  • Outdoors independentes
  • Algemas, mesmo que sejam rosas e felpudas
  • Alimentando pombos ou macacos
  • Exibindo bandeiras estrangeiras
  • Jornais da Malásia

Cingapura tem leis de drogas muito rígidas, e o tráfico de drogas acarreta uma pena de morte obrigatória aplicada a todos. Mesmo que você não tenha entrado em Cingapura e esteja apenas em trânsito (ou seja, trocando de voo sem a necessidade de passar pela imigração e alfândega) enquanto estiver de posse de drogas, você ainda estará sujeito à pena de morte. Em Cingapura, é crime ter quaisquer metabólitos de drogas em seu sistema, mesmo que tenham sido consumidos fora de Cingapura, e a Alfândega ocasionalmente faz testes de urina no aeroporto. Além disso, não tente trazer sementes de papoula, pois elas contêm morfina e, portanto, são classificadas como uma substância controlada.

Trazer explosivos ou armas de fogo sem autorização também é uma infração capital em Cingapura. A importação de alguns tipos de armas, como shuriken, nunchaku, canivetes, facas borboleta e chicotes de corrente é proibida, e autorizações para importá-los não serão emitidas em nenhuma circunstância.

Leve receitas para quaisquer medicamentos prescritos que você possa ter com você. Se você estiver trazendo mais de 3 meses de suprimento de qualquer medicamento ou se estiver trazendo sedativos (por exemplo, Valium/diazepam) ou analgésicos fortes (por exemplo, ingredientes de codeína), você precisa solicitar aprovação à Singapore Health Sciences Authority pelo menos 10 dias úteis antes da sua chegada prevista em Cingapura.

As franquias de isenção de impostos para álcool são de um litro de vinho, cerveja e destilados, embora 1  L de destilados possa ser substituído por 1 litro de vinho ou cerveja. Viajantes que entram pela Malásia não têm direito a nenhuma franquia de isenção de impostos. Álcool não pode ser trazido por pessoas menores de 18 anos. Não há franquia de impostos para cigarros: todos os cigarros vendidos legalmente em Cingapura são carimbados como "SDPC", e fumantes pegos com cigarros sem marca podem ser multados em US$ 500 por maço. (Na prática, porém, trazer um maço aberto é geralmente tolerado.) Se você declarar seus cigarros ou excesso de bebida na alfândega, você pode optar por pagar o imposto ou deixar que os agentes da alfândega fiquem com os cigarros até sua partida. Importar goma de mascar não medicinal é ilegal, mas na prática os agentes da alfândega geralmente não se incomodariam com alguns palitos para consumo pessoal. Cigarros eletrônicos são ilegais, e você é obrigado a declará-los e descartá-los na alfândega; não fazê-lo pode resultar em multas pesadas e prisão.

O imposto de bens e serviços (GST) de 9% é cobrado sobre todos os outros bens importados (exceto aqueles sujeitos a impostos especiais de consumo e taxas). Há um desconto de US$ 500 no GST para viajantes que ficaram 48 horas ou mais fora de Cingapura, e um desconto de US$ 100 para aqueles que ficaram menos tempo. Além da declaração e pagamento no local em pontos de controle de fronteira, você pode declarar bens e pagar o GST por meio do aplicativo da Web Customs@SG e mostrar o recibo aos agentes da alfândega.

Não há restrição quanto à quantia de dinheiro que pode ser trazida para dentro ou para fora de Cingapura. No entanto, você é obrigado a declarar à alfândega se estiver trazendo para dentro ou para fora qualquer coisa acima de $ 20.000 ou seu equivalente em moeda estrangeira. A declaração pode ser feita quando você estiver preenchendo seu Singapore Arrival Card, ou por meio deste site. Não declarar expõe você a prisão, multas pesadas e possível prisão.

Pornografia, produtos pirateados e publicações das Testemunhas de Jeová e da Igreja da Unificação não podem ser importados para Cingapura, e toda a bagagem é escaneada em pontos de entrada terrestres e marítimos. Em teoria, todas as mídias de entretenimento, incluindo filmes e videogames, devem ser enviadas ao Conselho de Censura para aprovação antes de serem trazidas para Cingapura, mas isso raramente, se é que alguma vez, é imposto para produtos originais (não pirateados).

De avião

[editar]

Cingapura é um dos maiores centros de aviação do Sudeste Asiático, então, a menos que você esteja vindo da Península da Malásia ou Batam / Bintan na Indonésia, a maneira mais fácil de entrar em Cingapura é por via aérea. Além de sua transportadora de bandeira, a Singapore Airlines, que é amplamente considerada uma das melhores companhias aéreas do mundo em termos de atendimento ao cliente, Cingapura também é o lar das transportadoras de baixo custo Jetstar Asia e Scoot.

Além dos locais, todas as companhias aéreas de qualquer tamanho na Ásia oferecem voos para Cingapura, com a transportadora de desconto pan-asiática AirAsia operando uma rede densa de Cingapura. Também há serviços diretos para a Europa, Oriente Médio, Austrália, Nova Zelândia, América do Norte e África do Sul. Cingapura é particularmente popular na "Rota Canguru" entre a Austrália e a Europa, com a Qantas e a British Airways usando Cingapura como sua parada de reabastecimento entre Londres e Sydney.

Além dos aeroportos locais, viajantes da Malásia ou Indonésia podem considerar voar para Johor Bahru IATA: JHB, Batam IATA: BTH ou Tanjung Pinang IATA: TNJ, pois os voos para esses aeroportos geralmente são mais baratos do que para Changi ou Seletar. A desvantagem é que você terá que passar pela alfândega e imigração duas vezes, e não há ligações diretas de transporte público entre esses aeroportos e Cingapura, o que significa que você terá que providenciar seu próprio transporte. Se você tiver muito tempo, voar para Kuala Lumpur IATA: KUL, que é atendida por mais destinos do que os três aeroportos mencionados acima, também pode economizar algum dinheiro. Os ônibus de Kuala Lumpur para Cingapura levam cerca de 5 horas.

Aeroporto de Changi

[editar]

[vórtice de chuva no aeroporto Jewel Changi]

Artigo principal: Aeroporto Changi de Singapura

1 Changi Airport( IATA: SIN ) é o principal aeroporto e atende a todos os voos comerciais de jatos. Ele aparece regularmente em classificações de "Melhor Aeroporto" e é grande, agradável e bem organizado, com imigração e distribuição de bagagem notavelmente rápidas. O aeroporto é dividido em quatro terminais principais (T1, T2, T3 e T4).

Os táxis são o caminho mais rápido para a cidade e custam cerca de US$ 20–30, incluindo uma sobretaxa de aeroporto de US$ 5 (US$ 3 para horários de menor movimento). Uma sobretaxa adicional de 50% é aplicada de 1h às 6h. Você pode consultar este site para obter informações adicionais sobre tarifas e encargos de táxi. No MRT, leva cerca de 45 minutos para a cidade com uma transferência fácil em Tanah Merah. Um bilhete padrão para a Prefeitura custa US$ 2,30 + US$ 0,10 de depósito não reembolsável, com trens operando das 5h31 às 23h18. Veja o Aeroporto Changi de Cingapura para obter informações completas.

Aeroporto de Seletar

[editar]

2 Seletar Airport( IATA: XSP ) atende a todos os voos turboélice e aviação geral . Concluído em 1928 e usado pela primeira vez para aviação civil em 1930, foi o primeiro aeroporto de Cingapura. Os únicos voos comerciais para Seletar são os voos da Firefly do Aeroporto Subang de Kuala Lumpur (um aeroporto menor mais próximo do centro da cidade, não o principal aeroporto internacional de Kuala Lumpur). O ônibus 102 sai do Hougang MRT (North-East Line) diretamente para o aeroporto, mas a maioria dos viajantes opta por um táxi. Uma sobretaxa de $ 3 é aplicada para viagens do aeroporto.

De barco

[editar]

As balsas conectam Cingapura com a província indonésia vizinha das Ilhas Riau e o estado malaio de Johor . Cingapura tem quatro terminais de balsas que lidam com balsas internacionais:3 HarbourFront (antigo World Trade Center) perto deSentosa,4 Marina Bay Cruise Centre emMarina Bay,5 Tanah Merah Ferry Terminal na Costa Leste , bem como6 Changi Point Ferry Terminal, na extremidade leste da ilha.

Trânsito no terminal de balsas:

  • HarbourFront FT: Dentro do shopping HarbourFront Centre (desembarque na estação HarbourFront MRT).
  • Marina Bay Cruise Centre: Desça na estação Marina South Pier MRT e siga as placas para caminhar até o terminal de balsas. Como alternativa, pegue o ônibus nº 400 na estação Tanjong Pagar MRT, saída C.
  • Tanah Merah FT: Desça na estação Tanah Merah MRT e siga para a Saída B. De lá, pegue o ônibus 35/35M para o terminal de balsas. Como alternativa, desça na estação Bedok MRT e siga para o Bedok Bus Interchange adjacente, de onde os dois serviços de ônibus partem. Se chegar em Tanah Merah FT, pegar um táxi pode ser muito difícil devido à localização remota e 200 outras pessoas chamando-os simultaneamente; geralmente é mais rápido pegar o ônibus 35 algumas paradas até a estação MRT mais próxima e tentar a sorte lá. Um serviço de transporte também conecta Tanah Merah FT com o Aeroporto de Changi, custando US$ 4 cada trecho.
  • Changi Point FT: Pegue o ônibus 2, 29, 59 ou 109 até o Terminal Rodoviário de Changi Village e caminhe até o terminal de balsas localizado nas proximidades.

Da Indonésia

[editar]

As balsas para a Indonésia são operadas por um elenco de operadores em constante mudança, com horários em constante mudança e, a partir de 2022, permanecem bastante reduzidas em comparação aos tempos pré-COVID. O Singapore Cruise Centre mantém um serviço de programação em tempo real mostrando os serviços atuais que podem ser úteis para descobrir o que está realmente operando.

De Batam : balsas de Batu Ampar (terminal de balsas de Harbour Bay) , Sekupang e Waterfront City (Teluk Senimba) usam HarbourFront FT, enquanto balsas de Nongsapura usam Tanah Merah FT. Balsas do Batam Centre usam ambos os terminais de balsas. Os operadores em Harbourfront incluem:

  • Indo Falcon, +65 6278 3167 . Hourly ferries to Batam Centre, fewer to Waterfront City. This company does not operate from Sekupang. Similar fares.

[de Batam]

Em Tanah Merah:

De Bintan : Todas as balsas de Bintan usam o Terminal de Balsas Tanah Merah. Para Tanjung Pinang , há quatro ou cinco saídas por dia de cada uma das duas empresas que operam a rota. Cerca de S$ 30 só ida, incluindo impostos e sobretaxas.

Para resorts Bintan (Bandar Bentan Telani)

  • Bintan Resort Ferries, +65 6542 4369 . operates five ferries from Tanah Merah FT on weekdays, increasing to 7 during weekends. $34.60/50.20 one-way/return peak period, $26.60/39.20 one-way/return off-peak including taxes and fuel surcharge..

De Karimun : Tanjung Balai é atendida pela Sindo Ferry de Harbourfront, com 1 serviço diário somente em dias pares por US$ 50/95 ida/volta.

Da Malásia

[editar]

Os serviços de balsa para a vizinha Malásia são surpreendentemente limitados. Em particular, não há serviços para Bornéu .

  • Batam Fast. Daily ferry service from Tanah Merah Ferry Terminal to Desaru Coast Ferry Terminal in Johor.
  • Changi Point Ferry Terminal, Changi Village, 51 Lorong Bekukong, +65 6545 2305, +65 6545 1616 . Bumboats shuttle between Changi Point Ferry Terminal at and Pengerang, a village at the southeastern tip of Johor. Boats ($10 per person, $2 per bicycle one-way) operate 7AM-7PM and leave when they reach the 12-passenger quota. As of 2022, this service remains suspended due to COVID.

Cruzeiros

[editar]

Cingapura é uma parada popular para cruzeiros regionais e de volta ao mundo. Muitos desses cruzeiros embarcam/desembarcam passageiros aqui durante visitas de um dia inteiro ou durante a noite no porto, enquanto outros param por talvez apenas um dia. Verifique com as empresas de cruzeiros e vendedores para obter detalhes. Os navios usam os mesmos dois terminais mencionados acima para balsas.

De carro

[editar]

Cingapura está ligada à Malásia Peninsular por duas passagens terrestres:

O7 Causeway é um ponto de entrada muito popular e, portanto, terminalmente congestionado, conectando Woodlands no norte de Cingapura diretamente ao coração deJohor Bahru. Por algumas medidas,a passagem de fronteira mais movimentada do mundo, com 350.000 viajantes em ummédio, a Causeway geralmente sofre congestionamento severo nasnoites de sexta-feira(em direção à Malásia),noites de domingo(em direção a Cingapura) eem torno de períodos prolongados de feriados. A Causeway pode ser atravessada por ônibus, trens, táxis transfronteiriços, carros particulares ou motocicletas. A única maneira confiável de evitar engarrafamentos é o trem, veja#De tremabaixo para detalhes, mas a opção mais flexível e popular é pegar um dos muitos serviços de ônibus, cobertos em#De ônibus.

Uma segunda travessia entre a Malásia e Singapura, conhecida como8 Second Link, foi construído entre Tuas no oeste de Cingapura eIskandar Puterina parte oeste dode Johor. Muito mais rápido e (geralmente) menos congestionado do que o Causeway, é usado principalmente pelos serviços de ônibus expressos que vão paraKuala LumpureMalaca. Os serviços de ônibus não são tão numerosos quanto aqueles que atendem o Causeway, e apenas táxis "limousine" da Malásia têm permissão para cruzá-lo (e normalmente cobram US$ 100+ pelo privilégio, veja#De táxiabaixo para detalhes).

Dirigir para Cingapura com um carro registrado no exterior é complicado e caro, envolvendo uma série de impostos rodoviários, cobertura de seguro, transponders de pedágio e muito mais. Em ambas as direções, as agências de aluguel de carros proíbem seus carros de cruzar a fronteira ou cobram extra, então é aconselhável abandonar seu carro do outro lado da fronteira e cruzar para Cingapura de avião ou transporte público. Se você tem suas próprias rodas e insiste em usá-las, consulte o guia Entrando e Saindo de Cingapura da Land Transport Authority para obter os detalhes administrativos.

Pedalar para Cingapura só é possível pela Causeway. Você pode pegar a faixa para motocicletas e processar sua entrada nos balcões manuais para motocicletas. Como o Second Link é servido por vias expressas em ambos os lados, as bicicletas são legalmente proibidas de viajar além do ponto de verificação.

De autocarro/ônibus

[editar]

Direto de destinos da Malásia Há ônibus de longa distância de Kuala Lumpur (KL) e muitos outros destinos na Malásia através do Woodlands Checkpoint e do Second Link em Tuas. Também é possível pegar um ônibus direto de Hat Yai, Tailândia, para Cingapura, levando cerca de 13 horas. Não há terminal central de ônibus e diferentes empresas partem de toda a cidade. As principais operadoras incluem:

  • Aeroline, +65 6258 8800 . Luxury buses with meal on-board, power sockets, lounge area etc, to Kuala Lumpur and Petaling Jaya. Departures from HarbourFront Centre. From $47 one-way.
  • First Coach, +65 6822 2111 . No frills, but the buses have good legroom and use the Second Link. Another selling point is convenient public transport: buses depart from Novena Square (Novena MRT) in Singapore and arrive right next to (KJ 16) Bangsar LRT in Kuala Lumpur. $33/55 single/return.
  • NiCE, +65 6256 5755 . Over 20 daily departures from Kuala Lumpur's old railway station. Double-decker NiCE 2 buses (27 seats) RM80, luxury NiCE++ buses (18 seats) RM88. Departures from Copthorne Orchid Hotel on Dunearn Rd.
  • Transnasional, +60 2 6294 7034 (Malaysia) . Malaysia's largest bus operator, offers direct buses from Singapore through the peninsula. Departures from Lavender St. Executive/economy buses RM80/35.
  • Transtar, +65 6299 9009 . Transtar's sleeper-equipped Solitaire ($63) and leather-seated First Class ($49) coaches offer frills like massaging chairs, onboard attendants, video on demand and even Wi-Fi. More plebeian SuperVIP/Executive buses are $25/39, direct service to Malacca and Genting also available. Departures from Golden Mile Complex, Beach Rd (near Lavender MRT).

Na área metropolitana de Kuala Lumpur, várias outras operadoras de ônibus também partem da9 Terminal Bersepadu Selatan (TBS) bus terminal.

A maioria das outras operadoras se uniram em três portais de reservas compartilhados.

Em geral, quanto mais você paga, mais rápida e confortável é sua viagem. Ônibus mais caros saem no horário, usam o Second Link e não param ao longo do caminho; enquanto os ônibus mais baratos podem não ser pontuais, usam o Causeway perpetuamente congestionado e podem fazer mais paradas intermunicipais. Reserve com antecedência para horários de partida populares, como sexta-feira à noite (indo de Cingapura para a Malásia) e domingo à noite (indo da Malásia para Cingapura), Ano Novo Chinês, Hari Raya Aidilfitri, etc., e leve em consideração algum tempo extra para o congestionamento esperado na fronteira; o congestionamento pode ser avaliado pelas câmeras de trânsito no site OneMotoring.

Uma alternativa para pegar um "ônibus internacional" direto seria fazer um pequeno salto para Johor Bahru e embarcar em ônibus expressos domésticos de longa distância da Malásia para vários destinos da Malásia a partir de10 Larkin Sentral Bus Terminalem Johor Bahru . Além de ter mais opções, as tarifas também são muito mais baixas, pois você pagará por uma tarifa doméstica em ringgit da Malásia, em vez do mesmo valor nominal em dólares de Cingapura. A desvantagem é o incômodo demorado (pelo menos uma hora adicional de viagem) de primeiro chegar a Johor Bahru e depois chegar ao terminal Larkin nos arredores da cidade. Outra desvantagem também seria a falta de assentos de ônibus domésticos durante as temporadas festivas.

Além dos ônibus de longa distância, também há ônibus públicos regulares que circulam entre Johor Bahru e Cingapura. As rotas disponíveis estão listadas nas tabelas abaixo:

De Johor Bahru a Woodlands, via Johor–Singapore Causeway

Ônibus frequentes entre Johor Bahru e Cingapura
Linha Paradas em Cingapura Paradas em JB Tarifa máxima (de JB para SG) Tarifa máxima (de SG para JB)
Ligação da Calçada CW-1 Apenas Kranji MRT Larkin via JB CIQ Ponto de verificação 2,60 ienes SGD 2,60
Ligação da Calçada CW-2 Somente Queen St (Bugis MRT) Larkin via JB CIQ Ponto de verificação 4,80 ienes meridianos SGD 4,80
Ligação da Calçada CW-5 Apenas Newton Circus (Newton MRT) Larkin via JB CIQ Ponto de verificação 4,60 ienes SGD 4,60
SBS Trânsito 170 Queen St via Bukit Panjang MRT (linha MRT do centro ao longo da Bukit Timah Road) e Kranji MRT Larkin via JB CIQ Ponto de verificação tarifa SGD idêntica SGD 2,08 (cartão)
SBS Trânsito 170X Apenas Kranji MRT Somente ponto de verificação JB CIQ tarifa SGD idêntica SGD 1,05 (cartão)
SBS Trânsito 160 Jurong Leste MRT via Kranji MRT Somente ponto de verificação JB CIQ tarifa SGD idêntica SGD 1,88 (cartão)
SMRT 950 Woodlands MRT via Marsiling MRT Somente ponto de verificação JB CIQ tarifa SGD idêntica SGD 1,25 (cartão)
Expresso Singapura-Johor (SJE) Somente Queen St (Bugis MRT) Larkin via JB CIQ Ponto de verificação 3,40 ienes SGD 3,30
Transtar TS1 (10x diariamente) Terminais 3,1,4 do Aeroporto de Changi via Expo MRT, Woodlands MRT, Marsiling MRT Somente ponto de verificação JB CIQ 13,00 ienes SGD 11,00
Transtar TS8 (13-14x diariamente) Resorts World Sentosa via Outram Park MRT, Great World MRT, Orchard MRT, Stevens MRT Somente ponto de verificação JB CIQ 10,00 ienes SGD 8,00
AC7 Estação de metrô Yishun via Estação de metrô Sembawang Somente ponto de verificação JB CIQ 6,00 ienes SGD 2,50

De Iskandar Puteri a Tuas, via segunda ligação Malásia-Singapura

Ônibus frequentes entre Iskandar Puteri e Cingapura
Linha Paradas em Cingapura Paradas em Iskandar Puteri Tarifa máxima (de IP para SG) Tarifa máxima (de SG para IP)
Ligação da Calçada CW-3 Estação de metrô Jurong East Perling Mall, Bukit Indah 1, Bukit Indah 2, Horizon Hills através do 2nd Link CIQ Checkpoint 6,00 ienes 5,00 dólares de Singapura
Ligação Causeway CW-3S Nenhum (conecta-se com CW3 apenas no 2º Link CIQ Checkpoint na Malásia) Taman Ungku Tun Aminah, Sutera Mall, Nusa Bestari, Bukit Indah 1, Bukit Indah 2 através do ponto de verificação CIQ do 2º link 7,00 ienes 5,00 dólares de Singapura
Ligação da Calçada CW-7 Somente Tuas Link MRT Gelang Patah Sentral via ponto de verificação CIQ do 2º link 4,50 ienes SGD 4,50
Transtar TS6 (6x diariamente) The Star Vista (Buona Vista MRT) via One-North MRT, Tuas Link MRT Somente Gelang Patah Sentral 8,00 ienes SGD 6,00

As opções mais comuns para sair de Johor Bahru e Iskandar Puteri são os ônibus listados na tabela. Há um padrão de rotas de ônibus: os ônibus operados por Singapura (SBS Transit, SMRT, SJE, Transtar) só podem parar em um destino na Malásia, enquanto os ônibus Causeway Link operados pela Malásia só podem parar em um destino em Singapura. Terminais à parte, todos os ônibus fazem duas paradas na imigração de Singapura e na imigração da Malásia. Em ambos os pontos de imigração, você deve desembarcar com toda a sua bagagem e passar pelo controle de passaporte e alfândega, depois embarcar no próximo ônibus mostrando sua passagem. Espere um mínimo de 30 minutos para passar por ambos os pontos de controle durante os períodos de baixa temporada, com a expectativa de um tempo médio de passagem de 1 hora durante os períodos de pico, 2 horas no final de períodos prolongados de feriados.

Para maximizar a viagem de trem entre o centro de Cingapura e Johor Bahru, a opção mais simples seria pegar o trem MRT dentro da área central da cidade e desembarcar no Woodlands MRT, e então trocar para o ônibus SMRT 950 para prosseguir para o Johor Bahru Checkpoint. Alternativamente, outra opção seria desembarcar no Kranji MRT, e então trocar para o ônibus SBS 170X para prosseguir para o Johor Bahru Checkpoint.

Outra opção para evitar o congestionamento das linhas de ônibus 170X e 950 durante o horário de pico seria utilizar outros ônibus SBS ou SMRT que levam ao ponto de ônibus Woodlands Train Checkpoint e, em seguida, caminhar 500 m pela passarela elevada até o Woodlands Checkpoint.

De comboio/trem

[editar]

Antigamente o terminal sul da rede Keretapi Tanah Melayu (Ferrovia Malaia ou KTMB) da Malásia, a estação ferroviária central Tanjong Pagar foi desativada e os trens KTMB agora terminam na estação ferroviária JB Sentral em Johor Bahru , Malásia. Um serviço de transporte conecta a única estação de Cingapura restante em Woodlands, bem ao lado da Causeway, com Johor Bahru Sentral. É uma viagem de 5 minutos, mas as passagens só de ida com origem em Cingapura custarão US$ 5, enquanto a volta custará RM5. De Woodlands, as formalidades de imigração para ambos os países são realizadas antes do embarque. De Johor Bahru, as verificações de imigração da Malásia são realizadas no JB Sentral antes do embarque, e as verificações de imigração de Cingapura na chegada a Woodlands. Levando em consideração o tempo de liberação da imigração, a viagem de Johor Bahru para Woodlands leva de 30 a 60 minutos, enquanto a direção reversa leva cerca de 30 minutos.

Os trens de transporte sairão do JB Sentral para Woodlands às 05:00, 05:25, 05:55, 06:20, 07:30, 08:40, 09:50, 11:20, 12:50, 14:20, 15:30, 16:40, 17:50, 19:00, 20:10, 21:20, 22:30 e sairão de Woodlands para o JB Sentral às 07:20, 08:30, 09:40, 10:50, 12:20, 13:50, 15:20, 16:30, 17:40, 18:50, 20:00, 21:10, 22:20, 23:30. O portão abre 30 minutos antes da partida e fecha 10 minutos antes da partida. Durante a semana, as partidas matinais de JB Sentral e as partidas noturnas de Woodlands atendem aos passageiros que trabalham em Cingapura e esgotam assim que os ingressos são liberados para venda com 30 dias de antecedência. Nos fins de semana, as partidas matinais de Woodlands e as partidas noturnas de JB Sentral são populares entre os turistas de um dia para Johor Bahru e esgotam alguns dias antes. Se os ingressos ainda estiverem disponíveis no dia da partida, eles são vendidos até 15 minutos antes da partida.

Para JB Sentral-Woodlands, na JB Sentral há catracas instaladas no portão de embarque (Portão A); escaneie o código de barras ou QR code no seu bilhete (pode ser um armazenado em um dispositivo móvel) para ativar a catraca. Para Woodlands-JB Sentral, os bilhetes comprados online devem ser trocados no balcão de bilhetes da KTMB antes da partida.

Para trens além de Johor Bahru, consulte Johor Bahru#De trem e Malásia#De trem para obter detalhes.

Além disso, Cingapura também é o terminal do Eastern & Oriental Express, um trem de luxo que faz a viagem de Bangkok em quatro dias. É muito caro, custando US$ 6.358 só de ida.

O Woodlands Train Checkpoint não tem relação com a estação Woodlands MRT. Do Woodlands Train Checkpoint, você pode pegar um ônibus para as estações Kranji, Marsiling ou Woodlands MRT. Felizmente, os números de ônibus para cada estação MRT são claramente sinalizados. Para chegar ao Woodlands Train Checkpoint a partir das estações MRT, no entanto, você terá que se certificar de que o ônibus passe pelo "Woodlands Train Checkpoint", e não pelo "Woodlands Checkpoint", que é o ponto de controle para ônibus e outros veículos rodoviários sem acesso direto ao ponto de controle do trem. Os ônibus que atendem ao Woodlands Train Checkpoint incluem 170 (da estação Kranji MRT), 856 (das estações Woodlands e Marsiling MRT), 903 e 911 (da estação Woodlands MRT). Embora o 912 (da estação Woodlands MRT) também passe pelo ponto de controle do trem, ele o faz por uma rota muito longa e, portanto, não é recomendado. Observe que, embora o ônibus 170 esteja programado para passar primeiro pelo "Woodlands Train Checkpoint" antes de seguir para o "Woodlands Checkpoint", em caso de tráfego intenso (ou seja, durante os períodos de pico), os ônibus podem pular o Woodlands Train Checkpoint e seguir diretamente para o Woodlands Checkpoint. Se não tiver certeza, pergunte ao motorista do ônibus ao embarcar para confirmar a rota.

Circular

[editar]

É fácil se locomover por Cingapura: a rede de transporte público é extremamente fácil de usar, acessível e cobre áreas populosas extensivamente. Além disso, táxis/caronas compartilhadas têm preços razoáveis ​​e são fáceis de chamar por meio de aplicativos. O CityMapper Singapore, o Google Maps e o Apple Maps são todos capazes de descobrir a rota mais rápida de trem e ônibus e até mesmo estimar tarifas de táxi entre quaisquer dois pontos.

Tarifas

[editar]

A rede de transporte público segue um esquema de tarifa única, baseada na distância. Isso significa que a tarifa é calculada com base na sua origem e destino final. Você pode visitar gothere.sg ou baixar o aplicativo gothere para estimar sua tarifa.

A maneira mais fácil de pagar por todo o transporte público (incluindo o Sentosa Express) é usar qualquer Visa ou Mastercard sem contato , que você pode usar para entrar e sair de qualquer trem ou ônibus. Celulares com pagamentos NFC Apple Pay ou Google Pay também funcionam. Cartões emitidos no exterior são cobrados com uma taxa de manuseio adicional de US$ 0,60/dia, mas para estadias curtas (ou seja, até oito dias em um período de cinco anos), isso ainda sai mais barato do que comprar bilhetes individuais ou desembolsar US$ 5 não reembolsáveis ​​por um cartão pré-pago EZ-link ou Nets. Todas as viagens podem ser visualizadas e os extratos podem ser baixados criando uma conta TransitLink SimplyGo.

Como alternativa (especialmente se você se vê visitando Cingapura por mais de oito dias nos próximos cinco anos), pegue um cartão de tarifa EZ-link ou NETS Prepaid sem contato RFID em qualquer estação de trem ou loja 7-Eleven. O cartão EZ-link custa US$ 12 (US$ 5 para o cartão em si e US$ 7 de valor armazenado), enquanto o cartão NETS Prepaid custa US$ 10 (US$ 5 para o cartão em si e US$ 5 de valor armazenado). Os cartões podem ser "recarregados" em incrementos de US$ 2 ou mais. Os cartões são válidos por cinco anos. Os cartões podem ser recarregados usando dinheiro ou cartões de crédito ou débito emitidos por Cingapura em máquinas de venda de bilhetes localizadas em estações de trem, ou em dinheiro em lojas de conveniência. Se você estiver saindo de Cingapura e tiver algum dinheiro no seu cartão, você pode ir a qualquer bilheteria da TransitLink para um reembolso, menos uma taxa de processamento de US$ 5.

Você pode ver anúncios do Singapore Tourist Pass (STP), que lhe dá viagens ilimitadas por $10/16/20 por 1/2/3 dias respectivamente, além de alguns descontos para atrações. No entanto, dado que a maioria das viagens custa apenas $1,00-2,50, você precisaria usar o sistema de transporte público frequentemente durante sua estadia para que o STP valesse a pena. Além do período do seu STP, ele funcionará como um cartão EZ-link regular.

Bilhetes simples não estão mais disponíveis para o MRT. Eles ainda estão disponíveis em ônibus, mas custam mais, são um incômodo para comprar porque o motorista tem que calcular as etapas da tarifa, não permitem transferências e você não recebe troco. Basta tocar um cartão; é muito mais fácil.

Crianças menores de sete anos viajam de graça. Não são necessários ingressos, mas você pode pegar um Child Concession Card gratuito em qualquer bilheteria como prova de idade, o cartão pode ser tocado para abrir portões de tarifa, etc. Crianças acima de 7 anos precisam pagar a tarifa integral de adulto, já que as tarifas de estudante estão disponíveis apenas para estudantes com ID escolar de Cingapura.

Skyline de Cingapura

De barco

[editar]

Barcos de passeio voltados para turistas navegam pelo Rio Singapura, oferecendo passeios de ponto a ponto a partir de US$ 3 e cruzeiros com belas vistas do horizonte de arranha-céus do CBD a partir de US$ 13.

Bumboats também transportam passageiros do Terminal de Balsas de Changi Point para Pulau Ubin (US$ 4 só ida), uma pequena ilha na costa nordeste de Cingapura, que é o mais próximo que Cingapura chega de uma vida rural sem pressa. As balsas para as ilhas do sul de Kusu Island e St John's Island partem do Marina South Pier, próximo à estação MRT de mesmo nome. Sister's Islands e Pulau Hantu também estão abertas ao público, embora não haja balsas programadas para lá; você precisará fretar um barco do Marina South Pier e do West Coast Pier, respectivamente.

De carro

[editar]

Aluguel de carro não é uma opção popular para visitantes de Cingapura, já que o transporte público cobre praticamente toda a ilha e geralmente é mais barato pegar táxis o dia todo do que alugar. Você normalmente estará olhando para cima de $ 100 por dia para o menor veículo das principais locadoras, embora os locais possam ser mais baratos e às vezes há bons preços de fim de semana disponíveis. Isso não inclui gasolina em torno de $ 3/litro ou taxas de precificação eletrônica de estradas (ERP), e os aluguéis geralmente cobram extra ou proíbem totalmente dirigir para a Malásia. Se você planeja viajar pela Malásia de carro, faz muito mais sentido atravessar a fronteira para Johor Bahru, onde tanto o aluguel quanto a gasolina custam metade do preço, e você tem a opção de deixar seu carro em outro lugar do país. Isso também evita a atenção extra indesejada que as placas de Cingapura tendem a receber de ladrões e policiais gananciosos.

Licenças estrangeiras em inglês ou de outros países membros da ASEAN são válidas em Cingapura por até um ano a partir da data de sua entrada, após o qual você terá que converter sua licença estrangeira para uma versão de Cingapura. Outras licenças estrangeiras devem ser acompanhadas por uma Permissão Internacional para Dirigir (IDP) ou uma tradução oficial para o inglês (geralmente disponível na sua embaixada) para serem válidas.

Os cingapurianos dirigem do lado esquerdo (como seus vizinhos indonésios, malaios e tailandeses) e a idade legal para dirigir é 18 anos. As estradas em Cingapura estão em excelentes condições e os hábitos de direção são geralmente bons em comparação com outros países da região, com a maioria das pessoas seguindo as regras de trânsito devido à aplicação rigorosa, embora a cortesia na estrada tenda a ser extremamente deficiente e, ocasionalmente, direção aleatória possa ser encontrada. O limite de velocidade é de 90  km/h (56 mph) nas principais vias expressas (com exceção da Kallang-Paya Lebar Expressway (KPE) sendo 80 km/h (50 mph)) e normalmente 50 km/h (31 mph) na maioria das estradas de médio porte. Embora as placas geralmente sejam boas, as vias expressas são quase universalmente chamadas apenas por siglas, então a Pan Island Expressway é "PIE", a East Coast Parkway é "ECP", etc. É relativamente fácil encontrar estacionamento, mas raramente é gratuito, com tarifas que variam dependendo do horário, dia da semana e localização, de cerca de US$ 3/hora em estacionamentos privados no CBD a US$ 1/hora em estacionamentos públicos, geralmente pagos com o CashCard.

Os pagamentos ERP exigem um CashCard de valor armazenado, que geralmente é providenciado pela agência de aluguel, mas é sua responsabilidade garantir que ele tenha valor suficiente. Os pórticos ERP são ativados em momentos diferentes, geralmente na direção esperada da maioria dos carros. Como regra geral, os pórticos encontrados em estradas que levam ao CBD são ativados durante o horário de pico da manhã, enquanto os pórticos encontrados em estradas que saem do CBD são ativados durante o horário de pico da noite. Passar por um pórtico ERP ativo com valor insuficiente significa que um alerta será enviado para seu endereço registrado. Você precisará pagar uma taxa administrativa além da diferença entre o valor restante e a cobrança real. Você tem um tempo limitado para liquidar isso, ou a penalidade se tornará mais severa. [é uma bela cidade] Embora Cingapura seja altamente urbanizada, ainda é possível encontrar animais selvagens na estrada em áreas florestais, particularmente do anoitecer ao amanhecer. No caso de uma colisão com animais , você é obrigado por lei a parar e contatar as autoridades imediatamente; não fazê-lo pode resultar em uma multa de até $ 3.000 (ou $ 5.000 para reincidentes). Se o animal ainda estiver vivo, ligue para o NParks Animal Response Center em +65-1800-476-1600 ou a linha direta de resgate de vida selvagem da Animal Concerns Research and Education Society (ACRES) em +65-9783-7782 . Se você tiver certeza de que o animal está morto, você precisará ligar para a Agência Nacional do Meio Ambiente (NEA) para descartar a carcaça em +65-1800-2255-632 .

Todos os passageiros devem usar cintos de segurança e o uso de telefone enquanto dirige é proibido. Dirigir sob efeito de álcool não é tolerado: o teor máximo de álcool no sangue é de 0,08%, com bloqueios de estradas montados à noite para pegar os infratores, que são multados pesadamente e possivelmente presos. Mesmo que seu nível de álcool no sangue não exceda o limite legal, você ainda pode ser acusado de dirigir sob efeito de álcool se a polícia estiver convencida de que sua capacidade de controlar o veículo foi comprometida pela presença de álcool (por exemplo, se você estiver envolvido em uma colisão). A polícia realiza bloqueios de estradas periódicos e os radares de velocidade são onipresentes. As multas serão enviadas pelo correio para você ou sua agência de aluguel, que então repassará o custo com uma sobretaxa. Se for parado por uma infração de trânsito, nem pense em tentar subornar para sair; a corrupção é uma infração grave em Cingapura.

De táxi

[editar]

[em cores diferentes] Os táxis usam taxímetros e têm preços razoáveis ​​e honestos. Fora dos horários de pico dos dias úteis, as viagens dentro do centro da cidade não devem custar mais do que US$ 10 e até mesmo uma viagem do outro lado da ilha de Changi a Jurong não ultrapassará a marca de US$ 35. Se você estiver em um grupo de 3 ou 4, às vezes é mais barato e rápido pegar um táxi do que o MRT. A ComfortDelgro, a maior operadora, tem um aplicativo de reserva CDG Zig que permite que você peça e pague por suas corridas de táxi no estilo ridehail, incluindo a opção de um preço fixo "ComfortRide" em vez de usar o taxímetro, ou você pode ligar para o sistema de reserva unificado em +65 6-DIAL-CAB (3425-222) +65 6-DIAL-CAB (3425-222) . No entanto, chamar um táxi na rua ou em um ponto de táxi permite que você evite a taxa de reserva de US$ 2,30 a US$ 3,30.

O preço do táxi é praticamente idêntico em todas as empresas, de US$ 4,40 a US$ 5,00 como uma taxa de sinalização (dependendo do tipo de veículo usado), que dura 1  km antes de incrementos de US$ 0,26 por 400  m (para os primeiros 10  km) ou US$ 0,26 por 350  m (após os primeiros 10  km). No entanto, tome cuidado com as surpresas: em dias úteis, viagens antes das 9h30 ou depois das 17h incorrem em uma tarifa de 25-50%, e em dias úteis, uma tarifa de 25% é aplicável entre 10h e 16h. Taxas extras (US$ 3-8) podem ser adicionadas para viagens que começam em aeroportos, atrações populares e terminais de balsas. Sobretaxas de precificação eletrônica de estradas ou taxas de área da cidade também podem ser aplicadas em horários de pico, o que pode adicionar uma quantia substancial à sua tarifa de táxi. Todas essas taxas são mostradas no canto inferior direito do taxímetro, registradas no recibo impresso e explicadas em detalhes tediosos em um adesivo na janela; se você suspeitar que o taxista está tentando passar a perna, ligue para a empresa e peça uma explicação. Não há sobretaxa para viagens até o aeroporto, apenas de. Embora todos os táxis estejam equipados para lidar com (e sejam obrigados a aceitar) cartões de crédito, na prática muitos taxistas não aceitam pagamento eletrônico. Sempre pergunte antes de entrar. Pagar com cartão de crédito incorrerá em uma sobretaxa adicional de 10%, ou US$ 0,30 usando outros cartões ou pagamentos baseados em aplicativos. Como de costume em Cingapura, gorjetas não são esperadas.

No Central Business District, os táxis podem pegar passageiros somente em pontos de táxi (encontrados do lado de fora de qualquer shopping) ou prédios com suas próprias entradas (incluindo praticamente todos os hotéis). Fora do centro, você é livre para chamar táxis na rua ou chamar um na sua porta.

Praticamente todos os táxis de Cingapura são equipados com sistemas de navegação que o levarão aonde você quer ir. Alguns taxistas podem perguntar qual rota você quer pegar; a maioria fica satisfeita com "qualquer caminho que seja mais rápido".

De autocarro/ônibus

[editar]

Os ônibus conectam vários cantos de Cingapura, mas são mais lentos e difíceis de usar do que o MRT. Em um ônibus de longa distância, paradas frequentes e velocidades lentas podem significar que sua viagem pode levar de duas a três vezes mais tempo do que a mesma viagem via MRT. Sua principal vantagem é que você consegue ver os pontos turísticos em vez de um túnel subterrâneo escuro, em parte se você conseguir um assento dianteiro em um ônibus de dois andares, que compõe uma porcentagem relativamente grande de ônibus em Cingapura. Além disso, como há muito mais pontos de ônibus do que estações de MRT, os ônibus geralmente podem levá-lo mais perto do seu destino, o que faz uma grande diferença no calor e na umidade equatoriais.

Existem quatro operadoras de ônibus em Cingapura: SBS Transit, SMRT Buses, Tower Transit e Go-Ahead, todas usando o mesmo sistema de tarifa. Você pode pagar em dinheiro (moedas) nos ônibus, mas o sistema de etapas de tarifa é bastante complexo (é mais fácil perguntar ao motorista o preço para o seu destino), você é cobrado substancialmente mais e não há provisão para obter troco. O pagamento com um cartão de crédito sem contato, EZ-Link ou NETS Prepaid é, portanto, o método mais fácil: toque seu cartão no leitor na entrada da frente do ônibus ao embarcar, e uma tarifa máxima é deduzida do cartão. Quando você desembarcar, toque seu cartão novamente na saída, e a diferença é reembolsada. Certifique-se de tocar para sair, ou você acabará pagando a tarifa máxima. Os inspetores ocasionalmente rondam os ônibus para verificar se todos pagaram ou tocaram, então aqueles que estão com passes de turista devem tocar antes de sentar. Passageiros desonestos de ônibus correm o risco de serem multados em US$ 20 por não pagar ou pagar a menos as tarifas (por retirada prematura) e US$ 50 por uso indevido de cartões de desconto.

Como os ônibus podem vir em frequências irregulares devido às condições de trânsito, é aconselhável usar aplicativos de Tempo de Chegada de Ônibus para saber quando o próximo ônibus chega e planejar sua viagem. Os aplicativos mais populares incluem MyTransportSG e Singabus. A maioria dos serviços de ônibus troncais tem uma frequência entre 10 e 15 minutos, enquanto os serviços de ônibus expressos que têm 3 dígitos e começam com 5 (por exemplo, 502) normalmente têm uma frequência de 20 minutos. Os serviços de ônibus alimentadores normalmente chegam a cada 5 a 15 minutos.

Por meio de transporte

[editar]

Os aplicativos de transporte por aplicativo suplantaram amplamente os táxis em Cingapura. Os dois maiores players são a Grab , que adquiriu os ativos e operações do Uber no Sudeste Asiático (incluindo os de Cingapura) em 2018, e a Gojek . As viagens geralmente têm preços razoáveis, com a maioria das viagens fora de pico no centro da cidade custando cerca de US$ 10-20, embora durante os períodos de pico (sextas-feiras à noite, quando chove, etc.) as tarifas de pico possam ser muito mais altas. A maioria dos cartões de crédito/débito internacionais são aceitos em seus aplicativos, e pagamentos em dinheiro também são aceitos. Outros aplicativos de compartilhamento de viagens incluem Ryde e Tada.

De comboio/trem

[editar]

O MRT (Mass Rapid Transit) e o LRT (Light Rail Transit) são trens que são o tronco principal do sistema de trânsito de Cingapura. Eles são um modo de transporte barato, rápido e confiável, e a rede cobre a maioria dos pontos de interesse para o visitante.

Pague com um cartão de crédito sem contato, EZ-Link ou cartão NETS Prepaid. Bilhetes simples não estão mais disponíveis para o MRT.

Usar qualquer cartão é fácil, basta tocar no leitor no portão de bilhetes ao entrar e sair das áreas pagas das estações. Todas as linhas são perfeitamente integradas, mesmo se as linhas forem operadas por diferentes empresas de transporte, então você não precisa comprar um novo bilhete ou passar por vários portões para transferir entre as linhas de diferentes operadoras.

As estações são limpas e equipadas com banheiros gratuitos. Todas as estações têm portas de tela na plataforma, então não há risco de cair nos trilhos. A North-East Line, Circle Line, Downtown Line e todas as próximas linhas correm no subsolo e são operadas automaticamente, sem motorista. Vale a pena caminhar até a frente do trem para conferir a vista do túnel à frente.

Comer e beber (até mesmo água) é estritamente proibido nas estações e trens, e os infratores podem pagar uma multa de US$ 500.

Ao usar escadas rolantes, fique do lado esquerdo para permitir que aqueles com pressa passem pela direita.

Pelo polegar

Pegar carona é algo praticamente inédito em Cingapura e, dado o pequeno tamanho do país e seu transporte público barato e onipresente, dificilmente é necessário.

De bicicleta

[editar]

Cingapura é em sua maior parte plana e há apenas alguns locais para escalar. O deslocamento de bicicleta é desafiador em Cingapura. Você pode pedalar na estrada, ciclovias, dedicadas e compartilhadas com pedestres e passarelas de pedestres, cada uma com seus próprios desafios. É ilegal pedalar em uma passarela de pedestres se houver uma ciclovia disponível.

Nas estradas, faixas exclusivas para bicicletas são escassas e estão localizadas na Tenah Merah Coastal Road e na West Camp Road. Você tem que pegar a faixa mais à esquerda, que é a faixa de ônibus na maioria das estradas, na maioria das vezes. Você terá que lidar com veículos parando no acostamento das estradas pegando ou deixando passageiros. Embora não seja necessário ter licença para andar de bicicleta nas estradas, espera-se que você esteja ciente das regras de trânsito e as obedeça de qualquer maneira. Em caso de acidentes ou conflitos com outros motoristas, você provavelmente será tratado como um motorista pelas autoridades e pelo judiciário. Certas estradas, como vias expressas, túneis, estradas de acesso e cruzamentos entre vias expressas, estão fora dos limites para ciclistas. Bicicletas podem cruzar a calçada, em pistas de motocicletas, para a Malásia. Usar capacete ao andar na estrada é obrigatório, e luzes brancas dianteiras e vermelhas traseiras são necessárias entre o pôr do sol e o nascer do sol. Não há limite de velocidade para ciclistas nas estradas.

A rede de ciclismo off-road consiste em ciclovias off-road, bem como na Park Connector Network, que consiste em vias ampliadas de cinco pés conectando os vários parques que pontilham a ilha. Elas são marcadas com um símbolo de bicicleta ou com "PCN" (Park Connector Network). O limite máximo de velocidade para bicicletas em ciclovias é de 25 km/h; no entanto, em várias seções, as ciclovias se fundem com as ciclovias, reduzindo a velocidade máxima para 10 km/h, que também é a velocidade máxima para bicicletas em ciclovias exclusivas para pedestres. Também é comum que pedestres usem ciclovias, então, na prática, muitas vezes é necessário reduzir a velocidade mesmo em ciclovias dedicadas. Um mapa atualizado de ciclovias e outras informações importantes sobre rotas de bicicleta, como pontos de travessia de estradas, podem ser encontradas neste Google Map. Estacionamentos para bicicletas, como ciclovias, podem ser facilmente encontrados em áreas suburbanas, como perto de estações de MRT, estados de habitação pública, grandes shoppings e centros urbanos, mas não são tão comuns no centro da cidade.

No entanto, a bicicleta é vista como uma conexão de última milha para alguns passageiros. Bicicletas compartilhadas podem ser alugadas com aplicativos móveis de compartilhamento de bicicletas, como HelloRide.SG, Anywheel ou SG Bike, na área de estacionamento de bicicletas designada mais próxima do nó de transporte, ou seja, estação de trem, e estacionadas na área de estacionamento de bicicletas designada mais próxima do destino. Bicicletas dobráveis ​​que não excedam 120 cm por 70 cm por 40 cm quando dobradas podem ser levadas em trens e ônibus a qualquer hora do dia.

Por e-scooter

[editar]

Conhecidos localmente como Dispositivos de Mobilidade Pessoal (PMDs), os e-scooters são legais em Cingapura, mas são proibidos em estradas e scooters com guidão também são proibidos em caminhos exclusivos para pedestres. Na prática, isso significa que eles só podem ser usados ​​nos subúrbios e não são uma opção prática para turistas.

A pé

[editar]

Cingapura é muito amigável aos pedestres. No principal distrito comercial e nas principais rodovias, calçadas e faixas de pedestres estão em boas condições e são abundantes, e pelos padrões asiáticos os motoristas são geralmente cuidadosos e dispostos a dar passagem em faixas de pedestres marcadas. Atravessar fora da faixa é ilegal e punido com multas de US$ 25 e até três meses de prisão, no entanto, é bastante comum e raramente aplicado, a menos que seja feito na frente da polícia.

Uma desvantagem inevitável, porém, é o calor e a umidade tropicais , que deixam muitos visitantes suados e exaustos, então faça como os moradores locais e leve uma pequena toalha, uma garrafa de água e até mesmo um guarda-chuva para se proteger do calor escaldante. Além disso, tempestades à tarde são bastante comuns durante a temporada de monções. É melhor começar cedo, ir a lojas, cafés e museus com ar-condicionado para se refrescar ou se abrigar da chuva e planejar voltar ao shopping ou à piscina do hotel antes do meio-dia. Alternativamente, após o pôr do sol, as noites também podem ser comparativamente frias. O lado positivo é que o fato de o sol estar frequentemente coberto por nuvens e sombreado por árvores e vegetação ao longo das estradas significa que você não se queimará tão facilmente como nessas latitudes. No entanto, é aconselhável usar roupas de linho ou poliéster que absorvem o suor mais rápido, pois as roupas de algodão geralmente ficam encharcadas com grandes quantidades de suor resultantes do alto calor e umidade.

Uma dica útil para combater o clima tropical é procurar por travessias subterrâneas de pedestres com ar condicionado. Essas passarelas com controle de temperatura são abundantes e geralmente ficam entre shoppings e prédios comerciais altos. Além disso, procure pelas passarelas de pedestres que conectam a estações subterrâneas de MRT. Algumas estações podem ter até 25 passarelas diferentes que conectam a diferentes entradas/saídas na área, criando uma extensa rede de passarelas ao redor do centro da cidade que dá a impressão de uma cidade abaixo da cidade.

As caminhadas clássicas em Cingapura incluem descer o rio do Merlion pelos cais Boat e Clarke, caminhar por todo o perímetro da Marina Bay, fazer trekking pela Southern Ridges Walk ou simplesmente passear por Chinatown , Little India , Bugis ou Orchard .

Fale

[editar]

Quem são as pessoas do seu bairro?

[editar]

Os 3 grandes chineses, malaios e indianos recebem toda a atenção da imprensa, mas há muitas outras comunidades com seus próprios pequenos bairros (ou shoppings) em Cingapura:

  • Árabes : Arab St, é claro
  • Birmanês : Peninsula Plaza, na North Bridge Rd
  • Chinês continental : Geylang (a "nova Chinatown" de Cingapura)
  • Filipinos : Lucky Plaza, na Orchard Rd
  • Francês : Serangoon Gardens
  • Eurasianos : Katong
  • Indonésios : City Plaza, perto do Paya Lebar MRT
  • Japonês : Robertson Quay, especialmente o shopping Great World City, além do Cuppage Plaza, em frente ao Somerset MRT e Takashimaya ao longo da Orchard Rd
  • Coreanos : Tanjong Pagar Rd
  • Chinês peranakan : Katong
  • Tailandeses : Aperia Mall, Lavender Street e City Gate, Beach Road
  • Vietnamita : Joo Chiat Rd

[placa em inglês, chinês, malaio e tâmil] O malaio é consagrado na constituição como a "língua nacional", mas, na prática, a língua mais comum é o inglês, falado por quase todos os cingapurianos não idosos com vários graus de fluência. No entanto, o dialeto local característico, o singlish, pode ser difícil de entender às vezes, pois incorpora gírias e frases de outras línguas, incluindo vários dialetos chineses, malaio e tâmil, bem como palavras inglesas cuja pronúncia ou significado foram alterados. Além disso, tem uma maneira estranha de estruturar frases, devido aos falantes originais serem principalmente chineses, resultando na maioria das frases em singlish tendo gramática chinesa. Os grupos consonantais complexos são simplificados, os artigos e plurais desaparecem, os tempos verbais são substituídos por advérbios, as perguntas são alteradas para se adequarem à sintaxe chinesa e partículas não inglesas (especialmente o infame "lah") aparecem:

Exemplos de frases em Singlish e respectivos significados em inglês
Solteiro Inglês
Você quer cerveja ou não? -- Dunwan lah, bebendo cinco garrafas de oreddi. Você quer uma cerveja? -- Não, obrigado; já tomei cinco garrafas.
Mais tarde, quero ir ao shopping lepak um pouco? -- Ok, calma, lah! Você quer relaxar no shopping um pouco mais tarde? -- Ok, ótimo!
Ele hoje taiko, kena tekan por seu chefe, então jialat. Ele teve "sorte" de ser repreendido pelo seu chefe hoje, parecendo estar em apuros.

Graças às campanhas nacionais de educação linguística, a maioria dos jovens cingapurianos é, no entanto, capaz de falar o que o governo chama de "bom inglês" (britânico) quando necessário. Além disso, é comum que cingapurianos de origens mais ricas frequentem universidades no Reino Unido ou nos Estados Unidos. Para evitar ofensas não intencionais, é melhor começar com o inglês padrão e mudar para o pidgin simplificado apenas se ficar evidente que a outra pessoa não consegue acompanhá-lo. Tente resistir à tentação de polvilhar sua fala com palavras desnecessárias em singlish. Você vai rir se fizer certo, mas soará paternalista se fizer errado.

Cerca de 35% dos cingapurianos falam inglês em casa. As outras línguas oficiais de Singapura são o mandarim chinês , o malaio e o tâmil, falados principalmente pelos grupos étnicos chinês, malaio e indiano de Singapura, respectivamente. Os escritórios governamentais são obrigados por lei a fornecer todos os serviços em todas as quatro línguas oficiais. Assim como o inglês, o mandarim falado em Singapura também evoluiu para um crioulo distinto e frequentemente incorpora palavras de outros dialetos chineses, malaio e inglês, embora todos os chineses de Singapura aprendam mandarim padrão na escola. A proficiência em chinês entre a comunidade chinesa varia significativamente — alguns podem ter problemas para falar ou entender mandarim em um nível de conversação. Vários dialetos chineses (principalmente o hokkien , embora números significativos também falem teochew e cantonês) também são falados entre chineses étnicos mais velhos do mesmo grupo de dialetos, embora seu uso tenha praticamente desaparecido entre a geração mais jovem; a maioria das pessoas nascidas depois de 1980 não consegue falá-los, a menos que tenham sido criadas pelos avós. Outras línguas indianas, como o punjabi entre os sikhs, também são faladas.

A escrita oficial chinesa usada em Cingapura é a escrita simplificada usada na China continental. Como tal, todas as publicações oficiais (incluindo jornais locais) e placas são em chinês simplificado, e é o chinês simplificado que é ensinado nas escolas. Alguns da geração mais velha ainda preferem a escrita tradicional, e a popularidade da cultura pop de Hong Kong e Taiwan significa que os mais jovens também podem estar familiarizados com ela.

Veja

[editar]
Uma fofura![família de lontras depois de um mergulho]Depois que o Rio Singapura e seus afluentes foram limpos na década de 1990, as lontras de pelo liso voltaram para Singapura e para os corações de seus moradores. Mais ativas ao amanhecer e ao anoitecer, elas podem ser vistas com mais frequência ao redor do Rio Kallang (incluindo os Jardins da Baía) e do Parque Bishan-Ang Mo Kio, pegando peixes e marchando ruidosamente pelos caminhos. Só não chegue muito perto: elas têm dentes extremamente afiados e são protetoras de seus filhotes. OtterWatch no Facebook é um bom lugar para se manter atualizado sobre avistamentos de lontras.

Os pontos turísticos de Cingapura são abordados com mais detalhes sob os vários distritos. Em termos gerais:

  • Praias e resorts turísticos : Vá para uma das três praias em Sentosa ou suas ilhas do sul. Outras praias podem ser encontradas na Costa Leste.
  • Cultura e culinária : Visite Chinatown para saborear iguarias chinesas, Little India para saborear sabores indianos, Geylang Serai para uma experiência malaia ou a Costa Leste para conhecer a cultura eurasiana e peranakan e deliciosos frutos do mar, incluindo o famoso caranguejo com pimenta-do-reino.
  • História e museus : A área de Bras Basah, a leste de Orchard e ao norte do Rio Singapura , é o centro colonial de Singapura, com edifícios históricos e museus.
  • Natureza e vida selvagem : Atrações turísticas populares como o Zoológico de Cingapura, o Safári Noturno, o Parque Jurong Bird e o Jardim Botânico ficam todos no Norte e Oeste . Para algo mais próximo da cidade, visite o futurista Gardens by the Bay no distrito de Marina, atrás do Marina Bay Sands. Encontrar a natureza "real" é um pouco mais difícil, mas a Reserva Natural de Bukit Timah (no mesmo distrito do zoológico) tem mais espécies de plantas do que em toda a América do Norte e também abriga uma população próspera de macacos selvagens. Pulau Ubin, uma ilha perto da Vila Changi no leste, é um flashback da Cingapura rural de antigamente. Parques da cidade cheios de moradores correndo ou fazendo tai chi podem ser encontrados em todos os lugares. Veja Turismo botânico em Cingapura para obter detalhes sobre onde ver árvores e plantas.
  • Arranha-céus e compras : A maior concentração de shoppings fica na Orchard Road, enquanto os arranha-céus estão agrupados ao redor do Rio Singapura , mas confira também Bugis e Marina Bay para ver onde os cingapurianos fazem compras.
  • Locais de culto : Não perca este aspecto de Cingapura, onde o budismo, o taoísmo, o hinduísmo, o sikhismo, o cristianismo, o islamismo e o judaísmo existem em números consideráveis. Os locais religiosos podem ser facilmente visitados e acolhem não seguidores fora dos horários de culto. Particularmente dignos de visita incluem: o vasto monastério Kong Meng San Phor Kark See perto de Ang Mo Kio /Bishan, o colorido templo hindu Sri Mariamman em Chinatown, o psicodélico templo budista birmanês em Balestier e o imponente Masjid Sultan em Arab Street.

Itinerários

[editar]
  • Três dias em Cingapura Um conjunto de três dias de degustação de comida, cultura e compras em Cingapura, facilmente dividido em pedaços pequenos.
  • Southern Ridges Walk Um passeio panorâmico fácil de 9 km pelas colinas e selvas do sul de Cingapura. Os destaques da trilha incluem uma ponte de pedestres Henderson Waves de 36 m de altura, proporcionando uma vista deslumbrante do mar além da selva.

Faça

[editar]

Embora você possa encontrar um lugar para praticar quase qualquer esporte em Cingapura golfe, surfe, mergulho, até mesmo patinação no gelo e esqui na neve devido ao pequeno tamanho do país, suas opções são bastante limitadas e os preços são relativamente altos. Para esportes aquáticos em particular, as movimentadas rotas de navegação e a pressão populacional significam que o mar ao redor de Cingapura é turvo, e a maioria dos moradores locais vai para Pulau Tioman, Ilha Sibu (Malásia) ou Bintan (Indonésia). No lado positivo, há uma abundância de lojas de mergulho em Cingapura, e elas frequentemente organizam viagens de fim de semana para bons locais de mergulho na Costa Leste da Malásia, então são uma boa opção para acessar alguns dos locais de mergulho não tão turísticos da Malásia.

Cultura

[editar]

[Esplanade by the Bay] Do lado cultural das coisas, Cingapura tem tentado se livrar de sua reputação chata e abotoada e atrair mais artistas e performances. A estrela no céu cultural de Cingapura é o teatro Esplanade em Marina Bay, uma instalação de classe mundial para artes cênicas e um palco frequente para a Orquestra Sinfônica de Cingapura. As opções de cultura pop estão crescendo rapidamente e a cena artística local de Cingapura está passando por um segundo renascimento, com atos locais de língua inglesa como The Sam Willows e Gentle Bones se juntando às estrelas pop chinesas locais Stefanie Sun e JJ Lin na cena. Qualquer banda e DJ em turnê pela Ásia também tem quase a garantia de se apresentar em Cingapura.

Ir ao cinema é um passatempo popular em Cingapura, mas procure por classificações "M18" (somente para maiores de 18 anos) ou "R21" (somente para maiores de 21 anos) se você gosta de filmes com menos cortes. As quatro grandes redes de cinema são Cathay, Carnival Cinemas, Golden Village e Shaw Brothers. Para um gostinho de Cingapura através do cinema, as comédias populares de Jack Neo mostram as fraquezas da vida em Cingapura, enquanto diretores como K. Rajagopal, Boo Jun Feng e Tan Pin Pin estão inaugurando uma nova onda de arte cinematográfica contemporânea em Cingapura.

Para música clássica, Cingapura é o lar da Singapore Symphony Orchestra, que é baseada principalmente no Esplanade concert hall, embora faça concertos gratuitos no Singapore Botanic Gardens todos os anos. O T'ang Quartet é um quarteto de cordas profissional altamente aclamado baseado em Cingapura, e regularmente faz apresentações de música de câmara. Para música tradicional chinesa, há a Singapore Chinese Orchestra .

Quanto à música mais contemporânea, Cingapura atraiu eventos internacionais para se expandir aqui, bem como cultivou seus próprios festivais. O Ultra Singapore é a edição local do renomado Ultra Music Festival desde 2016, trazendo artistas de música eletrônica de renome internacional. O Laneway Singapore é a edição local do St Jerome's Laneway Festival, que acontece desde 2011, embora tenha havido um hiato em 2019. O Baybeats é um festival anual gratuito de música na Esplanade desde 2002, geralmente durando um fim de semana e focado em músicos indie, principalmente de Cingapura e países asiáticos próximos. O Garden Beats Festival é um evento com ingresso anunciado como um "festival de piquenique eletrônico" no Fort Canning Park, trazendo artistas internacionais enquanto promove ideias ecologicamente corretas como "o primeiro festival de música neutro em carbono em Cingapura".

Os amantes da música jazz também podem se interessar pelo Festival Internacional de Jazz de Cingapura (geralmente abreviado como Sing Jazz), que até agora acontece aproximadamente entre março e abril do ano e tem apresentado atrações principais do jazz ao lado de músicos ligados ao jazz.

Em maio ou junho, não perca o Singapore International Festival of Arts anual (antigo Singapore Arts Festival), com um programa de exibições/performances de arte e conversas com artistas ao longo de várias semanas. Dando continuidade a isso, em agosto você pode assistir ao Singapore Night Festival anual ao longo do Bras Basah. Distrito de Bugis, onde vários eventos artísticos/musicais - muitos deles gratuitos - acontecem à noite ao longo de duas semanas (mas concentrados nos fins de semana). Um evento recorrente é o show de luzes de projeção mapeada, em que a animação é mapeada e projetada na fachada do Museu Nacional de Cingapura, criando uma exibição única.

Ingressos antecipados para quase todos os eventos culturais podem ser adquiridos na SISTIC, on-line ou em qualquer um dos seus diversos pontos de venda de ingressos, incluindo o Singapore Visitor Centre na Orchard Rd .

Wayang é uma ópera de rua chinesa, apresentada em teatros ao ar livre por trupes. Ela combina uma grande variedade de formas de arte tradicionais com canto, mímica, dança, acrobacia e artes marciais.

Jogatina

[editar]

Cingapura tem dois cassinos enormes, sempre chamados pelo eufemismo "resort integrado", que geram quase tanta receita quanto a totalidade de Las Vegas. O Marina Bay Sands em Marina Bay é o maior e mais chique dos dois, enquanto o Resorts World Sentosa em Sentosa visa uma experiência mais familiar. Enquanto os moradores locais (cidadãos e residentes permanentes) têm que pagar US$ 100/dia para entrar, os visitantes estrangeiros podem entrar de graça após apresentarem seus passaportes.

Além do cassino, há outras formas de apostas legalizadas que são mais acessíveis aos moradores locais. Isso inclui corridas de cavalos , que são realizadas pelo Singapore Turf Club nos fins de semana, bem como apostas em futebol e várias loterias realizadas pelo Singapore Pools. As corridas de cavalos serão encerradas em 5 de outubro de 2024, com o hipódromo sendo demolido e reconstruído.

Mahjong também é um passatempo popular em Cingapura. A versão jogada em Cingapura é semelhante à versão cantonesa, mas também tem "peças de animais" extras não presentes na versão cantonesa original, bem como várias diferenças de pontuação. No entanto, isso continua sendo um assunto de família e amigos, e não há salões de mahjong (legais), pois a operação de casas de jogo é ilegal.

Jogar em público (por exemplo, jogar pôquer ou blackjack em um parque) é ilegal e punível com multa e prisão pela lei de Singapura.

Golfe

[editar]

Apesar de seu pequeno tamanho, Cingapura tem um número surpreendentemente grande de campos de golfe, mas a maioria dos melhores são administrados por clubes privados e abertos apenas para membros e seus convidados. As principais exceções são o Sentosa Golf Club, o Sembawang Country Club e o Sime Course of Keppel Club, embora cobrem taxas muito mais altas do que para membros. Veja a Singapore Golf Association para a lista completa; alternativamente, vá para as ilhas indonésias próximas de Batam ou Bintan ou através do Second Link para Iskandar Puteri, Malásia.

Raças

[editar]

[Grande Prêmio de Cingapura acontece no Circuito de Rua de Marina Bay.]

  • O Grande Prêmio de Cingapura é uma corrida de Fórmula 1 realizada nas ruas de Marina Bay em setembro/outubro.
  • O Singapore Turf Club em Kranji sedia corridas de cavalos quase todas as sextas-feiras, incluindo diversas copas internacionais, e é popular entre os apostadores locais.
  • O Singapore Polo Club, perto de Balestier, também está aberto ao público em dias de competição.

Spas

[editar]

Cingapura passou por um "boom de spas", e agora há muitas opções para tudo, desde Ayurveda holística até hidroterapia com chá verde. No entanto, os preços não são tão baixos quanto nos vizinhos Indonésia e Tailândia, e você geralmente estará olhando para mais de US$ 50, mesmo para uma massagem simples de uma hora. Spas premium podem ser encontrados na maioria dos hotéis 5 estrelas e em Orchard, e o Spa Botanica de Sentosa também tem uma boa reputação. Há também inúmeras lojas que oferecem massagens tradicionais chinesas, que são em sua maioria legítimas, embora alguns "centros de saúde" mais duvidosos ainda permaneçam. Banhos públicos tradicionais de estilo asiático são inexistentes.

Ao procurar salões de beleza na Orchard Road, experimente os do quarto andar do Lucky Plaza. Eles oferecem a maioria dos serviços de salão, como manicure, pedicure, tratamentos faciais, depilação e serviços de cabelo. Um favorito das tripulações de voo e turistas recorrentes devido aos custos mais baixos em comparação com os preços altíssimos de outros salões ao longo do cinturão de compras. Pesquise preços, alguns dos mais bonitos realmente cobram menos.

Natação

[editar]

Esqueça sua pequena piscina de hotel se você gosta de natação competitiva ou recreativa: Cingapura é o paraíso para nadadores com, sem dúvida, a maior densidade de piscinas públicas do mundo. Todas são piscinas ao ar livre de 50 m (algumas instalações até apresentam até três piscinas de 50 m), acessíveis por uma taxa de entrada de US$ 1–1,50. Alguns visitantes não nadam. Eles vêm de complexos habitacionais próximos por algumas horas para relaxar, ler e relaxar ao sol. A maioria fica aberta diariamente das 8h às 21h e todas têm um pequeno café. Imagine nadar em suas raias na noite tropical com palmeiras iluminadas ao redor da piscina.

O Singapore Sports Council mantém uma lista de piscinas , a maioria das quais faz parte de um complexo esportivo maior com academia, pista de corrida, quadras de tênis etc., e fica perto da estação MRT que deu nome a elas. Talvez a melhor seja em Katong (111 Wilkinson Road, na Costa Leste): depois do mergulho, passeie pelo bairro de vilas diretamente em frente à entrada da piscina e dê uma olhada na arquitetura luxuosa e original das casas onde os cingapurianos realmente ricos vivem. Se você ficar entediado com piscinas comuns, vá para o Jurong East Swimming Complex, onde você tem piscina de ondas, toboáguas e jacuzzi por uma taxa de entrada insanamente acessível de US$ 1,50 durante a semana e US$ 2 nos fins de semana. Para aqueles que se sentem mais ricos, visite o parque temático aquático Wild Wild Wet ou o Adventure Cove Waterpark e molhe-se com vários toboáguas emocionantes e piscinas de ondas gigantes.

Para aqueles que não gostam de piscinas, vá para as praias. O East Coast Park tem um litoral cênico que se estende por mais de 15  km. É um local de refúgio popular para os cingapurianos nadarem, andarem de bicicleta, fazerem churrasco e se envolverem em vários outros esportes e atividades recreativas. A ilha Sentosa também tem três praias de areia branca - Siloso Beach, Palawan Beach e Tanjong Beach - cada uma com suas próprias características distintas e também muito popular entre os moradores locais.

Esportes aquáticos

[editar]

Canoagem e dragon-boating são esportes aquáticos populares em Cingapura, e há muitos reservatórios e rios lindos onde se pode participar de tal atividade física. Confira o Reservatório MacRitchie, o Rio Kallang e a Marina Bay para opções com preços razoáveis. Além desses esportes aquáticos mais regulares, Cingapura também oferece aos fãs de esportes aquáticos atividades da moda, como esqui a cabo e surfe de ondas em ambientes especialmente criados.

Esportes de neve

[editar]

Estando a apenas um grau ao norte do Equador, obviamente não é o melhor lugar do mundo para esquiar, mas a ensolarada Cingapura ainda tem um centro de neve interno permanente. Snow City oferece aos visitantes uma chance de vivenciar o inverno. Os visitantes podem escapar do clima tropical quente e úmido para brincar na neve ou até mesmo aprender a esquiar e praticar snowboard com instrutores profissionais certificados.

Também é possível patinar no gelo em Cingapura, no Kallang Ice World, no Leisure Park Kallang.

Compre

[editar]

Dinheiro

[editar]
Taxas de câmbio para dólares de Singapura

Em janeiro de 2024:

  • US$ 1 ≈ S$ 1,32
  • € 1 ≈ S$ 1,45
  • £ 1 do Reino Unido ≈ S$ 1,68
  • AU$ 1 ≈ S$ 0,90
  • NZ$ 1 ≈ S$ 0,83
  • Japonês ¥100 ≈ S$0,93
  • Chinês ¥1 ≈ S$0,19
  • ₹100 indiano ≈ S$1,59
  • HK$ 1 ≈ S$ 0,17
  • RM1 malaio ≈ S$0,29
  • Indonésio Rp10.000 ≈ S$0,85

As taxas de câmbio flutuam. As taxas atuais para essas e outras moedas estão disponíveis em XE.com

A moeda de Singapura é o dólar de Singapura , denotado pelo símbolo S$ ou $ (código ISO: SGD ). É dividido em 100 centavos, denotado ¢ . Existem moedas de 5¢ (bronze ou ouro), 10¢ (prata), 20¢ (prata), 50¢ (prata) e $1 (2ª série: ouro; 3ª série: prata com borda dourada). As notas são em denominações de $2 (roxo), $5 (verde), $10 (vermelho), $50 (azul), $100 (laranja), $1.000 (roxo) e $10.000 (ouro). As três denominações mais baixas são emitidas inteiramente em polímero, o restante das denominações são emitidas em papel. As duas últimas denominações não são mais emitidas, muito raramente vistas e inúteis fora de butiques de luxo, cassinos e lojas de departamento — os viajantes seriam sábios em evitá-las.

A menos que inclua outras iniciais (por exemplo, US$ para representar dólares americanos), o símbolo "$" usado na nação-ilha (e neste guia) se refere aos dólares de Cingapura.

O dólar de Brunei é indexado ao dólar de Cingapura e é legalmente "moeda corrente habitual" que pode ser usada de forma intercambiável. Na prática, é muito raro ver notas de Brunei em Cingapura, e se você tentar usar uma, muitos comerciantes menores, desconhecendo a indexação, a rejeitarão inicialmente. Para evitar aborrecimentos adicionais, mostre o site oficial sobre a indexação ao comerciante, ou considere trocar seus dólares de Brunei por dólares de Cingapura antes de usar. Todos os bancos são legalmente obrigados a trocar notas de Brunei gratuitamente.

Cabines de câmbio podem ser encontradas em todos os shoppings e geralmente oferecem melhores taxas, melhores horários de funcionamento e serviço muito mais rápido do que bancos. Mustafa em Little India aceita quase todas as principais moedas a taxas muito boas e muitas moedas obscuras também, assim como as pequenas lojas ferozmente competitivas em ou ao redor do apropriadamente chamado Change Alley (ao lado do Raffles Place MRT), Lucky Plaza (ao longo do cinturão de compras Orchard Road), People's Park Complex (no coração de Chinatown) ou Parkway Parade (em Marine Parade na Costa Leste). Para grandes quantias, peça um orçamento, pois muitas vezes você obterá uma taxa melhor do que a exibida no quadro. As taxas no aeroporto e terminais de balsas internacionais não são tão favoráveis ​​quanto na cidade, então troque apenas o suficiente para pagar o transporte do aeroporto ou terminal de balsas (alternativamente, muitas formas de transporte do aeroporto e terminais de balsas são pagas por VISA ou Mastercard, então você pode adiar a troca de dinheiro para mais tarde na viagem, veja as seções Entrar e se locomover). Embora muitas lojas de departamento aceitem as principais moedas estrangeiras, suas taxas geralmente são terríveis. Os principais hotéis também oferecem serviços de câmbio, mas com taxas terríveis.

Imposto sobre bens e serviços (GST)

[editar]

A maioria dos varejistas e prestadores de serviços em Cingapura são obrigados a cobrar um GST de 9%. Os vendedores geralmente são obrigados a publicar os preços com GST incluso (ou seja, você não precisa fazer mais contas), exceto para preços de hotéis e restaurantes (comer no local), em que o GST (e a taxa de serviço) são adicionados logo antes do pagamento (veja as seções Gorjeta e Sono).

Pagamentos

[editar]

Cingapura adotou pagamentos sem dinheiro em grande escala e é totalmente possível nunca nem ver dinheiro em papel por dias a fio. Até mesmo hawker centers e praças de alimentação começaram a aceitar pagamentos por aplicativos móveis.

Cartões de crédito são amplamente aceitos em lojas, restaurantes, hotéis, etc. Chip e assinatura são padrão (é improvável que você seja solicitado a fornecer um PIN, a menos que configurado como tal pelo emissor do seu cartão) e terminais sem contato (incluindo aqueles para Apple Pay e Google Pay) são comuns, basta pedir "sem contato". Os cartões de crédito mais amplamente aceitos em Cingapura são Visa e MasterCard, e muitas lojas também aceitam American Express. Os cartões Discover, JCB e China UnionPay também são aceitos em algumas lojas que atendem principalmente a turistas. Você também pode pagar passagens de ônibus e MRT com VISA e Mastercard sem contato (incluindo cartões com tecnologia Apple Pay e Google Pay). Embora as sobretaxas de cartão de crédito não sejam normalmente permitidas em Cingapura (com uma exceção oficial notável feita para empresas de táxi), muitos pequenos comerciantes geralmente desconsideram essa regra e podem impor um valor mínimo de transação para cartões ou oferecer descontos sobre o preço listado se você pagar em dinheiro.

Cingapura é um dos maiores centros financeiros da região, então há vários bancos para escolher. Os principais bancos locais são DBS, UOB e OCBC, cujos caixas eletrônicos podem ser encontrados em todos os shoppings ou estações de MRT, e todos eles permitem que você retire dinheiro por meio das redes Plus/Cirrus. Em parte devido às fortes leis de sigilo bancário e ao fato de que os juros pagos sobre depósitos bancários não são tributáveis ​​em Cingapura, os bancos de Cingapura são cada vez mais vistos como uma alternativa aos bancos suíços para as pessoas mais ricas do mundo guardarem seus ativos. No entanto, para estrangeiros, abrir uma conta bancária em Cingapura não é possível, a menos que você tenha um passe de residência de longo prazo (trabalho, estudante, etc.).

Há uma infinidade de aplicativos de pagamento móvel. O GrabPay é o mais fácil para turistas se inscreverem, com apenas um número de telefone e nenhum dado pessoal necessário, você pode recarregar via Visa ou MasterCard. Os players regionais FavePay e os players chineses (Alipay, WeChat Pay) também são comuns. Os cartões de transporte EZ-Link e os cartões NETS Prepaid são aceitos para pagamento em algumas lojas de conveniência e redes de fast food.

Os cheques de viagem geralmente não são aceitos por varejistas, mas podem ser descontados em um número limitado de casas de câmbio ou bancos.

Gorjeta

[editar]

Gorjetas geralmente não são praticadas em Cingapura. No entanto, é comum que hotéis e restaurantes cobrem uma taxa de serviço de 10% antes do GST, o Imposto sobre Bens e Serviços local. As tarifas de restaurantes e hotéis geralmente exibem preços como $ 19,99++, o que significa que a taxa de serviço (10%) e o imposto sobre vendas (8%) não estão incluídos e serão adicionados à sua conta. Os preços "líquidos" já incluem todos os impostos e taxas de serviço.

Os carregadores de malas e de hotel ainda esperam cerca de US$ 2 por mala. Gorjetas não são esperadas em táxis, que geralmente devolvem seu troco para os últimos 10 centavos, ou arredondam a tarifa para baixo nesse valor a seu favor, se não se incomodarem em procurar troco; congestionamento ou taxas de precificação eletrônica de estrada geralmente já estão incluídas na tarifa final. Todos os táxis devem anunciar uma linha direta para ligar se o cliente se sentir insatisfeito. Gorjetas são proibidas no aeroporto.

Em nenhuma circunstância dê gorjeta a nenhum funcionário do governo, especialmente a policiais, pois isso é considerado suborno e provavelmente resultará em prisão e acusações criminais relacionadas à corrupção.

Custos

[editar]

Cingapura é cara para os padrões do Sudeste Asiático, mas barata em comparação com os países ocidentais: US$ 50 é um orçamento diário perfeitamente aceitável para mochileiros se você estiver disposto a cortar alguns custos, embora você provavelmente queira dobrar isso para conforto. A comida em particular é uma pechincha, com excelente comida de vendedor ambulante disponível por menos de US$ 5 por refeição para uma porção generosa. A acomodação é um pouco mais cara, mas uma cama em um albergue pode custar menos de US$ 30 e um quarto de hotel barato pode custar menos de US$ 150, enquanto hotéis de negócios de marca estariam na faixa de US$ 200-500. No topo do mercado, você provavelmente está olhando para mais de US$ 500 por noite, com lugares como Raffles e Capella frequentemente chegando a US$ 1000.

Em termos gerais, os preços em Cingapura são cerca de duas vezes mais altos que na Malásia e na Tailândia e de três a cinco vezes mais altos que na Indonésia e nas Filipinas.

Compras

[editar]
Enganado?

Enganado por uma loja? Ligue para a linha direta gratuita do Singapore Tourism Board em 1800-736-2000 (nacional). O Tribunal de Pequenas Causas em 1 Havelock Sq também tem um processo especial acelerado para turistas que pode resolver casos simples em 24 horas.

[Lim Square, a meca da computação e da eletrônica de Cingapura] Fazer compras só perde para comer como passatempo nacional, o que significa que Cingapura tem uma abundância de shoppings, e impostos e tarifas baixas sobre importações, juntamente com um grande volume, significam que os preços geralmente são muito competitivos. Embora você não encontre nenhum bazar com artesanato local muito barato (na verdade, praticamente tudo vendido em Cingapura é feito em outro lugar), os produtos são geralmente de qualidade razoavelmente boa e os lojistas são geralmente bastante honestos devido às fortes leis de proteção ao consumidor. A maioria das lojas abre diariamente das 10h às 22h, embora operações menores (particularmente aquelas fora dos shoppings) fechem mais cedo 19h é comum e talvez também aos domingos. Mustafa em Little India fica aberto até as 2h todos os dias, 365 dias por ano.

  • Antiguidades : O segundo andar do Tanglin Shopping Centre em Orchard e as lojas na South Bridge Rd em Chinatown são boas opções se você estiver procurando por itens originais (ou reproduções de alta qualidade).
  • Livros : A filial principal da Kinokuniya na Ngee Ann City em Orchard é a maior livraria de Cingapura, com uma filial menor na Bugis Junction (estação Bugis MRT). Muitas livrarias de livros usados ​​ficam na Far East Plaza e no Bras Basah Complex, onde você pode tentar barganhar se estiver comprando muito. Para livros didáticos universitários, as livrarias da National University of Singapore têm os melhores preços da ilha, até 80% de desconto em comparação aos preços no Ocidente.
  • Câmeras : O Peninsula Plaza perto da Prefeitura tem a maior seleção de lojas de câmeras de Cingapura. No entanto, não há grandes pechinchas, e muitas lojas de câmeras em Cingapura (particularmente aquelas no Lucky Plaza e Sim Lim Square) têm a reputação de enganar até os turistas mais cuidadosos. A melhor maneira é saber exatamente o que você está procurando e, quando chegar, passe nas lojas na área de trânsito do aeroporto, dê uma olhada no preço e verifique com elas se há alguma promoção. Depois, vá às lojas do centro e compare preços/pacotes para ver qual loja lhe dará uma boa relação custo-benefício. Para estar seguro, sempre verifique os preços e pacotes de tudo o que lhe interessa em grandes varejistas como Courts, Harvey Norman e Best Denki primeiro. Tenha muito cuidado quando os funcionários da loja tentarem promover marcas ou modelos diferentes do que você tem em mente; algumas lojas no Sim Lim Square, Lucky Plaza e outros lugares são conhecidas por usar essa tática e vender produtos de duas a quatro vezes mais do que seus preços de tabela reais. Também fique atento às iscas e trocas. Inspecione o número do modelo e a condição do item e não o perca de vista quando pagar. (No Lucky Plaza, o golpe mais comum é dobrar o valor cobrado sem o seu consentimento.)
  • Roupas, lojas de rua : The Shoppes at Marina Bay Sands, assim como Ion Orchard, Ngee Ann City (Takashimaya) e Paragon on Orchard têm a maior concentração de boutiques de marca.
  • Roupas, sob medida : Praticamente todos os hotéis têm uma alfaiataria anexa, e a propaganda de alfaiates é um pouco incômoda em Chinatown. Como em outros lugares, você receberá o que pagou e terá baixa qualidade se não tiver tempo para várias provas ou habilidade para verificar o que está recebendo. Os preços variam muito: uma loja local usando tecidos baratos pode fazer uma camisa por US$ 40, enquanto os alfaiates favoritos de Lee Kuan Yew, CYC the Custom Shop, cobrarão pelo menos US$ 120.
  • Roupas, juventude : A maior parte do Bugis é dedicada aos jovens, descolados e preocupados com os custos. A Bugis St (em frente ao Bugis MRT) é a mais popular na área de Bugis, consistindo em 3 níveis de lojas. Alguns pontos do Orchard, notavelmente o Far East Plaza (não confundir com o Far East Shopping Centre) e o último andar do Heeren, também têm como alvo o mesmo mercado, mas os preços são geralmente mais altos.
  • Computadores : Sim Lim Square (perto de Little India ) é ótimo para o geek hardcore que realmente sabe o que está procurando - listas de preços de peças estão disponíveis no HardwareZone.com e são fornecidas no próprio Sim Lim, facilitando a comparação de preços. Mortais inferiores (ou seja, aqueles que não fizeram sua lição de casa de verificação de preços) correm o risco de serem enganados ao comprar, mas isso geralmente não é um problema com as listas de preços oferecidas pela maioria das lojas. Alguns cingapurianos compram seus gadgets eletrônicos durante os "shows de TI" trimestrais geralmente realizados no Suntec City Convention Centre ou na Expo, nos quais os preços dos gadgets às vezes são reduzidos (mas geralmente apenas para níveis Sim Lim). Não se deixe atrair por brindes/adoçantes de pen drives, mouses e assim por diante; eles só tendem a esconder preços inflacionados. Se você só precisa de um cabo ou mouse novo com pressa, as lojas Challenger podem ser encontradas na maioria dos shoppings.
  • Eletrônicos de consumo : Cingapura costumava ser conhecida por bons preços, mas hoje em dia os eletrônicos aqui são geralmente mais caros do que os de vendedores on-line dos EUA e internacionais. Funan (Riverside) e Mustafa (Little India) são boas escolhas. Evite as lojas voltadas para turistas na Orchard Road, particularmente a famosa Lucky Plaza, ou corra o risco de ser enganado. Também tome muito cuidado com as lojas no 1º e 2º níveis da Sim Lim Square, algumas das quais tendem a enganar turistas e moradores locais cobrando a mais em 100% ou mais, adicionando taxas absurdas além do que foi acordado, trocando itens por usados, deixando de fora caixas e baterias e uma série de outras práticas que deveriam ser (ou são) criminosas. Por favor, faça sua pesquisa antes de comprar eletrônicos em qualquer loja em Cingapura; pesquisa on-line e comparação de preços em várias lojas (e barganha, ocasionalmente) são essenciais. Mustafa tem preços fixos e justos e é uma boa opção, assim como Challenger e outros grandes varejistas de preço fixo. Para qualquer compra, lembre-se de que Cingapura usa voltagem de 230 V a 50 Hz com um plugue de três pinos no estilo britânico.
  • Componentes eletrônicos : Para pessoas que gostam de fazer você mesmo e engenheiros, uma grande variedade de componentes eletrônicos e ferramentas associadas podem ser encontrados na Sim Lim Tower (em frente à Sim Lim Square), perto de Little India. Você pode encontrar os componentes eletrônicos mais comuns (como breadboards, transistores, vários CIs, etc.) e preços de barganha para quantidades maiores também.
  • Bugigangas étnicas : Chinatown tem a maior concentração de dispensadores de sabão Merlion que brilham no escuro e souvenirs étnicos de Cingapura, principalmente, mas não totalmente, chineses e quase todos importados de outro lugar. Para coisas malaias e indianas, os melhores lugares para fazer compras são Geylang Serai e Little India, respectivamente.
  • Tecidos : Arab Street e Little India têm uma boa seleção de tecidos importados e locais, como batik . Chinatown vende tecidos razoáveis ​​e baratos, pechinchar é permitido, então saiba o que comprar. Os tecidos em Cingapura podem não ser tão baratos quanto no exterior, pois a maioria dos tecidos é importada para Cingapura.
  • Falsificações : Ao contrário da maioria dos países do Sudeste Asiático, produtos pirateados não são vendidos abertamente e importá-los para a cidade-estado acarreta multas pesadas devido à sua forte posição sobre proteção de propriedade intelectual (PI). Produtos falsificados, no entanto, não são difíceis de encontrar em Little India ou Bugis.
  • Comida : Os supermercados locais Cold Storage, Prime Mart, Shop 'n' Save e NTUC Fairprice são onipresentes, mas para especialidades, o Jason's Marketplace no porão do Raffles City e o Tanglin Market Place no Tanglin Mall (ambos no Orchard) são alguns dos supermercados gourmet mais bem abastecidos de Cingapura, com uma vasta gama de produtos importados. O porão do Takashimaya (Orchard) tem muitas lojinhas peculiares e torna a navegação mais interessante, enquanto a rede Little Farms é toda orgânica e tem preços que combinam. Para uma experiência de compras mais cingapuriana (e muito mais barata), procure qualquer mercado molhado do bairro, como o Tekka Market da Little India.
  • Jogos : Jogos de vídeo e PC estão amplamente disponíveis em Cingapura, mas os preços podem não ser mais baratos do que no Ocidente. Os jogos vendidos para o mercado local são geralmente em inglês, embora alguns jogos importados de Hong Kong ou Taiwan sejam em chinês. O código de região de Cingapura é NTSC-J (junto com Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong, etc.), o que significa que os jogos vendidos podem não ser compatíveis com consoles na China continental, América do Norte, Europa ou Austrália. Durante as quatro vezes por ano IT Shows, os preços dos jogos para PC, Xbox, Wii e PlayStation podem cair em tais IT shows, se não os jogos serão agrupados com outros (exemplo: compre 2 por US$ 49,90). Procure lojas confiáveis ​​online e evite os dois primeiros andares da Sim Lim Square, como sempre.
  • Aparelhos de som de alta fidelidade : O Adelphi (Riverside) tem a melhor seleção de lojas de artigos para audiófilos de Cingapura.
  • Esportes marinhos : Muitas das lojas em frente ao The Concourse na Beach Rd em Bugis vendem equipamentos de pesca e mergulho.
  • Celulares : Preços muito competitivos em Cingapura devido ao alto volume de consumidores, disponíveis em todo o país, tanto usados ​​quanto novos. Os telefones nunca são bloqueados por SIM, então eles podem ser usados ​​em qualquer lugar, e muitas lojas permitirão que você "troque" um telefone antigo para compensar o custo de um novo. Não compre telefones no Lucky Plaza, porque há um risco significativo de você ser quase literalmente roubado, se os relatórios turísticos servirem de referência.

[em rosa - Conjunto de chá Peranakan com motivo dragão-fênix]

  • Produtos Peranakan : Os Peranakan, ou malaios-chineses, podem estar desaparecendo, mas suas roupas e obras de arte coloridas, especialmente as cerâmicas de cor pastel, ainda estão amplamente disponíveis. Antiguidades são caras, mas réplicas modernas são bem acessíveis. A maior seleção e os melhores preços podem ser encontrados em Katong, na Costa Leste.
  • Artigos esportivos : O Queensway Shopping Centre, perto da Alexandra Rd e um pouco fora do caminho comum (pegue um táxi), parece consistir apenas em lojas de artigos esportivos. Você também pode encontrar roupas e calçados esportivos de tamanho estrangeiro aqui. Pechinche! Espere obter 40-50% de desconto no preço das lojas em Orchard para os mesmos itens, pois os itens aqui são importados paralelamente. O Velocity em Novena também é dedicado a artigos esportivos, mas é bem mais sofisticado. Equipamentos de artes marciais são surpreendentemente difíceis de encontrar, embora a maioria das lojas de roupas ao redor da Pagoda Street em Chinatown vendam uniformes básicos de seda taiji/wushu. Se você planeja comprar armas como espadas, você tem que solicitar uma autorização da polícia (cerca de US$ 10) para tirar suas armas do país.
  • Chá : O Yue Hwa (2º andar) de Chinatown é imbatível tanto em preço quanto em variedade, mas o Time for Tea no Lucky Plaza (Orchard) também é uma boa opção. A marca local TWG tem filiais enfeitadas com ouro brilhante por toda a ilha, voltadas diretamente para o mercado de presentes e souvenirs de luxo.
  • Relógios : Relógios de alta qualidade têm preços muito competitivos. Ngee Ann City (Orchard) tem lojas dedicadas de marcas como Piaget e Cartier, enquanto Millenia Walk (Marina Bay) apresenta o Cortina Watch Espace, que vende 30 marcas, de Audemars Piguet a Patek Philippe, além de várias outras lojas independentes.

Para compras acima de US$ 100 por dia por loja participante, você pode conseguir um reembolso de 9% do GST se partir por via aérea, mas o processo é um pouco burocrático. Na loja, você precisa pedir um cheque de reembolso de imposto. Antes de fazer o check-in no aeroporto, apresente este cheque junto com os itens comprados e seu passaporte no balcão da alfândega do GST. Carimbe o recibo lá. Em seguida, prossiga com o check-in e passe pela segurança. Depois de passar pela imigração de partida, leve o cheque carimbado ao balcão de reembolso para descontá-lo ou receber o GST de volta no seu cartão de crédito. Consulte a Alfândega de Cingapura para obter informações completas. Nenhum reembolso de GST está disponível se você partir por terra ou mar.

Durante a Grande Liquidação de Cingapura (GSS) anual, que geralmente é programada do final de junho a julho, muitas lojas reduzem os preços em 50-80% ou mais. Isso significa que os moradores locais enlouquecem, pois a maioria deles economiza o ano inteiro apenas para a liquidação, e assim quase todos os shopping centers, especialmente aqueles nas proximidades da Orchard Road, ficam muito lotados nos fins de semana. Se você preferir não fazer compras em shoppings lotados, é aconselhável aproveitar as liquidações nos dias úteis, quando a maioria dos moradores locais está trabalhando.

Lembranças

[editar]

Mesmo com sua pouca idade, Cingapura tem uma ampla variedade de souvenirs disponíveis para turistas devido à rica história multicultural. Enquanto você pode encontrar chaveiros, chocolates, camisetas e cartões postais Merlion em Chinatown e Little India, há muitos souvenirs exclusivos que são marcas locais e representam Cingapura.

A marca de moda Charles & Keith (que começou como Shoe Heaven) tem tudo o que você precisa se estiver procurando um par de sapatos perfeito e evoluiu para bolsas e acessórios. Compre o mini conjunto de coquetel Singapore sling no Raffles Hotel e no Aeroporto de Changi para o verdadeiro sabor da herança. Com sua luxuosa tecnologia de revestimento a ouro, a RISIS fornece lindos presentes como orquídeas e broches folheados a ouro.

Um dos souvenirs de lanche populares - Bak Kwa do Bee Cheng Hiang (Carne de Porco Defumada para Churrasco) é um lanche muito apreciado pelos turistas chineses, embora a maioria dos moradores prefira a versão do Lim Chee Guan, que tem filas extremamente longas que duram várias horas durante o período do Ano Novo Chinês. Kaya é um saboroso leite de coco, ovos e açúcar, geralmente espalhado em torradas onde os moradores consomem no café da manhã. Dependendo da marca, pode ter um sabor rico e doce a ter um leve sabor de pandan. Ya Kun Kaya está prontamente disponível em suas lojas nacionais e no Aeroporto de Changi.

Imperdíveis, os kits de caranguejo com pimenta e molho Laksa da Prima Taste também são souvenirs de dar água na boca, disponíveis para compra em supermercados. Eles são Halal.

Bak Kut Teh (traduzido literalmente como Chá de Osso de Carne) Especiarias também são uma ótima escolha para trazer de volta o sabor de Cingapura, e pode-se escolher entre variedades como A1 Bak Kut Teh até o favorito das celebridades Outram Park Ya Hua Bak Kut Teh. Falando sobre Chá, Cingapura também tem sua própria coleção de chás de luxo da TWG, que oferece uma seleção impressionante de mais de 800 chás, especialmente colhidos de todo o mundo.

Designers locais como a SUPERMAMA também criaram omiyage de Cingapura (presentes contemporâneos) que vão de louças de porcelana a meias peculiares. A maioria desses souvenirs pode ser encontrada em suas próprias lojas, no Aeroporto de Changi ou no Singapore Souvenir curator - SG Style, que faz entrega no mesmo dia no seu hotel.

Cat Socrates é uma livraria peculiar que vende literatura de Cingapura, além de cartões postais, artigos de papelaria e bugigangas com motivos de Cingapura feitos por artistas locais.

Coma

[editar]

Predefinição:Eatpricerange Cingapura é um caldeirão de culinárias do mundo todo, e muitos cingapurianos são gourmets obsessivos que adoram makan ("comer" em malaio). Você encontrará comida chinesa, malaia, indiana, japonesa, coreana, tailandesa, italiana, francesa, britânica, americana e outras de qualidade nesta cidade-estado.

Os hábitos alimentares variam, mas a maioria dos alimentos é comida com garfo e colher : empurre e corte com o garfo na mão esquerda e coma com a colher na direita. Macarrão e pratos chineses geralmente vêm com hashis, enquanto comida malaia e indiana podem ser comidas com as mãos, mas ninguém piscará se você pedir um garfo e uma colher. Se comer com as mãos, use apenas a mão direita para manusear a comida, pois malaios e indianos tradicionalmente usam a mão esquerda para manusear coisas sujas. Observe a etiqueta tradicional chinesa ao usar os hashis e, o mais importante, não coloque os hashis verticalmente em uma tigela de arroz. Se comer em grupo, os pratos de servir são sempre compartilhados, mas você receberá sua própria tigela de arroz e sopa. É comum usar seus próprios hashis para pegar comida de pratos comunitários, mas colheres de servir podem ser fornecidas mediante solicitação. Ao comer em restaurantes ocidentais, a etiqueta tradicional europeia geralmente se aplica.

Fique atento ao Festival Gastronômico de Cingapura, realizado todo ano em julho.

Iguarias locais

[editar]

Cingapura é justamente famosa por sua comida, uma mistura única de elementos malaios, chineses, indianos e ocidentais. O que se segue é apenas uma breve amostra dos pratos mais populares.

Culinária Peranakan/Nonya

[editar]
Empréstimos culinários

Muitos termos regionais e eufemismos estranhos tendem a surgir em menus teoricamente ingleses. Alguns dos mais comuns:

Assam
tamarindo (malaio)
abelha hoon
macarrão de arroz fino (Hokkien 米粉)
garoupa
garoupa, um tipo de peixe (português)
gongongo
um tipo de concha (chinês)
diversão hor
macarrão de arroz muito largo e plano (cantonês 河粉)
kankkung (canguru)
espinafre aquático, um vegetal aquático (malaio)
Kway Teow- o que é isso?
macarrão de arroz plano (Hokkien/Teochew 粿条)
comprimento
gengibre azul (malaio)
eu
macarrão de ovo grosso (Hokkien/Teochew 面)
veja hum
berbigão de sangue (cantonês 螄蚶)
será
capim-limão (malaio)
Sotong (sótão)
lula/choco (malaio)
peças de reposição
órgãos internos dos animais, como fígado, coração, moela
tang hoon
macarrão de amido fino e transparente (Hokkien 冬粉)

A culinária mais identificável na região é a Peranakan ou Nonya, nascida das comunidades mistas malaias e chinesas do que antes eram as colônias britânicas dos Estabelecimentos do Estreito (hoje Cingapura, Penang e Malaca).

  • O caranguejo apimentado é um caranguejo inteiro servido com uma porção de molho apimentado pegajoso e picante. É picante no começo, mas quanto mais você come, melhor fica. Notoriamente difícil de comer, então não use uma camisa branca: apenas cave com as mãos e ignore a bagunça. Os restaurantes de frutos do mar da Costa Leste são famosos por isso. Para uma alternativa menos bagunçada, mas igualmente saborosa, peça caranguejo com pimenta-do-reino.
  • Kaya é uma pasta tipo geleia feita de ovo e coco, uma combinação estranha, mas saborosa. Servida em torradas no café da manhã, canonicamente acompanhada de ovos moles e café forte e doce (kopi). Existe em dois estilos distintos; a versão esverdeada Nonya, colorida com folha de pandan, e a versão amarronzada Hainanese.
  • Laksa', em particular o estilo Katong laksa ou laksa lemak , é provavelmente o prato mais conhecido de Cingapura: macarrão de arroz escorregadio em um caldo de curry cremoso e imensamente rico à base de coco, coberto com amêijoas ou camarões. O estilo comum encontrado em centros de vendedores ambulantes é muito picante, embora você possa pedir menos/nenhuma pimenta para diminuir o calor. O estilo Katong é muito menos picante e geralmente é encontrado apenas em Katong (veja a página da Costa Leste ). Apesar de compartilhar o mesmo nome, o prato quase não tem semelhança com as variedades encontradas na vizinha Malásia.
  • Mee siam é macarrão de farinha de arroz servido em uma sopa agridoce (feita de tamarindo, camarão seco e feijão fermentado), cubos de coalhada de feijão e ovos cozidos. Embora os chineses, malaios e indianos tenham suas próprias versões, é a versão Peranakan que é mais popular entre os cingapurianos. Você a encontrará em grande parte em barracas malaias.
  • Rojak significa uma mistura de tudo em malaio, e há dois tipos muito diferentes. O rojak chinês é uma salada de abacaxi, nabo branco, pepino, tau pok (coalhada de feijão frita) com fatias finas e minúsculas de bunga kantan (botões de flores de gengibre tocha), misturados em molho de pasta de camarão e açúcar, depois polvilhados com amendoim triturado. O rojak indiano consiste principalmente em bolinhos fritos feitos de farinha e várias leguminosas com pepino e tofu, mergulhados em molhos doces e picantes.
  • Sorvete é como nos países ocidentais. No entanto, em Cingapura, há vários sabores locais, como durian e feijão vermelho, que não estão disponíveis fora da região e certamente valem a pena experimentar. Para impressionar os moradores locais, tente pedir sorvete em roti (pão).

Além desses pratos, os peranakans também são conhecidos por seus kueh ou lanches, que são um pouco diferentes das versões malaias devido às fortes influências chinesas.

Cozinha malaia

[editar]

[Nasi lemak com otah (pasta de peixe temperada), asa de frango frita, pepino e molho picante de pimenta sambal] Os malaios foram os habitantes originais de Cingapura e, apesar de agora serem superados em número pelos chineses, sua culinária distinta é popular até hoje. Caracterizada pelo uso pesado de especiarias, a maioria dos pratos malaios são curries, ensopados ou molhos de um tipo ou outro, e os restaurantes nasi padang, que oferecem uma grande variedade deles para servir no seu arroz, são muito populares.

  • Mee rebus é um prato de macarrão com molho picante e levemente adocicado, uma fatia de ovo cozido e limão.
  • Mee soto é uma sopa de galinha ao estilo malaio, com um caldo claro, peito de frango desfiado e macarrão com ovos.
  • Nasi lemak é o café da manhã malaio definitivo, consistindo, na sua forma mais simples, de arroz cozido em leite de coco light, alguns ikan bilis (anchovas), amendoim, uma fatia de pepino e um pouco de pimenta ao lado. Um ikan kuning maior (peixe frito) ou uma asa de frango são acompanhamentos comuns. Mais frequentemente do que não, também combinado com uma variedade de curries e/ou sambal
  • Otah/Otak é um tipo de bolo de peixe feito de peixe picado (geralmente cavala), leite de coco, pimenta e vários outros temperos, grelhado em uma folha de bananeira ou coco, geralmente servido para acompanhar outros pratos como nasi lemak.
  • Rendang, originalmente de Padang na Indonésia, mas considerado um prato tradicional malaio em Cingapura, e ocasionalmente apelidado de "curry seco", é carne cozida por horas a fio em uma pasta de curry picante (mas raramente ardente) à base de coco até que quase toda a água seja absorvida. Rendang de carne bovina é o mais comum, embora frango e carneiro sejam vistos às vezes.
  • Sambal , originalmente da culinária javanesa, é o termo genérico para molhos de pimenta de vários tipos. Sambal belacan é um condimento comum feito misturando pimenta com pasta de camarão belacan, enquanto o prato popular sambal sotong consiste em lula (sotong) cozida em molho de pimenta vermelha.
  • O stingray sambal é preparado grelhando a arraia com uma pasta de tempero sambal picante espalhada por cima. A carne da arraia é surpreendentemente carnuda, mais próxima do frango do que do peixe, e frequentemente faz sucesso até mesmo com visitantes que não são grandes fãs de frutos do mar.
  • Satay, originalmente da culinária javanesa, são espetos de carne grelhados, tipicamente frango, carneiro ou carne bovina. O que separa o satay do seu kebab comum são os temperos usados ​​para temperar a carne e o molho levemente picante à base de amendoim. O Satay Club em Lau Pa Sat perto de Raffles Place é um local popular para esta iguaria. Há também uma versão local hainanesa do prato, que, ao contrário do original malaio, geralmente usa carnes não halal, como carne de porco, e adiciona um purê de abacaxi ao molho.

[de curry, pastéis recheados com curry de frango]

  • Curry puffs são a versão de Singapura para samosas, pastéis geralmente recheados com curry de frango suave e batatas, embora existam inúmeras variantes. Portáteis, fartos e deliciosos.

Sobremesas malaias, especialmente os doces e geleias (kuih ou kueh) feitos principalmente de coco e açúcar de palma (gula melaka), têm uma semelhança distinta com as da Tailândia. Mas no calor tropical escaldante, experimente uma das muitas misturas feitas com gelo:

  • Bubur cha-cha consiste em inhame em cubos, batata-doce e sagu adicionados à sopa de leite de coco. Pode ser servido quente ou frio.
  • Chendol é feito com macarrão de ervilha, feijão-fradinho, açúcar de palma e leite de coco.
  • Durian não é exatamente um prato, mas uma fruta local com um odor característico que você pode sentir a quilômetros de distância e uma casca espinhosa e forte. Tanto o cheiro quanto o sabor desafiam a descrição, mas comer sorvete de alho ao lado de um esgoto a céu aberto vem à mente. Se você for corajoso o suficiente, experimente, mas esteja avisado de antemão você vai adorar ou odiar. A rica polpa amarela cremosa é frequentemente vendida em lugares como Geylang e Bugis e em outros lugares convenientemente em embalagens pré-embaladas de cerca de US$ 10. Este "rei das frutas" também é transformado em sorvete, bolos, doces, pudins e outras sobremesas decadentes. Você não tem permissão para carregar durians no MRT e ônibus e eles são proibidos em muitos hotéis, então algumas barracas têm assentos para que você possa devorá-los ali mesmo.
  • Ice kachang significa literalmente "feijão de gelo" em malaio, uma boa pista para os dois ingredientes principais: gelo raspado e feijão vermelho doce. No entanto, na maioria das vezes você também receberá gula melaka (açúcar de palma), geleia de capim, milho doce, sementes de palmeira attap e qualquer outra coisa que esteja à mão, e a coisa toda é então regada com leite evaporado enlatado ou creme de coco e xaropes coloridos. O resultado final tem um gosto muito interessante e refrescante.
  • Kuih (ou kueh) refere-se a uma infinidade de "bolos" cozidos no vapor ou assados, feitos principalmente com leite de coco, polpa de coco ralada, arroz glutinoso ou tapioca. Eles são frequentemente muito coloridos e cortados em formas fantasiosas, mas apesar de sua aparência extremamente variada, tendem a ter um gosto bastante semelhante. Ondeh-ondeh, pequenas bolas verdes mergulhadas em raspas de coco e recheadas com xarope de cana que estouram na boca, vale a pena ficar de olho.
  • Pisang goreng é uma banana mergulhada em massa e frita.

Cozinha chinesa

[editar]

A comida chinesa consumida em Cingapura geralmente se origina do sul da China, particularmente Fujian, Guangdong e Hainan. Embora a comida "autêntica" certamente esteja disponível, especialmente em restaurantes mais sofisticados, a comida diária servida em hawker centers absorveu uma série de toques tropicais, mais notavelmente o uso bastante pesado de pimenta e da pasta de camarão fermentada malaia belacan como condimentos. O macarrão também pode ser servido não apenas na sopa (湯tang), mas também "seco" (干gan ), o que significa que seu macarrão será servido misturado com pimenta e temperos em uma tigela, e a sopa virá em uma tigela separada.

  • Bak chor mee (肉脞面) é essencialmente macarrão com carne de porco moída, misturado a um molho à base de pimenta com banha, ikan bilis (anchovas fritas), vegetais e cogumelos. Vinagre preto também pode ser adicionado.
  • Bak kut teh (肉骨茶), literalmente "chá de osso de porco", é uma sopa de costela de porco que parece simples, cozida por horas em caldo até que esteja pronta para se soltar do osso. Os cingapurianos preferem o estilo Teochew leve e apimentado ("branco"), mas algumas lojas oferecem o tipo original escuro e aromático de Fujian ("preto"). Bak kut teh é tipicamente comido com arroz branco, mui choy (legumes em conserva) e uma panela de chá chinês forte, daí o nome o caldo em si não contém chá. Para impressionar os moradores locais, peça bolinhos you tiao de uma barraca próxima e corte-os em pedaços pequenos para mergulhar na sopa.
  • Char kway teow (炒粿条) é o prato de macarrão frito por excelência ao estilo de Cingapura, consistindo de vários tipos de macarrão em molho marrom espesso com tiras de bolinho de peixe, salsicha chinesa, um ou dois vegetais simbólicos e amêijoas e camarões. É barato (US$ 2–3/porção), enche e não tem nada a ver com o prato conhecido como "macarrão frito de Cingapura" em outros lugares. (E que na verdade não existe em Cingapura.) É frito com um tipo de molho de soja caramelizado, tornando-o um pouco mais doce do que a versão de Penang.
  • Chee cheong fun (豬腸粉) é um café da manhã favorito que consiste em macarrão de arroz tipo lasanha enrolado e vários tipos de carnes fritas, incluindo almôndegas de peixe e tofu frito. O prato geralmente é coberto com uma quantidade generosa de molho.
  • Chwee kway (水粿) é um prato de café da manhã que consiste em bolos de arroz cobertos com chai po (nabos fermentados e salgados), geralmente servidos com um pouco de molho de pimenta.
  • Macarrão de almôndega de peixe (魚丸面) vem em muitas formas, mas a variedade de macarrão mais frequentemente vista é o mee pok, que são macarrões de ovos achatados. O macarrão é jogado em molho de pimenta e acompanhado por uma tigela de almôndegas de peixe na sopa.
  • Arroz de frango Hainanês (海南鸡饭) é frango cozido no vapor ("branco") ou assado ("vermelho"), temperado com molho de soja e óleo de gergelim, servido em uma cama de arroz perfumado que foi cozido em caldo de galinha e temperado com gengibre e alho. Acompanhado de molho de pimenta feito de pimentas frescas esmagadas, gengibre, alho e molho de soja escuro espesso, bem como um pouco de pepino e uma pequena tigela de caldo de galinha. Apesar do nome, apenas o método de preparação do frango se originou em Hainan, enquanto o método de cozimento do arroz foi realmente inventado pelos imigrantes Hainaneses no que é hoje Cingapura e Malásia.
  • Hokkien mee (福建面) é um estilo de macarrão frito em caldo leve e perfumado com camarões e outros frutos do mar. Estranhamente, ele tem pouca semelhança com o prato de Kuala Lumpur de mesmo nome, que usa macarrão grosso em soja escura, ou a versão de Penang, que é servida em sopa de camarão bem picante.
  • Kway chap (粿汁) é basicamente folhas feitas de farinha de arroz servidas em um caldo marrom, acompanhadas de um prato de carne de porco assada e órgãos de porco (língua, orelha e intestinos).
  • Mala xiangguo (麻辣香锅), originário de Sichuan, mas muito popular em Cingapura, é um refogado de ingredientes de sua escolha com um molho poderosamente picante e entorpecente feito de pimentas e grãos de pimenta de Sichuan. Comece com "pouco picante" (小辣xiao la) e aumente gradualmente se tiver coragem!
  • Os bolos lunares (月饼) são tradicionalmente comidos no festival do meio do outono, com o estilo cantonês, feito com um recheio de pasta de semente de lótus e gema de ovo salgada sendo o favorito claro entre os cingapurianos. Algumas padarias e restaurantes tradicionais também podem vender os estilos tradicionais dos outros grupos de dialetos chineses, e os bolos lunares modernos de pele de neve no estilo de Hong Kong também são populares em Cingapura, embora um com um recheio exclusivamente do sudeste asiático seja o bolo lunar de durian com pele de neve.
  • Popiah (薄饼), ou rolinhos primavera, vêm frescos ou fritos. Eles consistem em um recheio de nabo cozido, tofu frito, carne de porco, camarão com uma série de condimentos, envoltos em um crepe fino untado com molho de soja escuro e doce e comidos como uma fajita. Eles são relacionados ao lumpia e runbing de outras comunidades chinesas na Ásia.
  • O macarrão de camarão (虾面, hae mee em Hokkien) é um caldo de camarão marrom-escuro servido com macarrão de ovo e um ou dois camarões tigres gigantes por cima. Algumas barracas também o servem com costelas de porco cozidas. As melhores versões são altamente viciantes e farão você sorver as últimas gotas carregadas de MSG (provavelmente das cabeças dos camarões).
  • Bolinhos de arroz (粽子) são tradicionalmente comidos durante o Festival do Barco-Dragão; de longe, as duas versões mais populares em Cingapura são o bak chang (肉粽) no estilo Hokkien e o nyonya chang (娘惹粽) no estilo Peranakan, o último dos quais consiste em carne de porco marinada em um tempero levemente adocicado e envolto em folhas de pandan perfumadas em vez das folhas de coco chinesas mais tradicionais. Alguns restaurantes e padarias também vendem os estilos tradicionais dos outros grupos de dialetos chineses, e há também um tipo doce de bolinho de arroz comido como sobremesa conhecido como kee chang (碱粽), que é feito usando água alcalina e mergulhado em açúcar.
  • Satay bee hoon é vermicelli de arroz (bee hoon) servido com o mesmo molho de amendoim e pimenta usado para satay, daí o nome. Normalmente, berbigões, lulas secas e fatias de carne de porco são adicionados.
  • Steamboat (火锅), também conhecido como hot pot, é uma sopa do tipo faça você mesmo no estilo chinês. Você pega uma panela de caldo borbulhando em um queimador de mesa, escolhe carne, peixe e vegetais de sua preferência em um menu ou mesa de bufê e, em seguida, cozinha conforme sua preferência. Quando terminar, adicione macarrão ou peça arroz para saciar. Isso geralmente requer um mínimo de duas pessoas, e quanto mais, melhor.
  • Tau huay (豆花), também conhecido como beancurd, é provavelmente a sobremesa tradicional chinesa mais comum, uma tigela de coalhada de tofu em calda, servida quente ou fria. Uma inovação que varreu a ilha é uma versão deliciosa parecida com creme ("soft tau huay") que não inclui calda e é extremamente macia, apesar de ser sólida.
  • Wonton mee (云吞面) é um macarrão fino coberto com bolinhos wantan de carne de porco moída temperada. Ao contrário da versão de Hong Kong, que é uma sopa, ele geralmente é servido "seco" em molho de soja e pimenta.
  • Yong tau foo (酿豆腐) significa literalmente "tofu recheado", mas é mais emocionante do que parece. O cliente seleciona seus favoritos de uma vasta variedade de tofu, pasta de peixe, frutos do mar e vegetais variados, e eles são então fatiados em pedaços pequenos, cozidos brevemente em água fervente e então servidos em caldo como sopa ou "secos" com o caldo em uma tigela separada. O prato pode ser comido sozinho ou com qualquer escolha de macarrão. Os acompanhamentos essenciais são molho de pimenta picante e molho doce para mergulhar.

Cozinha indiana

[editar]

O menor dos três grandes grupos étnicos de Cingapura, os indianos tiveram proporcionalmente o menor impacto na cena culinária local, mas não há escassez de comida indiana, mesmo em muitos centros de vendedores ambulantes e a maioria dos bairros tem pelo menos algumas lojas mamak (indianas muçulmanas), geralmente abertas 24 horas. Comida indiana deliciosa e autêntica pode ser encontrada no Little India, incluindo refeições típicas do sul da Índia, como crepes dosa (thosai), bolos de lentilha e arroz idli e sopa sambar, bem como refeições do norte da Índia, incluindo vários curries, pão naan , chapati, frango tandoori e muito mais. Além disso, no entanto, vários pratos indianos foram "cingapurianos" e adotados por toda a população, incluindo:

  • Curry de cabeça de peixe é, fiel ao nome, uma gigantesca cabeça de peixe ao curry, cozida inteira até que esteja pronta para se desfazer. O Little India de Cingapura é o lugar para experimentar isso. Há dois estilos: o indiano ardente e o chinês mais suave.
  • Nasi briyani é arroz cozido em açafrão, que dá ao arroz uma cor laranja. Ao contrário do original de Hyderabadi, ele geralmente é bem suave, embora lojas especializadas produzam versões mais saborosas. Ele geralmente é servido com frango ao curry e alguns biscoitos indianos.
  • Roti prata é a versão local do parotta do sul da Índia , pão achatado repetidamente virado contra uma superfície plana para ficar mais fino, depois dobrado sobre si mesmo, rapidamente frito na frigideira e comido mergulhado em curry. As variações modernas podem incorporar ingredientes pouco ortodoxos como queijo, chocolate e até sorvete, mas algumas versões canônicas incluem roti kosong (simples), roti telur (com ovo) e murtabak (recheado com frango, carneiro, carne bovina ou peixe). Veganos, cuidado: ao contrário do roti indiano , a massa do roti prata geralmente é feita com ovos.
  • Putu mayam é uma sobremesa doce composta de macarrão tipo aletria coberto com coco ralado e açúcar de laranja.

Centros de vendedores ambulantes

[editar]
Bem-estar social ao estilo de Singapura

Uma coisa notavelmente ausente nos restaurantes baratos de Cingapura é qualquer forma de guardanapos ou lenços de papel. A solução para o mistério está na falta de assistência social do governo de Cingapura: em vez disso, cada centro de vendedores ambulantes tem um ou dois residentes inválidos, que ganham a vida vendendo lenços de papel (US$ 1 por alguns pacotes).

[centro de vendedores ambulantes típico] Os lugares mais baratos e populares para comer em Cingapura são os hawker centers, essencialmente antigos vendedores de carrinhos de mão direcionados para complexos gigantes por decreto do governo. Os preços são baixos (US$ 3–5 para a maioria dos pratos), os padrões de higiene são altos (cada barraca é obrigada a exibir com destaque um certificado de higiene classificando-a de A a D) e a comida pode ser excelente. O ambiente tende a ser um pouco deficiente e também não há ar-condicionado, mas uma visita a um hawker center é obrigatória quando estiver em Cingapura, se você deseja experimentar a autêntica cultura alimentar local nas próprias terras centrais. No entanto, desconfie de vendedores-empresários zelosos, especialmente no Satay Club em Lau Pa Sat e no Newton Food Centre em Newton Circus: as barracas mais saborosas não precisam de táticas de alta pressão para encontrar clientes. Anunciar negócios é ilegal e, ocasionalmente, um lembrete disso pode fazer com que as pessoas recuem um pouco.

Apenas a dinheiro

Vendedores ambulantes e coffeeshops estão entre os poucos lugares que você pode visitar onde cartões de crédito não são aceitos . Pergunte antes de pedir e esteja preparado para pagar em dinheiro ou ficar sem.

Os centros de vendedores ambulantes são construídos para volume e pedir de um vendedor ambulante popular falando em singlish rápido pode ser confuso. Primeiro, marque seu território cortando ( reserve) um espaço estacionando um amigo na mesa, ou faça o que os moradores locais fazem: coloque um pacote de papel de seda na mesa. Se pedir de uma barraca não marcada como "self-service", anote o número da mesa para que eles possam entregar. Os melhores lugares sempre têm filas, então entre na fila e, quando solicitado, faça seu pedido informando o prato e o tamanho da porção que você quer: "Macarrão com almôndegas de peixe, quatro dólares". Espere ouvir algumas ou todas as seguintes perguntas:

  • "Comer aqui ou levar para viagem?" Responda "comer aqui" para comer no local, ou "para viagem", "pacote" ou ta pao (打包) para levar.
  • "Recipiente?" Se for levar para viagem, algumas barracas oferecerão uma escolha entre uma sacola plástica gratuita (impraticável a menos que você tenha uma tigela/prato para comer) ou uma caixa de isopor (cerca de 20 centavos a mais). Utensílios descartáveis ​​estão sempre incluídos.
  • "Sopa ou seco?" Muitos pratos de macarrão estão disponíveis "secos" (干kan), com caldo ao lado, ou "sopa" (汤tang), misturados com caldo.
  • "Que macarrão?" Qualquer barraca de macarrão que se preze tem pelo menos quatro tipos em oferta, variando de yellow mee (macarrão de trigo grosso) a bee hoon (macarrão fino de arroz). Aponte e escolha no armário de vidro.
  • "Pimenta?" Se você disser que sim, a pasta de sambal, geralmente picante, será misturada, então pode ser mais seguro optar por não adicionar suas pimentas do molho que está no balcão.

Quando terminar, coloque a bandeja no suporte de devolução de bandejas; como estamos em Cingapura, você poderá ser multado em até US$ 300 se não fizer isso.

Cada distrito em Cingapura tem seus próprios centros de vendedores ambulantes e os preços diminuem conforme você se muda para o interior. Para os turistas, o Newton Circus localizado centralmente perto de (Saída B do Newton MRT), Gluttons Bay (perto da Saída D do Esplanade MRT) e Lau Pa Sat (perto da Saída I do Raffles Place MRT, o Rio), são as opções mais populares mas isso não os torna os mais baratos ou os mais saborosos, e o gourmet exigente faria bem em ir para Chinatown ou para o coração da região. Uma variedade estonteante de barracas de comida com uma grande representação do sul da Índia pode ser encontrada no movimentado Tekka Centre, na orla de Little India. Muitas das melhores barracas de comida ficam em distritos residenciais fora da rota turística e não anunciam na mídia, então a melhor maneira de encontrá-las é pedir recomendações aos moradores locais. Bons exemplos mais próximos do centro da cidade incluem o Old Airport Road Food Centre (perto da saída B do Dakota MRT) e o Tiong Bahru Market (perto do Tiong Bahru MRT), ambos amplos e com diversas barracas muito queridas.

Coffeeshops e chá de bolhas

[editar]
Café, chá e água, oh!

Café e chá em hawker centers e kopitiam custam cerca de um dólar a xícara, um grande desconto nos preços do Starbucks, mas você precisa aprender o jargão para conseguir o que quer. Se você pedir apenas kopi (a palavra malaia para "café") ou teh (hokkien para "chá") em Cingapura, ele definitivamente será servido com uma colher cheia de açúcar e, na maioria das vezes, com um esguicho de leite condensado doce. Kopi-C ou teh-C substituem o leite evaporado sem açúcar, enquanto kopi-O ou teh-O garantem que ele seja servido sem leite. Para se livrar do açúcar, você precisa pedir kosong ("simples"), mas se quiser uma xícara de café preto simples, precisa pedir kopi-O kosong . Se quiser sua bebida gelada, basta adicionar um peng ao final do nome da bebida, por exemplo. kopi-O-peng, teh-peng, teh-C-peng, Milo-peng etc. e será servido com gelo.

Apesar do nome, cafeterias ou kopitiam vendem muito mais do que café elas são efetivamente mini-centros de vendedores ambulantes com talvez apenas meia dúzia de barracas (uma das quais, no entanto, venderá café e outras bebidas). O equivalente cingapuriano dos pubs, é aqui que as pessoas vêm para o café da manhã canônico de Cingapura de kopi (café forte e açucarado), um pouco de torrada de kaya (geleia de ovo e coco) e ovos moles, e é aqui também que elas vêm para tomar uma ou duas cervejas e bater papo à noite. A proficiência em inglês pode às vezes ser limitada, mas a maioria dos donos de barracas sabe o suficiente para comunicar o básico e, mesmo que não saibam, os moradores locais geralmente ajudarão você se você pedir. Muitas cafeterias oferecem zi char/cze cha (煮炒) para o jantar, o que significa um menu de pratos locais, principalmente frutos do mar no estilo chinês, servidos na sua mesa a preços médios.

O Starbucks habitual e outras redes de cafés locais, como Coffee Bean & Tea Leaf, podem ser encontrados em qualquer shopping, mas um café ou chá gelado pode custar US$ 5 ou mais, enquanto um teh tarik ("chá com leite" puxado) ou um café kopi custam mais perto de US$ 1 em qualquer hawker center ou cafeteria. Ao explorar, você também provavelmente encontrará um bom número de cafés independentes que oferecem café gourmet, doces e bolos, que se multiplicaram pelo centro da cidade na última década.

Por último, mas não menos importante, a invenção taiwanesa do chá de bolhas (também conhecido como chá de boba, chá de pérolas) tomou Cingapura de assalto e todo shopping center que se preze tem inúmeras lojas vendendo variantes de chá açucarado e leitoso com pérolas de tapioca mastigáveis, incrementadas com ingredientes cada vez mais criativos, desde espuma de cream cheese até xarope de açúcar preto intenso e defumado. Liho e Koi são as maiores redes.

Praças de alimentação

[editar]

[de alimentação com tema retrô Food Republic] Encontradas no subsolo ou no último andar de quase todos os shoppings, as praças de alimentação são a versão com ar condicionado dos hawker centers. A variedade de comida oferecida é quase idêntica, mas um prato que custaria de US$ 3 a US$ 5 em um hawker center ou cafeteria custará de US$ 5 a US$ 10 em uma praça de alimentação. Os moradores também reclamarão que o prato também tem um gosto pior, porque as barracas de praça de alimentação são, em sua maioria, operações franqueadas, em vez de lojas familiares que colocam o coração e a alma na comida.

Comida rápida

[editar]

Redes internacionais de fast food como McDonald's, Burger King, KFC, MOS Burger, Subway etc. são comumente encontradas em vários shoppings. Os preços variam de US$ 5 para um hambúrguer básico a mais de US$ 15 para uma refeição fixa. Todos os restaurantes são self-service e é altamente recomendável limpar sua mesa após a refeição. Além dos suspeitos de sempre, fique de olho nessas marcas exclusivamente de Cingapura:

  • Bengawan Solo. Malay and Peranakan-style kueh cakes and Chinese-style cookies, sold both fresh by the piece and in large packs for gifting. Their pineapple tarts ($25) are famous, keep well and make a great souvenir; the kueh lapis layer cake is also excellent, but has to be kept refrigerated. Every shopping mall has an outlet and they have branches at Changi Airport as well.
  • BreadTalk. This self-proclaimed "designer bread" chain has taken not just Singapore but much of South-East Asia by storm. Everything is jazzily shaped, funkily named (e.g. Crouching Tiger, Hidden Bacon) and baked on premises. To the Western palate, almost everything is rather sweet.
  • Jollibean. Fresh soy drinks, beancurd and tasty mee chiang kueh Chinese pancakes.
  • Killiney Kopitiam. Serves kaya toast, kopi and ginger tea (with ice or without); waiters at the original Somerset location shout your order towards the back with gusto.
  • Mr Bean. Offers a variety of soya bean drinks, ice-creams and pastries snacks.
  • Old Chang Kee. Famous for their curry puffs, but their range now covers anything and everything deep-fried. Take-away only.
  • Ya Kun Kaya Toast. Serves the classic Singaporean breakfast all day long: kaya toast, runny eggs and strong, sweet coffee (plus some other drinks). Arguably one of the more successful chains with branches as far away as South Korea and Japan. The main branch at Far East Square generally gets better reviews than the other branches.

Restaurantes

[editar]
Acompanhando os Lims

Você já se perguntou por que todas as outras barracas de vendedores ambulantes e restaurantes chineses em Cingapura têm um nome que termina em Kee ? A resposta é simples: o caractere kee (记) é chinês para "marca" ou "sinal", e é usado muito como o símbolo de marca registrada no Ocidente. Um nome como Yan Kee significa, portanto, "administrado pela família Yan", e não deve ser tomado como uma declaração política.

Cingapura também oferece uma grande variedade de restaurantes com serviço completo, atendendo a todos os gostos e orçamentos.

Como a maioria da população de Cingapura é de etnia chinesa, há uma abundância de restaurantes chineses em Cingapura, servindo principalmente culinárias do sul da China (principalmente Hokkien, Teochew ou Cantonesa), embora com o grande número de expatriados e trabalhadores estrangeiros da China atualmente, a culinária originária de Xangai e mais ao norte também não seja difícil de encontrar. Os verdadeiros restaurantes chineses locais geralmente servem pratos pouco vistos em restaurantes chineses internacionalmente e na China, devido à combinação de suas raízes do sul da China e influências locais.

Dependendo de onde você for e do que pedir, os preços podem variar muito. Em restaurantes comuns, os preços geralmente variam de US$ 15 a US$ 35 por pessoa, enquanto em restaurantes de alto nível em hotéis de luxo, as refeições podem custar US$ 300 por pessoa quando envolvem iguarias como abalone, leitão e lagosta. Como em restaurantes chineses em qualquer lugar, a comida é comida com hashis e servida com chá chinês.

Sendo uma cidade marítima, uma especialidade comum são os restaurantes de frutos do mar , que oferecem clássicos de Cingapura com influência chinesa, como caranguejos com pimenta. Eles são muito mais divertidos de visitar em grupo, mas tenha cuidado com o que você pede: itens gourmet como caranguejo gigante do Sri Lanka podem facilmente aumentar sua conta para centenas de dólares. Os menus geralmente dizem "preço de mercado" e, se você perguntar, eles lhe darão o preço por 100g, mas um caranguejo grande pode facilmente ultrapassar 2kg. Os pontos de frutos do mar mais conhecidos estão agrupados na Costa Leste, mas em termos de ambiente, os restaurantes à beira do rio em Boat Quay e Clarke Quay são imbatíveis. Novamente, sempre pergunte sobre os preços quando eles não forem declarados por completo e tenha cuidado com os vendedores ambulantes.

Cingapura também tem sua cota de bons restaurantes ocidentais, com comida de influência britânica e americana sendo uma clara favorita entre os moradores locais. A maioria das redes mais acessíveis pode ser encontrada em vários shopping centers por toda a ilha, e os preços dos pratos principais variam de US$ 14 a 22. Uma variante exclusivamente cingapuriana é a comida ocidental hainanesa, que remonta suas origens aos migrantes hainaneses que trabalharam como cozinheiros para empregadores europeus durante o período colonial, e a maioria dos centros de vendedores ambulantes terá uma ou duas barracas ocidentais vendendo pratos como "chicken cutlet" (frango empanado frito) com feijão assado, salada de repolho e batatas fritas, geralmente por menos de US$ 10. Comida francesa, italiana, japonesa e coreana também está prontamente disponível, embora os preços tendam a ser caros, enquanto restaurantes tailandeses e indonésios tendem a ser mais acessíveis.

Uma importação britânica muito apreciada pelos cingapurianos é o chá da tarde. Na forma clássica, como servido por hotéis mais finos em toda a ilha, esta é uma refeição leve da tarde que consiste em chá e uma grande variedade de salgadinhos e doces de estilo britânico, como sanduíches e scones. No entanto, o termo é cada vez mais usado para bufês da tarde de qualquer tipo, e dim sum chinês e vários pratos de Singapura são adições comuns. Os preços variam, mas você normalmente estará olhando para US$ 35–80 por pessoa, sem incluir álcool.

Os cingapurianos são grandes em buffets , especialmente buffets internacionais que oferecem uma grande variedade de pratos, incluindo ocidentais, chineses e japoneses, bem como alguns pratos locais a um preço fixo. Redes populares incluem Sakura e Vienna.

A maioria dos hotéis também oferece bufês de almoço e jantar. Brunchs com champanhe aos domingos são particularmente populares, mas você pode esperar pagar mais de US$ 150 por pessoa e lugares populares, como o Mezza9 no Hyatt on Orchard, exigirão reservas.

Alguns restaurantes colocam pequenos acompanhamentos (geralmente amendoim cozido ou bolachas de camarão) e toalhas de papel molhadas na mesa sem pedir. Você será cobrado um ou dois dólares por eles, a menos que peça para levá-los embora.

Refeições requintadas

[editar]

Cingapura tem nada menos que 44 restaurantes com estrelas Michelin, variando de degustações francesas no Odette de 3 estrelas na National Gallery até o bowl homônimo de US$ 5 no Tai Hwa Pork Noodle. A abertura dos dois cassinos em Marina Bay e Sentosa levou vários dos melhores chefs do mundo a abrir filiais locais de seus restaurantes, incluindo Santi, Waku Ghin e Guy Savoy. Os preços são geralmente o que você esperaria para comer em um restaurante fino no Ocidente, com US$ 400+ por pessoa não inédito para um menu de degustação com bebidas.

Restrições alimentares

[editar]

[prato thali vegano em Little India] Cingapura é um lugar fácil de comer para quase todos. Muitos indianos e pequenos grupos de budistas chineses são vegetarianos, então as barracas indianas geralmente têm uma série de opções vegetarianas e alguns centros de vendedores ambulantes terão uma ou duas barracas vegetarianas chinesas, muitas vezes servindo incríveis imitações de carne feitas de glúten. Templos budistas maiores às vezes têm um restaurante vegetariano no local, enquanto outros vendem comida vegetariana em festivais budistas para arrecadar dinheiro para caridade, e essas também são uma boa opção. O Singapore Buddhist Lodge oferece três refeições vegetarianas gratuitas ao público todos os dias, e pessoas de todas as religiões são bem-vindas, mas doações são certamente apreciadas se você puder fazê-las. A comida vegetariana chinesa tradicionalmente não usa laticínios e, portanto, é tipicamente vegana, mas tenha cuidado, pois algumas barracas de vendedores ambulantes vegetarianos chineses servem ovos. A comida vegetariana indiana, no entanto, geralmente emprega queijo e outros produtos lácteos. Fique atento em restaurantes chineses comuns, pois mesmo pratos que parecem vegetarianos no menu podem conter produtos de frutos do mar, como molho de ostra ou peixe salgado verifique com o garçom em caso de dúvida. Alguns restaurantes podem ser encontrados que usam "sem alho, sem cebola".

Os muçulmanos devem procurar os certificados halal emitidos pelo MUIS, o Conselho Religioso Islâmico de Cingapura. Isso é encontrado em praticamente todas as barracas malaias e em muitas operações muçulmanas indianas também, mas mais raramente em estabelecimentos administrados por chineses, poucos dos quais são muçulmanos. No entanto, há algumas praças de alimentação halal por aí, que são uma excelente escolha para experimentar com segurança a comida chinesa halal. Muitas redes de fast-food ocidentais em Cingapura usam carne halal: procure um certificado na área de pedidos ou pergunte a um gerente em caso de dúvida. Alguns restaurantes economizam na certificação formal e simplesmente colocam placas de "sem carne de porco, sem banha"; a decisão é sua se isso é bom o suficiente para você.

Judeus observantes do Kosher, por outro lado, terão mais dificuldade, pois a comida kosher é quase desconhecida em Cingapura. Há uma mercearia kosher no terreno da Sinagoga Maghain Aboth na Waterloo Street, bem como uma filial kosher da Coffee Bean nas proximidades; verifique com o Jewish Welfare Board para obter detalhes. Há dois restaurantes kosher em Cingapura: Awafi, um restaurante casual no terreno da Sinagoga Maghain Aboth, e Aniba, um restaurante israelense de alta gastronomia.

A conscientização sobre alergias é geralmente limitada. Alergia grave a frutos do mar é particularmente problemática para alimentos locais, já que a pasta de camarão (belacan/hae bi) é muito comumente usada na culinária local chinesa e malaia e muitos caldos de sopa são aromatizados com camarões. Em caso de dúvida, pergunte. Alergia à soja também é severamente limitante, já que tofu e molho de soja são tão comuns. Para ambos, vale a pena explorar a culinária indiana, já que o estilo do sul da Índia que é comum em Cingapura raramente usa qualquer um dos ingredientes.

A doença celíaca é relativamente desconhecida em Cingapura, então não espere encontrar informações nos menus sobre se os pratos contêm glúten ou não. A conscientização sobre o glúten também está se espalhando em Cingapura, e muitos restaurantes de luxo terão chefs treinados internacionalmente que podem atender às suas necessidades. Produtos sem glúten estão disponíveis na maioria dos supermercados Cold Storage e Marketplace. Você também pode se deliciar com muitas especialidades regionais naturalmente sem glúten, como arroz de frango Hainanese (não deixe de pedir frango sem molho) e crepes de arroz/lentilha masala dosa indianos.

Beba e saia

[editar]

A vida noturna de Cingapura não é páreo para Patpong, mas também não fica atrás: alguns clubes têm licenças de 24 horas e poucos lugares fecham antes das 3 da manhã. A vida noturna de Cingapura é amplamente concentrada ao longo dos três Quays Boat, Clarke e Robertson do Riverside, com os clubes de Sentosa dando aos animais de festa ainda mais motivos para dançar a noite toda e o cassino em Marina Bay também entrando na briga. Qualquer artista em turnê pela Ásia tem praticamente a garantia de parar em Cingapura, com o superclub Zouk (Clarke Quay) em particular regularmente marcando alto nas listas das melhores casas noturnas do mundo e o Marquee no Marina Bay Sands atraindo grandes nomes.

Bares de coquetéis chiques se aglomeram perto do apropriadamente chamado Club St, perto do CBD e Keong Saik em Chinatown, que também é onde você encontrará os bares gays de Cingapura. A idade legal para beber é 18 anos e, embora isso seja surpreendentemente pouco aplicado, alguns clubes têm limites de idade mais altos. Se for solicitada a identificação, as únicas formas aceitáveis ​​de identificação são uma carteira de identidade emitida por Cingapura ou um passaporte.

Sexta-feira é geralmente a maior noite da semana para sair, com sábado em segundo lugar. Domingo é noite gay em muitos bares e clubes, enquanto quarta ou quinta-feira é noite das mulheres, muitas vezes significando não apenas entrada gratuita, mas bebidas gratuitas para mulheres. A maioria dos clubes fecha na segunda e terça-feira, enquanto os bares geralmente ficam abertos, mas tendem a ser muito tranquilos.

Para uma noite no estilo de Singapura, reúna um grupo de amigos e vá até a caixa de karaokê mais próxima . As principais redes incluem Party World e o familiar "sem álcool, sem surpresas, sem frescuras" Teo Heng. O aluguel do quarto varia de US$ 30/hora para cima, bebidas e lanches extras.

Na outra ponta do espectro do karaokê, há vários lounges KTV não pertencentes a redes, com aparência chamativa (ou duvidosa), cobertos de neon, que podem cobrar taxas muito mais altas. Talvez seja exclusivo de Cingapura a discoteca tailandesa (siam diu), onde os clientes competem pela afeição dos artistas que, apesar do nome, podem ser de qualquer lugar da região, bem como da própria Cingapura comprando bebidas caras e "flores" (guirlandas ou faixas) por qualquer valor entre US$ 50 e US$ 10.000 ou mais. Ao contrário de alguns países vizinhos, não há nudez ou sexo envolvidos: seu dinheiro compra a chance de conversar com eles, nada mais, e há etiqueta social não óbvia o suficiente envolvida para que esses lugares sejam melhor visitados com um guia de Cingapura ou nem mesmo visitados.

Álcool

[editar]

[original Singapore Sling no Raffles Hotel] O álcool é amplamente disponível, mas caro devido aos pesados ​​impostos sobre pecados de Cingapura. Você pode trazer até um litro de bebida alcoólica e dois litros de vinho e cerveja se chegar de outros países além da Malásia. Compras cuidadosas em grandes supermercados também apresentarão rótulos básicos comuns de vinho australiano por cerca de US$ 20.

A embriaguez em público é socialmente desaprovada em Cingapura, e se comportar mal sob a influência do álcool certamente não lhe renderá nenhum respeito dos amigos cingapurianos. Não permita que nenhum confronto se transforme em brigas, pois a polícia será chamada, e você poderá enfrentar prisão e possivelmente surra. Muitos cingapurianos, incluindo a maioria, mas não todos os muçulmanos, se abstêm completamente de álcool.

Beber em público é proibido fora de locais licenciados entre 22h30 e 7h, com restrições adicionais em Little India e Geylang que proíbem beber em público durante fins de semana e feriados. Embora a maioria dos bares, casas noturnas e restaurantes sejam licenciados, supermercados e lojas de bebidas não têm permissão para vender álcool tarde da noite.

Os preços para beber fora variam. Você pode desfrutar de uma garrafa grande de cerveja de sua escolha em uma cafeteria ou hawker center por cerca de US$ 7 (e a cor local vem de graça). Por outro lado, as bebidas em qualquer bar, clube ou restaurante chique continuam caras, com uma bebida básica custando entre US$ 10 e US$ 15, enquanto coquetéis chiques geralmente custam entre US$ 15 e US$ 25. Por outro lado, happy hours e promoções dois por um são comuns, e o preço de entrada para clubes geralmente inclui vários ingressos para bebidas. Quase todos os restaurantes em Cingapura permitem trazer seu próprio vinho (BYO) e restaurantes mais baratos sem um menu de vinhos geralmente nem cobram rolha, embora nesses lugares você precise trazer seu próprio abridor de garrafas e copos. Lugares mais chiques cobram de US$ 20 a 50, embora muitos ofereçam dias de rolha grátis na segunda ou terça-feira.

Os turistas se aglomeram no Long Bar no Raffles Hotel para experimentar o original Singapore Sling , uma mistura rosa enjoativamente doce de suco de abacaxi, gim e mais, mas os moradores (quase) nunca tocam na bebida. A bebida preferida em Cingapura é a cerveja local, Tiger , uma lager refrescante, embora nada excitante, mas um boom de microcervejarias levou a estabelecimentos como Brewerkz (Riverside Point), Paulaner Brauhaus (Millenia Walk) e Pump Room (Clarke Quay) a oferecer alternativas interessantes.

Tabaco

[editar]

[é permitido apenas em áreas designadas] O tabaco é altamente taxado e não há franquia de impostos, embora na prática um único maço aberto (não caixa!) seja frequentemente ignorado. Vaporizar é ilegal e você será multado e quaisquer cigarros eletrônicos ou líquidos confiscados se pegos. Ambas as regras são particularmente rigorosamente aplicadas nas fronteiras terrestres com a Malásia, onde toda a bagagem é regularmente submetida a raio-X.

A idade legal para fumar é 21 anos, e lojas que vendem cigarros podem pedir identificação antes de vender alguns. A maioria dos lugares públicos, incluindo hawker centers, têm restrições ao fumo, e também é proibido no transporte público. Há uma proibição total de fumar em todos os lugares com ar condicionado (incluindo pubs e discotecas), e limitações rígidas sobre onde você pode fumar ao ar livre também (por exemplo, a 5 metros de pontos de ônibus e entradas de edifícios, parques, passarelas cobertas e abrigos, playgrounds estão fora dos limites). A zona designada deve ser marcada com um contorno amarelo e pode ter uma lata de lixo verde com um cinzeiro e/ou ter uma placa dizendo "zona de fumantes". A lista de lugares onde fumar é proibido e a lista (muito mais curta) de onde é permitido é publicada em um site do governo. Shisha (narguilé) é ilegal, então não espere encontrar nenhum bar que o forneça.

Prostituição

[editar]

A prostituição é tolerada em seis distritos designados, mais notavelmente Geylang, que não por coincidência também oferece algumas das acomodações mais baratas e a melhor comida da cidade. Embora a idade de consentimento em Cingapura seja 16, uma idade mínima mais alta de 18 se aplica às prostitutas. A indústria mantém um perfil baixo (nada de bares go-go aqui) e não é uma atração turística em nenhum trecho do mundo. Trabalhadoras do sexo comerciais que praticam legalmente são obrigadas a se registrar com as autoridades e comparecer a clínicas especiais para exames regulares de doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, seja prudente e pratique sexo seguro — embora a maioria das trabalhadoras do sexo que praticam legalmente insista nisso de qualquer maneira.

Orchard Towers, por muito tempo uma ilha de vícios na limpíssima Orchard Road, teve todas as suas casas noturnas fechadas em uma repressão em 2023.

Durma

[editar]
[] Nota: Aluguéis de curta duração de casas ou quartos (de 6 meses ou menos), como os fornecidos por plataformas como o Airbnb, são ilegais em Cingapura. Curiosamente, anunciar quartos ou casas em tais plataformas não é ilegal e, portanto, não se surpreenda ao encontrar um punhado de listagens de Cingapura no Airbnb. Embora a aplicação da lei tenha sido branda até agora, ações imediatas serão tomadas se houver alguma reclamação dos vizinhos. Caso isso aconteça, os hóspedes não enfrentarão nenhuma consequência adversa além de ter que encontrar outro lugar para ficar em um prazo relativamente curto, mas o anfitrião pode estar sujeito a ações legais.

Predefinição:Sleeppricerange Acomodações em Cingapura são caras para os padrões do Sudeste Asiático. Particularmente nas faixas de preço mais altas, a demanda supera a oferta e durante grandes eventos como a corrida de F1 ou algumas das maiores convenções não é incomum que praticamente tudo se esgote. Hotéis e albergues de baixo custo, no entanto, permanecem acessíveis e disponíveis durante todo o ano.

A menos que você seja um apaixonado por compras e queira aproveitar ao máximo o tempo nos shoppings da Orchard Road, o Riverside é provavelmente o melhor lugar para se hospedar em Cingapura.

GST e taxa de serviço geralmente não estão incluídos nas tarifas anunciadas. Portanto, ao considerar quanto alocar para acomodação, não se esqueça de adicionar 18,8% ao preço anunciado (10% para a taxa de serviço e depois adicione 8% de GST do valor incluindo a taxa de serviço).

Orçamento

[editar]

Os albergues para mochileiros podem ser encontrados principalmente em Little India, Bugis, Clarke Quay e East Coast. Os albergues para mochileiros custam de US$ 20 a US$ 40 por uma cama de dormitório. Parece haver uma epidemia de percevejos entre muitos dos albergues mais baratos — leia as avaliações cuidadosamente antes de reservar.

Hotéis baratos estão agrupados nos distritos de Geylang, Balestier e Little India, onde atendem principalmente o tipo de cliente que aluga quartos por hora. Os quartos são geralmente pequenos e nada extravagantes, mas ainda são limpos e oferecem comodidades básicas, como banheiro e televisão. Os preços começam em US$ 30 para "uso diurno" de algumas horas e US$ 60 para uma noite inteira de estadia. As três principais redes, com hotéis por toda a ilha, são:

  • Hotel 81, +65 6767 8181 . Singapore's largest budget hotel chain, with over 20 functional hotels with rates starting at $69 for two.
  • Ibis Budget. French chain Accor operates no less than 14 Ibis Budgets in Singapore, many of them rebadged Fragrances.
  • Fragrance Hotel, +65 6345 6116 . Chain of 8 hotels. Rooms from $80, discounts on weekends and for ISIC holders.

Acampar só é permitido em locais designados, e você deve solicitar uma autorização de acampamento com pelo menos 14 dias de antecedência. Dependendo de quem é o dono do local, você pode obter a autorização do National Parks Board ou da Singapore Land Authority. A autorização é gratuita, mas você precisará de alguém com uma identificação de Cingapura para solicitar em seu nome.

Médio alcance

[editar]

Grande parte das acomodações de médio porte de Cingapura fica em hotéis antigos, sem muitas características, mas funcionais, com um aglomerado notável perto da extremidade oeste do Rio Cingapura. No entanto, houve uma onda de hotéis "boutique" em shophouses reformados aqui e em Chinatown, que podem ter um valor muito bom, com diárias a partir de US$ 200/noite.

Fazer alarde

[editar]

[Raffles] Cingapura tem uma extensa seleção de acomodações de luxo, incluindo o famoso Raffles Hotel e todas as marcas multinacionais usuais. Você geralmente estará olhando para mais de US$ 600 por noite para um quarto em um hotel cinco estrelas. As taxas de hotel flutuam bastante: uma grande conferência pode dobrar os preços, enquanto nos fins de semana na baixa temporada, grandes descontos geralmente estão disponíveis. Os maiores grupos de hotéis podem ser encontrados em Marina Bay (bom para passeios turísticos) e ao redor de Orchard Road (bom para compras), mas se você estiver procurando por uma sensação de resort de praia tropical, confira Sentosa .

Longo prazo

[editar]

Moradia em Cingapura é cara, pois a alta densidade populacional e a escassez de terra elevam os preços dos imóveis às alturas. Como resultado, você geralmente estaria procurando aluguéis no mesmo nível de lugares como Nova York e Londres.

Os apart-hotéis em Cingapura incluem a Ascott, que também opera sob as marcas Somerset e Citadines, e os muitos tentáculos da Far East Hospitality, que tem hotéis regulares e apartamentos com serviços. Os preços são competitivos com os de hotéis, mas bem caros em comparação com os de apartamentos. É ilegal oferecer aluguéis de curta duração (menos de 3 meses) em Cingapura sem uma licença de hotel.

Alugar um apartamento em Cingapura geralmente requer um visto de trabalho. Enquanto mais de 80% dos cingapurianos vivem em apartamentos subsidiados pelo governo do Housing Development Board (HDB), sua disponibilidade para estrangeiros é muito limitada. A maioria dos expatriados, portanto, recorre a blocos de moradias privadas conhecidos como condomínios, onde um apartamento médio de três quartos custará de US$ 4.000 por mês para um apartamento mais antigo nos subúrbios a US$ 20.000 para um apartamento de luxo de primeira linha na Orchard Road. A maioria dos condomínios tem instalações como piscinas, academias, quadra de tênis, estacionamento e segurança 24 horas. Como a oferta de estúdios e apartamentos de um quarto é muito limitada, a maioria das pessoas com orçamento limitado divide um apartamento com amigos ou colegas, ou apenas subloca um quarto individual. Casas térreas, conhecidas como bangalôs, são incrivelmente caras perto do centro da cidade (os aluguéis geralmente são dezenas de milhares), mas podem cair se você estiver disposto a se estabelecer fora do centro da cidade e lembre-se de que você pode dirigir pelo país em 30 minutos.

Depósitos de segurança de um ou dois meses são uma prática padrão e você normalmente precisa pagar ao agente uma comissão de 2 semanas por ano de locação. Os aluguéis geralmente são por dois anos, com uma "cláusula diplomática" que permite rescindir após 1 ano. A Singapore Expats é a maior agência imobiliária voltada para expatriados e seus classificados gratuitos são uma escolha popular para caçar quartos ou companheiros de apartamento.

Aprenda

[editar]

As universidades de Cingapura são geralmente bem conceituadas e atraem estudantes de intercâmbio de perto e de longe.

  • National University of Singapore (NUS). Singapore's oldest university, strong in law, medicine, computing and science. One of the premier universities in Asia.
  • Nanyang Technological University (NTU). The second university in this island state, more geared towards engineering, media and business studies. Host for the Youth Olympics 2010
  • Singapore Management University (SMU). The third, and the only publicly-funded private university in Singapore. Geared towards finance and business.
  • Singapore University of Technology and Design (SUTD). The fourth autonomous university in Singapore, established in collaboration with MIT. Teaches engineering and architecture with a special focus on design.
  • Singapore University of Social Sciences (SUSS). Previously known as Singapore Institute of Management (SIM) Singapore's private university with a number of international degree courses. The school offers a wide range of first degrees, from the arts to business to technology studies. As of 17 March 2017, SUSS is restructuring to become Singapore's newest autonomous university.

Várias universidades estrangeiras, escolas de negócios e institutos especializados também montaram seus campi asiáticos em Cingapura.

Culinária

[editar]
  • at-Sunrice, Fort Canning Park, +65 6336 3307 . A professional cooking academy that also does day classes for the public. The crowd-pleaser is the "Spice Garden Walk" ($40) at Fort Canning, where a chef introduces you to local herbs and spices and their uses in cuisine and medicine, and then guides you in the fine art of making your own curry paste. Reservations essential.
  • Cookery Magic, 179 Haig Rd, +65 6348 9667 , . Cooking classes in an old colonial black-and-white home, with themes varying by day and cuisines from all over the continent. 8 students maximum. From $65.
  • Palate Sensations, 1 Westbourne Road #03-05, +65 6479 9025 , . Hands-on cooking classes in both European and Asian styles, held in a colonial black and white bungalow in rural western Singapore. 12 students maximum. From $100.
  • D'Open Kitchen, 6A Shenton Way, #B1-07, Singapore 068815, +65 82286217 , . Cooking team building classes. Market tours, virtual cooking and baking classes. From $80.

Trabalhe

[editar]

Como uma das economias mais vibrantes do Sudeste Asiático, apoiada por uma população altamente educada de moradores e expatriados de todos os cantos do mundo e algumas das menores taxas de imposto de renda pessoal e empresarial do mundo, Cingapura é uma escolha natural para empresas multinacionais que desejam ter presença na região e tem muitas oportunidades de emprego para trabalhadores qualificados. No entanto, você deve ter uma autorização de trabalho (WP) ou um passe de emprego (EP) para trabalhar em Cingapura. Isso exige que você tenha uma oferta de emprego firme e que a empresa patrocinadora se inscreva em seu nome. Há também um Programa de Férias de Trabalho para recém-formados universitários que desejam viver em Cingapura por até 6 meses.

As autorizações de trabalho são destinadas principalmente a trabalhadores braçais e pouco qualificados. Para ser elegível para um passe de emprego , você geralmente precisará ter um salário mínimo de pelo menos $ 4.500 por mês e ter pelo menos um diploma de bacharel de uma universidade razoavelmente respeitável. Há também um intermediário conhecido como passe S, que geralmente é concedido a trabalhadores de qualificação média que foram promovidos a cargos de liderança júnior, como supervisor de local de trabalho, e exigiria que você tivesse um salário mínimo de pelo menos $ 2.500 por mês, bem como a recomendação do seu empregador. Os portadores de passe de emprego e passe S com um salário mensal de pelo menos $ 6.000 podem trazer seus familiares em um passe dependente.

Se seu emprego for rescindido, você receberá um passe de visita social (um visto de visitante sem direitos trabalhistas) que lhe permite ficar por 30 dias. Você pode procurar outro emprego durante esse período, mas não ultrapasse o prazo do seu visto e não pense em trabalhar sem os documentos certos; isso resultará em uma curta estadia na prisão local, com multas adicionais, possivelmente surras, deportação certa e proibição de reentrada. Além disso, seu empregador também enfrentará multas pesadas e prisão. Para mais informações, entre em contato com o Ministério da Mão de Obra.

Depois de trabalhar legalmente em Cingapura por alguns anos com um EP/S-Pass, solicitar residência permanente (PR) é bem simples, embora elas não sejam mais distribuídas como doces. Se concedidas e a regra geral é, quanto maior seu salário, maior a probabilidade de obtê-las você pode ficar em Cingapura indefinidamente (desde que possa mostrar alguma renda a cada 5 anos) e pode mudar de emprego livremente. Os portadores de autorização de trabalho geralmente não são elegíveis para solicitar residência permanente.

Aqueles que obtêm residência permanente por meio do Professionals/Technical Personnel and Skilled Workers Scheme ou do Investor Scheme não são obrigados a se apresentar para o serviço nacional (conscrição), mas os PRs de segunda geração do sexo masculino são obrigados a se registrar e se apresentar para o alistamento assim que atingirem as idades especificadas.

O governo também apoia muito o empreendedorismo no país, oferecendo uma isenção fiscal de 3 anos sobre o lucro para novas empresas (para os primeiros S$ 100.000) e tendo uma das menores taxas de imposto corporativo do mundo, de 17% ao ano. Até mesmo o processo de incorporação da empresa é feito totalmente online atualmente e pode ser concluído em apenas um dia. Além disso, há vários esquemas governamentais que permitem que estrangeiros obtenham vistos de empreendedor ou até mesmo residência permanente investindo grandes somas de dinheiro em negócios locais.

Segurança

[editar]
Nota: Cingapura trata os delitos de drogas de forma extremamente severa. A pena de morte é obrigatória para aqueles condenados por tráfico, fabricação, importação ou exportação de mais de 15g de heroína, 30g de morfina, 30g de cocaína, 500g de cannabis, 200g de resina de cannabis e 1,2 kg de ópio, e a posse dessas quantidades é tudo o que é necessário para que você seja condenado. O consumo não autorizado pode resultar em até 10 anos de prisão, uma multa de $ 20.000 ou ambos.

Você pode ser acusado de consumo não autorizado, desde que sejam encontrados vestígios de drogas ilícitas em seu organismo, mesmo que você possa provar que elas foram consumidas fora do país, e pode ser acusado de tráfico, desde que sejam encontradas drogas em bolsas que estejam em sua posse ou em seu quarto, mesmo que não sejam suas e independentemente de você estar ciente delas.

Caso você seja preso por tráfico de drogas, tente cooperar ao máximo com a polícia, pois a promotoria pode aconselhar o tribunal a não impor a pena de morte se os réus tiverem substancialmente auxiliado a polícia a interromper o tráfico de drogas. Dito isso, prisão perpétua obrigatória e surra ainda são esperadas, mesmo que alguém seja poupado da morte.

Se você tiver que trazer medicamentos potencialmente proibidos, consulte a Singapore Health Sciences Authority para descobrir e (conforme necessário e permitido) obtenha permissão por escrito para trazê-los. Isso pode ser feito bem rápido por e-mail, talvez algumas semanas pelo correio postal regular.

[proibidos nos trens e estações do MRT] Cingapura é uma das cidades mais seguras do mundo em praticamente qualquer medida. A maioria das pessoas, incluindo viajantes do sexo feminino, não enfrentará problemas em andar sozinha pelas ruas à noite. Mas, como diz a polícia local, "baixa criminalidade não significa nenhuma criminalidade" cuidado com os batedores de carteira em áreas lotadas e não se esqueça completamente do seu bom senso.

A Força Policial de Cingapura é responsável pela aplicação da lei em todo o país, e você pode reconhecer os policiais pelos seus uniformes azul-escuros característicos. A maioria dos visitantes achará a maioria dos policiais de Cingapura profissionais e prestativos, e você deve relatar quaisquer crimes que encontrar a eles o mais rápido possível: relatórios policiais oportunos geralmente resultam na apreensão de criminosos em poucas horas.

A polícia de Cingapura tem poderes mais amplos do que seus equivalentes em países ocidentais. Em particular, embora você tenha o direito de ter um advogado representando você no julgamento, a polícia tem o direito de restringir seu acesso a um advogado durante seu interrogatório se eles acreditam que isso pode interferir em sua investigação. Na prática, a polícia não permitirá a presença de advogado durante a detenção policial de 48 horas. Além disso, embora você tenha o direito contra a autoincriminação, você não tem o direito ao silêncio e é obrigado a responder às perguntas da polícia com sinceridade, a menos que isso contrarie o primeiro. Você deve sempre fazer todas as declarações em sua defesa durante seu interrogatório, pois não fazê-lo pode resultar no juiz não acreditar em você caso você as levante pela primeira vez em seu julgamento.

A limpeza impecável de Cingapura é alcançada em parte por regras rígidas contra atividades que são toleradas em outros países. Por exemplo, atravessar fora da faixa de pedestres, cuspir, jogar lixo e beber e comer no transporte público são proibidos. Os moradores brincam sobre Cingapura ser uma cidade boa porque multas pesadas são cobradas se você for pego cometendo uma infração. Procure placas detalhando os "Não faça" e as multas associadas a essas infrações e preste atenção a elas. Os infratores reincidentes em jogar lixo não estão sujeitos apenas a multas, mas também a uma "Ordem de Trabalho Corretiva", onde são obrigados a usar uma jaqueta amarela brilhante e recolher lixo em locais públicos. A fiscalização é, no entanto, esporádica na melhor das hipóteses e não é incomum ver pessoas jogando lixo, cuspindo, fumando abertamente em zonas para não fumantes, etc. A goma de mascar, famosa por ser proibida há muito tempo, agora está disponível em farmácias para fins médicos (por exemplo, goma de nicotina) se você pedir diretamente, mostrar sua identidade e assinar o registro. Embora importar chicletes ainda seja oficialmente uma infração, normalmente você pode trazer alguns pacotes para consumo pessoal sem nenhum problema. [em Singapura] Para alguns crimes, principalmente entrada ilegal e permanência além do prazo do visto por mais de 30 ou 90 dias, Cingapura impõe castigos corporais como punição para infratores do sexo masculino. Outros crimes que têm castigos corporais como punição incluem vandalismo, roubo, abuso sexual e estupro. Fazer sexo com uma garota menor de 16 anos é considerado estupro pela lei de Cingapura, mesmo que a garota consinta. Golpes da grossa bengala de vime são terrivelmente dolorosos, levam semanas para curar e deixam cicatrizes para o resto da vida. Crimes como assassinato, sequestro, posse não autorizada de armas de fogo e tráfico de drogas são punidos com a morte.

Há muito criminalizado por um estatuto da era colonial, o contato homossexual masculino foi legalizado em janeiro de 2023, enquanto a homossexualidade feminina sempre foi legal. No entanto, as atitudes em relação a gays e lésbicas dos moradores locais geralmente deixam muito a desejar, especialmente entre as comunidades muçulmana e cristã. No entanto, a violência não provocada contra homossexuais é quase inédita, e é improvável que você consiga algo além de atrair olhares e sussurros. Pessoas transgênero também podem estar sujeitas a algum grau de escárnio dos moradores locais, embora incidentes violentos não provocados sejam quase inéditos. De acordo com a lei de Cingapura, pessoas transgênero podem mudar seu gênero legal e usar banheiros públicos de sua escolha somente após passarem por uma cirurgia de redesignação sexual. Pink Dot é a organização LGBTQ de Cingapura; eles realizam um evento anual de orgulho todo mês de junho no Hong Lim Park, embora estrangeiros não tenham permissão para participar.

Pedir esmola é ilegal em Cingapura, mas ocasionalmente você verá mendigos nas ruas. A maioria não é de Cingapura até mesmo os "monges" vestidos com túnicas, que ocasionalmente importunam turistas por doações, geralmente são falsos.

Embora atravessar fora da faixa seja ilegal, ainda é algo comum e ocorre com bastante frequência pela cidade. Mas tenha cuidado, pois se um policial pegar você, você pode acabar com uma pequena multa. Simplificando, as estradas são designadas para carros e as calçadas são para pessoas.

A constituição de Cingapura promete "liberdade de expressão", mas na prática esse direito é severamente restringido, como uma olhada na imprensa doméstica castrada mostrará. A polícia não vai prendê-lo por expressar opiniões antigovernamentais em conversas casuais com seus amigos, mas estrangeiros em Cingapura não têm permissão para se envolver em nenhum tipo de atividade política, incluindo comparecer a comícios ou protestos, independentemente do assunto. O crime de escandalizar o tribunal é amplamente definido, com qualquer ato ou declaração que possa levar um tribunal ou juiz ao descrédito sendo passível de processo. Houve casos em que jornalistas e juristas estrangeiros foram condenados, então você também deve evitar fazer comentários sobre o judiciário.

É ilegal exibir bandeiras ou emblemas de países estrangeiros em público, a menos que você seja um diplomata representando aquele país ou tenha recebido permissão especial do governo com antecedência. Também há restrições quanto à exibição da bandeira de Cingapura; em geral, você só pode hasteá-la entre julho e setembro para as celebrações do Dia Nacional. Além disso, a exibição pública de símbolos comunistas é restrita, e alguém pode ser preso se as autoridades acreditarem que sua exibição pode resultar em violação da paz ou prejudicar os interesses nacionais de Cingapura.

Cingapura é virtualmente imune a desastres naturais : não há falhas geológicas por perto, embora leves tremores dos terremotos da Indonésia possam às vezes ser sentidos dos andares superiores dos edifícios. Outras massas de terra a protegem de tsunamis, e as condições locais não são propícias à formação de tufões e tornados. Inundações na temporada de monções de novembro a janeiro e inundações repentinas devido a chuvas fortes são um risco ocasional, especialmente em partes baixas da Costa Leste, mas qualquer água geralmente drena em um dia e a vida continua normalmente.

Suborno

[editar]

Cingapura é geralmente considerada relativamente livre de corrupção, tanto na vida pública quanto na privada. Suborno é uma infração muito séria, penalizada com longas penas de prisão, além de multas. Não ofereça, sob nenhuma circunstância, suborno a um policial ou a qualquer outro funcionário do governo, pois isso provavelmente resultará em sua prisão imediata.

Discriminação racial e religiosa

[editar]

Cingapura fez grandes esforços para garantir uma sociedade pacífica e integrada; fazer comentários depreciativos contra qualquer etnia ou religião é um crime que pode levar à prisão. Blogueiros foram presos e sentenciados à prisão por fazer comentários racistas em seus blogs, e líderes religiosos também tiveram problemas com a lei por insultar outras religiões em seus sermões.

A presença das Testemunhas de Jeová é proibida para moradores de Cingapura (porque eles evitam o serviço militar), mas isso geralmente não afeta os turistas, desde que eles não façam proselitismo.

Armas de fogo

[editar]

Cingapura tem leis de armas de fogo muito rígidas, e a posse não autorizada de armas de fogo é punível com longas penas de prisão na melhor das hipóteses, e na pior das hipóteses pode até resultar na pena de morte por suposto tráfico de armas. Armas de airsoft também são proibidas, e a posse delas sem licença pode levar você à prisão por até 3 anos.

Licenças para comprar e possuir armas de fogo são geralmente concedidas apenas para fins esportivos (por exemplo, para tiro ao alvo) e geralmente exigem que você seja membro de um clube de tiro registrado. As armas de fogo devem ser armazenadas com segurança em um campo de tiro, e trazer uma para fora do campo de tiro é geralmente ilegal, a menos que você tenha recebido permissão especial com antecedência.

Visitantes que desejam trazer armas de fogo são obrigados a solicitar uma autorização com antecedência, embora na prática essas autorizações sejam concedidas apenas para competições oficiais de tiro. Você também será obrigado a viajar sob escolta policial do porto de entrada até o campo de tiro, onde você terá que guardar sua arma de fogo com segurança até deixar o país.

Números de emergência

[editar]
  • Police (main number for Emergency Services), 999 .
    • Police (emergency SMS), 71999 (local rate) .
  • Ambulance / Fire Services, 995 .
    • Ambulance / Fire Services (emergency SMS for deaf people), 70995 (local rate) .
  • Non-emergency ambulance, 1777 .
  • Singapore General Hospital, +65 6222 3322 .
  • Drug & Poison Information Centre, +65 6423 9119 .

Saúde

[editar]

Água da torneira é segura para beber com padrões de saneamento muito altos. O clima quente e úmido significa que beber bastante água é aconselhável.

A malária não é um problema, mas a dengue é endêmica na região, e Cingapura sofreu um surto do vírus Zika . Cingapura mantém um controle rigoroso de mosquitos (deixar água parada por aí pode resultar em multa), mas o alcance do governo não se estende às reservas naturais da ilha, então, se você estiver planejando fazer caminhadas, leve repelente de mosquitos.

Assistência médica

[editar]

O padrão de assistência médica em Cingapura é uniformemente excelente e Cingapura é um destino popular para turismo médico e evacuações médicas na região. Apesar dos preços mais baixos, os padrões são geralmente tão bons quanto os do Ocidente em clínicas e hospitais públicos e privados, tornando este um bom lugar para obter suas vacinas e comprimidos se estiver indo para a selva em outro lugar. Você ainda vai querer ter certeza de que seu seguro está em ordem antes de uma hospitalização prolongada e/ou cirurgia de grande porte.

Para doenças menores, vá até o shopping suburbano mais próximo ou ao distrito comercial HDB e procure um clínico geral (GP), ou faça uma busca no abrangente diretório Find-a-GP do SingHealth. Eles geralmente recebem pacientes sem hora marcada e podem prescrever medicamentos na hora ou encaminhá-lo a especialistas, e o custo total de uma consulta, incluindo medicamentos, raramente excede US$ 30. Policlínicas públicas, embora mais baratas para os moradores locais, geralmente são mais caras com taxas não subsidiadas (US$ 50+) e geralmente têm esperas mais longas. Todas as clínicas, privadas ou públicas, geralmente só abrem durante o horário comercial de segunda a sexta e nas manhãs de sábado.

  • RESCU, +65 8779 9441 . If it can't wait until Monday, RESCU offers 24/7 telemedicine consultations and house calls, including basic medications like antibiotics dispensed on the spot. Home visit $68-108 depending on time of day.

Para problemas urgentes, vá até o departamento de emergência de um hospital ou ligue para 995 para chamar uma ambulância. A ambulância é gratuita em caso de emergência médica genuína, mas será cobrada uma taxa de atendimento de $ 274 e o transporte será recusado caso contrário. Os hospitais públicos são fortemente subsidiados pelo governo para cidadãos de Cingapura e residentes permanentes, mas cobrarão a taxa integral para visitantes. Eles são legalmente obrigados a fornecer atendimento médico de emergência, independentemente da sua capacidade de pagar, mas você será cobrado posteriormente.

  • Raffles Hospital, Raffles Medical Group (próximo à estação Bugis MRT). +65 6311 1111 . 585 North Bridge Road, Singapura 188770. O maior provedor privado de saúde de Singapura. O Raffles Medical Group é o único provedor médico privado em Singapura que possui e opera uma organização de saúde totalmente integrada, composta por um hospital terciário, uma rede de clínicas de medicina familiar e odontológica, serviços de seguros, clínicas de medicina tradicional chinesa e japonesa e uma divisão de saúde do consumidor. O Departamento de Acidentes e Emergências (A&E) do Raffles é totalmente equipado e tem equipe para gerenciar ferimentos de alto risco e condições médicas críticas.
  • KK Women’s and Children’s Hospital, 100 Bukit Timah Road (near Novena MRT station). A&E operates 24/7. Singapore's oldest dedicated women and children's hospital, well over 1 million Singaporeans were born here. Has a well-regarded but often busy 24/7 children's emergency department.
  • Mount Elizabeth Hospital, Mount Elizabeth (near Orchard MRT station), +65 6737 2666 . A&E operates 24/7. Singapore's largest private hospital and a popular destination for medical tourists. Also features a special suite that was built for the Sultan of Brunei, but is now available to anybody with the means to pay when not in use by the Brunei royal family, with prices starting from an eye-watering $5,043 per night. Consultations with specialists start from $100.
  • Singapore General Hospital, College Rd, 1st-3rd Hospital Ave (next to Outram Park MRT station). Singapore's oldest and largest public hospital.
  • Tan Tock Seng Hospital, 11 Jalan Tan Tock Seng (next to Novena MRT station), +65 6256 6011 . M-F 8AM-1PM & 2-5PM; Sa 8AM-noon, no appointment needed. One of Singapore's largest public hospitals, fully equipped to handle most anything. Specialist departments here include a one-stop Travellers' Health & Vaccination Centre for immunizations, malaria prophylaxis, pre-trip and post-trip evaluations and general advice. $80 fee for doctor's consultation, vaccines for $10 plus cost (consultation unnecessary).
  • National University Hospital, 5 Lower Kent Ridge Road,, +65 6779 5555 . Main teaching hospital for the National University of Singapore medical school, with a good number of specialist clinics.

Alternativamente, praticantes de medicina tradicional chinesa (MTC) são amplamente difundidos em Cingapura. Eu Yan Sang administra uma rede de mais de 20 clínicas, enquanto a Singapore Chinese Physicians' Association oferece um diretório de médicos de MTC.

Banheiros

[editar]

Quase todos os shopping centers, hotéis, estações de MRT, pontos de ônibus e hawker centers provavelmente terão banheiros públicos limpos disponíveis. Alguns banheiros públicos podem cobrar 10 ou 20 centavos por entrada. Se não houver papel higiênico na cabine, dê uma olhada ao redor, pois às vezes ele é fornecido em um rolo gigante compartilhado do lado de fora. A maioria dos banheiros tem vasos sanitários, mas geralmente há um cubículo para agachamento em cada banheiro público. Por serem gratuitos, os banheiros do McDonald's são populares e a equipe não faz alarde.

Respeite

[editar]
O que há em um nome?

Os chineses colocam o sobrenome em primeiro lugar, então Phua Chu Kang é o Sr. Phua para os negócios e Chu Kang (ou apenas CK) para os amigos. Muitos têm nomes ocidentais, então ele também pode ser conhecido como Terry Phua. Os nomes

malaios são nome + bin ou binti (filho/filha) + nome do pai. Mohammed bin Abdullah normalmente seria chamado de Sr. Mohammed. Às vezes, o nome da pessoa aparece depois de Mohammed ou Abdul (exemplo: Mohammed Faizal bin Abdul Nasser), então, nesse caso, ele normalmente seria chamado de Sr. Faizal. Os nomes

indianos são complexos, mas os nomes do sul da Índia (tâmil) geralmente encontrados em Cingapura têm dois padrões: nome + s/o ou d/o (filho/filha de) + nome do pai, ou inicial do pai + nome. Os nomes são geralmente longos e podem ser abreviados, então Ramanathan s/o Sellapan pode usar o nome SR Nathan e seria chamado de Sr. Nathan. O método infalível é perguntar como a pessoa quer ser tratada.

Os cingapurianos se importam pouco com polidez formal. O que seria um comportamento decente em casa, onde quer que seja, dificilmente ofenderá alguém em Cingapura. Em Cingapura, diferentemente de boa parte do sudeste asiático, mulheres usando roupas reveladoras ou homens usando shorts e chinelos são perfeitamente aceitáveis, e apenas os bares e restaurantes mais chiques, instituições governamentais (por exemplo, parlamento e tribunais) e alguns clubes privados tentam impor códigos de vestimenta.

Dito isso, os cingapurianos tendem a ser mais conservadores socialmente do que os ocidentais, o que significa que a demonstração pública de afeição ainda é desaprovada: dar as mãos é bom, mas se beijar em público é considerado indelicado. Topless para mulheres não é aceitável em lugar nenhum, nem mesmo na praia. A maioria dos templos budistas e hindus, assim como mesquitas, exigem que as mulheres se vistam de forma conservadora - sem ombros nus e sem saias acima do joelho. Os principais templos turísticos terão xales e sarongues para que os visitantes possam se cobrir antes de entrar. Muitos locais de culto também exigem que você tire os sapatos antes de entrar.

O dialeto local, com suas fortes influências chinesas, pode parecer brusco ou até mesmo rude, mas dizer "Você quer cerveja ou não?" é, na verdade, mais educado em chinês do que perguntar se você quer cerveja; afinal, a pessoa que faz a pergunta está lhe oferecendo uma escolha, não fazendo uma exigência.

Leve em conta as restrições alimentares ao convidar amigos de Cingapura para uma refeição. Muitos indianos e alguns chineses são vegetarianos. A maioria dos malaios, sendo muçulmanos, come apenas comida halal, enquanto a maioria dos hindus (e alguns chineses) se abstêm de carne bovina. Se não tiver certeza, pergunte antes.

Ao visitar templos chineses, não aponte para as estátuas de divindades com o dedo indicador, pois isso é considerado muito rude. Em vez disso, use o polegar ou a palma da mão aberta voltada para cima.

As suásticas são comumente vistas em templos e altares budistas e hindus. Este é um antigo símbolo religioso que não tem nada a ver com o nazismo.

Tópicos sensíveis

[editar]

Questões sensíveis em Cingapura incluem imigração, política, raça, religião e direitos LGBT. Em um país onde apenas 60% da população são cidadãos, a imigração é particularmente sensível, e enquanto poucos cingapurianos são explicitamente xenófobos, muitos se ressentem do influxo de "talentos estrangeiros" (antes o mandato do governo, agora fortemente carregado de sarcasmo) competindo por empregos sem se integrar à sociedade ou ter que cumprir obrigações como o serviço militar.

Cingapura não é a China e, apesar de ser a maioria da população, a maioria dos chineses étnicos se identifica como cingapurianos em vez de cidadãos chineses, que são comumente chamados de "PRCs" ou "Ah Tiong". Dito isso, a sinofobia é geralmente menos prevalente do que em Hong Kong ou Taiwan. Há uma tensão semelhante entre cingapurianos de ascendência indiana e imigrantes indianos recentes, apelidados de "CECA" após um impopular acordo de livre comércio.

Como em muitos outros países asiáticos, salvar a face é muito importante na cultura de Cingapura. Você geralmente não deve apontar os erros de outras pessoas para não causar grande constrangimento, e é considerado de mau gosto ostentar sua riqueza na frente de seus pares menos abastados. Gabar-se de suas realizações também não será bem recebido em geral.

O conflito israelense-palestino é uma questão profundamente divisiva, com a maioria dos judeus e cristãos apoiando Israel, e a maioria dos muçulmanos apoiando os palestinos. Tenha cuidado ao discutir isso com os moradores locais. Devido a essa sensibilidade, todos os protestos relacionados a essa questão foram proibidos. Embora a polícia não prenda você por expressar suas opiniões nas redes sociais ou em conversas casuais com seus amigos, tenha cuidado para não entrar em conflito com as leis anti-discurso de ódio notoriamente rígidas de Cingapura.

Os cingapurianos têm uma relação tensa com sua identidade cultural. Por um lado, o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Kuan Yew, teria orgulho de ser chamado de "o melhor inglês sangrento a leste de Suez"; por outro, há um desejo compreensível de exibir orgulho por aspectos culturais genuinamente cingapurianos, incluindo comida. Uma área em que essa tensão se manifesta é o uso do Singlish, que é oficialmente desencorajado pelo governo por meio de sua "Speak Good English Campaign", mas é frequentemente empregado deliberadamente por todos os estratos da sociedade como um meio de exibir "Singapuriano". Pise levemente nesses campos e seja respeitoso.

Visitando casas

[editar]

Se for convidado para a casa de alguém, sempre tire os sapatos antes de entrar, pois a maioria dos cingapurianos não usa sapatos em casa. Meias são perfeitamente aceitáveis. Algumas famílias podem fornecer chinelos no banheiro, mas eles geralmente não são feitos para serem usados ​​em nenhum outro lugar. Cuidado com os tabus ao trazer presentes. Quaisquer produtos (alimentos ou não) que envolvam animais podem causar ofensa e é melhor evitá-los, assim como flores brancas (geralmente reservadas para funerais). Facas e relógios também são símbolos de corte de laços e morte, respectivamente, e alguns chineses são supersticiosos sobre o número quatro. Muitos muçulmanos de Cingapura e alguns hindus se abstêm de álcool. Biscoitos ou bolos bem embalados são uma aposta segura, assim como um buquê de uma floricultura local.

Em Cingapura, é considerado rude abrir um presente na frente da pessoa que o deu a você. Em vez disso, espere até que a pessoa tenha ido embora e abra-o em particular.

Negócios

[editar]

[de Singapura] Os cingapurianos são pontuais, então chegue na hora. A saudação padrão é um aperto de mão firme. No entanto, os muçulmanos conservadores evitam tocar no sexo oposto, então um homem que conhece uma mulher malaia deve deixá-la oferecer a mão primeiro e uma mulher que conhece um homem malaio deve esperar que ele ofereça a mão. Se eles optarem por colocar a mão no coração e se curvar levemente, apenas siga o exemplo. Os cingapurianos geralmente não abraçam, especialmente se for alguém que acabaram de conhecer, e fazer isso provavelmente faria seu anfitrião se sentir estranho, embora a outra pessoa provavelmente seja educada demais para dizer qualquer coisa, pois salvar a face é um grande valor asiático.

Para os homens, o traje de negócios padrão é uma camisa de mangas compridas e uma gravata, embora a gravata seja frequentemente omitida, o botão do colarinho da camisa é aberto em vez disso. Jaquetas raramente são usadas por causa do clima quente o ano todo. As mulheres geralmente usam trajes de negócios ocidentais, mas algumas preferem kebaya e sarong de estilo malaio, cheongsam de estilo chinês ou sari de estilo indiano .

Cartões de visita são frequentemente trocados quando as pessoas se encontram para negócios pela primeira vez: segure o seu com as duas mãos pelos cantos superiores, de modo que o texto fique voltado para o destinatário, enquanto simultaneamente recebe o dele. (Isso parece mais complicado do que é.) Nunca dê ou receba um cartão de visita com apenas uma mão, pois é considerado muito desrespeitoso. Estude os cartões que você receber e sinta-se à vontade para fazer perguntas; quando terminar, coloque-os na mesa à sua frente, não no bolso da camisa ou na carteira, e não escreva neles (alguns podem achar desrespeitoso).

Presentes empresariais são geralmente malvistos, pois podem ser equiparados a suborno, e funcionários do governo são estritamente proibidos de aceitar presentes. Conversa fiada e abordar o assunto indiretamente não são necessários nem esperados. A maioria das reuniões vai direto ao ponto.

Mantenha contato

[editar]

Por telefone

[editar]

O código telefônico internacional de Cingapura é 65. Os números de telefone em Cingapura têm o formato +65 XXXX XXXXem que "65" é o código do país para Cingapura. Devido à pequena área de Cingapura, não há códigos de área. Qualquer número que comece com 8ou 9é um telefone celular, enquanto os números que começam com 3ou 6são linhas fixas (empresariais e residenciais). Os números gratuitos começam com 800ou 1800, seguidos por 7 dígitos, e geralmente não podem ser discados de fora do país. Com o advento e a ubiquidade dos telefones celulares , a presença de telefones públicos foi reduzida, mas, mesmo assim, eles ainda podem ser encontrados em estações de trem, terminais de ônibus, shopping centers e áreas residenciais.

Cingapura tem quatro provedores de telecomunicações móveis com suas próprias redes: Singtel, Simba , StarHub e MobileOne (M1). Eles têm uma cobertura geralmente excelente em toda a ilha. Essas redes são uma mistura de 3G, 4G e 5G, sendo 4G a banda mais comum. Existem muitas operadoras virtuais menores operando nessas redes, mas geralmente não estão disponíveis para viajantes de curto prazo. Os viajantes podem obter cartões SIM pré-pagos em lojas de conveniência 7-Eleven, lojas de telecomunicações, balcões de câmbio e no Aeroporto Internacional de Changi. Um passaporte internacional ou documento de identidade de Cingapura é necessário para registrar o cartão SIM. Planos básicos, incluindo 1 GB de dados, começam em apenas US$ 4 por 30 dias. Se você estiver planejando continuar para países próximos, cada operadora tem suas próprias opções de roaming internacional, algumas mais acessíveis do que outras. A Singtel tem o hi!DataRoam a um preço relativamente alto de US$ 5/100 MB para Malásia e Austrália, e US$ 10 ou US$ 20 por GB em outros países selecionados. O preço do M1 começa em US$ 5 por 1 GB por 3 dias na Malásia. A Starhub é a mais amigável ao roaming; sua política Happy Roam significa que os planos de dados domésticos podem ser usados ​​em qualquer um dos destinos Happy Roam sem custo extra. Além disso, todas essas operadoras agora têm pacotes iniciais que incluem uma pequena franquia de dados em roaming na Malásia e Indonésia, bem como em certos países além (verifique com a operadora da qual você está comprando).

Nas partes do norte de Cingapura perto da Malásia (por exemplo, Woodlands, Sungei Buloh, Pulau Ubin), seu telefone pode mudar automaticamente para uma rede da Malásia, incorrendo em tarifas de roaming internacional, mesmo que você não tenha saído fisicamente de Cingapura. Verifique a rede operacional (ou mude para seleção manual de rede) antes de ligar ou navegar, desabilite o roaming no seu dispositivo ou pague um pouco mais no início por um SIM que inclua algumas franquias de roaming.

Por rede

[editar]

Wi-Fi gratuito é padrão em acomodações pagas, e Wi-Fi público é comum, mas não em todos os lugares. Muitas, mas não todas, redes Wi-Fi públicas gratuitas exigem que você registre seu número de telefone e receba uma mensagem de texto de verificação (SMS) - elas não exigem um número de Cingapura, então se seu telefone tiver serviço de roaming de outro país, isso ainda pode funcionar. Algumas redes pedem seu número de telefone ou e-mail, mas não exigem que você os verifique. Para Wi-Fi público gratuito sem um login complicado, experimente os shopping centers locais (embora nem todos tenham) e o Gardens by the Bay.

Cingapura tem um sistema Wireless@SG gratuito em todo o país, com hotspots em muitos locais públicos, como estações de MRT. A rede pode ser usada mesmo sem um cartão SIM, mas requer inscrição e download do aplicativo oficial Wireless@SGx.

Os cibercafés que cobram cerca de US$ 2/hora são escassos e estão morrendo lentamente, já que quase todos os moradores têm acesso à Internet de banda larga em casa, no trabalho e/ou na escola. Vá para Chinatown ou Little India se precisar ficar on-line, ou confira os andares superiores de muitos shoppings suburbanos, que apresentam cibercafés que também funcionam como salas de jogos on-line. Como alternativa, todas as bibliotecas públicas oferecem acesso barato à Internet (US$ 0,03/min ou US$ 1,80/hora), mas você precisa passar por obstáculos de registro para obter acesso.

A censura na Internet é geralmente restrita a sites de pornografia, jogos de azar e violação de direitos autorais. Além disso, Cingapura tem leis que proíbem conteúdos online considerados notícias falsas e interferência estrangeira por autoridade. De tempos em tempos, você pode ver avisos corretivos obrigatórios colocados em postagens de mídia social ou artigos considerados como contendo falsidades por autoridades se acessados ​​de Cingapura. Operadores que repetidamente se recusam a colocar avisos corretivos podem ser bloqueados de Cingapura.

Pelo correio

[editar]

O SingPost tem escritórios por toda a ilha, geralmente abertos de segunda a sexta das 8h30 às 17h, das 8h30 às 13h; sábado das 8h30 às 17h, fechado aos domingos. O T2 do Aeroporto de Changi (lado do trânsito) dos Correios fica aberto diariamente das 6h à meia-noite, enquanto a agência da 1 Killeney Rd fica aberta de segunda a sexta até às 21h e domingo das 9h às 16h. O serviço é rápido e confiável. Um cartão postal para qualquer lugar do mundo custa 50 centavos, e as etiquetas de postagem também podem ser compradas nas máquinas de autoatendimento SAM encontradas em muitas estações de MRT.

Pacotes pequenos de até 2  kg custam $ 3,50/100 g para correio aéreo ou $ 1/100 g para correio de superfície. Para pacotes maiores, a DHL pode oferecer taxas competitivas.

Lidar

[editar]

Eletricidade

[editar]

Cingapura usa o soquete retangular de três pinos BS 1363 britânico (230 V/50  Hz). Adaptadores de plugue estão disponíveis em qualquer loja de ferragens.

Embaixadas e Altos Comissariados

[editar]

Cingapura é um bom lugar para obter vistos regionais. O Ministério das Relações Exteriores mantém um banco de dados completo e pesquisável de instituições diplomáticas. Países mais distantes geralmente atendem Cingapura por meio de suas embaixadas em Bangkok, Pequim, Déli, Jacarta ou Tóquio. Predefinição:Embassy

Cortes de cabelo

[editar]

Os cingapurianos são exigentes com seus cabelos e não faltam salões de beleza sofisticados que cobram de US$ 20 para cima pelo visual mais recente de popstar chinesa. Se você estiver disposto a esbanjar, há o Passion Hair Salon no Palais Renaissance com o cabeleireiro celebridade David Gan (cabeleireiro de Zhang Ziyi e outras celebridades famosas) fazendo o corte de cabelo. O Le Salon em Ngee Ann City oferece cortes de cabelo de até US$ 2.000. Os salões de beleza de médio porte na cidade ou no interior oferecem cortes de cabelo com lavagem de cabelo, bem como outros enfeites. As redes incluem Reds Hairdressing, Supercuts, Toni & Guy, que estão por toda Cingapura. Para um preço mais amigável para mochileiros, quase todos os shoppings em Cingapura têm uma filial da EC House ou uma de suas muitas imitações, oferecendo cortes de cabelo descomplicados de 10 minutos por US$ 15, embora os cabeleireiros fiquem felizes em gastar o tempo que for necessário em seu cabelo, dentro de limites razoáveis. A maioria dos condomínios HDB tem barbearias que cobram de US$ 5 a US$ 10 para adultos e menos para estudantes e crianças.

Lavanderia

[editar]

Os hotéis geralmente oferecem um serviço de lavanderia de um dia (por um preço), enquanto os albergues geralmente têm máquinas de lavar self-service comunitárias. Lavanderias de serviço completo e lojas de lavagem a seco podem ser encontradas em todos os shoppings; infelizmente, os tempos de resposta geralmente são de mais de três dias, a menos que você opte pelo serviço expresso. Há também redes de lavanderias self-service e franquias com vários pontos de venda localizados no distrito comercial e em todo o país:

  • Wonder Wash Self-service Laundromat, +65 9786 2038 . 24 hrs. Totally self-service laundromat with no attendants, Various sizes of machines from 8kg to 20kg. Price starts from $4 per 8 kg, modern and clean.
  • DIY Laundry. 24 hrs. Coin-operated, self-serviced laundromat. Various sizes of machines from 11kg to 20kg, $5-$20.

Processamento de fotos

[editar]

Praticamente todo shopping tem uma loja de fotos que imprime fotos digitais e tira fotos para passaporte. Muitas farmácias e supermercados também têm quiosques de autoatendimento que imprimem fotos digitais de CD, cartão SD, unidade USB, etc.

Esportes

[editar]

O Singapore Sports Council administra uma rede de instalações esportivas acessíveis, muitas vezes apresentando fantásticas piscinas externas de 50 m (veja Swimming para uma lista). As instalações são um tanto escassas, mas os preços são imbatíveis, com, por exemplo, piscinas cobrando US$ 1 pela entrada e acesso às academias ClubFITT apenas US$ 2,50. A principal desvantagem é a localização inconveniente da maioria das instalações nos subúrbios, embora a maioria esteja perto de uma estação MRT e possa ser alcançada em 10-20 minutos do centro da cidade. As academias também têm uma proibição total de trazer qualquer material de leitura (destinado a estudantes, mas aplicado às cegas).

As principais redes de academias privadas incluem Anytime Fitness, Fitness First, Gold's Gym e True Fitness. As instalações são melhores e as localizações mais centrais, mas os preços também são muito mais altos, pois os não membros têm que desembolsar altas taxas de passe diário (cerca de US$ 40). Se você for um membro da Anytime Fitness em seu país de origem, poderá acessar qualquer uma das academias da franquia em Cingapura.

Alguns parques oferecem aluguel de bicicletas e patins inline (US$ 3–6/hora, aberto até as 20h). Você pode alugar patins, participar de uma aula de skate ou mandar as crianças para um acampamento de skate em grandes parques como West Coast e East Coast Park. Especialmente gratificante para patinadores e ciclistas é o  trecho de 10 km de extensão ao longo do East Coast Park com uma pista pavimentada e muitas lojas de aluguel, bares e cafés ao redor do McDonald's. Há banheiros e chuveiros ao longo da pista. Além disso, cada parque tem algumas estações de ginástica.

Televisão

[editar]

Televisões digitais terrestres (DTT) abertas estão prontamente disponíveis em todos os lados de Cingapura, embora a maioria das casas e hotéis tenham TV a cabo ou de protocolo de internet que lhes permite obter mais canais. Os quatro idiomas oficiais de Cingapura recebem pelo menos uma estação de TV, e as principais notícias da noite para cada idioma são sempre legendadas para os respectivos idiomas. Todos os canais de TV abertos são de propriedade da estatal Mediacorp, pois esses conteúdos de notícias, especialmente de Cingapura, geralmente não diferem muito entre os canais. A TV via satélite é ilegal em Cingapura.

Devido à proximidade com a Indonésia e a Malásia, as antenas também podem receber canais de ambos os países. Canais de notícias estrangeiros como BBC, CNN e CNBC estão disponíveis com uma assinatura de TV paga. As principais operadoras de TV paga em Cingapura são Starhub TV e Singtel TV.

Os canais DTT incluem:

  • CNA (antigo Channel NewsAsia), canal de notícias em inglês 24 horas com foco em histórias de Cingapura e da Ásia.
  • Canal 5, entretenimento geral em inglês, com uma combinação de programas locais e séries americanas. Notícias transmitidas às 21h diariamente. Entretenimento infantil no bloco das 6h ao meio-dia e das 15h às 18h.
  • Canal 8, canal de entretenimento geral em mandarim que transmite dramas e documentários produzidos localmente, além de notícias às 13h durante a semana, e às 18h30 e às 22h diariamente.
  • Canal U, canal mandarim com mais dramas asiáticos famosos.
  • Vasantham, canal de entretenimento geral Tamil, dramas produzidos localmente e filmes de Bollywood ou Kollywood. Transmissões de notícias às 20h30 diariamente.
  • Suria, canal de entretenimento geral malaio de produções locais, Malásia e Indonésia. Transmissões de notícias diariamente às 20h.

Jornais

[editar]

Cingapura regularmente raspa o fundo dos rankings de liberdade de imprensa, e todos os jornais locais em Cingapura são publicados pela estatal Singapore Press Holdings. Dito isso, eles geralmente fornecem uma cobertura razoavelmente equilibrada de notícias importantes. O principal jornal em inglês é o The Straits Times , que é publicado de segunda a sábado, com o The Sunday Times substituindo no domingo. O Business Times se concentra em notícias financeiras e de negócios. Os jornais também estão disponíveis nas outras três línguas oficiais de Cingapura, com o Lianhe Zaobao (联合早报) sendo o principal jornal chinês, o Berita Harian (ou Berita Minggu no domingo) sendo o principal jornal malaio, e o Tamil Murasu (தமிழ் முரசு) sendo o principal jornal tâmil.

Clima

[editar]

Se você estiver viajando para Cingapura, certifique-se de levar o seguinte:

  • Óculos de sol - Cingapura costuma ser um lugar claro e ensolarado.
  • Guarda-chuva - Não deixe de levar um guarda-chuva na bagagem, pois há alguma precipitação ao longo do ano. No entanto, a chuva geralmente não dura muito.
  • Bloqueador solar/protetor solar - Se você planeja sair durante o dia, é aconselhável aplicar protetor solar, pois o clima é ensolarado o ano todo. O índice ultravioleta (UVI) geralmente é muito alto à tarde, quando está ensolarado. Consulte o site da NEA sobre índice ultravioleta para obter mais informações.
  • Shorts/Meias-calças - Cingapura pode ficar bem quente. Embora o ar condicionado esteja disponível em todos os transportes públicos e em quase todas as áreas internas, é aconselhável levar algumas roupas leves. Alguns locais de culto podem exigir que os visitantes se vistam de forma conservadora.
  • Camisas de algodão ou dri-fit - Use camisas confortáveis ​​que deixem o ar circular.
  • Chinelos - Os cingapurianos adoram usar chinelos (chamados de "flip-flops" nos Estados Unidos, "thongs" na Austrália ou "jandals" na Nova Zelândia). Não deixe de levar um par, só para se misturar. Experimente sandálias se não estiver acostumado a chinelos, mas tome cuidado, pois em alguns estabelecimentos formais (por exemplo, o teatro, a sala de concertos e o estúdio de recitais na Esplanade), chinelos, sandálias ou shorts não são permitidos.
  • Suéter - Em cinemas, shoppings e museus, o ar condicionado pode ser relativamente mais frio do que o esperado, embora isso provavelmente seja um alívio bem-vindo do calor.

Vá em seguida

[editar]

Cingapura é uma boa base para explorar o Sudeste Asiático , com quase todos os países da região e seus principais destinos turísticos incluindo Bangkok , Phuket , Angkor Wat , Ho Chi Minh City e Bali a menos de 2  horas de avião. Graças às companhias aéreas de baixo custo, Cingapura é um excelente lugar para pegar voos baratos para a China e a Índia. Cingapura também tem voos diretos para muitas das cidades menores da Malásia , Indonésia e Tailândia , que podem ser pontos de entrada convenientes se você deseja pular as filas e os vendedores ambulantes sempre presentes em seus principais aeroportos.

Para viagens de um dia ou de fim de semana saindo de Cingapura, os seguintes são populares:

  • Batam A ilha indonésia mais próxima de Cingapura, a apenas uma curta viagem de balsa. Principalmente industrial e infame por seu comércio de vícios, mas tem alguns resorts.
  • Bintan ilha indonésia a apenas 55  minutos de balsa, oferecendo resorts de alto padrão e a experiência da "verdadeira Indonésia".
  • Johor Bahru cidade malaia do outro lado da Causeway. A apenas 20  minutos de ônibus 950 do Woodlands Bus Interchange. Não há muito para ver, mas é popular para comer barato, fazer compras e visitar a Legoland Malaysia.
  • Kuala Lumpur a vibrante capital da Malásia. 45  minutos de avião, 4 a 5  horas de ônibus ou 10  horas de trem.
  • Malaca Antigamente um dos três assentamentos do estreito, agora é uma pacata cidade colonial. 3 a 4  horas de ônibus, embora possa demorar um pouco mais devido à segurança da fronteira.
  • Pulau Tioman A ilha paradisíaca mais próxima da Costa Leste da Malásia , acessível por ônibus e balsa.

Para aqueles que podem se dar ao luxo de ter mais tempo para viajar, aqui estão vários destinos que são populares para viagens de fim de semana prolongado (ou seja, quando um fim de semana coincide com um feriado) entre os cingapurianos:

  • Bali Uma das maiores atrações turísticas da Indonésia, com suas belas praias e boa comida. Cerca de 2,5  horas de avião.
  • Bangkok capital da Tailândia e considerada um paraíso de comida, compras e baladas por muitos cingapurianos. Fica a menos de 2  horas de voo, ou 2  noites de trem, supondo que você não faça escalas em Kuala Lumpur ou Butterworth (para Penang ).
  • Phuket Uma das maiores ilhas da Tailândia, é outro destino popular para os cingapurianos. Ela oferece um ótimo refúgio de fim de semana e fica a menos de 2  horas de voo. Relativamente mais barato que Cingapura, é um ótimo destino para ficar por perto.
  • Ipoh Capital do estado malaio de Perak, é famosa entre os cingapurianos por sua comida. 7 a 8  horas de distância de ônibus ou 1  hora de voo turboélice.
  • Langkawi Uma ilha no estado malaio de Kedah, logo ao sul da fronteira com a Tailândia, famosa por praias infinitas. A pouco mais de uma hora de avião.
  • Penang Um dos Straits Settlements, com uma história rica e comida fabulosa. Cerca de 12  horas de ônibus, ou 1  hora se você escolher voar. Também popular por seu turismo médico.
  • Hong Kong Uma Região Administrativa Especial da China, frequentemente considerada rival de Cingapura. A cerca de 3 horas e meia de distância de voo, e um destino popular de compras e restaurantes para os cingapurianos.
Este artigo está delineado. Ele já segue um modelo adequado, mas não contém informações suficientes sobre o assunto.

Mergulhe fundo e ajude-o a crescer!